Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


As plantas, suas partes e a importância para a alimentação

 

13/10/2010

Autor y Coautor(es)
SANDRO PRADO SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. As partes das plantas (raiz, caule, folha).
  2. Identificar as diferentes partes dos vegetais que comemos.
Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão entender conhecer o reino das plantas e suas principais características.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos para a aula:

*O professor 15 dias antes de iniciar essa temática poderá juntamente com seus alunos plantar sementes de milho e feijão. Para ser utilizado posteriormente na aula sobre as partes das plantas. Os alunos poderão acompanhar toda a atividade.

 *Dica: professor para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos organize visitas ao Jardim Botânico, bosque, parque ou praça de sua cidade.   

Atividade 1: Tempestade de Ideias

O professo fará a utilização da metodologia “Tempestade de Ideias” (utilizada na aula intitulada As interações entre os seres vivos).   

Dica:

Inicialmente o professor se dirige a lousa e escreve a palavra-chave “planta”. Em seguida pede para que os alunos escrevam também na lousa palavras ou expressões que associem a palavra-chave. Para finalizar o professor abre um espaço para discussão trazendo todas as palavras que foram escritas pelos alunos. Essa metodologia é uma ótima maneira do professor propiciar que os alunos interajam trazendo informações que já conhecem. Além disso, possibilita que alguns conceitos, se necessário, sejam (re) formulados.

*Sugestão: o professor deverá ficar atento para trabalhar com as informações que os alunos trouxeram durante o desenvolvimento do conteúdo. 

Atividade 2

Em uma bancada ou mesa o professor deverá organizar diferentes tipos de folhas, caules, e as plântulas de feijão e milho (anteriormente cultivadas pelos alunos). Propicie um momento para que os alunos tenham contato com o material.   Dica: professor procure trazer variedade de formatos, cores e tamanhos.   *Sugestão: o professor poderá solicitar aos alunos que façam suas observações e preencham o modelo de quadro abaixo. Indicando o nome da planta, a qual a parte exposta na bancada pertence e suas características.

AMOSTRA 1

AMOSTRA 2

AMOSTRA 3

AMOSTRA 4

RAIZ

CAULE

FOLHA

Dica: professor durante a observação procure fazer com que os alunos comparem as folhas, caules e raízes. Apontando suas semelhanças e diferenças.  

Atividade 3

O professor poderá convidar seus alunos para participarem de um lanche, onde deverão identificar as partes das plantas que são utilizadas na alimentação.   

*Dica: ficará a critério do professor se será apenas uma exposição dos alimentos, ou se os alunos poderão degustar.   

*Sugestão de alimentos:

Atividade 4

O professor poderá trabalhar com os alunos um texto sobre alimentação orgânica. Pedindo para que depois eles façam pesquisas em supermercados e feiras. Tentando identificar se está havendo aceitação da população.   

*Sugestão de texto: http://www.institutoaqualung.com.br/info_ali44.html    

Atividade 5

O professor poderá propor uma atividade aos alunos que envolvam os conhecimentos prévios e os construídos nas aulas anteriores sobre as plantas. Entregue uma folha para redação com o enunciado abaixo:  

Você e as plantas Imagine que você foi passar as férias em uma ilha deserta com um grupo de amigos e que em um dos passeios você se perdeu. E agora o que vai fazer para comer, vestir, proteger da chuva e dormir? Use o que aprendeu nas aulas sobre as plantas e sua criatividade para escrever um texto contando o que você faria.

Você e as plantas Imagine que você foi passar as férias em uma ilha deserta com um grupo de amigos e que em um dos passeios você se perdeu. E agora o que vai fazer para comer, vestir, proteger da chuva e dormir? Use o que aprendeu nas aulas sobre as plantas e sua criatividade para escrever um texto contando o que você faria.

 *Sugestão: o professor poderá levar fotos, recortes de revistas, vídeos de ilhas para estimular a criatividade dos alunos.

Sugestões de para trabalho interdisciplinar:

Língua Portuguesa – o professor poderá orientar na construção dos textos, e também trabalhar com a interpretação de textos referentes à temática.   

Artes – o professor poderá propor uma mostra de objetos e utensílios feitos a partir de partes de plantas.   

Geografia – o professor poderá trabalhar os biomas brasileiros, caracterizando as particularidades da fauna de cada região.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação poderá acontecer em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o envolvimento dos alunos nos debates e na realização das atividades solicitadas. O professor também poderá avaliar o material entregue referente às atividades.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 5 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/5 - 60%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.