Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Linguagem verbal, não-verbal e mista

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a dinamicidade da linguagem;
  • diferenciar as linguagens verbal, não-verbal e mista;
  • reconhecer a linguagem não-verbal em trechos do filme “Tempos Modernos”
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • leitura de história em quadrinhos;
  • mímica.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Para iniciar a atividade, o professor deverá mostrar aos alunos as seguintes imagens:

OBS: O professor poderá levar os estudantes ao laboratório de Informática para acessarem os sites ou xerocar as imagens e entregar a cada um para as atividades propostas.

http://www.autoescolacharles.com.br/joomla/placas/placa115.html

http://mercecasado.blogia.com/2007/101701-cosas-que-me-cabrean-ii.php

http://aprender-com-evt.blogspot.com/2008/09/linguagem-verbal-e-linguagem-no-verbal.html

O professor solicitará aos alunos que apenas observem as imagens e que tentem "fazer a leitura delas". Em seguida, o professor fará as seguintes perguntas aos alunos:

  1. O que está representado em cada uma das imagens?
  2. Você sabe qual é o significado da imagem 1? Onde podemos encontrar esse tipo de placa.
  3. Em relação à segunda imagem, quando um motorista/pedestre encontra esse "objeto" ao circular pelas ruas, o que lhe chama a atenção?
  4. O que as personagens da imagem 3 estão fazendo?
  5. Há palavras em alguma das imagens?
  6. Mesmo sem palavras as imagens transmitem alguma mensagem?
  7. Que leitura você pode fazer das imagens 1,2 e 3?
  8. Você sabia que a linguagem que utiliza apenas imagens para transmitir uma mensagem é chamada de linguagem "não-verbal"?

O professor poderá pedir aos alunos, depois de terem discutido as perguntas, que as respondam no caderno.

Em seguida, o professor mostrará a seguinte imagem:

OBS: a imagem foi retirada do site transcrito abaixo, porém, foi retirado o texto de cada quadrinho.

Ele deverá discutir com os alunos:

  1. Observe as imagens dos quadrinhos 1, 2 e 3. O que acontece em cada um?
  2. Pela leitura das imagens é possível compreender a mensagem que os quadrinhos pretendem transmitir?
  3. Os balões dos quadrinhos estão em branco. É possível deduzir o que poderia estar estar escrito neles?

Agora observe o balão com as falas:

Disponível em:

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://minhabiblioteca.zip.net/images/garfield_tirinha_segunda1.jpg&imgrefurl=http://minhabiblioteca.zip.net/&usg=__mymH7FRys2m1ovIfFeXV6q2nrKs=&h=635&w=2164&sz=580&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=NkfXTiwgITrtEM:&tbnh=87&tbnw=257&prev=/images%3Fq%3Dtirinhas%2Bgarfield%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1276%26bih%3D615%26gbv%3D2%26tbs%3Disch:1&itbs=1&iact=rc&dur=312&ei=ayqVTKm-FsT_lgein6yoCg&oei=ayqVTKm-FsT_lgein6yoCg&esq=1&page=1&ndsp=17&ved=1t:429,r:2,s:0&tx=164&ty=42 

  1. Você acha que a mensagem ficou mais completa com o texto?
  2. Podemos afirmar que, nesse caso, tanto imagem quanto texto são interdependentes?
  3. Chamamos esse tipo de linguagem de "mista". Você poderia conceituá-la?

Em seguida, o professor mostrará aos alunos um exemplo de linguagem verbal. Ele poderá entregar cópias do texto ou projetá-lo.

Pai não entende nada

-Um biquíni novo?

-É, pai.

-Você comprou um no ano passado!

-Não serve mais, pai. Eu cresci.

-Como não serve? No ano passado você tinha 14 anos, este ano tem 15. Não cresceu tento assim.

-Não serve, pai.

-Está bem. Toma o dinheiro. Compra um biquíni maior.

-Maior não, pai. Menor.

Aquele pai, também, não entendia nada.

Luís Fernando Veríssimo

http://alessandrolima.blogspot.com/2008/02/pai-no-entende-nada.html 

O professor perguntará aos alunos se há imagens no texto. Então falará que a linguagem verbal é aquela em que há apenas palavras. Ela pode ser oral ou escrita. Para exemplificar a linguagem verbal/oral, o professor poderá pedir a um aluno que conte uma piada à turma.

Para finalizar, o professor solicitará aos alunos que conceituem, por escrito, as linguagens verbal, não-verbal e mista. Eles deverão dar exemplos de cada uma delas.

ATIVIDADE 2

Para motivar os alunos, o professor promoverá uma brincadeira de mímica sobre profissões. Ele poderá dividir a sala em grupos. Um componente de cada grupo, por vez, terá de fazer uma mímica relacionada à uma profissão. O professor deverá escrever algumas profissões em tiras de papel para serem sorteadas entre os grupos. Ao final da atividade o professor perguntará aos alunos que tipo de linguagem foi utilizada durante a brincadeira. Eles provavelmente responderão que foi usada a linguagem não-verbal. O professor comentará com os alunos que, além das imagens, a mímica (gestos), postura, expressão facial, símbolos, são exemplos de linguagem não-verbal.

O professor deverá, em seguida, mostrar aos alunos um trecho do filme "Tempos Modernos", que é praticamente feito por meio da linguagem não verbal.

http://www.youtube.com/watch?v=8ap7KZ_6uuU 

Depois de assisti-lo, os alunos deverão ser organizar em grupos e discutir as questões seguintes:

  • Onde se passa a cena?
  • É possível compreendê-la mesmo que haja poucas falas?
  • Descreva as expressões faciais e os movimentos dos atores. Como são?

Com toda a turma, professor deverá discutir as questões que foram debatidas em grupo. É importante destacar a expressão corporal dos atores durante a cena, porque como não há falas, todo seu corpo deve transmitir a mensagem. Feito isso, o professor então explicará aos alunos que eles deverão criar uma cena humorada usando a linguagem verbal e o mínimo de palavras posssíveis. Sugestões de cenas:

  1. Programa de tv de receitas culinárias;
  2. dia-a-dia da sala de aula;
  3. uma tarde na praia;
  4. confusões dentro de um ônibus.

Os alunos deverão se organizar para a apresentação da cena, que deve durar de 5 a 10 minutos. A turma poderá apresentar para toda a escola de acordo com o critério do professor/classe.

ATIVIDADE 3

Nesta atividade, os alunos deverão criar falas para as tirinhas da turma da Mônica. O professor poderá selecionar as tirinhas no site da turma da Mônica e apagar o texto por meio de uma ferrmanta de edição de imagem (Paint):

http://www.monica.com.br/index.htm 

Ou ainda, poderá usar as tirinhas sugeridas aqui:

http://www.monica.com.br/index.htm tira 177 

http://www.monica.com.br/index.htm tira 179

http://www.monica.com.br/index.htm tira 180

  • É importante o professor observar se o texto escrito pelos alunos tem relação com as imagens. Depois de os estudantes criarem as falas, o professor poderá mostrar aos alunos o texto original e verificar se eles aproximaram dele.
Recursos Complementares

http://www.youtube.com/watch?v=mEA4N8t8Nac&ob=av2n Vídeo de Marisa Monte da canção diariamente.

Professor, no link acima, é possível trabalhar a relação linguagem verbal X não-verbal por meio dele.

Avaliação

É importante observar se os alunos compreenderam a diferença entre os tipos de linguagem por meio das atividades orais/escritas. Durante a apresentação da cena criada é importante observar se os alunos exploraram a expressividade e linguagem corporal para a transmissão da mensagem. Deve-se também avaliar se o cenário/matérias estavam de acordo com a proposta da cena. Em relação à história em quadrinhos, os alunos deverão escrever falas coerentes com a imagem e contexto.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 24 calificaciones

  • Cinco estrelas 16/24 - 66,67%
  • Quatro estrelas 6/24 - 25%
  • Três estrelas 2/24 - 8,33%
  • Duas estrelas 0/24 - 0%
  • Uma estrela 0/24 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Verusca Trevizan, Cólegio Estadual Almirante Barroso , Paraná - dijo:
    veruscatrevizan@hotmail.com

    06/03/2014

    Cinco estrelas

    Ótima aula.


  • Aline Damaceno , uninove , São Paulo - dijo:
    aline-d-s@hotmail.com

    04/06/2013

    Três estrelas

    gostei das ideias e consegui até montar outros exercícios em cima desses para um trabalho da faculdade :)


  • Daniani, Escola Estadual Maria Augusta caldeira Brant -Estágio , Minas Gerais - dijo:
    daniani.dtna@hotmail.com

    26/04/2013

    Cinco estrelas

    Parabéns pela aula!!! Assim fica mais fácil a transmissão do conteúdo e a retenção de conhecimento pelos alunos.


  • maria nazaré, E M Fusao Fukamati , Rio de Janeiro - dijo:
    marian.ssantos@yahoo.com.br

    26/02/2013

    Cinco estrelas

    Achei a aula excelente, ainda mais eu que estou começando a nova carreira. Acredito que os meus alunos irão gostar bastante.


  • fabbyana, ee sesbastião gomes , São Paulo - dijo:
    fabbyanasylva@hotmail.com

    06/02/2013

    Cinco estrelas

    muito legal gostei


  • Roberta Machado, Particular , Rio de Janeiro - dijo:
    beta.vaz@bol.com.br

    07/08/2012

    Cinco estrelas

    Adorei! Uma aula bem dinâmica de modo que, os alunos participam e não dormem, zzzzzzz!


  • marcia aparecida eleoterio, unicid , São Paulo - dijo:
    meleoterio@gmail.com

    11/05/2012

    Quatro estrelas

    Adorei essa aula! Elas não só me ajudaram mas me deram varias ideias de atividades. Parabéns!!!!!!


  • Fabiano, UNICID , São Paulo - dijo:
    fabiano.amemiya@apl.org.br

    10/05/2012

    Cinco estrelas

    Excelente material, bem didático e fácil de entender e acima de tudo de aplicar também. Parabéns.


  • gislene, unicid , São Paulo - dijo:
    gislene.grsantos@gmail.com.br

    09/05/2012

    Cinco estrelas

    muito boa a explicação. Se todas as lições tivessem explicações tão claras, seriam muito mais fácil de se aplicar na pratica.


  • Reinaldo, Unicid , São Paulo - dijo:
    rsteolla@uol.com.br

    08/05/2012

    Cinco estrelas

    Trabalho bastante enriquecedor


  • Viviane Santos Cursino, UNICID , São Paulo - dijo:
    vivicursino.25@gmail.com

    08/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei da forma elaborada das perguntas com relação ás figuras, dessa forma o aluno compreende melhor a atividade dada.


  • angela, unicid , São Paulo - dijo:
    lamedy@ig.com.br

    07/05/2012

    Cinco estrelas

    eu achei bem interessante o jeito como foi proposta as atividades, bem dinâmicas e divertidas


  • Márcia Marins, UNICID , São Paulo - dijo:
    marciabmarins@hotmail.com

    07/05/2012

    Três estrelas

    Mostrou claramente a diferença entre a linguagem escrita e verbal.


  • Vania Aparecida Seppe, UNICID , São Paulo - dijo:
    vania.seppe@bol.com.br

    07/05/2012

    Quatro estrelas

    Gostei bastante das aulas, achei-as muito interessantes pois há a participação do aluno.Os alunos com estas aulas são estimulados a criar e da forma como as atividades foram propostas fica claro a diferença da linguagem verbal e não verbal.


  • mykson bandeira, ulbra , Pará - dijo:
    myksonbandeira@hotmail.com

    04/05/2012

    Cinco estrelas

    exelente site, boa explicação gostei;;;;;;;;;;


  • Elisiane Arruda, Waldemiro Hemerly , Espírito Santo - dijo:
    elisianearruda1@hotmail.com

    11/03/2012

    Cinco estrelas

    E muito para testar o conhecimento e estudar para a prova ,execelente muito bom mesmo.


  • Alexander Andrade da Silva, Colégio Amazonense Dom Pedro || , Amazonas - dijo:
    sander_beludo@hotmail.com

    01/03/2012

    Cinco estrelas

    Me ajudou bastante,apesar de não ser um tipo de aula que as vezes passamos semanas para aprender,vendo essa aula bem resumida consegui compreender a diferença de uma linguagem verbal,não verbal e mista,muito bom mesmo. Obrigado pela aula!


  • Waleska Nascimento, Escola Estadual Lourival Fontes , Sergipe - dijo:
    wsnteacher@yahoo.com.br

    21/02/2012

    Cinco estrelas

    A professora Daniela está de parabéns! A aula é excelente, bem dinâmica e interessante. Vou adaptar à realidade dos meus alunos para ver como vai ser. Tomara que dê certo! PARABÉNS!


  • Alafe cunha campos, padre josé delgardes , Pará - dijo:
    Alafedacunhacampos_007@hotmail.com

    13/01/2012

    Cinco estrelas

    Essa aula ta massa. Entendi tudinho!!!


  • Nyllton, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA ENÍLIA QUEIROZ , Ceará - dijo:
    nyllpe@hotmail.com

    11/01/2012

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante, criativa e reflexiva a aula.


  • maria cristina dantas, unicid / polo souza lopes , São Paulo - dijo:
    cristina.mativi@gmail.com

    27/08/2011

    Quatro estrelas

    achei as aulas bem interessantes, e realmente expressam os sentidos de linguagem não verbal e verbal de uma maneira fácil e rápida de entender.


  • wilson, Fundação Aquarela , Pará - dijo:
    wilsonnlima@yahoo.com.br

    11/04/2011

    Cinco estrelas

    Esse portal me auxilia muito na minha pratica pedagogica. É uma excelente ferramenta!!!!


  • Paula Gibbert, Escola Municipal Selvino Damian Preve , Mato Grosso - dijo:
    paula.gibbert2011@gmail.com

    03/02/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns! Muito criativa sua aula.


  • LYGIA SIMONE ABREU LAURENTINO, ESCOLA ENGENHEIRO LAURO DINIZ , Pernambuco - dijo:
    lygiabreu@gmail.com

    30/01/2011

    Cinco estrelas

    excelente...bastante criativa e com questões que podem ser trabalhadas não só na escrita, mas como debates em sala.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.