01/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Com as aulas propostas o aluno poderá descobrir a origem da água, conhecer o ciclo da água, desenvolver atitudes responsáveis quanto à utilização da água em nosso dia a dia, bem como conhecer as doenças transmitidas pela água contaminada e perceber a importância da água para nossa sobrevivência.
Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que envolva diálogo e troca de ideias na construção do conhecimento.
Atividade 1
Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo com os alunos sobre a água e sua importância para nossas vidas. Questione os alunos sobre a quantidade de água ingerida por cada um diariamente e se já se perguntaram sobre o que é água e sobre a origem dela. Depois dessa conversa, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e faça a leitura dos textos online sugeridos abaixo. Se preferir, o texto poderá ser impresso e entregue aos alunos para seguirem a leitura:
Fonte: http://www.ate.com.br/agua/
Com a leitura do texto acima, explore com a turma a quantidade total de água do planeta Terra e a sua divisão em água salgada e água doce. Sendo que a água doce que podemos consumir ocupa apenas 1% do total de água do nosso planeta. Agora, com a leitura do texto do sítio abaixo, os alunos poderão compreender que a água brota da terra a partir das nascentes dos rios e que por isso precisamos preservar a vegetação e as matas ciliares que ficam próximas às nascentes para garantir a sua existência.
Fonte: http://www.dmae.mg.gov.br/midia/documentos/dmae/Nascente.pdf
No próprio computador da escola, os alunos poderão utilizar o programa Paint para realizar o registro da aprendizagem sobre a água. Para isso, explique para a turma que o desafio é representar através de um desenho a nascente de um rio e o que deve ter em seu contorno para que a nascente consiga existir. Depois de realizado o trabalho no Paint, o professor deverá imprimir uma cópia de cada registro e organizar um painel na sala de aula para expor os trabalhos. Após o trabalho de registro feito anteriormente, a turma poderá assistir ao vídeo sugerido abaixo, com o intuito de compreender o ciclo da água e o sistema de tratamento.
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaocicloda
Depois de assistir ao vídeo construa um terrário com os alunos, com o intuito de observarem o ciclo da água. Para isso, providencie os seguintes materiais sugeridos no sítio abaixo:
· Recipiente para montar o terrário (aquário vazio, vidro ou garrafa PET);
·Pedrinhas ou argila expandida;
· Carvão ativado (utilizado para absorver componentes orgânicos, evita o mal cheiro, proliferação de fungos etc);
· Solo para jardim (comprado) ou mistura de solos trazidos pelos alunos;
· Mudas de plantas ou sementes.
Siga as instruções do sítio abaixo e monte juntamente com os alunos o terrário.
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=ema&cod=_1-1
Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências ou mesmo de Português os materiais e o como construir um terrário. Faça observações diárias do terrário com os alunos e solicite que registrem, por meio da escrita, as possíveis alterações. É importante que os alunos percebam como ocorre o ciclo da água.
Você poderá fazer uma brincadeira do barulho da chuva com a turma, utilizando apenas as mãos. Para isso organize os alunos em uma roda e solicite que todos façam ao mesmo tempo os seguintes passos:
· Inicie batendo repetidamente um dedo sobre a outra mão (barulho de chuva fraca);
· Depois bata dois dedos e assim sucessivamente (a chuva vai aumentando);
· Ao final baterá uma mão na outra (barulho de chuva forte);
· Vocês poderão ir diminuindo o barulho da chuva voltando em ordem decrescente a quantidade de dedos.
Esse momento poderá ser filmado e assistido pela turma para que observem o som de todas as mãos realizando a atividade.
Para ampliar os conhecimentos sobre a importância da água, leve a turma ao Laboratório de Informática e assista ao vídeo com os alunos sugerido no sítio abaixo:
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=von&cod=_biologiaecologiaplanetaa
Depois de assistirem ao vídeo, disponibilize uma cópia da letra da música para cada aluno e faça a leitura da mesma com a turma. Solicite que ilustrem a poesia.
Planeta Água
Guilherme Arantes Composição:
Guilherme Arantes
Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam
A fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que caem das pedras
No véu das cascatas
Ronco de trovão
E depois dormem tranqüilas
No leito dos lagos
No leito dos lagos...
Água dos igarapés
Onde Iara, a mãe d'água
É misteriosa canção
Água que o sol evapora
Pro céu vai embora
Virar nuvens de algodão...
Gotas de água da chuva
Alegre arco-íris
Sobre a plantação
Gotas de água da chuva
Tão tristes, são lágrimas
Na inundação...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Água que nasce na fonte Serena do mundo
E que abre um Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão...
Águas escuras dos rios
Que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias
E matam a sede da população...
Águas que movem moinhos
São as mesmas águas
Que encharcam o chão
E sempre voltam humildes
Pro fundo da terra
Pro fundo da terra...
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água
Terra! Planeta Água...(2x)
Fonte: http://letras.terra.com.br/guilherme-arantes/46315/
A partir da leitura da letra da música converse com a turma sobre o que compreenderam. Depois, solicite que os alunos escrevam no caderno de Ciências as várias vantagens da água expressas na música tais como: fertilidade ao sertão, matam a sede da população, movem moinho. Após esse momento, assistam ao vídeo sugerido abaixo:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=bHL7oFLEzOQ
Disponibilize uma cópia para cada aluno da letra da música abaixo:
Cadê ?
Projeto Emcantar Composição:
Ênio Bernardes e Cleusa Bernardes
Cadê o riachinho que tava aqui?
Cadê o riachinho que tava aqui?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Riachinho secou evaporou sumiu!
Riachinho secou evaporou sumiu!
Cadê o mato que embalava o riachinho?
Cadê o mato que ninava o riachinho?
Você sabe, você viu? Você sabe, você viu?
Foi a monstro-serra que engoliu!
Foi a monstro-serra que engoliu!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a água?
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai!
Tá na hora da onça beber água, ai, ai, ai! Ai!
Cadê a onça?
Você sabe, você viu?
Você sabe, você viu?
Evaporou ... Sumiu!
Fonte: http://letras.terra.com.br/projeto-emcantar/390937/
Depois de ler e cantar com a turma faça uma reflexão oral sobre os motivos que levaram à evaporação da água do riacho. Depois, os alunos poderão construir cartazes de conscientização da preservação dos rios e de suas matas ciliares. Para isso, divida a sala em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartolinas, canetinhas, giz de cera, revistas para recortes dentre outros materiais que sejam necessários para a construção de cartazes. Solicite que os alunos façam uma parte escrita e uma parte ilustrada para que todos da escola possam compreender a mensagem. Depois de pronto, procurem um local na escola de fácil visualização da comunidade escolar para expor os trabalhos.
Atividade 2
Leve a turma ao Laboratório de Informática e inicialmente assistam ao vídeo sugerido abaixo para depois iniciar uma contação de história também indicada a seguir:
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY&feature=related
Explique para os alunos que agora, a turma ouvirá uma história emocionante sobre a água e o seu tratamento. Para isso, solicite que observem as imagens dos quadrinhos enquanto você faz a leitura da história.
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm
Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/pag5.htm
A partir destes dois momentos, de assistir ao vídeo e de ouvir a história chegou o momento de fazer cartazes e panfletos contra o desperdício de água na escola e em casa. Com os alunos organizados em duplas, distribua folhas de papel em branco para que cada aluno possa fazer um panfleto para divulgar a ideia da turma em economizar água. Os panfletos poderão ser fixados próximos às torneiras da escola, descargas do banheiro e outros lugares em que a água é utilizada. Para casa, construa com os alunos uma lista com ilustrações, a partir do vídeo, que possa contribuir com a economia de água no dia a dia das pessoas.
Veja os exemplos:
Atividade 3
Além da economia de água, é importante que os alunos possam compreender a importância do tratamento adequado da água para que possamos consumi-la. No Laboratório de Informática faça a leitura dos textos online abaixo para descobrir sobre as possíveis causas da poluição das águas e as doenças que podem ser transmitidas.
Fonte: http://www.ate.com.br/agua/
Várias são as doenças que podem ser transmitidas através do consumo da água poluída, tais como: Cólera, Hepatite Infecciosa, Diarréia e outras. Para informações específicas sobre as doenças causadas pela água poluída sugerimos os sítios:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua9.php#d1
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Agua/Agua10.php
Agora, auxilie os alunos na leitura do texto a seguir e descubra as várias causas da poluição da água.
Fonte: http://ramirofrancisco.vilabol.uol.com.br/pag2.html
É importante que a turma perceba os mais variados fatores de poluição da água, tais como: esgoto, substâncias despejadas diretamente na água como petróleo, fertilizantes e outros. Nesse sentido, as crianças irão perceber a importância do tratamento da água antes de ser ingerida por nós.
Mão na massa! Chegou o momento de conhecer o funcionamento de um filtro de água. Para isso, sugerimos a leitura dos sítios abaixo que apresentam os materiais e a forma como um filtro deve ser construído.
Fonte: http://www.tvcultura.com.br/x-tudo/experiencia/03/filtro.htm
Providencie os materiais necessários para a construção do filtro como os sugeridos no sítio acima:
1. Uma garrafa de plástico de dois litros
2. Algodão
3. Areia
4. Pedras pequenas
5. Tesoura sem ponta
6. Um copo com água suja
Os alunos poderão registrar no caderno de Ciências ou Português os materiais utilizados e o como fazer para montar o filtro. Para isso, assista ao vídeo sugerido a seguir, juntamente com os alunos, para observar a montagem do filtro e os materiais utilizados.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=9SYuYtEYPjI
Agora, converse com a turma sobre como é filtrada a água na residência de cada aluno. Depois, organize a turma em duplas para que produzam um texto coletivo sobre as informações e os conhecimentos sobre a água, a partir das atividades propostas. O texto poderá ser socializado com a turma e com os outros colegas da escola, para isso o professor deverá reproduzir várias cópias do texto para que todos tenham acesso.
Para outras informações sobre as enchentes no Brasil acesse o sítio: http://www.educacional.com.br/reportagens/enchentes/default.asp
Avaliação
A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante que o professor perceba se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “água”.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/07/2011
Quatro estrelasme ajudou bastante, agora é possivel idealizar minha aula a partir da leitura sobre sua aula, obrigada!