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M, N e til: sons nasalizados e escrita ortográfica

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprender a grafia correta das palavras nasalizadas: uso do m, n ou til.

Duração das atividades
4 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que já estejam em fase de sistematização e consolidação da base alfabética.

Estratégias e recursos da aula

Para iniciar, sugiro que você professor (a) leia o texto abaixo.

ORALIDADE E NASALIDADE

Vogais orais

A corrente de ar vibrante passa apenas pela cavidade bucal. São sete os fonemas vocálicos orais:

1/a/ = mato

 2. /e/ = letra

3. /3/ = reta

 4. /i/ = vida

5. /o/ = boca

6. / / = obra

7. /u/ = rubro   

A corrente de ar vibrante passa, ao mesmo tempo, pelas cavidades bucais e nasais. Para marcar o som nasal das vogais na escrita utilizamos o til, o m ou o n. São cinco as vogais nasais:

  1. /ã/ = ímã, anta, canto, ambos.

2. /e/ = lento, vento, lembro.

3. / / = cinto, finda, ímpar.

4. /õ/ = põe, ronco, monta, ombro.

5. / / = fundo, mundo, umbral.

*Texto retirado do site: http://www.colegioweb.com.br/portugues/oralidade-e-nasalidade  

A percepção sonora é desenvolvida nas crianças em processo de aquisição da linguagem, por meio de exercícios de consciência fonológica e consciência fonêmica. Mas é necessário também que o professor chame a atenção das crianças para estes aspectos, mostrando que esta percepção auxilia  na grafia correta das palavras.

Escreva no quadro/lousa a lista de palavras abaixo.

  • Leia cada palavra destacando os fonemas nasalizados. .
  • Peça às crianças que repitam e depois copiem o quadro no caderno.

 Indicamos, como recurso complementar, o jogo dos sons do M e N http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=550 

Oriente as crianças quanto ao uso do dicionário para esclarecer dúvidas sobre a forma correta de escrever as palavras. *  

 *Caso as crianças ainda não saibam utilizar o dicionário

  •   Organize as crianças em duplas.
  • Entregue a cada dupla um dicionário.
  • Deixe que as crianças manuseiem e façam observações.
  • Explique que o dicionário:
    •  Possui o significado das palavras da nossa língua;
    • Apresenta a grafia correta das palavras;      
    • É organizado em ordem alfabética;
    • Abra a primeira página do dicionário com as crianças
    •  Demonstre no quadro a sequência alfabética das palavras:
  • Peça que expliquem quais as diferenças que existem entre as palavras.

  •  Explique que a sequência alfabética de cada palavra determina onde ela será localizada no dicionário.  

  • Retome a atividade anterior e peça às crianças que façam a correção consultando o dicionário.

Retome a atividade anterior e peça às crianças que façam a correção consultando o dicionário.   

Atividade de avaliação   

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS    

 1)     COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM “M” OU “N”

2)     SE NECESSÁRIO COLOQUE O ACENTO TIL NAS PALAVRAS ABAIXO.

  3)     LEIA PARA SUA PROFESSORA AS PALAVRAS ABAIXO:

4)     RECORTE DE JORNAIS E REVISTAS PALAVRAS PARA PREENCHER O QUADRO ABAIXO:

Recursos Complementares

Para aprofundar no tema sugiro a dissertação: “DURAÇÃO DOS SEGMENTOS VOCÁLICOS ORAIS, NASAIS E NASALIZADOS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO” - Hellen de Oliveira Valentim Campos   Disponível no site:  http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/ALDR-7YAMV9/1/1257m.pdf 

Avaliação

Observe se: ·      

  •  A criança demonstrou ter compreendido as regras de uso da letra “m” e “n”. ·         
  • O grupo consegue colocar o acento til corretamente nas palavras. ·         
  • O grupo procura ajuda ou consulta o dicionário em caso de dúvida.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
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