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Aumentativo e diminutivo: aspectos semânticos e estilísticos

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o uso do aumentativo e diminutivo em substantivos e adjetivos;
  •  reconhecer aspectos estilísticos e semânticos no uso do aumentativo e diminutivo;
  • pesquisar o uso do aumentativo e diminutivo na mídia e em textos diversos.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Aumentativo e diminutivo
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá entregar aos alunos uma cópia do poema "Poeminha do Contra", de Mário Quintana:

Poeminha do Contra

Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão.

Eu passarinho!

Mário Quintana

http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/pcontra.htm 

O professor poderá solicitar a um aluno que faça a leitura para toda a sala. Depois disso, o professor deverá escrever no quadro as seguintes palavras:

                                                                                      POEMINHA - PASSARINHO

Em seguida, perguntará aos alunos o que essas palavras indicam. Eles provavelmente responderão que é um poema pequeno e um pássaro pequeno,  e que ambas as palavras estão no diminutivo.

Em seguida, o professor escreverá:

                                                                                        PASSARINHO - PASSARÃO

O professor, então, perguntará aos alunos se ele pode afirmar que as palavras se encontram, respectivamente, no diminutivo e no aumentativo. Provavelmente os alunos ficarão em dúvida. Alguns falarão que "passarão" é um pássaro grande e outros acharão que é o futuro do presente do verbo "passar" na terceira pessoa do plural. Para que os alunos consigam compreender o trabalho feito com as palavras nesse poema, o professor os levará para o laboratório de Informática e deverá apresentar a eles o vídeo disponível no site a seguir. O vídeo mostra o contexto no qual o poema foi escrito, quando, pela terceira vez, o poeta não consegue uma cadeira na Academia Brasileira de Letras.

http://www.youtube.com/watch?v=rTBgJvsg89g&feature=related 

Depois de assistir ao vídeo, o professor deverá concluir, juntamente com os alunos, que a língua nos permite fazer uso dela de forma variada a provocar efeitos de sentidos variados de acordo com nossa intenção. E que, segundo Quintana, aqueles imortais da Academia "passarão" pela vida, pelas pessoas. Ele também "passará", mas de uma maneira mais leve, tranquila (passarinho).

Depois disso, o professor deverá dividir a sala em grupos. Cada um receberá algumas fichas com frases que tenham palavras com formas no aumentativo e no diminutivo.

Sugestões:

1 - Vamos tomar um suquinho? (É um suco pequeno?)

2 - Ela é um mulherão. (É uma mulher grande?)

3 - Não sou mais uma menininha. (É uma menina pequena?)

4- Oi, queridinha/o! (Você se incomoda em ser chamado/a assim?)

5 - Vamos fazer um churrasquinho? (Um churrasco pequeno?)

Depois que os alunos discutirem as frases em grupo, o professor deverá fazer a correção da atividade oralmente. O objetivo é que os alunos percebam que as terminações "-inho" e "-ão" provocam diferentes efeitos de sentido, além de serem utilizadas na formação do diminutivo e aumentativo.

ATIVIDADE 2

Para iniciar a atividade, o professor deverá providenciar cópias da seguinte crônica de Luis Fernando Veríssimo e entregar a cada aluno:

Um homem chega num balcão e tenta chamar a atenção da balconista para atendê-lo:

- Senhorita...

- Um minutinho.

O homem vira-se para um outro do seu lado e diz:

- Ih, já vi tudo.- O que foi?

- Ela disse um minutinho. Quer dizer que vai demorar. No Brasil, um minuto dura sessenta segundos, como em qualquer outro lugar, mas um minutinho pode durar uma hora.

O homem tenta de novo:

- Senhorita...

- Só um instantinho...

- Aí...- O que foi?

- Ela disse um instantinho. Um instantinho demora mais que um minuto. Parece que um minutinho é feito de vários instantinhos, mas é o contrário. Um instantinho contém vários minutinhos.

- Senhorita!

- Só dois segundinhos!

O homem começa a se retirar.

-Aonde é que o senhor vai?

-Ela disse dois segundinhos. Isso quer dizer que só vai me atender amanhã.

Disponível em: http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_3117.pdf 

Depois de fazerem a leitura, o professor poderá solicitar a três alunos que dramatizem a crônica, de maneira a deixar o texto bem humorado.

Na sequência, o professor organizará a turma em duplas ou trios. Eles deverão discutir algumas questões referentes à crônica, a saber:

Professor, passe as questões no quadro.

  1. Por que o homem afirma que quando alguém diz "um minutinho" é sinal de que o atendimento vai demorar?
  2. Pelo siginificado das palavras "instante", "minuto", "segundo", o atendimento seria demorado?
  3. Por que o autor preferiu usar as palavras "instantinho", "minutinho", "segundinho"; em vez de  "instante", "minuto", "segundo"?
  4. Você já vivenciou situação parecida?
  5. Dê exemplos de palavras acrescidas do sufixo "-inho" que não indicam outros efeitos de sentido.

Depois de discutidas as questões em trio, o professor deverá perguntá-las a toda a turma, que responderá de acordo com o que foi discutido nos grupos.

ATIVIDADE 3

na sala de Informática, o professor deverá apresentar aos alunos as seguintes imagens:

 http://mairus.com/blog/2007/10/19/vem-ai-a-biografia-do-rubinho/http://mairus.com/blog/2007/10/19/vem-ai-a-biografia-do-rubinho/

 

http://froog.com.br/robinho-de-volta-ao-santos/

http://blogs.jovempan.uol.com.br/nilsoncesar/tag/ronaldinho-gaucho/

 

http://odiario.com/blogs/cestapancadaearte/2010/07/13/lakers-pesca-fisher/

Depois de apresentar as imagens, o professor deverá promover uma discussão em relação aos nomes dos jogadores.

Sugestões de perguntas que podem ser feitas:

  1. Qual é o nomes desses esportistas?
  2. Em sua opinião, por que o apelido deles não poderia ser "Rubão", "Robão", "Ronaldão" e "Leandrão"?
  3. Você conhece outros esportistas que apresentam "-inho" no nome? Quais?
  4. Por que tantos atletas têm apelidos terminados em "-inho"?

ATIVIDADE 4

O professor deverá apresentar para os alunos a seguinte manchete:

http://futebolisticas.wordpress.com/2010/08/03/palmeiras-e-corinthians-foi-um-jogao-de-bola-nao-para-renato-mauricio-prado-e-andre-rizek/

Em seguida deverá perguntá-los:

  • Qual é a palavra da manchete do blog que está no aumentativo?
  • Que efeito de sentido essa palavra apresenta?

O professor deverá dizer aos alunos que o aumentativo, muitas vezes enaltece o sentido normal da palavra: jogão, festão, mulherão.

Em seguida, ele deverá dividir a turma em grupos. Feito isso, deverá apresentar-lhes alguns textos que tenham o aumentativo. Em grupos, os alunos deverão discutir os efeitos de sentido apresentados pelas palavras no aumentativo. O professor poderá projetar as imagens/textos ou levar os alunos ao laboratório de informática e disponibilizar as imagens/textos no power point, por exemplo.

http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2010/06/carrinho-divide-olhares-com-carrao-em-evento-no-rio-de-janeiro.html

http://coturnonoturno.blogspot.com/2010/07/mulheres-petistas-no-poder-custam-um.html

http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2010/09/ainda-se-recuperando-de-lesao-beckham-organiza-festao-para-filho.html

http://br.noticias.yahoo.com/s/03082010/48/entretenimento-cleo-pires-mulherao-menininha-brilha.html

http://sempreon.blogspot.com/2007/03/nissan-sentra-cara-de-tiozao-uncles.html

Após discutirem as imagens em grupos, o professor deverá fazer a correção com toda a turma. É importante sugerir ou perguntar outros exemplos aos alunos.

Recursos Complementares

http://ppz2.blog.com/2010/02/28/aumentativodiminutivo/ 

Professor, incentive seu aluno a acessar o site acima. Nele há texto que explora os efeitos de sentido do aumentativo e diminutivo, principalmente na mídia. 

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados de acordo com a participação nas atividades e nas discussões em grupo. É importante observar se eles conseguem perceber a diferença do uso dos sufixos "-inho" e "-ão" em palavras que têm sentido de diminutivo/aumentativo e naquelas em que o efeito de sentido é outro.

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