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Dançando Baião

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
RUTH REGINA MELO DE LIMA
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NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Dança: Dançar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os objetivos principais a serem alcançados com alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, com estas aulas são:

  •  Conhecer a origem do Baião;
  •  Identificar os elementos que caracterizam essa dança (quem dança, onde dança e como dança);
  •  Participar da interpretação, improvisação e composição da dança-Baião.
Duração das atividades
6 horas e 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Realizar um levantamento sobre as idéias das crianças acerca da dança do baião.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01- Conversa na roda sobre dança

O/A professora levantará questões para que o grupo de crianças expressem seus conhecimentos sobre essa linguagem, realizando e registrando na lousa as seguintes perguntas:

  • Vocês já assistiram a um espetáculo de dança?
  • O que é dança?
  • Onde as pessoas costumam dançar?
  • Para que dançamos?
  •  Quem dança ou pode dançar?
  • Vocês sabem o nome de dançarinos ou coreógrafos?
  • Quais são as danças que vocês conhecem?
  • O que é preciso para haver dança?
  • O que movemos quando dançamos?
  • Como nos movemos?
  • Onde nos movemos?

Atividade 02 - Apreciação de danças em vídeo

1º momento

 - O/a professor/a propõe que as crianças assistam algumas danças da nossa cultura: xaxado, xote, baião, dando as seguintes orientações: Durante a apreciação das danças, observem e identifiquem quem dança (mulheres, homens, crianças), o modo como as pessoas dançam (os movimentos realizados pelo corpo no espaço), o lugar onde a dança acontece (se é na rua, no teatro, na igreja, no clube, no palco, na escola), de que forma as pessoas estão vestidas (figurino), o que tem nesse lugar onde a dança acontece (cenário), Como os dançarinos se movem no espaço? Por que e para que as pessoas estão dançando?

http://www.youtube.com/watch?v=miOlLzPPcoc 

http://www.youtube.com/watch?v=sOGhpphrywo 

http://www.youtube.com/watch?v=lQvPi2S3aas&feature=fvst 

2º momento – Conversando, tecendo comentários e ampliando conhecimentos.

- As crianças expressam o que percebem durante a apreciação das danças. O/a professor/a deverá registrar as ideias, sentimentos e impressões emitidas pelo grupo. Durante a conversa, deverá ampliar os conhecimentos dos alunos, trazendo informações sobre a diversidade de danças existentes em nosso país, destacando Brasil como um país com grande diversidade de danças e alguns nomes e obras de dançarinos e coreógrafos do estado, do Brasil e do mundo que se dedicaram e se dedicam ao estudo da dança como, por exemplo, o coreógrafo e dançarino que viveu na metade deste século na Hungria, Rodolfo Laban, autor do livro Dança Educativa Moderna, a professora doutora Isabel A. Marques, pioneira no Brasil na sistematização e pesquisa na área de ensino de dança, a qual assessorou o MEC e a UNESCO na redação de documentos para a introdução da dança no currículo escolar do Brasil e na América Latina. Além disso é possível discutir e desmistificar o preconceito que ainda existe em relação à dança como algo apenas de mulher, inferior a outros conhecimentos ao ponto de ser tratada na escola como atividade festiva, como se esta linguagem não tivesse um conteúdo próprio para ser aprendida na escola.

Atividade 03 – Contextualização da dança.

1º momento

 - As crianças tomam conhecimento da história da dança que eles escolheram para dançar: O Baião. O professor ler o texto e em seguida pergunta: O baião é uma dança típica de qual região do Brasil? Quem inventou? Ao olharmos para essa dança o que nós sentimos e lembramos?

"Baião Histórico:Segundo muitos pesquisadores a origem desta dança e música esta ligada ao Fado ,dança muito comum em Portugal, além de apresentar elementos da cultura africana.Alguns pesquisadores classificam o Baião como uma transformação de um tipo de Samba, que aos poucos foi se adaptando ao gosto e vida do povo do Sertão ,muito diferentes do povo do Litoral.A Dança também era conhecida como Baiano, possivelmente por ter se originado, ou ter sido muito difundida no interior da Bahia, esta dança já era muito conhecida no Maranhão,Ceará,Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia,possuindo grande variedade de coreografias.A dança não era executada pelo o povo nas ruas, era apenas utilizada em ocasiões de festejos Sociais como batizados,aniversários,casamentos, dentre outros.O Baião tanto a Dança como a Música abrange duas fases,a mais antiga onde surge o Baião no Nordeste, e posteriormente durante o século XIX muito difundido no Brasil a partir de 1946 com Luiz Gonzaga, "o rei do baião". Dança e Música e Instrumentos Musicais: A coreografia do Baião não é de passos determinados, ela consiste basicamente no improviso dos movimentos, isto também se aplica as letras das musicas ,onde a marca principal é o improviso dos cantores,inspirados nas circunstâncias.Na Dança formam-se pares,homens com mulheres estes pares podem a vir ou não a se desfazer durante o desenrolar da festa,não existe uma norma para a formação do par ,ficando de livre escolha,podendo muitas vezes na falta de com quem dançar dançar com crianças, sozinho ou mulher com outra mulher.A quantidade de Músicos pode variar bastante ,são predominante em número de três os chamados "Trio de Forró"(Sanfona,Triângulo,Zabumba), mas ocasionalmente este número pode cair para dois ou até mesmo um.Os instrumentos são basicamente:Sanfona,Triângulo,Zabumba,podendo ainda fazer parte a Rabeca,Pandeiro e Agogô."

fonte: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/ 

2º momento

– O/a professora em conjunto com as crianças produzirá um desenho sobre a história do baião, colocando ao final as impressões do grupo sobre essa dança.

Atividade 04 – Criação de movimentos para compor e dançar o Baião.

1º momento

– O/A professor/a fará um levantamento do repertório musical preferido pelas crianças. Sentados em círculo, as crianças escutarão, escolherão e interpretarão a letra de algumas músicas para depois dançarem. Após esse momento, apresentará a biografia e algumas obras do compositor.

2º momento

– As crianças participarão da interpretação, improvisação (criação) e composição de dança. A seguir, apresentamos momentos do processo de criação de dança.

- As crianças dançarão ao som das músicas que foram selecionadas, atentando para os comandos dados pelo/a professor/a: dançar por toda a sala sentindo o ritmo da música; dançar em várias direções – para os lados, para frente e para trás; movimentar os braços e as pernas como se estivesse empurrando um objeto; dançar com as mãos na cintura e movimentando o quadril de forma circular; dançar de braços dados com um colega movimentando-se em várias direções no espaço distante do corpo e depois em torno do espaço próximo ao corpo; dançar trocando de pares, dançar em trios, dançar em colunas formando um trenzinho; segurar a mão de um colega e girar em torno do mesmo para os dos lados, dançar de costas um para o outro, dançar bem juntinho e depois sair de mãos dadas. Dependendo do ritmo da música, é possível propor, diferentes possibilidades de movimentos: pular, girar, saltar, socar, recortar, torcer, deslizar e relacionamentos: dançar ombro com ombro, costas com costas, cabeça com cabeça, pernas entrelaçadas, dançar realizando vários movimentos, com apoio de diferentes materiais como folhas de jornal,  bexigas, fitas de papel crepom, elástico, lenço, lençol, etc.

-Após as crianças experimentarem diferentes possibilidades de movimentos, elas são orientadas a trabalharem juntas no momento da criação, para conhecerem o próprio corpo, as possibilidades de movimento e dança. Nesse momento, o professor propõe que elas se organizem em duplas ou em grupos de cinco para criarem um movimento, apresentarem e ensinarem para os demais colegas.

Ao termino das apresentações, em que todo o grupo expos a sua criação, é o momento delas escolherem os movimentos que acharem mais adequados para dançar. Feito isso, o/a professor/a combinará a sequência dos movimentos, qual será o 1º, o 2º, e o 3º movimento, bem como a forma de organização dos dançarinos no espaço, as posições, direções e deslocamentos a ser realizado quando o corpo estiver dançando. As crianças dançam enquanto o/a professor/a observa, intervém, ajuda na realização dos movimentos de dança, dentro do espaço e nas direções combinadas.

-Ao termino dessas vivências elogie, abra espaço para que as crianças apreciam a atividade apontando os aspectos que deram ou não certo e os que precisam ser melhorados.

-É interessante que as crianças possam registrar esses momentos por meio do desenho e da escrita. Isso permite organizar o pensamento e servir de consulta para lembrar-se do processo de criação.

Atividade 5 - Hoje tem espetáculo? Tem sim senhor. Os dançarinos quem são?

-Se as crianças desejarem realizar uma apresentação para as outras crianças da escola combinem o dia, o local, a hora, o figurino e o cenário. Envolva as crianças com a organização e produção do espetáculo.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados se:

  •  Conhecem a origem do Baião;
  •  Identificam os elementos que caracterizam essa dança (quem dança, onde dança e como dança);
  •  Participaram da interpretação, improvisação e composição da dança-Baião.
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