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TRABALHANDO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO A PARTIR DE TEXTOS JORNALÍSTICOS.

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Localizar nos textos jornalísticos, notícias que contenham dados matemáticos;
  • Elaborar situações problemas para cada notícia;
  • Utilizar as operações de adição, subtração, multiplicação ou divisão em situações problemas.
  • Estruturar e organizar o raciocínio lógico matemático.
  • Ler com compreensão;  
Duração das atividades
Aproximadamente 240 min – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para desenvolver este trabalho é importante que os alunos já conheçam as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão e produzam pequenos textos.

Estratégias e recursos da aula

-Professor, esta proposta poderá ser desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental Inicial e com turmas da EJA, pois pode ser adequada a realidade infantil e aos adultos, mas para isso fique atento a linguagem e a abordagem dos temas. O jornal é um portador de texto que possibilita esta flexibilidade.

-Nosso trabalho pressupõe o diálogo entre a Matemática e a Língua Portuguesa, duas áreas do conhecimento que se integrarão para possibilitar uma aprendizagem significativa, pois à medida que o novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento do aluno, a partir da relação com seu conhecimento prévio , esta aprendizagem passa a ter significado para ele. Para tanto, elaboramos as seguintes atividades:

  • Pesquisa  em jornais;
  • Localizando informações no texto;
  • Elaboração de situações problemas;
  • Resolução de problemas;
  • Montando o tabuleiro matemático;
  • Jogando.   

Alguns recursos que serão utilizados nas atividades propostas:

  • Diversos Jornais usados;
  • Lápis, borracha;
  • Caderno;
  • Sítios da internet;
  • Tesoura, cola, pincéis;
  • Cartolinas;   

1º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

-Professor, no dia anterior solicite que os alunos pesquisem em jornais impressos notícias  que contenham dados matemáticos. Geralmente os caderno que falam sobre negócios e  esportes  tem várias notícias com dados matemáticos, estatísticos e outros.

-Distribua as atividades ao longo da semana para que não fique cansativo e improdutivo.

-Faça uma roda e explore os jornais trazidos por eles. Solicite que mostrem as notícias que trouxeram.

Fonte da imagem: CD Clipart vol 05

Solicite que colem a notícia em uma folha ou no caderno e abaixo responda as questões:

1-      Qual o nome do jornal?

2-      Quem escreveu a notícia, ou a reportagem, ou a entrevista? (se tiver nome do autor).

3-      Qual a data da publicação?

4-      Qual o assunto abordado?

5-      Quais os dados matemáticos encontrados? (números, gráficos ou outros).

2º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

-Organize os alunos em grupos e solicite que socializem a atividade que realizaram na aula anterior.

-Cada aluno lê o texto jornalístico que trouxe e  o grupo escolherá qual o texto que servirá de subsídio para a elaboração de situações problemas que utilizem as operações de: adição, subtração, multiplicação ou divisão.

- Eles poderão utilizar apenas os dados do texto ou criarem outros a partir dos existentes. Se necessário mostre um exemplo para que entendam plenamente a atividade. Veja um exemplo a seguir:

Por Eduardo Peixoto e Richard Souza -  Rio de Janeiro

Na cola dos líderes! O Botafogo fez o dever de casa, venceu o São Paulo por 2 a 0, neste domingo, no Engenhão, e se aproveitou dos tropeços de Fluminense e Corinthians - que perderam para Atlético-GO e Grêmio, respectivamente - para se aproximar na briga pelo título brasileiro. Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 37 pontos e está só um atrás do Timão (que tem um jogo a menos) e a quatro do Tricolor, que permaneceu com 41.

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 Fonte: http://g1.globo.com/ acesso em 12/09/2010 

Elaboração apresentada pelo grupo 3:

a-  Se o time Alvinegro está com 37 pontos e está só 1 ponto atrás do Timão, então quantos pontos  tem o Timão? (adição)

b- Se o Tricolor tem 41 pontos e o Cruzeiro tivesse o dobro quantos pontos ele teria? (multiplicação ou adição)    

3º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

Fonte da imagem: CD Clipart - vol 05

-Solicite que cada grupo escolha uma das situações problemas e registre,  digitando ou escrevendo manualmente e distribua para os colegas dos outros grupos resolverem. Assim, se você fez 5 grupos então terá 5 problemas para serem solucionados.

-Outra opção é passar na lousa, ou registrar  em uma transparência e projetar no retro projetor, para  todos copiarem no caderno de Matemática e resolverem posteriormente.  Veja outro exemplo de texto jornalístico e situações problemas realizadas a partir dela.

 - Atualizado em 12/09/2010 13h50

 Fiscais rebocam 41 veículos na Lapa

Agentes ainda apreenderam bebidas com ambulantes não autorizados. Operação também rebocou veículos na orla carioca no sábado. - Do G1 RJ

Fiscais da operação Choque de Ordem rebocaram 41 e multaram outros 79 veículos por estacionamento irregular neste fim de semana (10, 11 e 12) na Lapa, Centro do Rio. Os agentes ainda apreenderam bebidas com ambulantes não autorizados, como cervejas, águas, refrigerantes, mate, além de um carrinho que era usado para transportar a mercadoria. A Secretaria especial da Ordem Pública informou que os fiscais rebocaram 69 veículos em uma operação na orla carioca no sábado (11).  Segundo a Seop, os veículos estavam estacionados em locais proibidos, do Leme, na Zona Sul, à Barra, na Zona Oeste. A operação também apreendeu produtos com camelôs não autorizados. A Seop divulgou a lista dos produtos apreendidos com os ambulantes. São eles: 31 cangas, 48 bolsas, 17 refrigerantes, 45 cervejas, 80 picolés, 43 baldes de plástico, 1 piscina de criança, 3 águas, 3 guaranás naturais, 9 bolas de futebol, 1 par de raquete, 39 bronzeadores, 12 tubos de água oxigenada, 15 de amonia, 5 óleos bronzeadores, 40 óculos escuros, 1 churrasqueira, 1 botijão de gás, 1 forma de queijo coalho e 73 espetinhos de queijo coalho.

Fonte: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/09/fiscais-rebocam-41-veiculos-na-lapa.html  

Acesso em 12/09/2010

Situações problemas:

a-      Se em um dia os fiscais da operação de Choque de Ordem rebocaram 41 veículos, na Lapa. Quantos veículos rebocarão ao final de uma semana se manter  esta mesma quantidade por dia? (multiplicação)

b-      Em três dias (10, 11, 12) os fiscais da  operação de Choque de Ordem multaram 79 veículos por estacionamento irregular. Quantos veículos eles multaram no dia 12, sabendo que no dia 10 foram 25 e no dia 11 formam 34? (subtração)

 - Professor, depois que todos resolveram, um representante de cada grupo irá até a frente para socializar o raciocínio que utilizaram para resolver o problema.

 -Recolha todas as questões criadas pelos alunos, pois vamos utilizá-las na próxima atividade.   

4º momento – uma aula de aproximadamente 60 minutos.

TABULEIRO MATEMÁTICO

Professor, este jogo poderá ser utilizado tanto pela turma do Ensino Fundamental quanto pelas turmas da EJA, pois ele será criado a partir da produção do próprio aluno, assim não corremos o risco de utilizar linguagem infantilizada ou que não esteja adequada ao nível de desenvolvimento do aluno. Você vai precisar de:

-cartolina;

-Os textos dos jornais que foram as fontes para os “problemas”.

-Cola, tesoura, pincel de diversas cores.

-Resgate a atividade anterior e escolha algumas situações problemas elaboradas pelos alunos.

-Para cada texto jornalístico escolha uma situação problema;

-Desenhe um caminho (trajeto) dividido em quadrinhos  e numerado de 1 a 20.

-Cole os textos jornalísticos e seus respectivos problemas em alguns espaços numerados.

-A medida que os alunos forem jogando e parar na casa (número) que tem uma notícia terá que resolver o problema elaborado a partir dela e que também estará colocado no tabuleiro.

-Aquele que conseguir resolver os problemas e chegar primeiro vence o jogo.

OUTRAS POSSIBILIDADES   

-Utilize esta atividade para trabalhar AS REGRAS  DO JOGO e TEXTO INSTRUCIONAL. Como este é um jogo criado a partir de textos elaborados por eles, com certeza terão muita motivação para jogar. Veja um modelo de um jogo que você poderá se inspirar:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1276&bih=627&q=jogos+de+trilha&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=  

acesso em 12/09/2010

Para as turmas de EJA, não utilize desenhos infantis, crie uma trilha sem ilustração.

Veja este exemplo, retirado do mesmo sítio acima

Recursos Complementares

http://www.estudamos.com.br/index.php neste sítio você encontra diversas atividades relativas as 4 operações que ajudarão a desenvolver o raciocínio lógico matemático. http://news.google.com.br/nwshp?hl=pt-BR&tab=in neste sítio você tem acesso a notícias atualizadas.   

Avaliação

Professor,  acompanhe atentamente a realização de todas as atividades propostas. Verifique se os alunos foram capazes de localizar nos textos jornalísticos as notícias com dados matemáticos. Avalie também a produção das situações problemas nos grupos e se conseguiram utilizar as operações que já dominam. Se verificar que os alunos apresentam dificuldades, oriente-os, dê exemplos para facilitar a compreensão.  Para você verificar se eles conseguiram estruturar e organizar o raciocínio lógico matemático  observe, tanto a elaboração dos problemas  quanto a resolução deles. Registre os avanços e as dificuldades, pois estas informações  possibilitarão  o  redirecionamento ou a continuação da metodologia utilizada.

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