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Resistências do trabalhador imigrante no século XIX e início do século XX

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
ALINNE GRAZIELLE NEVES COSTA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Migrações, cultura e identidades
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Trabalho
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer os desafios e lutas dos imigrantes no passado como referência para lutas sociais contemporâneas.

Analisar ações de trabalhadores imigrantes para defender seus direitos em fins do século XIX e começo do XX.

Analisar a participação imigrante na formação histórica do operariado brasileiro.

Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O processo de abolição da escravidão no Brasil.   

Razões e expectativas que nortearam a vinda dos principais grupos de imigrantes para o Brasil, entre os séculos XIX e XX.   

As condições de vida e de trabalho dos trabalhadores imigrantes no Brasil, entre os séculos XIX e XX.

=> Recomenda-se, antes, trabalhar as aulas a seguir, também produzidas pelos autores desta aula:

"As experiências migratórias europeias para o Brasil durante o século XIX e começo do século XX." 

link da aula no Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23403  

"Expectativas sobre a nova vida e primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus no Brasil."

link da aula no Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23452 

Estratégias e recursos da aula

Para a realização das três (03) primeiras atividades desta aula, trabalharemos com a projeção do vídeo:

OS LIBERTÁRIOS. Documentário. Brasil/1975. Direção: Lauro Escorel Filho. Duração: 30 min.

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Assim, para cada atividade, sugerimos que seja reproduzida uma parte do vídeo, tal como se encontra dividido no YouTube.

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=>  Professor, atenção: a qualidade de áudio deixa a desejar, portanto será preciso que você aumente o volume do som.

Abaixo de cada link do YouTube, trazemos questões para discutir com os alunos.

Recomenda-se que tais questões sejam registradas e respondidas no caderno.

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Atividade 1- Os Libertários [parte 1]:  o imigrante europeu e as lutas operárias no Brasil

O objetivo desta atividade é que os alunos analisem a contribuição do imigrante europeu na formação do movimento operário brasileiro.

 

link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=qh3H8mtFe6U 

Para debater e responder por escrito:

  1. Quais os principais motivos para a insatisfação dos imigrantes na zona rural?
  2. Depois de instalados nas cidades, quais eram as maiores queixas dos imigrantes nas fábricas?
  3. Diante da realidade de exploração, qual a reação dos imigrantes de diferentes profissões?
  4. Por quais razões certos imigrantes passaram a produzir e a colocar em circulação jornais impressos?
  5. O que denunciavam nesses jornais?     

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Atividade 2- Os Libertários [parte 2]: as reações da classe operária

O objetivo desta atividade é que os alunos reflitam acerca das formas de resistência dos imigrantes europeus diante da exploração e dificuldades de vida no Brasil.

    

link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=LuyozCk93VM&feature=related  

Para debater e responder por escrito:

  1. Qual o sentido da greve para a classe operária formada pelos imigrantes europeus?
  2. Qual a reação da classe operária diante das crises por volta de 1915 e 1917?

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O documentário faz referência a Antônio Martinez, o sapateiro anarquista morto durante a greve de 1917.

Acesse o blog do Centro de Cultura Social Antônio Martinez [http://ccsam.blogspot.com/], inspirado neste personagem histórico e, em seguida, responda:

- Qual a relação das atividades do Centro de Cultura Social com as atividades operárias de Antonio Martinez?

    -

Atividade 3- Os Libertários [parte 3]: os imigrantes e as lutas operárias futuras

O objetivo desta atividade é que os alunos entendam a importância das lutas operárias do passado e do presente.

=> Professor, confira nas cenas finais do vídeo a bibliografia utilizada na preparação do documentário e demais créditos.

link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=6wTNxqBbsCc&feature=related     

Para debater e responder por escrito:

  1. Quais resultados alcançados pela Greve de 1917 e como esta repercutiu nas movimentações operárias posteriores?
  2. Quais as retaliações impostas aos "operários pensantes" do movimento?
  3. De acordo com o documentário, qual a contribuição das lutas iniciadas pelos imigrantes no Brasil para as lutas operárias futuras?    

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Atividade 4- Resenhando o documentário

Imagem disponível em: http://mestredasresenhas.files.wordpress.com/2010/03/minha-resenha1.jpg  

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Como atividade final, propor que os alunos, embasados nos debates e nas respostas das questões levantadas em cada vídeo, realizem uma resenha do documentário "Os Libertários" (1975), dirigido por Lauro Escorel Filho.

Esta atividade pode ser feita com a colaboração do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que orientará os alunos para a compreensão dos elementos principais deste gênero textual.

Orientações para a elaboração de resenhas: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php 

=> Professor, como forma de socialização dos resultados da atividade proposta, sugerimos as seguintes possibilidades:

  1. Permitir a leitura e debate de resenhas em sala de aula. A leitura poderá ser feita pelos próprios autores; e o debate, coordenado pelo professor.
  2. Expor as resenhas no mural da turma e/ou da escola, para outras turmas conhecerem o trabalho realizado.
  3. Indicar a publicação das melhores resenhas no jornal da escola, caso este exista.
Recursos Complementares

Leituras indicadas:

"Imigrantes anarquistas: Sem pátria nem patrão"

Texto assinado por Márcio Sampaio de Castro e disponível no site da revista Aventuras na História:

http://historia.abril.com.br/politica/imigrantes-anarquistas-patria-nem-patrao-435180.shtml 

"Trabalho e vida operária no final do século XIX no Brasil"

Texto assinado por Rodrigo Janoni Carvalho e disponível no site Agora Revista Eletrônica:

http://www.fundasantos.org.br/e107_files/downloads/cap_12.pdf  (consulte a bibliografia)

Avaliação

O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.

E nesta aula o professor poderá avaliar os alunos em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:

  1. por meio da manifestação de inquietude diante do vídeo.
  2. durante a participação e/ou contribuições em debate.
  3. e através da realização de resenha do documentário, demonstrando habilidade na interpretação do estilo e roteiro deste gênero de filme e das imagens presentes no vídeo.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • josenilson, uva , Rio Grande do Norte - dijo:
    leaojp@gmail.com

    03/08/2014

    Cinco estrelas

    Excelente, muito bom o vídeo , as questões e sugestões. Parabéns pela elaboração da aula.


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