Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Interpretação de peças de teatrais.

 

17/01/2011

Autor y Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •   Ampliar a habilidade de produção textual.
  •   Ampliar as habilidades de leitura por meio da leitura do texto de teatro.
  •   Ampliar a capacidade de registro e de revisão da própria escrita.
Duração das atividades
Oito  aulas de aproximadamente 40 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – O que é uma peça teatral.   

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS   

1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:

Imagem retirada do site: http://confessociadeteatro.blogspot.com/2010_02_28_archive.html    

TEATRO

A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência. A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios.

Por Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola   

  Texto retirado do site: http://www.brasilescola.com/artes/teatro.htm     

 2-APÓS LER O TEXTO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:    

MARQUE A OPÇÃO CORRETA DE ACORDO COM O TEXTO:    

A ORIGEM DO TEATRO  É: REFERE-SE A:

A) DANÇA PRIMITIVA.

B) TEATRO COM FANTOCHES.

C) TEATRO NA GRÉCIA.

D) FANTASIA.   

DIONÍSIO ERA O DEUS DA:

A)   FESTA

B)   TEATRO

C)   DANÇA

D)   ALEGRIA   

EM QUAL PAÍS SURGIU O TEATRO?

 A)   BRASIL

B)   ESTADOS UNIDOS

C)   GRÉCIA

D)   JAPÃO  

 3-DEPOIS DE LER O TEXTO, ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ACHA QUE SIGNIFICA TEATRO.    

_________________________________________________________________________________________________    

_________________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________________

     4- AGORA RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:   

A) VOCÊ JÁ ASSISTIU A UMA PEÇA DE TEATRO?   SIM________ NÃO _________  

 B) Você se recorda do NOME DA PEÇA? ____________________________________________________________________________   

C) QUAL ERA O assunto PRINCIPAL DA PEÇA DE TEATRO QUE VOCÊ ASSISTIU?    

 ____________________________________________________________________________   

SE NÃO ASSISTIU A NEHUMA PEÇA, JÁ OUVIU FALAR DE ALGUMA QUE TERIA VONTADE DE ASSISTIR? QUAL O NOME?     ____________________________________________________________________________     

Corrija a atividade com a turma. Peça às crianças que argumentem suas respostas, fazendo inferências.

  Atividade 2 – Assistindo a uma peça teatral   

 Leve a turma para assistir a uma peça teatral infantil. Caso não seja possível, mostre às crianças os vídeoas abaixo sobre a peça “O casamento de dona Baratinha”: http://www.youtube.com/watch?v=cXQhTBGAgHo    

Atividade 3 – Leitura de peça teatral e interpretação.

  • Leia com as crianças o texto da peça de teatro “Não quero dormir” abaixo o link. http://www.4shared.com/file/257224921/85deb4db/no_quero_dormir1.html 
  • Organize a produção desta peça com as crianças, divida as crianças entre os personagens.
  • Faça ensaios periódicos, e construa o cenário com os recursos disponíveis.   
  •  Organize com a direção uma apresentação para  a comunidade escolar.   

Atividade 4 – Produção textual

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS

DURANTE NOSSA PRODUÇÃO DE TEATRO, VIVEMOS VÁRIAS ETAPAS:

DESCOBRIMOS A ORIGEM DO TEATRO;

ASSSITIMOS A UMA PEÇA TEATRAL;

LEMOS O TEXTO DE UMA PEÇA;

ORGANIZAMOS A PRODUÇÃO DESTA PEÇA;

ENSAIAMOS OS TEXTOS;

MONTAMOS O CENÁRIO;

APRESENTAMOS A PEÇA A TODA ESCOLA;

AGORA FAÇA UM TEXTO CONTANDO TODAS ESSAS EXPERIÊNCIAS. ORGANIZE A SEQUÊNCIA DOS EVENTOS, COLOQUE SUAS IMPRESSÕES PESSOAIS. UTILIZE A FOLHA ABAIXO PARA RASCUNHO E O VERSO PARA ESCREVER A VERSÃO FINAL DE SEU TEXTO.

CAPRICHO, LETRA BONITA, LEIA TUDO QUE ESCREVEU E FAÇA CORREÇÕES ANTES DE ENTREGAR.   

Nome: _____________________________________________________________

Data: _____________________

                                     ____________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________  

 _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________  

 _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________  

 _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________  

Recursos Complementares

Livro para formação do professor alfabetizador:

BATISTA, Antônio A. G. org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.

Peça Teatro Infantil O laboratório do professor louquinho da Silva Parte I

http://www.youtube.com/watch?v=AqCvqXArEF0 

Avaliação

Observe os aspectos demonstrados pelas crianças durante a execução das atividades sobre:

  • Levanta e confirma hipóteses relativas ao texto lido;
  • Demonstra compreensão global do texto lido;
  •  Revisa e elabora a própria escrita. Planeja a fala em situações formais;
  • Expõe opiniões sobre a realização da peça de teatro oralmente e argumenta com respeito com colegas e professor (a).  
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.