19/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 01 (50 minutos)
O tema a ser tratado nessa aula é o diário - um dos gêneros da literatura autobiográfica no qual são registrados acontecimentos cotidianos a partir de uma visão pessoal, possui, por esse motivo, um caráter intimista e confidente. Esse gênero pertence à ordem do relatar – agrupamento que comporta os gêneros pertencentes ao domínio social da memorização e documentação das experiências humanas, situando-as no tempo.
Atividade
1. Como ponto de partida, para ativar o conhecimento prévio dos alunos a respeito do gênero diário, o professor deverá perguntar a eles:
a. O que é um diário pessoal?
b. Quem tem hábito de registrar as experiências do cotidiano em um diário?
c. Quem já teve um diário?
d. Escrever um diário está “fora de moda”? Por quê?
e. Pode-se dizer que um blog é um versão moderna do diário? Por quê?
f. Quem tem o costume de acessar blogs ou possui um? Para que servem os blogs? Comente.
2. Ao final da conversa com os alunos, o professor deverá concluir juntamente com eles que, atualmente, o diário é um instrumento de produção de cultura no mundo todo, usado como registro dos acontecimentos do dia-a-dia. Dependendo de sua função, o diário pode ser usado como algo público ou privado, comunitário ou pessoal; e de maneira geral é escrito em primeira pessoa.
3. Para apresentar aos alunos as características estruturais e funcionais do gênero diário, o professor deverá reproduzir para eles a cópia da sinopse do livro “Diário de um Banana” de Jeff Kinney.
Observação: objetiva-se com a apresentação da sinopse do livro aos alunos possibilitar a eles informações sobre o contexto em que as páginas de diário foram produzidas.
DIÁRIO DE UM BANANA - UM ROMANCE EM QUADRINHOS - Jeff Kinney
Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, em que fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam. Em 'Diário de um Banana', Greg nos conta as desventuras de sua vida escolar. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular.
http://www.magmablog.com/2010/04/diario-de-um-banana-livros-e-filme.html
4. Na sequência, após a leitura da sinopse do livro, o professor deverá exibir para os alunos trailers do filme “O diário de um Banana”.
Disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=7CtyrVGldJs
http://www.youtube.com/watch?v=YAtfp_iYr5g
http://www.youtube.com/watch?v=7CtyrVGldJs&feature=related
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
1.O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia das páginas do diário de Greg – narrador do “Diário de um Banana”.
Disponível em:
http://4.bp.blogspot.com/_UA8XLoRk428/S9a8qK1HzKI/AAAAAAAACm4/UO2A-mSbTPw/s1600/pag1.jpg
Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_UA8XLoRk428/S9a9FaizDWI/AAAAAAAACnA/GgFS54ONwLA/s1600/pag2.jpg
3. Após a leitura das páginas do diário de Greg, os alunos, em dupla, deverão responder às questões seguintes que deverão ser passadas no quadro pela professsora.
a. Observe a data na abertura da página do diário de Greg? O que isso indica?
b. As pessoas do discurso são: 1ª. (eu/nós), aquela que fala; a 2ª. (tu/vós), aquela com quem se fala; e a 3ª. (ele, ela/ eles, elas). O diário é escrito em que pessoa do discurso? Por quê?
c. Um texto é um enunciado. Quem produz um enunciado é um enunciador. Complete a frase seguinte com a caracterização do enunciador, quanto à pessoa do discurso. Um diário é um texto escrito por _____________________________________________________.
d. Transcreva do texto palavras que identificam o sexo do enunciador.
e. Qual seria a idade do enunciador? Justifique sua resposta com passagens do texto.
f. Que pessoas são citadas nessas páginas de diário?
g. Que acontecimento é relatado pelo enunciador?
h. Conclua: que tipo de acontecimento é registrado em um diário?
i. Em um diário, também se registram pensamentos, um modo de enxergar a vida. Qual é a opinião, o ponto de vista do enunciador sobre o seu futuro e sobre os seus colegas do ensino fundamental?
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
Disponível em:
http://www.brasileirosnaholanda.com/elis/elis014.htm
1. O professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, pesquisarem sobre Anne Frank e seu diário, seguindo o roteiro abaixo.
a. Quem foi Anne Frank;
b. Quando e onde ela viveu;
c. Em que circunstâncias Anne Frank escreveu seu diário que mais tarde se tornou livro, traduzido em várias línguas.
Pra responderem às perguntas, os alunos deverão acessar os sites:
http://educacao.uol.com.br/historia/anne-frank.jhtm
http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/anne-frank.html
http://www.brasileirosnaholanda.com/elis/elis014.htm
Aula 04 (50 minutos)
Atividade
I-. O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia do texto "O diário de Anne Frank".
Casa de Ane Frank
Disponível em:
http://feriasde2009.blogspot.com/2009/09/holanda-amesterdao.html
Visão do esconderijo da família Frank em Amsterdã, na parte dos fundos do edifício.
Foto: Casa Anne Frank cedida pela Plataforma Brasil-Holanda.
Disponível em:
http://www.museudapessoa.net/guerra/historias/anexo.shtml
O Diário de Anne Frank (O documentário mais dramático da Segunda Guerra Mundial)
Espero poder confiar inteiramente em você, como jamais confiei em alguém até hoje, e espero que você venha a ser um grande apoio e um grande conforto para mim.
(Anne Frank, 12 de junho de 1942.)
Assim, Anne Frank inicia o seu famoso diário, que ela escreveu em seu refúgio, que ficava na casa de trás (1942 a 1944).
... Daí, este diário. A fim de destacar na minha imaginação a figura da amiga por quem esperei tanto tempo, não vou anotar aqui uma série de fatos banais, como faz a maioria. Quero que este diário seja minha amiga e vou chamar esta amiga de Kitty. Mas se eu começasse a escrever a Kitty, assim sem mais nem menos, ninguém entenderia nada. Por isso, mesmo contra minha vontade, vou começar fazendo um breve resumo do que foi minha vida até agora."
Domingo, 14 de junho de 1942
Vou começar a partir do momento em que ganhei você, quando o vi na mesa, no meio dos meus outros presentes de aniversário. (Eu estava junto quando você foi comprado, e com isso eu não contava.)
Na sexta-feira, 12 de junho, acordei às seis horas, o que não é de espantar; afinal, era meu aniversário. Mas não me deixam levantar a essa hora; por isso, tive de controlar minha curiosidade até quinze para as sete. Quando não dava mais para esperar, fui até a sala de jantar, onde Moortje (a gata) me deu as boas-vindas, esfregando-se em minhas pernas.
Pouco depois das sete horas, fui ver papai e mamãe e, depois, fui à sala abrir meus presentes, e você foi o primeiro que vi, talvez um dos meus melhores presentes. Depois, em cima da mesa, havia um buquê de rosas, algumas peônias e um vaso de planta. De papai e mamãe ganhei uma blusa azul, um jogo, uma garrafa de suco de uva, que, na minha cabeça, deve ter gosto parecido com o do vinho (afinal de contas, o vinho é feito de uvas), um quebra-cabeça, um pote de creme para o corpo, 2,50 florins e um vale para dois livros. Também ganhei outro livro, Câmera obscura, mas Margot já tem, por isso troquei o meu por outro, um prato de biscoitos caseiros (feitos por mim, claro, já que me tornei especialista em biscoitos), montes de doces e uma torta de morangos, de mamãe. E uma carta da vó, que chegou na hora certa, mas, claro, isso foi só uma coincidência.
Depois, Hanneli veio me pegar, e fomos para a escola. Na hora do recreio, distribuí biscoitos para os meus colegas e professores e, logo depois, estava na hora de voltar aos estudos. Só cheguei em casa às cinco horas, pois fui à ginástica com o resto da turma. (Não me deixam participar, porque meus ombros e meus quadris tendem a se deslocar.) Como era meu aniversário, pude decidir o que meus colegas jogariam, e escolhi vôlei. Depois, todos fizeram uma roda em volta de mim, dançaram e cantaram "Parabéns pra você". Quando cheguei em casa, Sanne Ledermann já estava lá.
Ilse Wagner, Hanneli Goslar e Jacqueline van Maarsen vieram comigo depois da ginástica, pois somos da mesma turma. Hanneli e Sanne eram minhas melhores amigas. As pessoas que nos viam juntas costumavam dizer: "Lá vão Anne, Hanne e Sanne." Só fui conhecer Jacqueline van Maarsen quando comecei a estudar no Liceu Israelita, e agora ela é minha melhor amiga. Ilse é a melhor amiga de Hanneli, e Sanne é de outra escola e tem amigos lá. Elas me deram um livro lindo: Nederlandse Sagen en Legenden (Contos e Lendas da Holanda), mas por engano deram o volume II, por isso troquei o livro II pelo volume I. Tia Helene me trouxe um quebra-cabeça, tia Stephanie, um broche encantador, e tia Leny, um livro fantástico: Daisy vai às montanhas.
Hoje de manhã, fiquei na banheira pensando em como seria maravilhoso se eu tivesse um cachorro como Rin Tin Tin. Eu também iria chamá-lo de Rin Tin Tin e o levaria para a escola; lá, ele poderia ficar na sala do zelador ou perto dos bicicletários, quando o tempo estivesse bom.
Disponivel em:
http://www.starnews2001.com.br/anne-frank/diary.htm
Casa de Anne Frank
Disponível em:
http://feriasde2009.blogspot.com/2009/09/holanda-amesterdao.html
II. A leitura oral do texto deverá ser feita pelo professor. A seguir, os alunos, em dupla deverão responder às questões seguintes que poderão ser xerocadas pelo professor e entrgue aos alunos ou passadas no quadro.
1.O texto lido é uma página do Diário de Anne Frank, escrita em 1942. O Diário de Anne Frank foi publicado pelo seu pai, Otto Frank, com a ajuda da escritora Mirjam Pressler, após o fim da segunda guerra mundial .Com o diário de sua filha em mãos, ele se dedicou a divulgar a obra de Anne. Em 1980 ele morre, mas deixa realizado um grande trabalho.
a. Há quantos anos o diário foi publicado?
b. Essa página do diário de Anne Frank é difícil de ser lida e compreendida hoje?
c. Pode-se dizer que a língua muda muito lentamente no tempo? Justifique sua resposta, de acordo com as respostas anteriores.
d. O vocabulário de um texto mais antigo pode apresentar palavras que hoje não são mais usadas, ou que tiveram seu sentido alterado.
Transcreva do texto palavras e expressões cujo significado você desconhece. A seguir, consulte um dicionário para obter o significado dessaspalavras e ou expressões.
e. O diário de Anne Frank foi escrito de acordo com a variante padrão da língua.
Transcreva do texto alguns dados biográficos, isto é, dados sobre a vida da menina, que justifiquem o domínio dessa variante lingüística por ela.
f. Compare a linguagem utilizada no “Diário de um banana” com a utilizada no “Diário de Anne Frank.
Escreva as diferenças que há entre os dois textos em relação ao registro da linguagem: formal ou informal.
A que se pode atribuir essa diferença?
2. O gênero discursivo diário possui uma estrutura bastante característica:
a. O autor dirige-se a um confidente, sendo frequente o emprego do vocativo “Querido diário” ou até a criação de um nome para o saudar.
Isso ocorre no Diário de Anne Frank? Justifique sua resposta.
b. Os registros são ordenados por ordem cronológica de ocorrência. Cada dia corresponde a um registro de situações e sentimentos diferentes e é identificado pela respectiva data.
Em que ano, mês e dia da semana foi escrita a página do diário de Anne Frank?
3. Explique o que você entendeu da afirmação abaixo:
Além de obedecer a uma estrutura específica, o diário encerra características próprias. O protagonista e o narrador são coincidentes, ou seja, são a mesma entidade. Por esse motivo, a modalidade de enunciação do discurso utilizada é a primeira pessoa. O diário é testemunha de uma situação de comunicação unilateral.
4. Ao contrário de o “Diário de um banana”, “O diário de Anne Frank” não é um diário ficcional, mas verídico, isto é, foi a própria Anne que o escreveu, registrando suas emoções e sentimentos em relação a sua vida familiar e mais tarde sobre os horrores da guerra.
Qual é o nome que Anne dá ao diário, seu amigo e confidente?
Aula 05 (50 minutos)
Atividade
Produção de texto
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto:
Inspire-se nas imagens apresentadas abaixo e escreva uma página de diário ficcional para ser avaliada por um colega de classe e afixada no mural da sala.
Disponível em:
http://harmonizacaointegral.blogspot.com/2010_08_02_archive.html
Disponível em:
http://semescala.no.comunidades.net/index.php?pagina=1266587964
Para ampliar os conhecimentos sobre o gênero discursivo - blog - como uma versão moderna do diário, o professor poderá exibir para os alunos os seguintes vídeos:
a. O que é um blog?
http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0
b. O que é um blog e para que serve
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise das páginas de o "Diário de um banana" e de "O Diário de Anne Frank" e, individualmente, por meio da produção de uma página de diário ficcional que deverá ser analisada pelo professor.
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Quatro estrelas 16 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/05/2016
Cinco estrelasMaravilhoso!!!! o trabalho é riquíssimo pode ser trabalhado durante todo o semestre. fazer algumas adaptações e trabalhar com meus alunos...Parabéns professora!!!
15/06/2015
Cinco estrelasExcelente amei.
12/05/2014
Cinco estrelassou professor de ingles em EJA no ceará ,adorei o material muito bem estruturada a aula. isso nos ajuda muito best regards for all.
18/10/2013
Cinco estrelasÓtimo projeto. Pode ser trabalhado o ano inteiro construindo um diário de saola de aula.
07/05/2013
Cinco estrelasexcelente material para se trabalhar com produção textual. Amei... Estou levando muitas sugestões para trabalhar meus alunos. Obrigada. Valeu por todas as dicas, atividades e propostas de produção.
14/04/2013
Cinco estrelasMuito legal esta aula para despertar o interesse e a participação dos alunos. É bem produtiva, localiza as crianças e as fazem pensar nos nuances do seu dia a dia. No fund 1 é possivel fazer um diário coletivo em que cada criança escreve uma página ou um pessoal mesmo. Gosto muito desses dois livros e minhas crianças gostam muito do Diário escondido de Serafina, também.
31/03/2013
Três estrelasola,a aula ate parece legal,so sugiro que coloquem as respostas da atividade sobre O diário de um banana.pois meus alunos do 5ºano tiveram dificuldades de reponde-las e eu tambem nao consegui explicar.
18/02/2013
Cinco estrelasExcelente aula. Dinâmica, atual capaz de estabelecer vínculos entre conteúdo e público alvo. A opção pelo livro “Diário de um banana” e a posterior comparação com o livro “O diário de Anne Frank” no que diz respeito a linguagem formal ou informal foi perspicaz.
01/02/2013
Quatro estrelasParabéns! Excelente aula. Instigadora, bem preparada! Depois de dada, volto para compartilhar a experiência com vocês.
17/10/2012
Cinco estrelasSou muito grata pelas aulas planejadas desse portal, uso-as fazendo adaptações para o meu público.
29/09/2012
Cinco estrelasExcelente aula, com certeza a realizarei com os meus alunos.
16/08/2012
Cinco estrelasAos queridos diretores e escritor da coleção de livros "Diário de um banana" tenho 11 anos estou na 5ªserie no ensino fundamental, adoro esta coleção até agora só li 1 o número 1 gostaria se pudessem me mandar de presente a coleção de todos os livros, adoro ler, sou muito estudiosa, moro em Limeira mais não tenho condições financeiras de comprar e gostaria de colecionar todos os livros de "um diário de um banana". Muito obrigado se me derem atenção, aguardo respostas. abraços carinhosos Monique.
06/03/2012
Cinco estrelasaula maravilhosa, poucas vezes vi algo tao bem trabalhado amei
24/05/2011
Cinco estrelasAmei essas orientações, claríssimas e muito significante, principalmente pra mim que sou iniciante na profissão.
22/03/2011
Cinco estrelasMelhor impossível!!!! Tudo muito bem explicado todo o material disponível e todos os acessos apresentados de forma clara!! òtimo!
26/10/2010
Cinco estrelasMuito interessante. A meu ver é uma forma agradável de levar o aluno à leitura e a produção de texto.