Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Os seres vivos interagem entre si? Como?

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Terra como espaço para a vida
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Que os seres vivos interagem entre si e estabelecem relações ecológicas.
  2. Reconhecer que o ser humano faz parte do ambiente e que suas ações interferem nele.
  3. Identificar a dinâmica dos ecossistemas.
Duração das atividades
3 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula será necessário que os/as alunos/as saibam identificar o que é um ser vivo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as

Na primeira parte da aula o/a professor/a poderá fazer um resgate dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as para conhecer o que estes sabem sobre os seres vivos e sobre como interagem. Indicamos a utilização da “Tempestade de ideias”.   

Dica: O/a professor/a poderá utilizar a metodologia conhecida como “Tempestade de ideias”. Inicialmente o/a professor/a se dirige a lousa e escreve a palavra-chave “seres vivos”. Em seguida pede para que os/as alunos/as escrevam também na lousa palavras ou expressões que associem a palavra-chave. Para finalizar o/a professor/a abre um espaço para discussão trazendo todas as palavras que foram escritas pelos/as alunos/as. Essa metodologia é uma ótima maneira do/a professor/a propiciar que os/as alunos/as interajam trazendo informações que já conhecem. Além disso, possibilita que alguns conceitos, se necessário, sejam (re) formulados.

Professor quer conhecer sobre essa metodologia de ensino?

Pesquise em: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm. 

Atividade 2: A construção de um glossário "Interações entre os seres vivos"

O professor poderá propor aos alunos a construção de um glossário para inserção dos novos termos relacionados aos seres vivos que irão ser trabalhos no desenvolvimento da temática.   

*Observação: para inserção dos termos no glossário os alunos não poderão copiar as definições do livro. Deverão discutir em sala de aula e a partir disso elaborarem uma definição. Assim, o professor estimulará que o aluno pense e elabore com seu vocabulário as definições.   

Atividade 3: Entendendo as dinâmicas das relações ecológicas entre os seres vivos

Para trabalhar as relações ecológicas o professor poderá selecionar fragmentos de filmes, histórias, textos e reportagens. A escolha dos recursos utilizados deverá ser feita com muita atenção evitando assim, que durante a discussão professor-aluno ou aluno-aluno informações errôneas passem despercebidas.   

*Observação: durante todas as atividades referentes ao conteúdo Interações entre os Seres Vivos o professor deverá resgatar as discussões que tiveram durante a “Tempestade de ideias”. Valorizando assim, os conhecimentos prévios dos alunos.   

*Professor lembre-se! Independente do recurso selecionado faça uma análise rigorosa do material e elabore um roteiro do que será trabalhado. Em alguns filmes são trabalhados conceitos errôneos, o professor pode utilizar desse equívocos para instigar o aluno encontrar essas falhas e propor que corrijam.  

*Sugestões de material:

Filmes

Ficha Técnica:   Procurando Nemo País/Ano de produção: EUA, 2003 Duração/Gênero:- 101 min., Animação Direção de Andrew Stanton Roteiro de Andrew Stanton

Ficha Técnica:   Madagascar Ano de produção: 2005 Duração/Gênero: 86 min., Animação Direção de Eric Darnell e Tom McGrath

Professor/a abaixo encontrará sugestões de textos que abordam a temática relações ecológicas:

http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/relacoes-ecologicas.htm

http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm

Atividade 4: Compreendendo a ação antrópica no ambiente

 O professor para trabalhar como o ser humano faz parte e interfere no ambiente, poderá solicitar que os alunos façam pesquisas em livros, sites, jornais, revistas ou entrevistas com parentes e amigos. A partir dos dados pesquisados solicitará que os alunos montem grupos e construam um quadro identificando as interferências que o homem pode causar no ambiente. Em seguida, os grupos devem trocar os quadros e procurar encontrar soluções para os problemas apontados pelo outro grupo.

Interferências causadas pelo homem

Possíveis Soluções

1.

1.

2.

2.

3.

3.

Atividade 5 - Construindo um ecossistema   

I. Objetivos: - construir um ecossistema artificial - demonstrar que o ecossistema é um sistema auto-sustentável.   

II. Material: - vidro de boca larga, transparente e com tampa (exemplo: vidro de conservas) - pinça - pedrinhas - terra e areia - plantas de pequeno porte   

III. Procedimentos: 

  1. Lave bem o vidro que será utilizado para evitar fungos e outros microorganismos     indesejáveis; e deixe secar ao Sol.
  2. Separe uma quantidade de terra que corresponda aproximadamente a ¼ do vidro. Peneire a terra e deixe-a secar, se estiver úmida. O ideal é que seja terra seca.3
  3. . Lave também as pedras e areia.
  4. Despeje dentro do vidro uma camada de pedrinhas com aproximadamente, 2 cm de altura. Em seguida, cubra as pedras com uma camada de areia da mesma espessura. Coloque, então, 3 cm da terra peneirada.
  5. Uma vez feita essa preparação, está na hora de fixar as plantas nesse substrato, com o auxílio da pinça. Aqui, não existem muitas regras em relação ao arranjo das plantas dentro do vidro. É importante apenas não se esquecer de que as plantas irão crescer e se desenvolver dentro do vidro, embora lentamente.
  6. Após o arranjo das plantas, coloque mais uma camada de terra de, aproximadamente, 5 cm e compacte levemente, para que as plantas fiquem firmes no lugar.
  7.  Regue as plantas de tal forma que não encharque o substrato preparado. Depois de regar, utilize um pedaço de pano ou algodão para limpar o interior do vidro, com o auxílio da pinça.
  8. Após todo esse procedimento, feche o vidro.  

Figura: representação esquemática (sem escala) de um modelo de ecossistema artificial

Dica: Nos primeiros dias, o interior do vidro pode ficar embaçado, devido à transpiração de todos os componentes vivos.

Caso esse embaçamento dure por muitos dias, abra o vidro, limpe o seu interior e volte a fechá-lo.   

Fonte: http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html

Sugestões de para trabalho interdisciplinar:

Língua Portuguesa: o professor poderá trabalhar juntamente com a professora de Ciências interpretações de textos que envolvam as relações ecológicas. Também poderá auxiliar na construção do glossário.

Artes: o professor poderá organizar uma exposição de montagem de imagens ou de desenhos produzidos pelos alunos sobre as interferências causadas pelo homem no ambiente.                             

Língua Inglesa: o professor poderá traduzir juntamente com os alunos o glossário elaborado por eles sobre “As interações entre os seres vivos”. 

Recursos Complementares

Dramatização: Presa e Predador

http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html 

Outras estratégias didáticas para trabalhar as relações ecológicas

http://padilhabio.blogspot.com/2010/08/atividade-rtv.html 

Avaliação

O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Também poderá ser avaliada a construção do glossário, a elaboração do quadro sobre as interferências do homem no ambiente e o comprometimento com a montagem do ecossistema artificial.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • joao gaudencio, uepa/uab polo itaituba , Pará - dijo:
    jango25@bol.com.br

    13/03/2012

    Cinco estrelas

    excelente aula, dando oportunidade de mudanças e escolhas e principalmente obriga o aluno a investigar e pesquisar.


  • Elizete Moreira de Castro, Escola Estadual Pedro Ludovico Teixeira , Tocantins - dijo:
    elcastro03@hotmail.com

    17/02/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito do material,o mesmo me auxiliou muito no meu planejamento, e espero que posso contar semprecom este apoio.Material muito rico para quem deseja fazer um bom trabalho.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.