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Um pouco de História da Ciência: Lamarck e Darwin

 

21/09/2010

Autor y Coautor(es)
Marina Silva Rocha
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Maria Antonieta Gonzaga Silva; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer relações simples entre as teorias de Lamarck e Darwin sobre Evolução.

Conhecer as teorias de Lamarck e Darwin.

Identificar a importância histórica da divulgação destas teorias.

Propor discussões e debates contrapondo as ideias lamarckistas e darwinistas.

Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecer nenhum assunto específico para o andamento desta aula.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Lamarck e Darwin revolucionaram a biologia   

Pense com quantas espécies de seres vivos você já se deparou na sua vida. A variedade de seres vivos existentes no nosso planeta fascina o homem há muito tempo. A necessidade de buscar explicações para a sua própria origem, para a origem de todos os outros seres vivos e até mesmo do universo, levou o homem a criar mitos e teorias a esse respeito. Em geral, as pessoas acreditavam que cada espécie de ser vivo havia sido criada (criacionismo) e assim permanecia imutável ao longo dos tempos (fixismo).

Os biólogos do século 18, porém, começaram a questionar o princípio da imutabilidade das espécies. Georges Louis Leclerc (1707 - 1788), o conde de Buffon, fez um vasto trabalho sobre a história da Terra. A principal importância dessa obra é a de lançar a ideia de mudança das espécies com o tempo - a evolução.

Erasmus Darwin (1731-1802), avô do naturalista Charles Darwin, acreditava que as aptidões de um determinado animal eram resultado da organização da matéria da qual era formado. Assim, ao observar a estrutura de um organismo pode-se relacionar, entender, a sua função.

Partindo desse princípio, para Erasmus Darwin, a mudança da estrutura de alguma espécie era devida a transformações no ambiente e seria uma resposta do organismo a essa variação. Quaisquer mudanças ocorridas em um indivíduo seriam transmitidas para a sua prole.   

Lamarck e o lamarquismo   

Jean-Baptiste Antonie de Monet, cavalheiro de Lamarck (1744-1829) era um naturalista francês que compartilhava da ideia de que a estabilidade das espécies não tinha fundamento. Descreveu exemplos de criação seletiva (feita pelo homem) para fundamentar que as espécies mudam e que a causa dessas mudanças são as condições externas.

Para Lamarck, modificações no ambiente causam alterações nas necessidades dos seres vivos, o que leva a uma alteração de comportamento. Assim são alteradas a utilização e o desenvolvimento dos órgãos de cada indivíduo, o que, ao longo do tempo interfere na forma das espécies.

Sendo assim ele chegou à lei do uso e desuso, segundo a qual os indivíduos perdem características de que não necessitam e desenvolvem as que estão sendo utilizadas. Essa mudança seria transmitida à prole, ou seja, ocorre a transmissão dos caracteres adquiridos. O exemplo mais famoso que ele apresentou foi o seguinte: o pescoço comprido das girafas se desenvolveu à medida em que elas precisaram comer folhas das árvores mais altas.

Seguindo esse raciocínio, os músculos potentes das pernas de um jogador de futebol seriam herdados pelos seus filhos. Essa seria a herança dos caracteres adquiridos, o que evidentemente não ocorre.   

A teoria de Darwin   

Charles Robert Darwin (1809 - 1882), em 1831, foi convidado a participar como naturalista de uma volta de navio ao mundo promovida pela marinha inglesa. A viagem de Darwin, que durou cinco anos, aumentou os conhecimentos práticos do naturalista e serviu para fundamentar sua teoria da evolução.

Consciente das implicações de suas ideias sobre a tese da imutabilidade das espécies, a qual estava diretamente relacionada a preceitos religiosos, Darwin fez um estudo minucioso durante mais de vinte anos, para provar a transformação dos seres vivos. Em 1858, recebeu uma carta de Alfred Russel Wallace (1823-1913), um jovem naturalista na época, solicitando sua avaliação sobre o esboço de seu trabalho, o qual realizara nas ilhas do arquipélago Malaio.

Ao ler a carta Darwin ficou completamente surpreso e escreve a seu amigo Charles Lyell (1797-1875): "Ele (Wallace) não poderia ter feito melhor resumo do meu trabalho desenvolvido nestes últimos 22 anos..." Isso o encorajou a publicar suas ideias. Darwin estabeleceu uma origem comum a todas as espécies, revolucionando a concepção de humanidade e sua relação com as demais espécies do planeta. Foi muito criticado pelas igrejas cristãs e por vários cientistas da época, como já era o previsto.

O oponente mais sério de Darwin foi Richard Owen, pois o livro de Darwin - "A Origem das Espécies" - era uma rejeição implícita da classificação dos mamíferos feita por Owen. Em um debate anual realizado na Associação Britânica, em Oxford, sua obra causou uma grande controvérsia e uma discussão pública foi realizada.

O grande defensor de Darwin (já que este estava ausente) foi Thomas Henry Huxley (1894-1963), que se tornou seu maior advogado. Tempos depois, Huxley estabeleceu que a diferença entre o homem e os grandes símios era menor do que as diferenças entre eles e os primatas menores. Huxley teve papel importante no estabelecimento do ensino de ciências, pois colocou a necessidade de o aluno aplicar o método científico e verificar, sozinho, os conceitos ensinados.   

Adaptado de: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u42.jhtm (consultado em 13/09/10, às 08h25min).   

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de pesquisas e debates entre eles sobre o assunto, leitura e interpretação de texto, bem como vídeos explicativos sobre as teorias evolucionistas.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio de incentivo às discussões entre os alunos, com defesa das ideias de cada um, além de apresentação de texto e vídeos sobre o assunto para a turma, enfatizando as nuances das duas teorias.   

Atividade Inicial: Introduzindo o assunto e pesquisando             

Professor, num primeiro momento da aula, introduza o assunto sobre a ciência, falando para os alunos que muitos cientistas já fizeram grandes trabalhos para tentar descobrir a origem dos seres vivos e todas as diferenças que existem entre eles hoje.  

Leve a turma para o laboratório de informática ou biblioteca e oriente-os a realizar um levantamento bibliográfico sobre quem foram Jean-Baptiste Antonie de Monet (Lamarck) e Charles Robert Darwin. Peça que cada aluno pesquise sobre a vida destes cientistas, quais foram seus feitos para a ciência, o que sofreram para demonstrar suas ideias e como utilizamos hoje o conhecimento que eles nos deixaram. Este trabalho poderá ser realizado em duplas ou trios, se você preferir. Os alunos devem produzir um quadro comparando os dois cientistas e as teorias de cada um.   

Debate: Lamarck ou Darwin? 

Após esse momento de pesquisa, leve os alunos para a sala de aula novamente e divida a turma em dois grupos: um irá defender as ideias de Lamarck e o outro as ideais de Darwin. Direcione a discussão para as argumentações justificadas, ou seja, por que Lamarck afirmou que o pescoço das girafas cresceu ao longo do tempo? Lei do uso e desuso. Contra argumentação: como isso foi passado para seus descendentes?  Incentive os debates entre os dois grupos, que deverão provar que o cientista defendido está correto em suas ideias.

Através desta atividade, os alunos poderão compreender o valor da defesa das ideias, além de como os cientistas na época poderiam ter sido julgados. A turma terá a oportunidade de compreender aspectos importantes das teorias dos dois cientistas, e este conhecimento estará solidificado, devido à investigação feita por eles mesmos.   

Criando uma cartilha sobre as teorias de Lamarck e Darwin 

Ao final do debate, crie junto com a turma uma cartilha esclarecendo as duas teorias e explicando a importância das pesquisas para a descoberta de novas ideias e formulação de novas teorias.

Explique para os alunos que as perguntas que esses estudiosos fizeram os levaram a levantar diversas hipóteses para explicar o que estavam observando, muitas das conclusões a que chegaram não foram aceitas ou corretas, mas os estudiosos que os sucederam só começaram a questionar após esse levantamento preliminar. Sem eles, a ciência não teria grande parte do conhecimento atual. Assim, as ideais divulgadas hoje só fazem sentido devido a erros e acertos anteriores, e que todo o processo foi válido na explicação de vários fenômenos biológicos, químicos ou físicos.

Para a confecção da cartilha, utilize as informações pesquisadas pelos alunos no início da aula, incentive novas discussões entre eles neste momento, avaliando se eles realmente conseguiram compreender o valor das ideias de cientistas que fizeram a história da ciência e trouxeram para nós grandes conhecimentos e possibilidades.

Utilize materiais recicláveis para montar a cartilha, como papéis já usados pelos próprios alunos, embalagens vazias e outras matérias primas. Depois que a cartilha estiver pronta, divulgue o material para toda a escola, de forma que os alunos tenham a oportunidade de demonstrar para outros alunos quais conhecimentos construíram na aula de hoje.

Lei do Uso e Desuso de Lamarck

Retirado de: http://img.sparknotes.com/figures/1/1534327ece5d347f8fe2828c8fdb7677/giraffe.gif (consultado em 15/09/10, às 14h54min). 

Comparação de um dos pontos abordados pelas Teorias de Lamarck e Darwin

Retirado de: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Seresvivos/lamarck.jpg (consultado em 16/09/10, às 15h10min).    

Texto para os alunos:             

Professor, depois de pronta a cartilha, entregue para os alunos um texto sobre as teorias de Lamarck e Darwin. Faça com a turma uma leitura atenciosa, pedindo que cada um anote no caderno as ideias principais do texto, para posterior uso das anotações.             

Abaixo seguem sugestões de texto:

Sempre igual ou sempre mudando?

Deus estava de bobeira em um belo dia, e resolveu criar as plantas e os animais, que já nasceram prontinhos: era nisso que as pessoas acreditavam até o século 18. Essa teoria, chamada de Criacionismo, achava que cada espécie, animal ou vegetal, tinha sido criada independentemente, por ato divino, e era imutável. Só que, no finalzinho do século 18, algumas pessoas começaram a perceber que essa ideia era meio furada.

Um dos primeiros a perceber que os seres vivos não tinham sido sempre iguais foi o Jean Baptiste Lamarck. Em 1809, ele publicou um livro chamado “Filosofia Zoológica”, em que explicava a teoria criada por ele, e que ficou conhecida como Lei do Uso e Desuso. A ideia do Lamarck era bem simples: ele achava que as mudanças no ambiente faziam os animais e plantas adquirirem novos hábitos, e que esses novos hábitos "criavam" mudanças no organismo deles!

Não deu para entender? Então preste atenção nesse exemplo: o Lamarck acreditava que, há muito tempo, as girafas tinham o pescoço curto. Só que, como elas moravam em um lugar que tinha poucas plantas no chão, as bichinhas começaram a esticar o pescoço para comer as folhas mais altas. Com essa “esticação", as girafas foram ficando pescoçudas, ou seja, como elas precisavam usar mais o pescoço, essa parte do corpo delas se desenvolveu.

E, além disso, Lamarck também achava que, depois que uma girafa desenvolvia um "pescoção", seus filhotes começavam a nascer pescoçudos também: essa era a Lei da Transmissão de Características Adquiridas!

Parece uma ideia legal, né? Só que não é: entre 1868 e 1876, um alemão chamado August Weismann fez uma experiência provando que o Lamarck estava para lá de enganado! O Weismann (que maldade!) cortou o rabo de várias gerações de camundongos e mostrou que, mesmo assim, os filhotes nasciam sempre com rabos! Ou seja, as características adquiridas por uma geração de seres vivos não passava para a próxima. Xi...e agora? Agora entra no jogo um tal de Darwin que vai explicar essa história direitinho...  

Adaptou? Fica. Não adaptou? Cai fora! 

Bom, a ideia do Lamarck era furada, mas serviu para provar que os seres vivos estavam mesmo sempre mudando. Só que faltava alguém para explicar como é que aconteciam essas mudanças. E esse alguém era o inglês Charles Darwin!

Em 1859, o Darwin publicou um livro chamado “A Origem das Espécies”, e esse livrinho botou fogo nas discussões sobre a evolução dos seres vivos! É que o danado do Darwin simplesmente apareceu com uma ideia totalmente nova: a tal da seleção natural.

Essa teoria que revolucionou a ciência dizia o seguinte: os animais e plantas estão sempre mudando, ao acaso. E, quando coincide de uma dessas "mudanças casuais" ser positiva para uma espécie, ela se mantém, se espalha e acaba virando uma característica da espécie! Ou seja, a natureza "seleciona" os bichos mais adaptados!

Vamos usar as girafinhas de novo para explicar melhor: o Darwin achava que, no meio das populações de girafas, de vez em quando aparecia uma diferente, por acaso. Pode ser que, antes de surgir a primeira girafa de pescoço comprido, tenha aparecido uma de pernas grossas ou de orelhas grandonas. Só que, como esse tipo de modificação não interessava em nada para as bichinhas, essas girafas acabaram morrendo.

Aí, um belo dia, apareceu uma girafa de pescoço comprido. E ela se deu bem: como era altona, conseguia comer mais, ficou mais forte e teve mais filhotes. Seus filhotes, que nasceram com pescoço comprido, também conseguiam mais comida que as girafas "despescoçadas" e também ficaram mais fortes. Com o tempo, as girafas de pescoço curto, que não se adaptaram bem ao ambiente, foram tendo menos filhotes, enquanto as pescoçudas, felizes e bem alimentadas, tinham vários filhotes, também pescoçudos. Até que um dia, todas as girafas de pescoço curto morreram e só sobraram as de pescoço comprido: pronto, a espécie tinha mudado!

E é assim que, ainda hoje, se explica a evolução das espécies. Só que o Darwin esqueceu de um detalhezinho: como é que, no meio de várias girafas de pescoço curto, apareceu uma de pescoço comprido? Milagre?

Uma mãozinha para Darwin 

Para preencher esse "buraco" na teoria de Darwin, foi criada uma nova teoria. Ou melhor, uma "meia teoria", que "grudada" na de Darwin, virava uma teoria completa. E ela foi chamada de Neodarwinismo, ou Teoria Sintética da Evolução. O Neodarwinismo, que quer dizer simplesmente "Novo Darwinismo", explica porque, dentro de uma espécie, existem alguns seres que nascem meio diferentes.

Para essa teoria, a resposta está nos genes: é lá dentro que acontecem as "mágicas", que criam bichinhos diferentes no meio de um monte de bichinhos iguais! Um dos principais fatores que determinam essas "mágicas" é a mutação. Ela acontece quando um gene, sem mais nem menos, resolve mudar. Quer dizer, sem mais nem menos, não: existem algumas "coisinhas" que ajudam um gene a mudar. Raios X e radiação, por exemplo, são fatores mutagênicos muito fortes! Pode ter sido um gene mutante quem originou o crescimento do pescoço da primeira girafa "pescoçuda", por exemplo!

Adaptado de: http://www.canalkids.com.br/cultura/ciencias/biologia/vocesabia/02.htm (consultado em 13/09/10, às 08h52min).    

Outra sugestão de texto: http://www.colegioweb.com.br/biologia/comparacao-entre-as-teorias-de-lamarck-e-darwin (consultado em 13/09/10, às 08h53min). 

Ferramentas tecnológicas -  Atividades Visuais:             

Professor, após a leitura e interpretação do texto, apresente para a turma alguns vídeos que demonstram um pouco da história dos dois cientistas estudados e suas teorias. Se necessário, exiba mais de uma vez cada vídeo, e peça que os alunos anotem no caderno as ideias principais de cada vídeo.             

Depois de todas as ideias anotadas sobre os vídeos e texto anterior, peça que cada dupla de alunos escreva uma carta para algum colega de outra turma, contando como foi a vida de Lamarck e Darwin, quais as teorias os dois cientistas criaram e sua importância para a história da ciência. Promova uma troca de cartas entre diferentes turmas, incentivando a troca de informações entre os alunos e conseqüente construção de conhecimentos.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Lamarckismo - http://www.youtube.com/watch?v=DnGhPZyrJiw&feature=related (consultado em 13/09/10, às 09h09min).    

A Evolução segundo Lamarck - iPED - http://www.youtube.com/watch?v=IDNdh19MDhU&feature=related (consultado em 13/09/10, às 09h10min).    

El origen de las especies - http://www.youtube.com/watch?v=A0clvLLHSYM&feature=related (consultado em 13/09/10, às 09h11min).    

Charles Darwin Biografía - http://www.youtube.com/watch?v=b_BvHKHU8fE&feature=related (consultado em 13/09/10, às 09h12min). 

Recursos Complementares

Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, para serem usados em sua aula caso julgue necessário, ou apenas como um “saiba mais”:  

http://cienciahoje.uol.com.br/colunas/deriva-genetica/viva-lamarck (consultado em 13/09/10, às 09h26min).    

http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u44.jhtm (consultado em 13/09/10, às 09h27min).    

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/evolucao-dos-seres-vivos/evolucao-dos-organismos.php (consultado em 13/09/10, às 09h28min).    

http://www.algosobre.com.br/biologia/teorias-da-evolucao.html (consultado em 13/09/10, às 09h29min).    

http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/250/darwin-muito-famoso-e-pouco-lido/?searchterm=mutualismo (consultado em 13/09/10, às 09h30min).     

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Peça para a turma que monte um teatro representando o momento em que as ideias de Darwin foram tornadas públicas. Os alunos deverão então fazer novas pesquisas sobre a vida de Darwin, em qual momento histórico estava passando o mundo, dentre outros aspectos.

Para a elaboração da peça de teatro peça ajuda o/a professor (a) de português ou literatura e o/a professor (a) de história que poderá ajudar na contextualização do momento histórico da época da divulgação das ideias.

Abaixo seguem algumas referências para auxiliar o professor na execução da atividade: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=264 (consultado em 13/09/10, às 09h18min), & http://www.revistas.ufg.br/index.php/sv/article/viewFile/103/4701 (consultado em 13/09/10, às 09h19min) & http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/adaptacao-conto-peca-teatral-revisao-computador-producao-texto-511977.shtml(consultado em 13/09/10, às 09h20min).                  

Depois de pronto o texto para a encenação, convide outras turmas para assistirem ao teatro dos alunos, para divulgação das ideias aprendidas na aula de hoje. Avalie se seus alunos conseguiram expressar de forma correta um pouco da história da ciência, demonstrando como as teorias científicas são importantes para o crescimento da ciência.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

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