Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO (DE VIDA)

 

02/12/2010

Autor y Coautor(es)
LUCILENE HOTZ BRONZATO
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

MARIA CRISTINA WEITZEL TAVELA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos aprenderão a elaborar um projeto, a partir do entendimento de que, para uma ideia deixar de ser ideia e passar a ser ação, é necessário uma sequência de ações bem planejadas e com objetivo, ou seja, um projeto. Essa sequência permite, também, que os alunos pensem em seus sonhos e falem de seus planos de vida, além de ler textos e poemas relacionados ao tema.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para essa sequência nenhum conhecimento prévio é necessário.

Estratégias e recursos da aula

ETAPA 1: O SONHO E A AÇÃO

Professor: coloque bem grande no quadro a palavra  SONHO e peça aos alunos que a definam. Provavelmente, aparecerão 3 definições diferentes: uma de caráter científico ( o sonho como manifestação da nossa imaginação enquanto dormimos); uma de caráter sociocultural ( aquilo que almejamos alcançar) e uma de natureza religiosa (espécie de premonição). Caso seus alunos não cheguem a essas três definições de senso comum, vá lhes dando alguns enunciados que estabeleçam  essa diferenciação como, por exemplo, (i) Eu sonho em ser modelo, (ii) Antes do acidente acontecer, o Dinho teve um  sonho; (iii) Essa noite, no meu sonho, eu  era a Juliana Paes.

Em seguida, pergunte aos seus alunos se eles têm sonhos, de que natureza eles são e  quais são eles.  

ETAPA 2:  O QUE É UM SONHO?

Assista ao vídeo ou execute a música Sonho de um sonho (http://letras.terra.com.br/martinho-da-vila/287490/). Faça uma leitura dirigida de modo a levar os alunos a (i) diferenciarem as diferentes acepções da palavra SONHO usada na canção; (ii) perceberem qual é o sonho sonhado pelo eu-lírico.   

A seguir,direcione seus alunos à acepção sociocultural de SONHO, isto é, ao sentido de desejo intenso e constante, aspiração.  Anote os sonhos descritos, categorize-os, na medida do possível como "aspiração profissional", "desejo amoroso", "aspiração altruísta". Ao final, verifique se os adolescentes tendem a ter os mesmos sonhos, se sonhos de meninos e meninas são semelhantes, etc.   Depois de categorizados os sonhos dos alunos, pergunte a alguns o que eles fazem para concretizar seus sonhos. Ouça-os com atenção.

ETAPA 3: A (IM)POSIBILIDADE DO SONHO

Converse com os alunos sobre o que é necessário para se realizar um sonho. Aproveite esse momento e assista com eles ao vídeo   O sonho de Jonas (http://videolog.uol.com.br/video.php?id=266966 ). Na interpretação dirigida do vídeo, enfatize as ações necessárias para se atingir o sonho e a viabilidade do mesmo.  

ETAPA 4: Professor, exiba a imagem abaixo, levando os alunos a chegarem à interpretação relacionada ao sonho de voar e suas (im)possibilidades

Professor: enfatize com os alunos que o querer algo não é suficiente para consegui-lo. É preciso ação e planejamento. Pergunte-lhes qual o brasileiro ilustre que tornou seu sonho de voar possível. Os alunos certamente dirão Santos Dumont. Caso não o digam, conte-lhes a história de Santos Dumont. Você poderá pesquisar na WEB,onde se tem vários sites sobre ele. Uma sugestão é http://www.santosdumont.net/santos/index.htm 

Enfatize na história de Santos Dumont a sequência de ações que começaram com um sonho e terminaram na invenção do avião. Mostre-lhes a imagem do projeto do avião 14 Bis e compare-a a um dos aviões mais modernos da atualidade. Peça  aos alunos que tentem refletir no processo de criação do avião.

Disponível em http://www.snookerclube.com.br/imagenstdum/14bis.jpg

Disponível em http://www.redetec.org.br/inventabrasil/vc97br1.jpg   

Professor: leve as imagens dos primeiros protótipos de avião, mostrando aos alunos que o conhecimento e a experiência geram um "efeito catraca", isto é, o que se aprende e o que se aprimora de um processo serve sempre de base para novos conhecimentos e aprimoramentos. Há uma interessante evolução no   site http://sites.google.com/site/salviopr/historia-da-aviacao-1 

ETAPA 5:  SONHO-PLANEJAMENTO- REALIZAÇÃO

Distribua os textos: "Preparação: a alma do sucesso"  e ainda "O sucesso é construído à noite! Durante o dia você faz o que todos fazem" disponíveis em  http://shinyashiki.uol.com.br/blog/?s=sonho  . Após a leitura e a compreensão dos textos, peça a seus alunos que escolham um de seus sonhos, aqueles que eles considerarem o mais importante e escrevam um projeto de vida, baseado nesse sonho. Lembre a seus alunos que um projeto é um conjunto de ações planejadas com vistas a um determinado fim e que o objetivo de um projeto é transformar ideias em ações.  Vá dando-lhes instruções sobre as características de um projeto: objetivo, sequência cronólogica das ações; metodologia na realização das ações, cronograma, etc.

 Após redigidos, distribua os projetos de vida entre os alunos de modo que ninguém fique com o projeto de sua própria autoria. Peça aos alunos para julgarem se as ações planejadas tendem a alcançar o objetivo almejado ou se há um erro de projeto (essa etapa é muito importante, deve ser feita com cuidado e tempo). Os alunos deverão entender que sonhos se realizam a partir de ações bem planejadas e bem executadas e cabe a cada um elaborar seu próprio projeto de vida.   

Recursos Complementares

Mais informações sobre projetos http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto 

Avaliação

Professor: distribua aos alunos o poema “Canção”(http://www.revista.agulha.nom.br/ceciliameireles01.html), de Cecília Meireles. Faça com eles uma leitura dirigida. 

Atividade: Barquinho dos sonhos. Professor, peça a seus alunos que façam barquinhos de papel, personalize-os com enfeites e elementos decorativos. Dentro desses,  devem ser colocados os projetos de vida elaborados na ultima seção dessa sequência didática.  Cole todos os barcos (por uma das laterais) em uma cartolina azul , como se os barquinhos estivessem sobre o mar, e exponha esse painel em algum mural da escola. 

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 5/6 - 83,33%
  • Quatro estrelas 1/6 - 16,67%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Leila M. Brambila de Souza, E.E. Suely M. C. A. Batista , São Paulo - dijo:
    leilbso@hotmail.com

    03/05/2014

    Cinco estrelas

    A aula é simplesmente fantástica, trabalhei com meus alunos e tive ótimo retorno.


  • LUCIA, SME , Rio de Janeiro - dijo:
    LUCIAMAGALHAES47@GMAIL.COM

    17/02/2013

    Cinco estrelas

    ADOREI!


  • CLAUDIA LEITAO, ESCOLA DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU ALUIZIO FERREIRA , Rondônia - dijo:
    claudia.leitao@hotmail.com

    12/08/2012

    Cinco estrelas

    EXCELENTE AULA ENOBRECE UM PROFESSOR ATUANTE E COMPROMETIDO.


  • Maria José Viana Silva, ESC EST PROF OTAVIANO CARDOSO , Amazonas - dijo:
    mariahmk.silva@gmail.com

    13/06/2011

    Cinco estrelas

    Usando uma estrategia que os leva a refletir sobre seus proprios sonhos, aula maravilhosa


  • ana cristina santos sobral, eescola m josé de figueiredo barreto , Sergipe - dijo:
    ana_cristinasobral@hotmail.com

    18/01/2011

    Cinco estrelas

    a aula é de extrema relevãncia para comunidades que convivem com a violência.parabéns


  • Hosana Celi Pereira Cavalcante, Escola Municipal de Ensino Fundamental Padri Inácio , Paraíba - dijo:
    hosanaportugues@hotmail.com

    04/12/2010

    Quatro estrelas

    Achei bem interessante a sequência didática aplicada ao tema 'elaboração de projetos(vida)'. É uma forma de ensinar o aluno a elaborar projetos de maneira lúdica e reflexiva, estimulando assim, não só a aprendizagem do gênero textual em questão, mas também a importância de se ter um plano para o futuro.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.