Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Lixo: Desenvolvendo atitudes responsáveis

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Geografia Conservando o ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferenças e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir o que é lixo, observar os diferentes tipos de lixo, realizar campanhas de conscientização, compreender e conhecer o destino do lixo, bem como construir cartazes com sugestões de como cuidar do lixo.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que valorizem a troca de ideias e o diálogo para a construção do conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada para uma roda de conversa. A partir da questão “O que é lixo?”, possibilite que os alunos expressem oralmente suas hipóteses. É importante registrar em uma cartolina as hipóteses dos alunos e afixar no painel da sala de aula. Depois, leve a turma ao Laboratório de Informática para realizarem uma pesquisa sobre “O que é lixo?”. Sugerimos o sítio abaixo como fundamental para a leitura dos alunos.

 

Fonte: http://www.compam.com.br/oquelixo.htm 

Após a leitura, agora em sala de aula, construa outro cartaz com a turma contendo as novas informações obtidas através da pesquisa e busque confrontar com as hipóteses anteriores dos alunos.

Professor, procure despertar a atenção das crianças para a frase contida no texto sugerido acima: “A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta”. Faça a leitura da frase com a turma e promova um diálogo sobre a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante possibilitar a participação de todos nesse momento. Diante da discussão, converse com a turma sobre o que podemos fazer para amenizar os impactos causados pelo lixo no meio ambiente. Para isso, leve os alunos para o Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para que todos possam ler e refletir sobre o seu conteúdo.

   

Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm 

Para dinamizar a troca de informações com as outras turmas da escola, sugerimos a construção de cartazes pelos alunos, contendo o tempo de decomposição de alguns produtos que fazem parte do dia a dia das pessoas, tais como:

Papel: de 3 a 6 meses

Pano: de 6 meses a 1 ano

Chiclete: 5 anos

Plástico: mais de 100 anos

Borracha: tempo indeterminado

Vidro: 1 milhão de anos

Professor, para a confecção dos cartazes providencie: cola, cartolina, imagens sobre a temática, tesoura, canetinhas e outros materiais que achar importante.

Após fixarem os cartazes com as informações obtidas pela turma, assistam ao vídeo “Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo” abaixo:

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A 

Em sala de aula é importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas. Para essa conscientização assista ao vídeo sugerido abaixo:

Fonte: http://il.youtube.com/watch?v=jGf5IWT4Vl4&feature=related  

As crianças poderão observar que a partir de atitudes simples de não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para evitar trajédias como a que acabaram de observar no vídeo.Explore os acontecimentos recentes de enchentes ocorridos no Brasil como em: "São Paulo", “Santa Catarina”, “Alagoas” e outras regiões do Brasil. Trabalhe com a turma a escrita da palavra “Enchente”. A turma poderá construir, de forma coletiva, um acróstico com a palavra em estudo, tentando atribuir a cada letra uma palavra que se relacione ao significado de enchente. Veja o exemplo a seguir:

ESTRAGO

NATUREZA

CLIMA

HOMEM

ESGOTO

NEGLIGÊNCIA

TERROR

ENTULHO

O trabalho poderá ser exposto no mural da sala de aula. Os alunos poderão construir cartazes de conscientização para ser expostos nos murais da escola, chamando a atenção da comunidade escolar para as enchentes que tem ocorrido no Brasil e para a necessidade e urgência de adotarmos atitudes corretas de destinação do lixo. A turma poderá construir panfletos sobre o assunto e distribuí-los para a comunidade próxima à escola,  realizando uma atividade no espaço extra escolar,.

Após o trabalho com a importância do destino correto do lixo, a partir das possíveis consequências do destino incorreto do mesmo, que tal fazer um passeio pela escola e observar o tipo de lixo mais encontrado pelos alunos na escola? Para isso, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos. Entregue uma folha em branco para cada um e um lápis de escrever, se os alunos tiverem pranchetas é importante utilizá-la nesse momento. Explique para a turma que o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da escola. Depois de concluído o trabalho, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros.

Agora, no Laboratório de Informática, assista ao vídeo sugerido abaixo:

Ratinho do Castelo Rá-tim-bum - A Lata de Lixo

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8dDMxT43QRA 

Após todos assistirem, converse com a turma sobre os possíveis lixos que encontraram pela escola e que estavam no chão. Aproveite para conscientizar a turma da importância de um ambiente limpo para nossa saúde e que lixo é na lata de lixo.

Atividade 2

Retome os registros dos alunos sobre os tipos de lixo encontrados pelos alunos e construa coletivamente com a turma um cartaz com os nomes dos lixos encontrados, procurando separá-los em grupos de: papel, vidro, plástico, metal e orgânico. Leve a turma ao Laboratório de Informática para realizarem uma pesquisa sobre o destino do lixo. A partir da leitura da Crônica abaixo, inicie o diálogo com a turma sobre a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.  

  

Fonte: http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron179.htm 

É importante que os alunos compreendam a importância de um destino correto para o lixo e se atentem para os materiais que podem ser reciclados: vidros, papel, plástico e metal. Para isso, é necessário que os alunos levem esse aprendizado para casa e discuta com seus familiares, construindo um panfleto de conscientização sobre o destino correto do lixo. Ainda no Laboratório de Informática, acesse o sítio sugerido abaixo e organize os alunos em duplas para poderem jogar e observar o colega jogando.

Fonte: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html 

Depois de jogarem, os alunos poderão acessar o sítio abaixo e descobrir mais sobre a coleta seletiva do lixo:

Fonte: http://www.criancaecologica.sp.gov.br/ 

Agora, em sala de aula, o desafio da turma é construir recipientes com as cores indicativas de cada material referente à coleta seletiva do lixo. Vocês poderão utilizar caixas de variados tamanhos e papéis coloridos. Cada caixa deverá ser construída na cor referente à sua utilização e ter escrito o tipo de material que nela poderá ser jogado:

Vermelho – Plástico

Azul – Papel

Amarelo – Metal

Verde – Vidro

Marrom – Orgânico

Após a construção, as caixas deverão ser expostas na entrada da escola, com o intuito de conscientizar a população da importância da coleta seletiva do lixo.

Atividade 3

Professor, disponibilize uma cópia da letra da música abaixo para cada aluno. Faça a leitura com o grupo.

É preciso reciclar

Turma da Mônica

Composição: Marcio Araujo / Robson Bala

Reciclar o lixo é a solução

Pra acabar de vez com a poluição

O que é reciclado logo se transforma

E a gente reutiliza, mas de outra forma

Plástico vira bola, papel vira sacola

É só ter consciência do que se joga fora

Na hora de jogar, separe o lixo direitinho

Assim você terá um mundo muito mais limpinho

Reciclar, reciclar...

É preciso reciclar! Reciclar, reciclar...

A gente tem que reciclar!

E o lixo transformado

não será mais despejado

nos campos, nos rios,

nas ruas e cidades.

Pra nossa felicidade!

Reciclar, reciclar...

É preciso reciclar!

Reciclar, reciclar...

A gente tem que reciclar!

Fonte: http://letras.terra.com.br/turma-da-monica/1000315/ 

Depois de ler, invente um ritmo com os alunos para a música acima. Se achar interessante, organize a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e cada grupo terá como objetivo inventar um ritmo e uma coreografia para a música. Depois de aproximadamente vinte minutos, os grupos deverão apresentar para a turma a sua invenção. Esse momento poderá ser registrado a partir de filmagem e apresentado aos alunos posteriormente.

No Laboratório de Informática, assista ao vídeo abaixo com a turma:

Castelo Ra-Tim-Bum Ratinho Cantando Reciclagem

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=E4VPBCU101s&feature=related 

Para finalizar o trabalho com a temática lixo, construa um texto coletivo com a turma, em que personagens criados pelos alunos possam participar da história. Sendo assim, defina inicialmente as características das personagens e como a história irá iniciar, seu clímax e seu desfecho. Após a construção do texto coletivo, a turma poderá fazer uma dramatização a partir do mesmo e apresentar para toda a escola, com o intuito de divulgar os conhecimentos construídos.

Recursos Complementares

Para outras informações acesse o sítio: http://lixohospitalar.vilabol.uol.com.br/Lixo.html 

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que o professor perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “lixo”.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 9 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/9 - 66,67%
  • Quatro estrelas 3/9 - 33,33%
  • Três estrelas 0/9 - 0%
  • Duas estrelas 0/9 - 0%
  • Uma estrela 0/9 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Helena Pistune, Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda , Paraná - dijo:
    helena.flavia1986@gmail.com

    23/10/2014

    Quatro estrelas

    Gostei da abordagem.


  • Adriana Carla Canuto, SENAC , São Paulo - dijo:
    canuto.adriana57@hotmail.com

    11/09/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito!


  • ROSELIA MARIA PEREIRA VIOTO, PARTICULAR , São Paulo - dijo:
    roseliampvluz@yahoo.com.br

    03/03/2013

    Cinco estrelas

    PLANO DE AULA MUITO RICO E BEM DIVERSIFICADO. PARABÉNS.


  • Maria do carmo, E.M.Professor Paulo M.del giúdice , Minas Gerais - dijo:
    mariadocarmorivelli@yahoo.com

    23/09/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante esta aula. Houve diversificação de atividades e uso das mídias digitais que puderam ilustrar bem o tema proposto.


  • Rosilene Rebouças, ESCOLA MUNICIPAL PAULO CAVALCANTE DE MOURA , Rio Grande do Norte - dijo:
    rosilnsacouber@hotmail.com

    11/06/2011

    Quatro estrelas

    É UMA AULA INOVADORA ONDE O PROFESSOR PROCURA UTILIZAR DIVERSAS ESTRATÉGIAS (TEÓRICAS E PRÁTICAS) PARA ENVOLVER OS ALUNOS, FAZENDO ASSIM COM QUE ELES PARTICIPEM DE MANEIRA DIRETA DE TODO O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, ALÉM DO INCENTIVO E O DESPERTAR PARA A CONSCIENTIZAÇÃO E APLICAÇÃO DO APRENDIZADO NO SEU DIA A DIA, COMO TAMBÉM A ORIENTAÇÃO AOS QUE FAZEM PARTE DESSE PROCESSO, OU SEJA INSTIGA PARA O ENVOLVIMENTO DE TODOS, NÃO SÓ EM RELAÇÃO AOS MUROS DESSA INSTITUIÇÃO MAS, PARA A VIDA.


  • Teresa cristina Azevedo Reis, Escola Estadual Geraldo de Andrade Vilela , Minas Gerais - dijo:
    tc2602@msn.com

    14/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho,bem elaborado,nada cansativo, e com um grande valor de aprendizagem. Parabéns.


  • Marilene Salete Mesa Casa , Herculino Baldissarella , Rio Grande do Sul - dijo:
    marilenemesacasa@gmail.com

    12/11/2010

    Quatro estrelas

    A aula é muito boa por que inicia do conhecimento previo dos alunos,sobreo tema, e vai ate a conscientização e ação conjunta dos mesmos.


  • Rodrigo, SEMED , Mato Grosso do Sul - dijo:
    rodrigo_cim@hotmail.com

    04/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante, aula bem completa e que demanda um verdadeiro comprometimento com a sua efetiva aplicação.


  • Elaine Sabino, E. M. Bahia , Rio de Janeiro - dijo:
    nanesusy@gmail.com

    12/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula, integrando as mídias na prática pedagógica.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.