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Cidade do Átomo – Usina Nuclear – Parte 2

 

23/06/2009

Autor y Coautor(es)
WESLEY PEREIRA DA SILVA
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BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Identificar os benefícios e malefícios do uso de uma usina termonuclear para uma cidade;
• Criar argumentos a favor e contra o uso de usinas termonuclear.

Duração das atividades
Duas horas aula de cinqüenta minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Radioatividade.

Estratégias e recursos da aula

Professor, é recomendado que utilize duas aula sequenciais para essa aula, mas se não for possível o programa permite salvar as informações, o que permitirá o acesso em uma aula futura.

              

O professor deverá instalar o programa Cidade do Átomo disponível no link abaixo:
http://www.iq.ufrgs.br/aeq/cidatom.htm

Nesta página o professor deverá baixar o programa e ainda deverá seguir as instruções para a instalação do mesmo. A instalação não é tão simples, pois além do programa é necessário a instalação do MySQL.
Para esta aula o professor deverá criar um blog junto com os alunos para disponibilizar as informações da aula. Para a criação do blog acesse o site abaixo:
http://www.criarumblog.com/pt/criar-um-blog-gratis/criar-blog-gratis.htm

Inicie a aula no laboratório de informática e divida a turma em grupos de três ou quatro alunos. Peça para os alunos abrirem o programa Cidade do Átomo.
Inicialmente um dos alunos deverá criar um cadastro no programa clicando no botão novo. O aluno deverá colocar o seu nome e criar uma senha, diga para que o aluno escolha uma senha fácil de lembrar, de preferência o sue próprio nome:

Feito isso o programa abrirá uma mensagem inicial de onde será descrito o que deve ser feito pelos alunos nesse programa. Após a leitura da mensagem inicial solicite aos alunos que observem o ambiente do programa e que façam uma pequena descrição do ambiente virtual disponibilizado pelo programa. Essa descrição deverá ser colocada no blog.

Esse contato inicial é importante para que os alunos vejam todas as funcionalidades do programa.

Em seguida os alunos deverão clicar na aba L.I.U.N. Nessa aba, eles terão informações sobre as atividades que eles deverão fazer.

Peça para que os alunos leiam cada uma das atividades propostas.
Primeiramente os alunos deverão observar a usina nuclear indicando onde ela fica localizada e quais são as suas características. Diga aos alunos para que coloquem as respostas no blog.

Feito isso os alunos deverão verificar a segurança para os trabalhadores da usina. Para isso, eles deverão pesquisar na biblioteca essas informações. Oriente os alunos durante a leitura dos textos da biblioteca, para que essa busca não seja longa demais. Depois de encontrar as informações para a dose (mSv) por trabalhador e população em geral, peça para que os alunos coloquem as suas respostas no L.I.U.N.

Obs.: Essas informações encontram-se na biblioteca do programa no tópico:
Tópico 3 - Radiação - Algumas Aplicações
A Comissão Internacional de Proteção Radiológica recomenda os seguintes níveis máximos de dose de radiação que uma pessoa pode estar sujeita a receber:
• para trabalhadores que lidam com radiação a dose equivalente anual deve ser inferior a 50 mSv, para irradiação uniforme do corpo todo;
• em exames radiológicos, nenhum tecido deve receber mais que 500 mSv ao ano. A dose máxima para o tecido cristalino, responsável pela visão é de 150 mSv ao ano;
• o nível máximo permitido de radiação para indivíduos que residam próximos às áreas com alta radiação de fundo é de 5 mSv ao ano;
• a população como um todo não pode estar sujeita a doses maio res que 50 mSv em um período de 30 anos .

Agora os alunos deverão encontrar os valores médios de dose de radiação recebida pelos trabalhadores da usina nuclear. E para obter essa informação basta colocar o mouse sobre a planta da usina e observar os números que aparecem em vermelho no canto superior esquerdo.

Em seguida peça para que os alunos voltem para a cidade do átomo. Agora eles terão que verificar a radiação da área ao redor da usina. Para isso deverão coletar amostras do solo e da água.

Como coletar e analisar as amostras:

Para colocar os amostradores basta clicar com o botão direito do mouse na região desejada e escolher a opção “colocar amostradores”. Em seguida clique no botão “analisar” para obter uma análise dos dados:

Após a análise, os resultados estarão disponíveis na aba “resultados das análises”. Peça para que os alunos coloquem esses resultados no laudo e em seguida calculem a média desses quatro resultados. Auxilie os alunos no cálculo da média.

Em seguida, peça para que os alunos terminem de responder as questões do laudo presente na aba “L.I.U.N.”. Após o término do laudo eles deverão clicar no botão “Mover os dados para o Bloco de Notas apagando a Tabela” isso fará com que todas as informações presentes no laudo sejam gravadas. Peça para que os alunos coloquem as informações do laudo no blog. Os alunos deverão ler os laudos dos outros grupos e por fim colocar a sua opinião sobre o uso das usinas termonucleares.

Professor divulgue o blog na escola para que os demais alunos tenham acesso a essa discussão.

Avaliação

O professor poderá avaliar os alunos através do relatório produzido ao longo da aula e através da participação na aula e no blog.

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