Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Correndo com o sol / Ensino Especial

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Elmio Pagy Felipe dos Reis
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEF 06 DE BRASILIA

Charlene de Oliveira Rodrigues

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Valores culturais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver noções básicas de lateralidade;
  • Ampliar as noções espaciais e temporais.
Duração das atividades
2 aulas (de 50 minutos cada)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem apresentar conhecimentos prévios sobre os pontos cardeais.

Estratégias e recursos da aula

Os alunos serão agrupados no meio do pátio para a brincadeira. O professor levará giz para poder  colocar os pontos cardeais no chão.Se preferir, poderá elaborar previamente, em cartorlina, desenhos respectivos em tamanho grande 50cm X  50cm

Construir os pontos com os nomes " fora do lugar correto" é uma boa técnica, pois os alunos podem não perceber que o desenho foi apresentado de forma equivocada o que permitirá ao professor o primeiro diagnóstico de identificação do grau de conhecimento e atenção dos estudantes.

Inicie a aula com os alunos sentados em grupos, sendo que cada grupo sobre um dos desenhos. Não diga nada, apenas observe e realize com eles a experiência que aparece abaixo

http://www.youtube.com/watch?v=2ADIOcXqHmk&NR=1&feature=fvwp

 

Ao terminar a dinâmica que será sempre conduzida pelo professor, explicar o sistema de coordenadas para a localização de um ponto no mapa. Importante sanar todas as dúvidas.

Professor, leve alguns exercícios práticos de orientação para atualizar os alunos em forma de brincadeira. Faça, brincadeiras de localização  no mesmo espaço aonde se encontram.  Solicite que eles identifiquem a posição norte e observe. Eles deverão identificar que há algo errado.  Alguns irão apenas acompanhar o desenho, outros se sentirão perdidos, outros se lembrarão da experiência feita inicialmente e questionarão o professor quanto ao desenho.

Em sala de aula, tomando como referência os objetos dentro da sala, como mesas, quadro negro, computadores, janelas, parede, lata de lixo, etc.questione se existe apenas um tipo de localização. Chame um aluno para ficar na porta da sala, enquanto os demais permanecem sentados em sua carteira. Solicite um segundo aluno para falar sobre a localização do seu colega que se encontra na porta, em relação aos demais. Os colegas devem permanecer no maior silêncio possível para que o expositor nao receba dicas dos colegas. O professor deve vir preparado para observar as falhas e exagerar, de forma que ele perceba que errou. Porém, cada aluno que vier à frente para falar da localização, só poderá errar uma vez.

Tão logo algum deles se lembre de localizar o aluno da porta utilizando termos como primeira coluna, tal fileira, à frente, perto, longe etc.. a localização na brincadeira pode ser: onde está o aluno tal? O aluno está na terceira fileira a contar do quadro e na segunda carteira. Aqui pode-se até dar mais voltas e tentar achar nova formas de se localizar o mesmo aluno, uma vez que não se está levando em consideração ainda a distância a ser percorrida.

No momento de descontração, quando o professor perceber que a turma " entrou no clima" da brincadeira, com todos entendendo e participando, é hora de dificultar um pouco. Reconduza a turma ao pátio para reiniciar a primeira brincadeira  com os pontos cardeais.

Fonte: do autor

Como na figura, o aluno deverá se posicionar no centro do traçado e observar sua sombra para que ele reconheça os pontos com relação a sua posição.Isso permitirá a fixação da informação. O aluno interioriza mehor e percebe  o que vem a ser deslocamento além de identificar a importância desse estudo no seu dia a dia.

Fazer com que ele encontre pontos, igual a brincadeira feita ainda em sala de aula, só que agora tendo como base o próprio deslocamento.

Por exemplo: O aluno está ao centro. Peça para que ele dê 5 passos para leste. depois, 3 ao sul. Agora, 4 para oeste e assim sucessivamente.

 

Colocar alguma surpresa no local onde será feita a segunda parte da brincadeira, para que, o aluno acertando as direções, seja recompensado. Não é bem vinda a surpresa de doces, mas surpresas que façam parte da aula são mais pertinentes, tal como uma bússola, um mapa ou algo do tipo.

Agora com todos já envolvidos na brincadeira, precisamos dificultar para manter o interesse e reter o comhecimento. Portanto,  a localização será feita de foma mais abrangente no que se diz respeito às orientações. Os alunos agora usarão coordenadas de uma mapa para conseguir achar o local que o professor determina.

Distribua um mapa do tipo desenhado em papel quadriculado e novamente num trabalho em sala, solicite alguns deslocamentos.

Fonte: do autor

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita solicitando aos alunos que se localizem individualmente dentro da escola usando o conhecimento construído na aula. Para tanto, construa algumas barreiras ou obstáculos intercalando o conhecimento gráfico com o conhecimento concreto.Percebendo qualquer dificuldade, anote para trabalhar em particular com aqueles que a demonstraram. Alunos incluídos ou portadores de deficiência (excessão a visual) poderão participar da atividade e serem avaliados da mesma forma que os demais.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.