Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Estações do ano: primavera, outono, inverno e verão

 

01/10/2010

Autor y Coautor(es)
LUCIANA SOARES MUNIZ
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto, Eliana Aparecida Carleto e Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial História Tempo da duração
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com as aulas propostas o aluno poderá conhecer e perceber as estações do ano, descobrir a importância das estações do ano para as pessoas e para a natureza, observar os tipos de vestimentas adequadas a cada estação, estabelecer relações entre os movimentos do planeta Terra e as estações do ano, compreender o período em que ocorre cada estação, bem como trabalhar a leitura de textos e músicas sobre as estações do ano.

Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – três (3) atividades de 60 minutos cada uma
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, é necessário que já tenha sido trabalhado com o aluno, de forma contextualizada, situações do dia a dia da turma, que envolva o diálogo e a troca de ideias para a construção do conhecimento.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Professor, inicie a aula com a turma organizada em uma roda de conversa. Promova um diálogo sobre quais as estações do ano as crianças conhecem e o que já sabem sobre cada uma. Aproveite o momento para registrar em um cartaz as hipóteses dos alunos quanto às estações do ano e suas características. Depois, fixe o cartaz no mural da sala de aula. Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse o sítio abaixo para descobrir como ocorrem as estações do ano. É importante levar para a sala de aula um globo terrestre para que os alunos possam visualizar, de acordo com o texto online “O Giro da Estações”, como as estações do ano acontecem a partir do movimento da Terra e da posição do Sol, para isso, utilize uma lanterna para representar a luz Solar.

Fonte: http://pt.ruadireita.com/images/product/479/218f0656d798cc6e2bd3ec2b6481a0cf.jpg 

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/o-giro-das-estacoes-0   

Depois de ler o texto e demonstrar com o globo terrestre a formação das estações do ano, assista com a turma ao vídeo sugerido abaixo:

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf 

A partir do vídeo os alunos poderão compreender o início de cada estação. Explique para a turma que as estações do ano ocorrem devido ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, denominado translação e da sua inclinação. Apresente aos alunos o globo terrestre novamente, demonstrando as posições abaixo e denominando as estações do ano:   

Dezembro - Verão no Hemisfério Sul e Inverno no hemisfério Norte:

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf    

Março - Outono no Hemisfério Sul e Primavera no Hemisfério

Norte:

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf    

Junho - Verão no Hemisfério Norte e Inverno no Hemisfério Sul:

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf    

Setembro - Outono no Hemisfério Norte e Primavera no Hemisfério Sul:

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14447/estacoesdoano.swf 

Após assistirem ao vídeo e observarem a sua representação a partir do globo terrestre e da lanterna, solicite que cada aluno faça um desenho demonstrando o que compreendeu de cada estação do ano. Para isso, possibilite um trabalho com os alunos organizados em duplas para que cada um possa auxiliar o outro durante a atividade. Depois, faça um painel no mural da sala de aula com os trabalhos realizados.

Para que a turma perceba que ao longo do ano, de acordo com a trajetória da Terra em torno do Sol, a própria projeção de nossas sombras muda, sugerimos a experiência abaixo. Para isso, explique para a turma que essa será uma atividade a ser realizada na casa de cada um. Os alunos deverão fixar um cabo de vassoura no quintal da casa ou em um local em que o sol reflita sua luz. Depois, os alunos deverão observar, sempre ao meio dia, e anotar em uma folha o comprimento da sombra do cabo, nesse momento os alunos poderão contar com o auxílio dos familiares. Esse processo deverá ser realizado a cada quinze dias.

Fonte: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/103/o-giro-das-estacoes/por-que-nao-neva-no-brasil/experiencia-assombrosa

Ao final do ano, a turma deverá levar os resultados obtidos e descobrir as possíveis mudanças quanto à posição da sombra e sua relação com o movimento da Terra e a formação das estações do ano.  

Agora, leve a turma ao Laboratório de Informática e acesse o sítio sugerido abaixo para descobrir mais sobre a data das estações do ano no ano de 2010 mais especificamente.

Fonte: http://www.silvestre.eng.br/astronomia/fenomenos/estacoes/2010/ 

Agora, construa com a turma o calendário das estações do ano a ser fixado no mural da sala de aula. Para auxiliar na construção do calendário é interessante que os alunos destaquem as características de cada estação. Sendo assim, leve a turma ao Laboratório de Informática e auxilie-os na leitura do texto abaixo, a partir do sítio sugerido:

Fonte: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia55.htm    

Fonte: http://www.techs.com.br/meimei/historias/historia55.htm    

Agora, inicie a construção do calendário com a turma. Nesse momento, devemos contar com cartolinas e canetinhas. Veja o exemplo abaixo:

O calendário poderá ser fixado no painel da sala de aula para consulta da turma ao longo do ano letivo. Solicite que os alunos tragam para a escola uma roupa que gosta de usar de acordo com cada estação do ano.

Atividade 2 

Com o intuito de aprofundar nas características e nos cuidados que devemos ter em cada estação do ano, leve a turma ao Laboratório de Informática da escola e acesse os sítios abaixo, neles os alunos farão a leitura de como ocorre as estações do ano e suas principais características. É importante que os alunos percebam que em cada região as estações do ano ocorrem de forma singular, apresentando características singulares:

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano.html    

É importante que os alunos cliquem, utilizando o mouse, em cada uma das palavras acima, para conhecer as características e as dicas sobre algumas estações.

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-inverno.html    

Os alunos poderão realizar os jogos sugeridos no sítio que se relacionam à temática estações do ano.   

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-outono.html      

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-primavera.html    

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/estacoes-do-ano-verao.html 

Depois de ler e jogar nos sítios sugeridos acima, organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos e distribua cartolinas, giz de cera, lápis de cor, canetinhas e revistas para recorte. O desafio dos grupos é construir cartazes sobre os cuidados que devemos ter principalmente no verão e no inverno. Tais como:

Os cartazes poderão ser expostos no mural da escola para que todos da comunidade escolar possam ter acesso, às informações obtidas pela turma.

Agora, solicite que os alunos organizem as roupas que trouxeram de casa de acordo com cada estação do ano. Dialogue com a turma sobre as preferências dos colegas e sobre o que cada um gosta de usar de acordo com o clima. Os alunos poderão registrar por meio de desenho, no caderno de Ciências ou mesmo de Português a roupa escolhida por eles e a estação do ano correspondente. Vocês poderão convidar outras turmas da escola para observar os trabalhos dos alunos e as roupas dos alunos.

Depois, leve a turma ao Laboratório de Informática e se divirtam com o jogo sugerido abaixo:

Fonte: http://www.monica.com.br/diversao/games/guarda/guarda.htm 

Atividade 3  

Professor, disponibilize para cada aluno uma cópia da letra da música abaixo. Faça a leitura oral com a turma:

As Quatro Estações Do Ano

Patati E Patata

As quatro estações do ano, agora você vai conhecer,

as quatro estações do ano, vale a pena aprender

Primeiro vai chegando a primavera,

eu vou colher as flores do jardim,

dar um bom dia para a amiga natureza e com certeza ela vai sorrir pra mim.

Logo depois vem chegando o verão,

e na praia nós vamos passear, tomar um banho de cachoeira e ver os peixes nadando lá no mar.

As quatro estações do ano, agora você vai conhecer,

as quatro estações do ano,vale a pena aprender.

Chegou o outono e as folhas vão caindo,

o vento forte vai soprando sem parar, anunciando que o outono está partindo e um novo tempo está

pra chegar.

No inverno eu vou me agasalhar, pois do frio eu tenho que fugir,

lembrar que a primavera logo vai voltar e as flores novamente vão se abrir.

As quatro estações do ano,agora você já conheceu.

Primavera, verão, outono e inverno. Valeu a pena aprender.

Fonte: http://www.vagalume.com.br/patati-e-patata/as-quatro-estacoes-do-ano.html 

Depois de ler, invente com a turma um ritmo para a música e cantem com alegria. Agora, no caderno de Ciências ou Português, solicite que cada aluno represente com um desenho e escrita as características de cada estação do ano citadas na música. Tais como:

Para finalizar os trabalhos com as estações do ano, organize os alunos em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável por uma estação do ano. O desafio dos grupos é criar um desenho que representará a estação do ano de seu grupo e inventar uma frase que caracterize tal estação. Se achar interessante, leve a turma ao Laboratório de Informática e deixe que observem as imagens abaixo:

OUTONO: 

Fonte: http://www.monica.com.br/cards/quatroes/outono.htm    

VERÃO:

Fonte: http://www.monica.com.br/cards/quatroes/verao.htm      

INVERNO:

Fonte: http://www.monica.com.br/cards/quatroes/inverno.htm   

PRIMAVERA:

Fonte: http://www.monica.com.br/cards/quatroes/primaver.htm 

Ao final da atividade, os grupos deverão apresentar o trabalho para toda a turma e fixar os cartazes no mural da escola para que toda comunidade escolar possa apreciar os registros.

Recursos Complementares

Para outras informações sobre estações do ano acesse o sítio: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/estacoes-ano.htm 

Avaliação

A avaliação deve permear todo o processo de aprendizagem. Por isso, em cada atividade o professor deverá observar e registrar as possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas pelos alunos. É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retomar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos com a temática “estações do ano”.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 2/5 - 40%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.