Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A função da pontuação para a compreensão do texto

 

06/12/2010

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver  a interpretação de textos observando a importância da pontuação para a sua compreensão.  

Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Indicada para crianças que já consigam ler e interpretar pequenos textos/frases.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Comece a atividade apresentando para as crianças um vídeo sobre os sinais de pontuação: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3089 

Peça às crianças que façam comentários sobre o vídeo e que sugiram frases utilizando cada um dos sinais de pontuação. É interessante que você faça o registro de cada frase no quadro.   Se necessário repita o vídeo.    

*Para colorir e enfeitar a sala de aula. Fonte: http://cantinholudico.forumeiros.com/dicas-e-atividades-de-1-a-4-serie-f10/sinais-de-pontuacao-t60.htm 

  Atividade 2

 ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

Leia o texto abaixo silenciosamente e observe os sinais de pontuação.   

Agora marque cada sinal de uma cor:

Bom Dia, Todas as Cores!

Ruth Rocha

Retirado do site: http://www2.uol.com.br/ruthrocha/historias_15.htm 

Meu amigo Camaleão acordou de bom humor.

- Bom dia, sol, bom dia, flores,

bom dia, todas as cores!

 Lavou o rosto numa folha

Cheia de orvalho, mudou sua cor

Para a cor-de-rosa, que ele achava

A mais bonita de todas, e saiu para

O sol, contente da vida.

Meu amigo Camaleão estava feliz

Porque tinha chegado a primavera.

E o sol, finalmente, depois de

Um inverno longo e frio, brilhava,

Alegre, no céu.

- Eu hoje estou de bem com a vida

- Ele disse. - quero ser bonzinho

Pra todo mundo...

Logo que saiu de casa,

O Camaleão encontrou

O professor pernilongo.

O professor pernilongo toca

Violino na orquestra

Do Teatro Florestal.

- Bom dia, professor!

Como vai o senhor? -

Bom dia, Camaleão!

 Mas o que é isso, meu irmão?

Por que é que mudou de cor?

Essa cor não lhe cai bem...

Olhe para o azul do céu.

Por que não fica azul também?

O Camaleão,

Amável como ele era,

Resolveu ficar azul

Como o céu da primavera...

 Até que numa clareira

 O Camaleão encontrou

O sabiá-laranjeira:

- Meu amigo Camaleão,

Muito bom dia e você!

Mas que cor é essa agora?

O amigo está azul por quê?

E o sabiá explicou

Que a cor mais linda do mundo

Era a cor alaranjada,

 Cor de laranja, dourada.

 Nosso amigo, bem depressa,

Resolveu mudar de cor.

Ficou logo alaranjado,

Louro, laranja, dourado.

 E cantando, alegremente,

Lá se foi, ainda contente...

Na pracinha da floresta,

Saindo da capelinha,

Vinha o senhor louva-a-deus,

Mais a família inteirinha.

Ele é um senhor muito sério,

Que não gosta de gracinha.

- bom dia, Camaleão!

Que cor mais escandalosa!

Parece até fantasia

Pra baile de carnaval...

Você devia arranjar

Uma cor mais natural...

Veja o verde da folhagem...

Veja o verde da campina...

Você devia fazer

O que a natureza ensina.

 É claro que o nosso amigo

 Resolveu mudar de cor.

Ficou logo bem verdinho.

E foi pelo seu caminho...

Vocês agora já sabem como era o Camaleão.

Bastava que alguém falasse,

 mudava de opinião.

 Ficava roxo, amarelo, ficava cor-de-pavão.

Ficava de toda cor.

Não sabia dizer NÃO.

Por isso, naquele dia, cada vez que

 Se encontrava com algum de seus amigos,

E que o amigo estranhava a cor com que ele estava...

Adivinha o que fazia o nosso Camaleão.

Pois ele logo mudava, mudava para outro tom...

Mudou de rosa para azul.

De azul para alaranjado.

De laranja para verde.

De verde para encarnado.

Mudou de preto para branco.

De branco virou roxinho.

De roxo para amarelo.

 E até para cor de vinho...

Quando o sol começou a se pôr no horizonte,

Camaleão resolveu voltar para casa.

Estava cansado do longo passeio

 E mais cansado ainda de tanto mudar de cor.

Entrou na sua casinha.

Deitou para descansar.

E lá ficou a pensar:

- Por mais que a gente se esforce,

Não pode agradar a todos.

 Alguns gostam de farofa.

 Outros preferem farelo...

Uns querem comer maçã.

Outros preferem marmelo...

Tem quem goste de sapato.

Tem quem goste de chinelo...

E se não fossem os gostos,

Que seria do amarelo?

Por isso, no outro dia,

Camaleão levantou-se Bem cedinho.

 - Bom dia, sol, bom dia, flores,

Bom dia, todas as cores!

Lavou o rosto numa folha

Cheia de orvalho,

 Mudou sua cor para A cor-de-rosa, que ele

Achava a mais bonita

De todas, e saiu para

O sol, contente

Da vida. Logo que saiu,

Camaleão encontrou o sapo cururu,

Que é cantor de sucesso na Rádio Jovem Floresta.

- Bom dia, meu caro sapo!

Que dia mais lindo, não?

- Muito bom dia, amigo Camaleão!

Mais que cor mais engraçada,

Antiga, tão desbotada...

Por que é que você não usa

 Uma cor mais avançada?

 O Camaleão sorriu e disse para o seu amigo:

 - Eu uso as cores que eu gosto,

E com isso faço bem.

Eu gosto dos bons conselhos,

Mas faço o que me convém.

Quem não agrada a si mesmo,

Não pode agradar ninguém...

E assim aconteceu

O que acabei de contar.

Se gostaram, muito bem!

Se não gostaram, AZAR!

Dica, observe que depois de todos os sinais de pontuação, exceto a vírgula (,) a frase seguinte é iniciada com letra maiúscula!  

 Peça a uma criança para começar a leitura do texto, depois vá alternando os alunos.

Para finalizar leia o texto junto com toda a turma.

Atividade complementar:   

Jogo para completar os sinais de pontuação: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=3468   

Avaliação:   

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

COMPLETE O TEXTO ABAIXO COLOCANDO O SINAL DE PONTUAÇÃO ADEQUADO.

Recursos Complementares

Treine a leitura da pontuação através deste jogo para ler e completar frases: http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/CompletarTextos1ºano.html 

Avaliação

Leitura

A criança demonstra compreensão da diferença sonora que o sinal de pontuação causa na frase?

Consegue realizar a leitura com ritmo e entonação respeitando os sinais de pontuação?     

Escrita

Atividade de Avaliação:   Apresente um texto sem pontuação e peça que leiam e pontuem. A partir dessa avaliação você identificará os aspectos que necessitam ser retomados.  

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.