25/11/2010
Charlene de Oliveira Rodrigues
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Educação Física | Ginástica: Valores culturais |
Os alunos devem apresentar conhecimentos prévios sobre os pontos cardeais.
Os alunos serão agrupados no meio do pátio para a brincadeira. O professor levará giz para poder colocar os pontos cardeais no chão.Se preferir, poderá elaborar previamente, em cartorlina, desenhos respectivos em tamanho grande 50cm X 50cm
Construir os pontos com os nomes " fora do lugar correto" é uma boa técnica, pois os alunos podem não perceber que o desenho foi apresentado de forma equivocada o que permitirá ao professor o primeiro diagnóstico de identificação do grau de conhecimento e atenção dos estudantes.
Inicie a aula com os alunos sentados em grupos, sendo que cada grupo sobre um dos desenhos. Não diga nada, apenas observe e realize com eles a experiência que aparece abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=2ADIOcXqHmk&NR=1&feature=fvwp
Ao terminar a dinâmica que será sempre conduzida pelo professor, explicar o sistema de coordenadas para a localização de um ponto no mapa. Importante sanar todas as dúvidas.
Professor, leve alguns exercícios práticos de orientação para atualizar os alunos em forma de brincadeira. Faça, brincadeiras de localização no mesmo espaço aonde se encontram. Solicite que eles identifiquem a posição norte e observe. Eles deverão identificar que há algo errado. Alguns irão apenas acompanhar o desenho, outros se sentirão perdidos, outros se lembrarão da experiência feita inicialmente e questionarão o professor quanto ao desenho.
Em sala de aula, tomando como referência os objetos dentro da sala, como mesas, quadro negro, computadores, janelas, parede, lata de lixo, etc.questione se existe apenas um tipo de localização. Chame um aluno para ficar na porta da sala, enquanto os demais permanecem sentados em sua carteira. Solicite um segundo aluno para falar sobre a localização do seu colega que se encontra na porta, em relação aos demais. Os colegas devem permanecer no maior silêncio possível para que o expositor nao receba dicas dos colegas. O professor deve vir preparado para observar as falhas e exagerar, de forma que ele perceba que errou. Porém, cada aluno que vier à frente para falar da localização, só poderá errar uma vez.
Tão logo algum deles se lembre de localizar o aluno da porta utilizando termos como primeira coluna, tal fileira, à frente, perto, longe etc.. a localização na brincadeira pode ser: onde está o aluno tal? O aluno está na terceira fileira a contar do quadro e na segunda carteira. Aqui pode-se até dar mais voltas e tentar achar nova formas de se localizar o mesmo aluno, uma vez que não se está levando em consideração ainda a distância a ser percorrida.
No momento de descontração, quando o professor perceber que a turma " entrou no clima" da brincadeira, com todos entendendo e participando, é hora de dificultar um pouco. Reconduza a turma ao pátio para reiniciar a primeira brincadeira com os pontos cardeais.
Fonte: do autor
Como na figura, o aluno deverá se posicionar no centro do traçado e observar sua sombra para que ele reconheça os pontos com relação a sua posição.Isso permitirá a fixação da informação. O aluno interioriza mehor e percebe o que vem a ser deslocamento além de identificar a importância desse estudo no seu dia a dia.
Fazer com que ele encontre pontos, igual a brincadeira feita ainda em sala de aula, só que agora tendo como base o próprio deslocamento.
Por exemplo: O aluno está ao centro. Peça para que ele dê 5 passos para leste. depois, 3 ao sul. Agora, 4 para oeste e assim sucessivamente.
Colocar alguma surpresa no local onde será feita a segunda parte da brincadeira, para que, o aluno acertando as direções, seja recompensado. Não é bem vinda a surpresa de doces, mas surpresas que façam parte da aula são mais pertinentes, tal como uma bússola, um mapa ou algo do tipo.
Agora com todos já envolvidos na brincadeira, precisamos dificultar para manter o interesse e reter o comhecimento. Portanto, a localização será feita de foma mais abrangente no que se diz respeito às orientações. Os alunos agora usarão coordenadas de uma mapa para conseguir achar o local que o professor determina.
Distribua um mapa do tipo desenhado em papel quadriculado e novamente num trabalho em sala, solicite alguns deslocamentos.
Fonte: do autor
http://www.youtube.com/watch?v=PqlLj7jkIcw
http://www.youtube.com/watch?v=pF6iFojLJB0
http://educacao.uol.com.br/geografia/ult1694u96.jhtm
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/orientacao-localizacao.htm
A avaliação será feita solicitando aos alunos que se localizem individualmente dentro da escola usando o conhecimento construído na aula. Para tanto, construa algumas barreiras ou obstáculos intercalando o conhecimento gráfico com o conhecimento concreto.Percebendo qualquer dificuldade, anote para trabalhar em particular com aqueles que a demonstraram. Alunos incluídos ou portadores de deficiência (excessão a visual) poderão participar da atividade e serem avaliados da mesma forma que os demais.
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