17/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Formas de organização dos conteúdos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Crianças que, de preferência, já tenham consolidada a compreensão do funcionamento do sistema de escrita alfabético.
Atividade 1 – O que é uma peça teatral.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
1 – LEIA O TEXTO ABAIXO:
Imagem retirada do site: http://confessociadeteatro.blogspot.com/2010_02_28_archive.html
TEATRO
A origem do teatro refere-se às primeiras sociedades primitivas que acreditavam nas danças imitativas como favoráveis aos poderes sobrenaturais para o controle dos fatos indispensáveis para a sobrevivência. Em seu desenvolvimento, o teatro passa a representar lendas referentes aos deuses e heróis. O teatro apareceu na Grécia Antiga, no séc. IV a.C., em decorrência dos festivais anuais em consagração a Dionísio, o deus do vinho e da alegria. A palavra teatro significa uma determinada arte, bem como o prédio onde se apresenta a mesma. O teatro designa o local físico do espectador e o local onde realiza o drama frente à audiência. A implantação do teatro no Brasil ocorreu devido ao empenho dos jesuítas em catequizar os índios.
Por Patrícia Lopes Equipe Brasil Escola
Texto retirado do site: http://www.brasilescola.com/artes/teatro.htm
2-APÓS LER O TEXTO, RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
MARQUE A OPÇÃO CORRETA DE ACORDO COM O TEXTO:
A ORIGEM DO TEATRO É: REFERE-SE A:
A) DANÇA PRIMITIVA.
B) TEATRO COM FANTOCHES.
C) TEATRO NA GRÉCIA.
D) FANTASIA.
DIONÍSIO ERA O DEUS DA:
A) FESTA
B) TEATRO
C) DANÇA
D) ALEGRIA
EM QUAL PAÍS SURGIU O TEATRO?
A) BRASIL
B) ESTADOS UNIDOS
C) GRÉCIA
D) JAPÃO
3-DEPOIS DE LER O TEXTO, ESCREVA COM SUAS PALAVRAS O QUE VOCÊ ACHA QUE SIGNIFICA TEATRO.
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________
4- AGORA RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO:
A) VOCÊ JÁ ASSISTIU A UMA PEÇA DE TEATRO? SIM________ NÃO _________
B) Você se recorda do NOME DA PEÇA? ____________________________________________________________________________
C) QUAL ERA O assunto PRINCIPAL DA PEÇA DE TEATRO QUE VOCÊ ASSISTIU?
____________________________________________________________________________
SE NÃO ASSISTIU A NEHUMA PEÇA, JÁ OUVIU FALAR DE ALGUMA QUE TERIA VONTADE DE ASSISTIR? QUAL O NOME? ____________________________________________________________________________
Corrija a atividade com a turma. Peça às crianças que argumentem suas respostas, fazendo inferências.
Atividade 2 – Assistindo a uma peça teatral
Leve a turma para assistir a uma peça teatral infantil. Caso não seja possível, mostre às crianças os vídeoas abaixo sobre a peça “O casamento de dona Baratinha”: http://www.youtube.com/watch?v=cXQhTBGAgHo
Atividade 3 – Leitura de peça teatral e interpretação.
Atividade 4 – Produção textual
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS
DURANTE NOSSA PRODUÇÃO DE TEATRO, VIVEMOS VÁRIAS ETAPAS:
DESCOBRIMOS A ORIGEM DO TEATRO;
ASSSITIMOS A UMA PEÇA TEATRAL;
LEMOS O TEXTO DE UMA PEÇA;
ORGANIZAMOS A PRODUÇÃO DESTA PEÇA;
ENSAIAMOS OS TEXTOS;
MONTAMOS O CENÁRIO;
APRESENTAMOS A PEÇA A TODA ESCOLA;
AGORA FAÇA UM TEXTO CONTANDO TODAS ESSAS EXPERIÊNCIAS. ORGANIZE A SEQUÊNCIA DOS EVENTOS, COLOQUE SUAS IMPRESSÕES PESSOAIS. UTILIZE A FOLHA ABAIXO PARA RASCUNHO E O VERSO PARA ESCREVER A VERSÃO FINAL DE SEU TEXTO.
CAPRICHO, LETRA BONITA, LEIA TUDO QUE ESCREVEU E FAÇA CORREÇÕES ANTES DE ENTREGAR.
Nome: _____________________________________________________________
Data: _____________________
____________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
Livro para formação do professor alfabetizador:
BATISTA, Antônio A. G. org. Capacidades da alfabetização. CEALE/FAE/UFMG. Belo Horizonte. 2005. Coleção Instrumentos da Alfabetização. Vol. 2.
Peça Teatro Infantil O laboratório do professor louquinho da Silva Parte I
http://www.youtube.com/watch?v=AqCvqXArEF0
Observe os aspectos demonstrados pelas crianças durante a execução das atividades sobre:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
31/07/2011
Cinco estrelasParabéns, me ajudou muito , obrigada