Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


RELAÇÕES ALIMENTARES ENTRE OS SERES VIVOS

 

28/03/2011

Autor y Coautor(es)
Luciane Aparecida Camargo
imagem do usuário

SANTOS - SP FLORESTAN FERNANDES PROF UNID MUNICIPAL DE EDUCACAO

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Comparar ecossistemas distintos e a relações alimentares existentes neles. 

- Conhecer como funcionam as cadeias alimentares e sua importância para o equilíbrio ambiental.

- Questionar a degradação ambiental e suas conseqüências;

- Desenvolver uma concepção crítica diante de situações que envolvam o meio ambiente;

- Reconhecer a importância das campanhas para preservação do ambiente;

- Valorizar a vida em sua diversidade.

Duração das atividades
Quatro aulas duplas (90 min.cada).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Noção de ecologia e ecossistemas;

- Fotossíntese.

Estratégias e recursos da aula

Introdução   

A sequência de relações alimentares entre os seres vivos é conhecida como cadeia alimentar.

As cadeias alimentares são constituídas por produtores, consumidores e decompositores.

A maioria dois vegetais e as algas são seres vivos que produzem o próprio alimento. Eles são chamados produtores. Esses seres vivos formam o primeiro nível de uma cadeia alimentar.

Os animais não produzem o próprio alimento. Eles necessitam se alimentar de outros seres vivos. Os animais são chamados consumidores.

Os nutrientes passam de um ser vivo para o outro e retornam ao ambiente por meio da ação de seres vivos, como algumas bactérias e fungos, em um processo chamado decomposição. Essas bactérias e esses fungos são chamados decompositores.

Os decompositores, ao se alimentarem, transformam a matéria orgânica, como restos de animais e vegetais, em substâncias que auxiliam no desenvolvimento dos vegetais.

FAVALLI, Leonel [et al] . A escola é nossa: Ciências: 5ºano, 4ª série,

Ensino Fundamental. 2ªed. São Paulo: Scipione, 2007.

Estratégia               

O conceito de cadeia alimentar e da importância da preservação ambiental para a manutenção do equilíbrio ecológico será trabalhado por meio de apresentação de slides elaborada pela professora.

                                      Slide 1

                                      Slide 2

RELACOES ALIMENTARES ENTRE OS SERES VIVOS 3

                                     Slide 3

A apresentação contém, além de texto explicativo, os seguintes hiperlinks:

A exploração dos links será dividida em três aulas duplas. Após cada aula, a turma será convidada a desenvolver os trabalhos que seguem:

Atividade - Aula 1: Exploração oral da seguinte HQ:

Figura encontrada em FAVALLI, Leonel [et al] . A escola é nossa: Ciências: 5ºano, 4ª série, Ensino Fundamental. 2ªed. São Paulo: Scipione, 2007, p.92.

 

Questões a serem levantadas:   

  • De acordo com a história em quadrinhos, por qual motivo os fazendeiros realizam a caça da raposa?
  • De que maneira as raposas auxiliam o ser humano?
  • O que poderá acontecer se a quantidade de raposas diminuir devido à caça excessiva?

 

Criação, em grupo, de história em quadrinhos sobre cadeias alimentares.   

As histórias serão expostas no mural da escola.

 

Atividade - Aula 2: Tribunal escolar – Réu: Degradação ambiental

Formação de grupos. Alguns serão encarregados de levantar pontos positivos e outros, pontos negativos da degradação ambiental.

Os demais alunos farão parte do júri.

 

Atividade - Aula 3: Debate sobre a necessidade de conscientização da população da importância de se manter o equilíbrio ambiental.

Criação de panfletos para distribuição na redondeza da escola – o material poderá ser feito no Laboratório de Informática, onde os alunos utilizarão a Internet para pesquisar.

 

A quarta aula será reservada à avaliação das atividades pelo grupo e à saída para distribuição dos panfletos.

 

Recursos utilizados:  

  • Computador com acesso à Internet;
  • Apresentação de slides elaborada pela professora;
  • Data Show;
  • Revistas e jornais;
  • Papéis diversos;
  • Cola e tesoura;
  • Lápis e canetas coloridas.
Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita por meio da análise das produções obtidas em cada etapa e da observação direta dos alunos durante todo o processo, destacando os seguintes itens: construção significativa do conceito de cadeia alimentar e da manutenção de seu equilíbrio, desenvolvimento da criticidade, colaboração nas atividades coletivas, reconhecimento da importância das campanhas para a preservação do ambiente, colaboração em atividades coletivas, empenho na realização das atividades em grupo.  

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • samara maria de souza silva, Apae , Rio Grande do Norte - dijo:
    samarinha123@yahoo.com

    15/06/2011

    Cinco estrelas

    minha aula é muito boa estudo na escola municipal auta de souza a diretora é otima num tem o que falar de mau dela ela num grita acho meus colegas super legais amo eles mais que pena que esse é meu ultimo ano lá mais quando for sair num quer dizer que vou esquecer minha professora não vou sempre lenbrar dela e dos meus colegas que não passarem.....


  • ADRIANE, escola municipal mariana , Rio Grande do Sul - dijo:
    delepiane.drica@hotmail.com

    30/04/2011

    Cinco estrelas

    adorei e achei super criativa meu trabalho e bem parecido com teu uso muito HQ da mafalda parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.