07/10/2010
Cláudia Regina M. G. Fernandes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Para realização desta aula será necessário que os/as alunos/as saibam identificar o que é um ser vivo.
Atividade 1: Levantamento dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as
Na primeira parte da aula o/a professor/a poderá fazer um resgate dos conhecimentos prévios dos/as alunos/as para conhecer o que estes sabem sobre os seres vivos e sobre como interagem. Indicamos a utilização da “Tempestade de ideias”.
Dica: O/a professor/a poderá utilizar a metodologia conhecida como “Tempestade de ideias”. Inicialmente o/a professor/a se dirige a lousa e escreve a palavra-chave “seres vivos”. Em seguida pede para que os/as alunos/as escrevam também na lousa palavras ou expressões que associem a palavra-chave. Para finalizar o/a professor/a abre um espaço para discussão trazendo todas as palavras que foram escritas pelos/as alunos/as. Essa metodologia é uma ótima maneira do/a professor/a propiciar que os/as alunos/as interajam trazendo informações que já conhecem. Além disso, possibilita que alguns conceitos, se necessário, sejam (re) formulados.
Professor quer conhecer sobre essa metodologia de ensino?
Pesquise em: http://www.educador.brasilescola.com/orientacoes/tempestade-ideias-no-ensino-brainstorming.htm.
Atividade 2: A construção de um glossário "Interações entre os seres vivos"
O professor poderá propor aos alunos a construção de um glossário para inserção dos novos termos relacionados aos seres vivos que irão ser trabalhos no desenvolvimento da temática.
*Observação: para inserção dos termos no glossário os alunos não poderão copiar as definições do livro. Deverão discutir em sala de aula e a partir disso elaborarem uma definição. Assim, o professor estimulará que o aluno pense e elabore com seu vocabulário as definições.
Atividade 3: Entendendo as dinâmicas das relações ecológicas entre os seres vivos
Para trabalhar as relações ecológicas o professor poderá selecionar fragmentos de filmes, histórias, textos e reportagens. A escolha dos recursos utilizados deverá ser feita com muita atenção evitando assim, que durante a discussão professor-aluno ou aluno-aluno informações errôneas passem despercebidas.
*Observação: durante todas as atividades referentes ao conteúdo Interações entre os Seres Vivos o professor deverá resgatar as discussões que tiveram durante a “Tempestade de ideias”. Valorizando assim, os conhecimentos prévios dos alunos.
*Professor lembre-se! Independente do recurso selecionado faça uma análise rigorosa do material e elabore um roteiro do que será trabalhado. Em alguns filmes são trabalhados conceitos errôneos, o professor pode utilizar desse equívocos para instigar o aluno encontrar essas falhas e propor que corrijam.
*Sugestões de material:
Filmes
Ficha Técnica: Procurando Nemo País/Ano de produção: EUA, 2003 Duração/Gênero:- 101 min., Animação Direção de Andrew Stanton Roteiro de Andrew Stanton
Ficha Técnica: Madagascar Ano de produção: 2005 Duração/Gênero: 86 min., Animação Direção de Eric Darnell e Tom McGrath
Professor/a abaixo encontrará sugestões de textos que abordam a temática relações ecológicas:
http://www.mundoeducacao.com.br/biologia/relacoes-ecologicas.htm
http://www.brasilescola.com/biologia/relacoes-ecologicas.htm
Atividade 4: Compreendendo a ação antrópica no ambiente
O professor para trabalhar como o ser humano faz parte e interfere no ambiente, poderá solicitar que os alunos façam pesquisas em livros, sites, jornais, revistas ou entrevistas com parentes e amigos. A partir dos dados pesquisados solicitará que os alunos montem grupos e construam um quadro identificando as interferências que o homem pode causar no ambiente. Em seguida, os grupos devem trocar os quadros e procurar encontrar soluções para os problemas apontados pelo outro grupo.
Interferências causadas pelo homem |
Possíveis Soluções |
1. |
1. |
2. |
2. |
3. |
3. |
Atividade 5 - Construindo um ecossistema
I. Objetivos: - construir um ecossistema artificial - demonstrar que o ecossistema é um sistema auto-sustentável.
II. Material: - vidro de boca larga, transparente e com tampa (exemplo: vidro de conservas) - pinça - pedrinhas - terra e areia - plantas de pequeno porte
III. Procedimentos:
Figura: representação esquemática (sem escala) de um modelo de ecossistema artificial
Dica: Nos primeiros dias, o interior do vidro pode ficar embaçado, devido à transpiração de todos os componentes vivos.
Caso esse embaçamento dure por muitos dias, abra o vidro, limpe o seu interior e volte a fechá-lo.
Fonte: http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html
Sugestões de para trabalho interdisciplinar:
Língua Portuguesa: o professor poderá trabalhar juntamente com a professora de Ciências interpretações de textos que envolvam as relações ecológicas. Também poderá auxiliar na construção do glossário.
Artes: o professor poderá organizar uma exposição de montagem de imagens ou de desenhos produzidos pelos alunos sobre as interferências causadas pelo homem no ambiente.
Língua Inglesa: o professor poderá traduzir juntamente com os alunos o glossário elaborado por eles sobre “As interações entre os seres vivos”.
Dramatização: Presa e Predador
http://educar.sc.usp.br/ciencias/ecologia/ativida.html
Outras estratégias didáticas para trabalhar as relações ecológicas
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas. Também poderá ser avaliada a construção do glossário, a elaboração do quadro sobre as interferências do homem no ambiente e o comprometimento com a montagem do ecossistema artificial.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/03/2012
Cinco estrelasexcelente aula, dando oportunidade de mudanças e escolhas e principalmente obriga o aluno a investigar e pesquisar.
17/02/2011
Cinco estrelasGostei muito do material,o mesmo me auxiliou muito no meu planejamento, e espero que posso contar semprecom este apoio.Material muito rico para quem deseja fazer um bom trabalho.