18/11/2010
Elmiro Lopes da Silva, Aléxia Pádua Franco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Migrações, cultura e identidades |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Reconhecer os desafios e lutas dos imigrantes no passado como referência para lutas sociais contemporâneas.
Analisar ações de trabalhadores imigrantes para defender seus direitos em fins do século XIX e começo do XX.
Analisar a participação imigrante na formação histórica do operariado brasileiro.
O processo de abolição da escravidão no Brasil.
Razões e expectativas que nortearam a vinda dos principais grupos de imigrantes para o Brasil, entre os séculos XIX e XX.
As condições de vida e de trabalho dos trabalhadores imigrantes no Brasil, entre os séculos XIX e XX.
=> Recomenda-se, antes, trabalhar as aulas a seguir, também produzidas pelos autores desta aula:
"As experiências migratórias europeias para o Brasil durante o século XIX e começo do século XX."
link da aula no Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23403
"Expectativas sobre a nova vida e primeiras dificuldades enfrentadas pelos imigrantes europeus no Brasil."
link da aula no Portal do professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23452
Para a realização das três (03) primeiras atividades desta aula, trabalharemos com a projeção do vídeo:
OS LIBERTÁRIOS. Documentário. Brasil/1975. Direção: Lauro Escorel Filho. Duração: 30 min.
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Assim, para cada atividade, sugerimos que seja reproduzida uma parte do vídeo, tal como se encontra dividido no YouTube.
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=> Professor, atenção: a qualidade de áudio deixa a desejar, portanto será preciso que você aumente o volume do som.
Abaixo de cada link do YouTube, trazemos questões para discutir com os alunos.
Recomenda-se que tais questões sejam registradas e respondidas no caderno.
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Atividade 1- Os Libertários [parte 1]: o imigrante europeu e as lutas operárias no Brasil
O objetivo desta atividade é que os alunos analisem a contribuição do imigrante europeu na formação do movimento operário brasileiro.
link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=qh3H8mtFe6U
Para debater e responder por escrito:
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Atividade 2- Os Libertários [parte 2]: as reações da classe operária
O objetivo desta atividade é que os alunos reflitam acerca das formas de resistência dos imigrantes europeus diante da exploração e dificuldades de vida no Brasil.
link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=LuyozCk93VM&feature=related
Para debater e responder por escrito:
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O documentário faz referência a Antônio Martinez, o sapateiro anarquista morto durante a greve de 1917.
Acesse o blog do Centro de Cultura Social Antônio Martinez [http://ccsam.blogspot.com/], inspirado neste personagem histórico e, em seguida, responda:
- Qual a relação das atividades do Centro de Cultura Social com as atividades operárias de Antonio Martinez?
Atividade 3- Os Libertários [parte 3]: os imigrantes e as lutas operárias futuras
O objetivo desta atividade é que os alunos entendam a importância das lutas operárias do passado e do presente.
=> Professor, confira nas cenas finais do vídeo a bibliografia utilizada na preparação do documentário e demais créditos.
link do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=6wTNxqBbsCc&feature=related
Para debater e responder por escrito:
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Atividade 4- Resenhando o documentário
Imagem disponível em: http://mestredasresenhas.files.wordpress.com/2010/03/minha-resenha1.jpg
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Como atividade final, propor que os alunos, embasados nos debates e nas respostas das questões levantadas em cada vídeo, realizem uma resenha do documentário "Os Libertários" (1975), dirigido por Lauro Escorel Filho.
Esta atividade pode ser feita com a colaboração do(a) professor(a) de Língua Portuguesa, que orientará os alunos para a compreensão dos elementos principais deste gênero textual.
Orientações para a elaboração de resenhas: http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php
=> Professor, como forma de socialização dos resultados da atividade proposta, sugerimos as seguintes possibilidades:
Leituras indicadas:
"Imigrantes anarquistas: Sem pátria nem patrão"
Texto assinado por Márcio Sampaio de Castro e disponível no site da revista Aventuras na História:
http://historia.abril.com.br/politica/imigrantes-anarquistas-patria-nem-patrao-435180.shtml
"Trabalho e vida operária no final do século XIX no Brasil"
Texto assinado por Rodrigo Janoni Carvalho e disponível no site Agora Revista Eletrônica:
http://www.fundasantos.org.br/e107_files/downloads/cap_12.pdf (consulte a bibliografia)
O ensino de História deve proporcionar ao aluno inquietar-se diante dos conteúdos, e a ter curiosidade investigativa fronte a textos e diferentes documentos. Ao mesmo tempo, intenta-se que o aluno relacione a aprendizagem escolar à sua experiência de vida, como telespectador, internauta, consumidor, constituinte de uma família e de uma sociedade – sujeito histórico, enfim.
E nesta aula o professor poderá avaliar os alunos em cada uma das etapas do trabalho desenvolvido:
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
03/08/2014
Cinco estrelasExcelente, muito bom o vídeo , as questões e sugestões. Parabéns pela elaboração da aula.