Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


O CICLO DE VIDA DOS SERES VIVOS

 

25/11/2010

Autor y Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O estudo pretende que o aluno seja capaz de:

listar os agentes físicos e químicos que interferem no ciclo de vida dos seres vivos;

conhecer e comparar, em parceria com as aulas de matemática, a duração aproximada do ciclo de vida de alguns seres vivos.

Duração das atividades
01 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE I:

Sugere-se que esta atividade seja desenvolvida em parceria com o professor de matemática.

Professor, inicie a aula conversando com os alunos sobre o ciclo de vida dos seres vivos.

Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem. Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem duração variável de um tipo de ser vivo para outro.

Veja alguns exemplos que indicam a duração média aproximada de vida de alguns animais.     

Arara: 60 anos

Crocodilo: 80 anos

Cabra: 17 anos

Elefante: 100 anos

Chimpanzé: 20 anos

Leão: 20 anos

Coelho: 7 anos

Porco: 10 anos

Coruja: 27 anos

Rato: 4 anos

 Peça aos alunos que respondam as questões: As imagens foram extraídas do site: http://www.google.com.br 

a. Dos animais ilustrados abaixo identifique o que vive mais e qual o que vive menos? 

Fonte: http://www.google.com.br (rato/imagens) 

Fonte: http://www.google.com.br (elefante/imagens) 

b. Qual a relação entre o ciclo de vida do chimpanzé e o do elefante? (os alunos deverão responder que o elefante vive 5 vezes mais que o chimpanzé).

c.O que os ciclo de vida da coruja, do leão, do chimpanzé, do elefante, do crocodilo e da arara têm em comum? (os alunos deverão responder que todos estes animais vivem no mínimo 20 anos).

d. Qual a relação entre o ciclo de vida de um rato e de uma arara?  (os alunos deverão responder que a arara vive 15 vezes mais que o rato).

e. Observe a ilustração do animal abaixo.

Fonte: http://www.google.com.br (porco/ imagens) 

Relacione o seu ciclo de vida com o ciclo de vida do leão, do elefante, do crocodilo e da arara? (os alunos deverão responder que o leão vive 2 vezes mais que o porco, que o elefante vive 10 vezes mais que o porco, que o crocodilo vive 8 vezes mais que o porco e a arara vive 6 vezes mais que o porco).

f. Construir uma tabela em ordem decrescente de duração do ciclo de vida destes animais.

ATIVIDADE II:

O ciclo de vida pode durar minutos ou centenas de anos conforme o ser vivo. Algumas bactérias podem completar seu ciclo de vida em cerca de 30 minutos. Outros seres, como as sequóias e alguns tipos de pinheiro, podem viver 4 mil anos ou mais. Proponha ao alunos pesquisarem a duração aproximada do ciclo de vida do homem.

Site sugerido: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/biotecnologia/artigos_de_biotecnologia/qualidade_de_vida_e_a_biotecnologia.html 

ATIVIDADE III:

Desafie os alunos a pensarem sobre quais fatores interferem no ciclo de vida dos seres vivos. Para auxiliá-los leia este trecho:

A contaminação do solo por agrotóxicos diminui a concentração de nutrientes podendo gerar a morte de muitos animais e plantas que dependem do solo para sobreviverem.

Solicite que identifiquem neste trecho qual é o agente e como interfere no ciclo de vida dos seres vivos.

Peça para que descrevam as ações dos seguintes agentes sobre o ciclo de vida dos seres vivos:

a. detergentes, óleos e esgoto presentes nas águas dos rios, lagoas e oceanos

b. poluição do ar

c. erosão

Faça as correções e socialize as respostas dos alunos.

      

Recursos Complementares
Avaliação

Solicite aos alunos acompanharem a decomposição de um tomate.

Peça-lhes para partirem um tomate ao meio e expor uma das metades ao ambiente e a outra ficará guardada bem fechada dentro de um saquinho na geladeira. Este é o primeiro dia de observação. As demais ocorrerão de dois em dois dias até ao final de 10 dias. Peça para que preencham o relatório de observação que deverá ser completado com a data da observação e a descrição do tomate que está exposto ao ambiente e a descrição do que está na geladeira.

Proponha para os alunos elaborarem uma conclusão para a observação.

Socialize as relatórios e avalie a atividade.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.