16/11/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno:
É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre a escrita e outras formas de representação gráficas, conheçam as letras do alfabeto e o modo de grafá-las.
Atividade 1: Onde estão os números?
Objetivos: Identificar e reunir textos que usem informações numéricas;
Elaborar uma lista, observando a estrutura desse gênero textual;
Avançar no processo de apropriação do sistema de escrita.
1.1 Produção da lista de textos numerados. Faça a pergunta à turma: “Onde podemos encontrar os números?”. Explique às crianças que você produzirá uma lista em um cartaz com os materiais que citarem. Elas também deverão contribuir com a elaboração da lista, levando para sala de aula materiais do seu cotidiano que tenham informações numéricas, como cartas, agendas, folhetos de supermercados etc.
À medida que esses materiais chegarem, a lista deverá ser completada. Nas próximas aulas, eles serão estudados pela turma. Durante a produção da lista, explique aos aprendizes sobre a sua estrutura e a sua função. Esse texto é ordenado em itens, um abaixo do outro, e terá a função de “lembrar” à turma todos os materiais que deverão ser estudados. Assim, à medida que isso ocorrer você poderá fazer uma marcação no referido item, indicando que ele já foi analisado pela turma.
1.2 Atividades de alfabetização a partir da lista. Uma estratégia importante de trabalho é o desenvolvimento de atividades de alfabetização por meio de grupo de palavras significativas. Sugerimos, assim, que você faça intervenções com essa finalidade utilizando-se das palavras da lista, elaborada no item 1.1:
a) Composição de palavras. Entregue as sílabas das palavras da lista aos alunos e peça que as formem, à medida que você as ditar.
b) Decomposição de palavras. Entregue as palavras aos estudantes, peça que eles as separem em sílabas e contem quantas cada uma tem.
c) Formação de novas palavras. Peça aos aprendizes que localizem a primeira sílaba de cada palavra e formem novas palavras que iniciem com essa mesma sílaba.
Atividade 2: Explorando os materiais
Objetivo: Localizar os números em suportes textuais cotidianos e refletir sobre sua função.
Nesta atividade, você deverá trabalhar os itens da lista elaborada pela turma. À título de exemplo, sugerimos que sejam trabalhados os seguintes textos: conta de luz, carta e cartaz informativo. Abaixo, propomos as atividades a serem desenvolvidas com cada material. Elas poderão ser feitas em dias diferentes. Para todas as atividades, será necessária a presença do calendário na sala de aula. À medida que você analisar cada suporte com a turma, cole-o no mural da sala, pois eles serão retomados na atividade 3.
2.1 Cartaz informativo
(Retirado do site: http://www.jfcamarate.pt/Arquivo-de-Noticias/default.aspx
Antes de ler o cartaz para os aprendizes, peça que o observem e respondam:
Leia o cartaz e continue sua exploração por meio das questões:
2.2 Conta de água
(Retirada do site: http://poloservicos.wordpress.com/2008/09/20/tarifa-de-agua-e-esgoto-sobe-510/)
Questões:
2.3 Carta
TEXTO 1:
(Retirado do site: http://www.correios.com.br/cep/cep_formas.cfm
Questões:
2.4 Folheto de supermercado
(Retirado do site: http://www.vermelha.org/blog/danilo.php?itemid=240)
Questões:
Atividade 3: Explorando os espaços na escola e em seu entorno
Objetivos: Identificar textos na escola e em seu entorno que utilizam informações numéricas
Sistematizar os conhecimentos construídos em relação à função dos números em textos cotidianos
Avançar no processo de apropriação do sistema de escrita
3.1 Trabalho de campo. Ainda em sala, combine com as crianças a finalidade do trabalho: fazer um passeio pela escola e em seu entorno para identificar textos que contém informações numéricas e refletir sobre a função de cada uma. Durante a caminhada, você pode orientar a discussão por meio das seguintes questões:
Registre em seu caderno todos os textos analisados. Eles serão usados na próxima atividade.
3.2 Sistematização do trabalho. De volta à sala, retome os textos observados durante o passeio. Proponha a elaboração de uma tabela, explicando a função dos números em cada um. Você pode retomar o mural elaborado na atividade 2 para completar a tabela. A turma deverá registrar a tabela no caderno e poderá completá-la caso algum novo suporte seja levado por um aluno. Abaixo, um exemplo:
TEXTO |
O QUE OS NÚMEROS INDICAM |
QUAL A SUA IMPORTÂNCIA |
Propaganda |
Telefone |
Serve para saber o contato do vendedor. |
Folheto de supermercado |
Telefone do supermercado Número do supermercado |
Serve para saber o endereço do supermercado. |
|
|
|
|
|
|
3.3 Bingo. Sugerimos que você utilize os nomes dos suportes indicados na tabela para organizar um jogo de bingo com as crianças. Entregue a elas uma cartela com quatro espaços. Cada uma deverá escolher quatro palavras da tabela para escrever. Em seguida, redistribua as cartelas e jogue o bingo com a turma. A cada palavra “cantada”, as crianças que a tiverem deverão marcá-la na cartela. Abaixo um exemplo de cartela:
CARTA |
AGENDA |
CONTA DE TELEFONE |
PLACA DE CARRO |
Durante o jogo, você pode trabalhar com as crianças:
3.4 Leitura Relâmpago Escreva os nomes dos suportes trabalhados em uma ficha de cartolina. Mostre cada palavra para os alunos e peça que eles a leiam. Essa estratégia ajudará os aprendizes a lerem as palavras de forma global, sem se aterem em suas unidades menores, como sílabas e fonemas.
Sugerimos a leitura do artigo GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA LEITURA DOS PCNS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO FUNDAMENTAL, localizado no site: http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/linguagem/pdfs/G%EAneros%20Textuais%20-%20Cristina.pdf
Para avaliar se os alunos aprenderam a identificar a função dos números em textos cotidianos, sugerimos que você os incentive a trazer para sala de aula textos dessa natureza e apresentá-los aos colegas, explicando a função dos números em cada suporte. Dessa forma, você perceberá o envolvimento dos aprendizes com essa questão e os aprendizados que obtiveram com o trabalho. Deverá retomar os aspectos não consolidados.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
25/03/2011
Cinco estrelasMuito excelente o plano de aula.