07/10/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Justiça |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Professor, é importante que seus alunos já conheçam o jornal impresso, mas caso perceba que eles ainda não têm muito conhecimento sobre este portador de texto, utilize estas atividades para que possam conhecer e se interessar por este tipo de leitura.
A aula está estruturada em 3 atividades, mas poderá ser ampliada, para isto elencamos algumas sugestões:
Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:
1ª atividade – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA-MOTIVANDO:
Professor, estas atividades podem ser desenvolvidas tanto com alunos do Ensino Fundamental Inicial, Ensino Fundamental Final, quanto com os alunos da EJA ciclo inicial, para isto fique atento na escolha dos jornais e ao nível de dificuldades. Para as crianças, lembre-se de inserir cadernos com conteúdo infantil, como a Folhinha ou outros suplementos; para pré- adolescentes, adolescentes ou adultos, procure inserir suplementos que abordem conteúdos do interesse destas faixas etárias.
Ao lidar com adultos utilize a linguagem adequada, ou seja, evite a linguagem infantilizada.
Para motivar os alunos, no dia anterior a aula fixe no pátio da escola ou na sala de aula, alguns cartazes, escritos com pincel ou mesmo impressos, questionando:
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Pergunte aos alunos: Vamos criar uma Hemeroteca na nossa sala de aula? Vocês já viram uma Hemeroteca?
Professor, organize os alunos em uma roda e discuta com eles sobre a importância do jornal enquanto um portador de texto de grande relevância social, pois representa um importante veículo de comunicação. Seus textos possibilitam aproximar os alunos da realidade cotidiana, bem como trabalhar a visão crítica sobre as informações lidas.
Questione-os se descobriram o que é uma HEMEROTECA.
Se não souberem responder esclareça-os que HEMEROTECA se refere a qualquer coleção ou conjunto organizado de jornais ou revistas ou ao local onde se arquivam jornais e revistas. Se preferir solicite que procurem a definição no dicionário e leiam para o grupo. Sempre que trabalhar a consulta no dicionário utilize outras palavras relativas ao trabalho desenvolvido e explore a organização em ordem alfabética e a estrutura das palavras (as que começam com a mesma sílaba, terminam com o mesmo som, pois esta habilidade é muito avaliada nas avaliações sistêmicas e geram dúvidas nas crianças).
Depois de explorar o significado de Hemeroteca com os alunos, proponha a criação da HEMEROTECA DA SALA DE AULA. Esclareça sobre os objetivos dela, que além de ser uma fonte de informações, também vai nos ensinar a sermos leitores críticos, mas para isso é importante conhecer como o “jornal” é escrito.
Imagem 1- Fonte: CD Cliparts&Cia. disc Nº 05 e 06
Organize os alunos em grupos, lembrando-se que, de acordo com os objetivos de seu trabalho, você deverá estabelecer critérios para agrupá-los, portanto se você tem em sua sala de aula alunos com diferentes níveis de aprendizagem, procure fazer grupos heterogêneos para que aquele que está em um nível de desenvolvimento mais avançado, possa contribuir com aquele que ainda apresenta alguma dificuldade.
Uma técnica que pode utilizar para estruturar estes grupos é distribuir fichinhas de cores diferentes, com o número de alunos necessários a cada grupo, ou balas de diferentes sabores.
Ex. Em uma sala com 30 alunos você distribuiu 6 conjuntos de fichas com 5 cores diferentes ou 5 sabores de balas diferentes aleatoriamente ou cuidando para que os alunos com dificuldade não peguem a mesma cor ou o mesmo sabor. Assim, terá ao final da técnica, 6 grupos heterogêneos com 5 alunos cada.
Distribua diversos jornais para cada grupo, mas procure selecionar cadernos ou seções diferentes para cada grupo (esporte, lazer, negócios, cotidiano).
Solicite que cada grupo identifique que tipo de notícias tem naquele jornal.
Professor, você poderá elaborar algumas frases que indiquem algumas seções do jornal.
Exemplo:
A ECONOMIA DO BRASIL ESTÁ EM ALTA |
TREINADOR ESCALA OS NOVOS JOGADORES |
VENDA DE CARROS USADOS |
ESTREIOU HOJE UM NOVO FILME |
CARTA DO LEITOR RELATA SOBRE BURACOS NAS RUAS |
Depois de identificar as seções do jornal cada grupo deverá registrar que tipo de assunto e qual é a seção (ou caderno) a que ele pertence, tais como: esporte, economia, painel do leitor, lazer, cotidiano, classificados ou outros.
Proponha também a seguinte atividade para os grupos:
1. Recortem uma notícia e identifiquem:
- O título.
- O assunto.
2. Escrevam um texto referente ao assunto, ilustre-o e depois apresente aos colegas.
Professor, solicite que os alunos pesquisem em jornais usados notícias que denunciem, que expliquem ou que informem sobre algum fato em seu título, ou seja, na manchete e que as recortem e tragam para próxima aula.
VARIAÇÕES (SUGESTÃO DE ACRÉSCIMO)
Professor, você também poderá utilizar o jornal para trabalhar sílabas, palavras e também diferentes tipos de frases. Para isso utilize como sugestão a aula: "Descobridor de notícias" postada no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20021
2ª atividade – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
EXPLORANDO AS MANCHETES DO JORNAL: MONTANDO UM MURAL
Professor, retome com seus alunos o trabalho com jornais, para isso solicite que apresentem as manchetes que trouxeram. Questione-os sobre a finalidade de cada um dos textos, esclareça que muitas vezes uma manchete pode apresentar características de dois tipos de texto, ou seja, ser denunciativo e explicativo. Porém não se prenda a terminologia, mas sim a finalidade do texto. Proponha que selecionem, classifiquem e colem no mural as manchetes de acordo com a finalidade do texto: denunciativo, informativo, explicativo.
Veja a sugestão para o MURAL:
CRIANDO UM TEXTO OPINATIVO
Professor, este tipo de texto possibilita trabalhar a análise crítica do conteúdo dos jornais por meio de um texto lúdico como a charge. Para isso, solicite que os alunos recortem e colem no caderno diversas charges que encontrarem nos jornais usados e analisem o seu conteúdo.
Se em sua escola tiver Laboratório de Informática leve os alunos e acesse o sítio: http://www.acharge.com.br/index.htm neste sítio você encontrará diversas charges publicadas em jornais brasileiros.
Peça aos alunos que a partir das charges selecionadas respondam para cada uma delas:
Veja um exemplo de uma charge:
http://www.acharge.com.br/index.htm acesso em 26/08/2010
ELABORANDO CHARGE
Depois de explorar diversas charges, proponha que escolham um assunto que conheçam bem, pode ser relativo à: escola, conteúdo ou notícia que leram no jornal e criem uma charge. Se considerar que a charge representa um alto grau de dificuldade para seus alunos, proponha então que leiam atentamente uma notícia e criem um texto concordando ou discordando utilizando linguagem clara e coerente.
TRABALHO DE CAMPO
Esta é uma possibilidade, pois nem todos os municípios ou regiões possuem um jornal local, apenas as cidades maiores o possuem. Mas, se em sua cidade tem a sede de um jornal, solicite a visita de seus alunos, assim eles poderão ver de perto como se organiza e imprime um jornal.
Para realizar um Trabalho de Campo, lembre-se! O planejamento é muito importante. Ele poderá ser realizado junto com os alunos ou então deve ser socializado e discutido com eles.
Veja a sugestão de alguns itens que devem constar em seu planejamento:
3ª atividade – uma aula de aproximadamente 60 minutos.
EM BUSCA DA NOTÍCIA: ORGANIZANDO A HEMEROTECA DA SALA.
Professor, agora que seus alunos já conhecem o jornal, eles estão prontos para criar a HEMEROTECA DA SALA. Com este trabalho perceberão que os jornais também podem ser fonte de conhecimentos e muito úteis para aprendermos sobre diferentes conteúdos, ou seja, ele nos permite um trabalho interdisciplinar.
SELECIONANDO
Organize os alunos em grupos e distribua diversos jornais e revistas usadas para recorte.
Cada grupo deverá providenciar seus materiais:
Neste primeiro momento não seja rigoroso quanto à seleção das noticiais, afinal estão começando, mas com o passar do trabalho poderá exigir mais rigor.
Escreva na lousa ou entregue para cada grupo os assuntos que estão estudando nos diferentes conteúdos: CIÊNCIAS, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, LINGUA PORTUGESA, ÉTICA, CIDADANIA.
Veja um exemplo:
Se vocês estiverem estudando sobre animais em CIÊNCIAS, poderão procurar artigos que falem sobre animais, depois estes textos serão lidos e discutidos pelo grupo.
CORTANDO, COLANDO E REGISTRANDO.
Após a seleção solicite-os que:
Se preferir faça a ficha e entregue para eles, a fim de que colem o artigo e preencham com os dados.
Veja o modelo da ficha utilizada pelos alunos do 3º ano B.
REFLETINDO SOBRE O ARTIGO
Professor, depois que os alunos colaram, leram, fizeram a referência bibliográfica e o vocabulário, solicite que escrevam um comentário, ou seja, façam uma reflexão ou mesmo uma síntese, sobre o artigo que selecionaram, no verso da folha. Ao final faça uma avaliação oral sobre o trabalho desenvolvido, é um exercício importante, não apenas por avaliar, mas porque possibilita trabalhar a argumentação, a oralidade, a criticidade e a reflexão.
UTILIZANDO SÍTIOS DE JORNAIS PARA PESQUISA.
Professor, alguns jornais permitem a consulta online, por isso se em sua escola tiver Laboratório de Informática, leve seus alunos e acesse estes sítios para pesquisarem. Veja a seguir uma ficha da HEMEROTECA dos alunos do 3º ano B, a partir de uma pesquisa de notícias relativas ao tema animais realizada no sítio http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/08/23/ameacada-de-extincao-onca-pintada-se-torna-simbolo-da-biodiversidade-917454688.asp
Fonte: Acervo da autora
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/jornal-sala-aula-423555.shtml acesso em 30/08/2010
http://www.estadao.com.br/ acesso em 30/08/2010
http://oglobo.globo.com/ acesso em 30/08/2010
Professor, a avaliação faz parte de todo o processo, mas você poderá selecionar algumas atividades para avaliar de uma forma mais criteriosa, ou seja, utilizando registros por meio de fichas ou relatórios que apontem o desempenho do aluno, para isso, estabeleça alguns critérios a partir dos objetivos que nortearam as atividades desenvolvidas, ou seja, na atividade em grupo verifique se eles conseguiram identificar os textos do jornal a partir de suas características. Ao montar o mural observe se classificaram os textos jornalísticos, de acordo com os grupos: denunciativo, informativo, explicativo; ao selecionar os textos para montar a Hemeroteca identificaram temas relativos aos conteúdos trabalhados. Verifique também se eles perceberam a importância da Hemeroteca enquanto fonte de informações.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
16/02/2013
Cinco estrelasExcelente sugestão de trabalho, de fácil compreensão. Parabéns!
24/10/2010
Cinco estrelasFiquei feliz ao ler a aula da professora Denize. É isso aí: comprometimento e criatividade fazem a diferença. Eliana Dias