19/06/2009
Erwin Doescher e Bruno Pagliarani Mattiazzo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Calor, ambiente e usos de energia |
As estratégias utilizadas serão:
• Aula interativa;
• Aula conceitual;
• Desenvolvimento de um experimento. Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais (como segue na Tabela 1 abaixo) necessários para a realização do experimento nestas aulas;
• Uso do Laboratório de Informática ou Sala de Vídeo, pois o vídeo proposto pode ser salvo em DVD.
Motivação:
Estando os alunos organizados, em grupos de quatro (4) a cinco (5) integrantes, na sala de aula, sugerimos que o professor instigue a curiosidade deles sobre o tema a ser estudado, questionando-os sobre como está o tempo. Pergunte como está à sensação térmica neste momento e a temperatura.
É muito provável que os alunos confundam (misturem) os conceitos de temperatura e calor. Assim, é importante que o professor pergunte aos alunos se eles sabem qual é a diferença entre temperatura e calor (Fig. 1).
Neste momento o professor deverá fazer duas novas perguntas aos alunos:
· É possível uma temperatura alta num dia sem calor?
· Podemos numa bacia com água sentir que ela está quente com uma mão e fria com a outra?"
Figura 1 – Temperatura e calor.
Imagem disponível em: http://mentedespenteada2.blogs.sapo.pt/arquivo/calor%20calor%20calor.jpg. Acesso em: 03 Jun. 2009
Medie a discussão das questões e explique aos alunos que os conceitos de temperatura e calor serão estudados nestas aulas, e eles poderão melhor responder as questões feitas acima.
Atividade 1
Neste momento, o professor deverá pedir para os alunos acessarem o vídeo (Fig. 2) postado abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=mRu4Wdi5lP8&NR=1
Figura 2 – Imagem do vídeo.
Sugestão: O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.
O vídeo (Fig. 2) explica como James Joule conseguiu diferenciar temperatura de calor. Além disso, o vídeo apresenta a definição de cada um desses conceitos, e demonstra a experiência que Joule usou para chegar a tais definições.
Após visualizar o vídeo pergunte novamente aos alunos qual a diferença entre temperatura e calor. Se mesmo assim eles ainda não conseguirem chegar numa definição mais correta não tem problema, pois com a próxima atividade será possível definir estes conceitos.
Atividade 2
Neste atividade, o professor deverá apresentar o recurso (que se trata de uma experiência) postado abaixo.
Recurso:
Diferença entre temperatura e calor 2
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/17641/diferenca_entre_temperatura_e_calor_2.pdf
A idéia do experimento (Fig. 3) é de colocarmos a mesma quantidade de gelo em dois (2) recipientes com quantidades diferentes de água na mesma temperatura. Ao término da experiência será visualizado que cada recipiente estará em uma temperatura distinta.
Figura 3 – Representação da experiência.
Observamos que a lista de materiais necessários para a realização desta experiência encontra-se na Tabela 1 abaixo.
Tabela 1 – Lista de Materiais
Materiais |
Comentários |
2 recipientes |
Podem ser garrafas de plástico de 2 litros usadas para engarrafar refrigerante |
1 copo de tamanho médio |
Aproximadamente 300 ml. |
Água |
Aproximadamente 1 litro. |
8 cubos de gelo |
|
Uma colher de sopa |
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Estilete |
Em relação à montagem do experimento, o professor deverá dar as seguintes instruções aos alunos:
Figura 4 – Corte da garrafa.
Figura 5 – Quantidade de água nos copos.
Pergunte aos alunos o que foi percebido, observado neste experimento Eles deverão perceber que a temperatura no copo com menos água é menor, e que no copo com mais água a temperatura será maior. Questione o porquê desta diferença.
Ajude-os a compreender que o calor que os cubos de gelo transferiram para os dois copos foi praticamente o mesmo. Como o copo com menos água tem menos moléculas de água que no copo com mais água, essas moléculas perderão mais calor, deixando assim a água mais gelada que no copo com mais água. Onde temos mais moléculas, a quantidade de calor será mais dividida entre elas.
Peça para os alunos neste momento tentarem definir o conceito de Temperatura e de Calor.
Favoreça que os alunos cheguem à conclusão de que Temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou a agitação das partículas que compõem os corpos, e o Calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles.
Retome as perguntas iniciais (do deserto e da bacia de água) e ajude com que os alunos consigam concluir que o calor é um tipo de energia e que não é possível aumentar uma temperatura sem fornecer calor para o meio, então num deserto se não houver fornecimento de calor para o meio a temperatura não irá subir, mas a noite o clima do deserto cai muito, pois a areia perde seu calor muito rápido pro meio esfriando assim rapidamente o meio.
Já para a questão da bacia pode ser explicada pela ideia de se uma mão estiver gelada e a outra quente (por exemplo, coloca-se uma mão numa água gelada e a outra numa água quente) e após isso colocarmos ambas numa bacia com água morna cada uma vai trocar calor de um jeito, uma doando (a mão quente doa calor) e outra recebendo (a mão fria absorve calor), dando sensações térmicas diferentes.
Sugestão:
Peça para os alunos fazerem uma pesquisa na internet visando encontrar notícias que interpretem o conceito de calor erroneamente.
Sugira que os alunos encontrem no mínimo dez (10) notícias com tal característica, e que apresentem o título, um resumo da reportagem e o trecho que contém este erro (Fig. 6) para os demais alunos da sala.
Figura 6 – Representação de um clima quente.
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_ZTmk8n-uSeg/SRpUqLacxHI/AAAAAAAAAOM/XxFPYBd_1Gw/s400/sol.jpg. Acesso em: 03 Jun.. 2009
Sugestões de Sites:
http://www.estadao.com.br/home/index.shtm
http://www.abril.com.br/noticias/Nome | Tipo |
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Diferença entre temperatura e calor 2 | Experimento prático |
Teoria e experimentos:
http://www.brasilescola.com/fisica/temperatura-calor.htmAvalie a participação dos alunos no desenvolvimento do experimento, nas discussões, na pesquisa e na apresentação das pesquisas para os demais alunos, pois com esta apresentação os conceitos de temperatura e calor ficarão ainda mais claro.
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
26/06/2012
Cinco estrelasA aula é prazerosa de se lecionar, porém o texto apresenta um erro: "Ajude-os a compreender que o calor que os cubos de gelo transferiram para os dois copos foi praticamente o mesmo." Quem transmite calor é o corpo com maior energia interna (com maior temperatura), logo o gelo recebe calor, e não transmite!! Espero que eu tenha sido útil!
24/03/2010
Quatro estrelasuse a expansao dos gases.