28/03/2011
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
- Comparar ecossistemas distintos e a relações alimentares existentes neles.
- Conhecer como funcionam as cadeias alimentares e sua importância para o equilíbrio ambiental.
- Questionar a degradação ambiental e suas conseqüências;
- Desenvolver uma concepção crítica diante de situações que envolvam o meio ambiente;
- Reconhecer a importância das campanhas para preservação do ambiente;
- Valorizar a vida em sua diversidade.
- Noção de ecologia e ecossistemas;
- Fotossíntese.
A sequência de relações alimentares entre os seres vivos é conhecida como cadeia alimentar.
As cadeias alimentares são constituídas por produtores, consumidores e decompositores.
A maioria dois vegetais e as algas são seres vivos que produzem o próprio alimento. Eles são chamados produtores. Esses seres vivos formam o primeiro nível de uma cadeia alimentar.
Os animais não produzem o próprio alimento. Eles necessitam se alimentar de outros seres vivos. Os animais são chamados consumidores.
Os nutrientes passam de um ser vivo para o outro e retornam ao ambiente por meio da ação de seres vivos, como algumas bactérias e fungos, em um processo chamado decomposição. Essas bactérias e esses fungos são chamados decompositores.
Os decompositores, ao se alimentarem, transformam a matéria orgânica, como restos de animais e vegetais, em substâncias que auxiliam no desenvolvimento dos vegetais.
FAVALLI, Leonel [et al] . A escola é nossa: Ciências: 5ºano, 4ª série,
Ensino Fundamental. 2ªed. São Paulo: Scipione, 2007.
O conceito de cadeia alimentar e da importância da preservação ambiental para a manutenção do equilíbrio ecológico será trabalhado por meio de apresentação de slides elaborada pela professora.
Slide 1
Slide 2
Slide 3
A apresentação contém, além de texto explicativo, os seguintes hiperlinks:
A exploração dos links será dividida em três aulas duplas. Após cada aula, a turma será convidada a desenvolver os trabalhos que seguem:
Atividade - Aula 1: Exploração oral da seguinte HQ:
Figura encontrada em FAVALLI, Leonel [et al] . A escola é nossa: Ciências: 5ºano, 4ª série, Ensino Fundamental. 2ªed. São Paulo: Scipione, 2007, p.92.
Questões a serem levantadas:
Criação, em grupo, de história em quadrinhos sobre cadeias alimentares.
As histórias serão expostas no mural da escola.
Atividade - Aula 2: Tribunal escolar – Réu: Degradação ambiental
Formação de grupos. Alguns serão encarregados de levantar pontos positivos e outros, pontos negativos da degradação ambiental.
Os demais alunos farão parte do júri.
Atividade - Aula 3: Debate sobre a necessidade de conscientização da população da importância de se manter o equilíbrio ambiental.
Criação de panfletos para distribuição na redondeza da escola – o material poderá ser feito no Laboratório de Informática, onde os alunos utilizarão a Internet para pesquisar.
A quarta aula será reservada à avaliação das atividades pelo grupo e à saída para distribuição dos panfletos.
A avaliação será feita por meio da análise das produções obtidas em cada etapa e da observação direta dos alunos durante todo o processo, destacando os seguintes itens: construção significativa do conceito de cadeia alimentar e da manutenção de seu equilíbrio, desenvolvimento da criticidade, colaboração nas atividades coletivas, reconhecimento da importância das campanhas para a preservação do ambiente, colaboração em atividades coletivas, empenho na realização das atividades em grupo.
Cinco estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/06/2011
Cinco estrelasminha aula é muito boa estudo na escola municipal auta de souza a diretora é otima num tem o que falar de mau dela ela num grita acho meus colegas super legais amo eles mais que pena que esse é meu ultimo ano lá mais quando for sair num quer dizer que vou esquecer minha professora não vou sempre lenbrar dela e dos meus colegas que não passarem.....
30/04/2011
Cinco estrelasadorei e achei super criativa meu trabalho e bem parecido com teu uso muito HQ da mafalda parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!