Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


De Ulisses à Grécia Antiga

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, CLAÚDIA LIMEIRA DE SENA, CLARICE FERREIRA GUIMARAES

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  •  Escutar a história da Odisséia, apreciando a leitura feita pelo professor.
  •  Gostar de ler e ouvir a Odisséia.
  •  Perceber aspectos da vida cotidiana (alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, etc.) das pessoas na Grécia Antiga;
  •  Produzir, em pequenos grupos, textos e ilustrções registrando os conhecimentos construídos acerca do tema estudado; 
  •  Registrar por meio da escrita e do desenho as sínteses construídas a partir das apresentações sobre o cotidiano da Grécia Antiga;
  • Produzir convite para a exposição de socialização do conhecimento construído sobre a Grécia Antiga;
  •  Socializar o conhecimento construído sobre a Grécia Antiga (exposição);
  • Valorizar o trabalho em grupo.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante quinze dias em aulas com duração de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para estas aulas os alunos precisam  ter vivenciado situações didáticas envolvendo a contação de alguma adaptação da obra A Odisséia para a criança.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Despertando o interesse pela Grécia Antiga

1º momento: Como sugestão, o professor  leva para a roda da conversa a adaptação da obra A Odisséia trabalhada com a turma e, juntos, relembram as histórias que as crianças mais gostaram de ouvir.

   

                        Fonte: http://www.traça.com.br                                          Fonte:  http://www.travessa.com.br   

 2º momento: Após o momento de relembrarem as histórias, o professor propõe os seguintes questionamentos para a turma:

  • Pessoal, será que houve um tempo em que o povo grego vivia como os personagens da Odisséia?
  • Como será que era a casa deles?
  • E as roupas, como será que se chamavam aquele tipo de roupa?
  • Vocês lembram o que os personagens comiam?
  • Como será que era a alimentação?
  • O que será que as pessoas dessa época faziam para se divertir?
  • E o trabalho, no que será que elas trabalhavam?
  • Será que eles acreditavam em todos aqueles deuses que aparecem na história?

3º momento: O professor propõe a turma se dividir em grupos para pesquisarem e tentar responder todos os questionamentos. Para formar os grupos apresenta a turma o quadro abaixo que deve ser preenchido de acordo com as escolhas das crianças:

A VIDA NA GRÉCIA ANTIGA

TEMA    

Alimentação

Vestuário

Moradia

Trabalho

Diversão

        Religião

GRUPO

                   

                    

                   

                   

                     

           

Em seguida, o professor combina com a turma que cada grupo ficará responsável por elaborar um texto e cartaz sobre o tema escolhido, para apresentarem aos demais colegas.

 4º momento: Definidos os grupos de trabalho, o professor leva a turma à biblioteca, colocando à disposição das crianças materiais diversos sobre a Grécia Antiga – atlas, lendas, livros de Arte e de História, orientando-as a manusearem os materiais disponibilizados, fazendo a leitura possível a cada uma, naquele momento de sua aprendizagem.

ATIVIDADE 2 – Organizando os conhecimentos sobre a Grécia Antiga

Para a realização da organização do que cada grupo selecionou nesse bloco de atividades, o professor combina com a turma que enquanto ele trabalha com um dos grupos os demais se envolverão em outras atividades que possam realizar com autonomia. Ressalta, ainda, que todos os grupos terão sua presença.

 1º momento: O professor avisa as crianças que destacou ,no material selecionado por eles na biblioteca, algumas informações que ajudarão cada grupo na elaboração do texto sobre o tema que irá apresentar. Em seguida, procede a leitura e discussão dos trechos destacados em cada material. Nesta ocasião a leitura pode ser realizada pelo professor ou por alguma criança do grupo que já consegue ler convencionalmente .  

 Recortes da vida cotidiana na Grécia Antiga: Esportes, Cultura, Vida Familiar e Vaidades

Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br 

2º momento: Passado este momento, o grupo produz oralmente um texto que reflita a síntese que lhes foi possível realizar sobre o tema que apresentará para a turma. Nesta situação o professor assume o papel de escriba. Para ajudar as crianças a organizarem, em forma de texto, suas idéias acerca do assunto estudado, o professor pode fazer alguns questionamentos, como no exemplo abaixo:

PROCESSO DE PRODUÇÃO

TEXTO FINAL

- Pessoal, nesses materiais que lemos o que vocês aprenderam sobre como as pessoas moravam lá na Grécia Antiga?

- Em palácios.

 - Todo mundo morava em palácio?

- Não, só os ricos.

 - E as outras pessoas?

 - Em casa ou choupanas.

- Como a gente pode dizer isso no texto?

 - Na Grécia Antiga as pessoas moravam em palácios, casas ou choupanas. (...)

 - E as casas? Quem morava nelas? Onde ficavam?

 - No campo.

 - Fora da cidade.

- As pessoas que trabalhavam no campo.

- Os camponeses.

- E no texto, como a gente vai dizer isso?

 - As casas, outro tipo de moradia da Grécia Antiga, ficavam no campo fora da cidade. (...)

A moradia na Grécia Antiga    

     Na Grécia Antiga as pessoas moravam em palácios, casas ou choupanas.             

     Os palácios ficavam no centro da cidade e eram arrodeados por muralhas. Quem vivia nos palácios eram as pessoas ricas.  Eles eram cheios de salas parecendo um labirinto. Dentro deles tinha armazéns, casa de banho, aposentos dos reis e rainhas e a sala do trono.           

    As casas, outro tipo de moradia da Grécia Antiga, ficavam no campo fora da cidade. Quem morava nelas eram as camponesas, pessoas que trabalhavam plantando ou cuidando de animais. Elas tinham a forma de um quadrado.

   Tinha um outro tipo de casa que se chamava choupana que eram as casa dos escravos ou servos.

  Autores: Gabriel, Maria Eduarda, Mirella

3º momento: Concluída a produção do texto, cada grupo decide o material a ser usado na elaboração do cartaz será utilizado durante a apresentação do seu tema.   

CARTAZ SOBRE O VESTUÁRIO

Fonte: Acervo do NEI, 2005.

ATIVIDADE 3 – A produção do convite

1º momento: Concluída a produção dos textos e cartazes, o professor decide com a turma a data da apresentação de cada grupo e quem será convidado, neste caso: pais e outras turmas da escola.

2º momento: Como as apresentações dos grupos acontecerão em dias diferentes, o professor discute com as crianças sobre como devem organizar um só convite contendo as datas e horários de cada apresentação. Para ajudar as crianças nessa discussão ele pode apresentar para a turma algumas programações de Seminários e ler para as crianças irem percebendo que nele além do horário, local e data, no convite deve ser informado o título da atividade e quem está promovendo. O convite pode ser organizado numa tabela como no exemplo abaixo:  

Antes das apresentações, o professor envia o texto para casa, afim de que as crianças possam estudar para se sentirem mais seguras no dia da apresentação, conforme sugestão abaixo:

Atividade de Casa

Nesta semana estaremos apresentando o seminário sobre a Grécia Antiga. Prepara-se para essa atividade lendo sozinho ou com ajuda o texto que você elaborou com o seu grupo.

Localização da Grécia Antiga

     

        A Grécia Antiga localizava-se entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo. Essa região hoje é conhecida como continente europeu.         

        Esse país formou-se após a migração de tribos nômades de origem européia cerca de 2000 a.C.           

        Os gregos possuíam várias colônias espalhadas pela Ásia – onde hoje é a Turquia – pelas praias perto do mar Negro, pela Silícia e sul da Itália.

 Autores: Abmael, Alexandre

Também é importante decidir junto a elas a parte que cada componente quer ficar responsável por apresentar e realizar um ensaio com cada grupo.

ATIVIDADE 4 – As apresentações dos grupos

1º momento:O professor, junto com as crianças, organiza a sala em forma de auditório e deixa os cartazes de cada grupo preparado para serem afixados no quadro.

2º momento: O professor recebe os convidados, pais e crianças, orientando-os acerca de como se acomodarem para assistir as apresentações.  As turmas organizando as crianças em uma roda.

ORGANIZAÇÃO DOS CONVIDADOS

Fonte: Acervo do NEI, 2005.

GRUPO EXPLICANDO COMO ERA A ALIMENTAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

Fonte: Acervo do NEI, 2005

No momento da apresentação, para que algumas crianças consigam falar sobre o que estudaram/pesquisaram, o professor pode fazer perguntas acerca do tema. O professor, também pode facultar a palavra para que os convidados façam perguntas ou comentário sobre o que cada grupo está apresentando.

3º momento: Para que cada criança elabore suas sínteses sobre os temas apresentados pelos colegas, o professor, após a apresentação dos grupos, solicita a turma que faça o registro do que aprendeu como nos exemplos abaixo:

 

Escola___________________________________________________ Natal ____/_____/_______                                      Turma __________ Nome____________________________________________________   

Atividade de Sala

  Desenhe e escreva o que você gostou de aprender sobre o vestuário, o trabalho e a diversão das pessoas na Grécia Antiga.

____________________

____________________

____________________

____________________

_____________________

_____________________

_____________________

_____________________

_____________________

_____________________

_____________________

_____________________

   

Recursos Complementares

O professor poderá aprofundar seus conhecimentos sobre o tema desta aula através do material: “Grécia (Série vamos brincar)” e “A Grécia Antiga” disponível no endereço:

http://tvescola.mec.gov.br/ (clicar no link videoteca. Em seguida, no link Filmes/Programas clicar na letra G e selecionar os seguintes vídeo: 

Episódio da série "Vamos Brincar", em que crianças de diferentes nacionalidades mostram as brincadeiras e os jogos de rua de suas comunidades, ensinando um pouco sobre a cultura de cada um desses lugares. (Série: VAMOS BRINCAR Faixa de Ensino: Infantil Disciplina: Natureza e Sociedade).

Episódio da série "Grandes Civilizações", que conta de maneira didática a história de povos importantes para a evolução da humanidade (Parte 1 e 2) (Série: GRANDES CIVILIZAÇÕES Faixa de Ensino: Fundamental Disciplina: História)

No site http://youtube.com.br ao digitar na caixa de pesquisa Grécia Antiga, o professor poderá acessar os vídeos abaixo:

  Grecia, sua história e seus mitos - The History Channel - Log On

Confronto Dos Deuses - Zeus (parte 1/5)  

Aula de Grécia Antiga, (parte 1/2)

Mitologia grega

   Para ter acesso as imagens do primeiro momento da atividade 1, o  professor entra nos sites http://www.traca.com.br  (digita na caixa de pesquisa A Odisséia e clica em pesquisar) e   http://www.travessa.com.br   (digita na caixa de pesquisa ruth rocha conta Odisséia)

Para ter acesso as imagens do primeiro momento da atividade 2 o  professor entra no site  http://www.planetaeducacao.com.br 

Artigos sobre o tema da aula  

 http://www.portalsaofrancisco.com.br  

Ao acessar o site e digitar na caixa de pesquisa Grécia e clicar pesquisar, o professor terá acesso a diversos artigos sobre a Grécia Antiga..                                                                

 http://www.discoverybrasil.com 

Para ter acesso a diversos artigos sobre a Grécia, o professor clica no link DE A A Z e, em seguida, clica  em Greácia..

Avaliação

  A avaliação será realizada durante o decorrer das atividades em função dos seguintes critérios:

  •  Participação dos alunos durante a leitura dos materiais relacionados ao tema de estudo do seu grupo (alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião na Grécia Antiga).
  •  Contribuições, individual e coletivas, dos alunos na elaboração do texto e cartazes a serem usados durante a apresentação do tema de estudo do seu grupo.
  •  Envolvimento da criança durante a apresentação do tema de estudo de seu grupo (aspectos da vida cotidiana - alimentação, moradia, diversão, trabalho, vestuário, religião, etc. - das pessoas na Grécia Antiga).   
  • Dos registros escritos e desenhos acerca dos conteúdos trabalhados por cada grupo.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.