Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PLANTIO: MUDAS, CAROÇOS OU SEMENTES

 

09/10/2010

Autor y Coautor(es)
KEILA BARRETO DE ARAÚJO
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Os fenômenos da natureza
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

A criança na faixa etária de 5 anos de idade poderá aprender com esta aula:

  • Identificar os diferentes tipos de plantios: mudas, caroços ou sementes;
  • Identificar as partes de uma árvore;
  • Identificar as partes do fruto;
  • Comparar e diferenciar as sementes e os caroços;
  • Plantar mudas de árvores;
  • Semear um canteiro;
  • Germinar um caroço;
  • Elaborar e criar uma árvore com mosaicos, percebendo as singularidades da árvore (tamanho, forma, cores)   
Duração das atividades
Cada atividade será  desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 45 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: PESQUISA SOBRE AS ÁRVORES NA BIBLIOTECA

1º Momento: O/a professor/a deverá reservar na biblioteca alguns livros que tratem do assunto (árvores que nascem da semente e o seu plantio). Quando chegar à biblioteca com os alunos dividi-los nas mesas e entregar um livro a cada grupo. Eles deverão responder as questões: ·         

  • QUAIS AS ÁRVORES QUE PESQUISARAM?  
  • QUAIS OS NOMES DAS PARTES EXTERNAS DAS ÁRVORES?
  • ELAS NASCEM DA SEMENTE, CAROÇO OU MUDA?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Semente    

http://pt.wikipedia.org/wiki/Caro%C3%A7o 

http://www.infojardin.com/foro/showthread.php?t=116350&page=10 

Enquanto os grupos estiverem pesquisando, o/a professor/a deverá mediar à pesquisa circulando entre eles. Quando os grupos concluírem o trabalho, o/a professor/a deverá ler os registros e se necessário retomar com o grupo para acrescentar ou suprimir algum dado.

2º Momento: Em seguida, cada grupo deverá ilustrar suas árvores, pintando e nomeando as suas partes (raiz, caule, folha, flor, fruto).

http://www.eb1-deixa-resto.rcts.pt/html/germina.htm 

3º Momento: O/a professor/a juntamente com as crianças deverá organizar o mural com as pesquisas realizadas. Obs: Combinar com os alunos para levarem no dia seguinte algumas sementes e garrafas pet para o plantio das sementes.

Atividade 2 – PLANTANDO UMA SEMENTE

1º  Momento: O/a professor/a deverá organizar o espaço e o material necessário para o plantio das sementes, cortado as garrafas pet  e juntamente com as crianças colocar terra e adubo dentro das garrafas.

http://www.radarverde.com.br/2010/05/ibflorestas-abre-oportunidade-para-coletores-de-sementes/  

http://www.imagem.ufrj.br/index.php?acao=detalhar_imagem&id_img=2178   

 2º  Momento: O/a professor/a proporá que cada criança traga a sua semente de casa (melancia, feijão, abobora, mamão, milho etc) e cada criança fará o seu plantio. Quando todos tiverem plantado a sua semente deverão regar e todas as garrafas deverão ser colocadas num local que receba a luz do sol. Dia-a-dia o/a professor/a juntamente com as crianças deverão acompanhar a evolução da germinação.

Foto Profa. Keila

3º  Momento: O/a professor/a deverá entregar a cada criança um bloco com três folhas. Em cada folha um espaço para escrever e outro para desenhar. Cada criança deverá fazer três registros do momento do plantio em forma de uma história com começo, meio e fim. Atividade

3 – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE SEMENTES E CAROÇOS.

1º Momento: O/a professor/a deverá ler para as crianças a história “NADA AINDA?” - Tomara que Ele Aprenda - Christian Voltz. O livro diz que: Certa manha, o Sr. Louis semeou pequenas e promissoras sementes em seu jardim. Ele voltava ao jardim todos os dias para ver se as sementes já tinham crescido. O processo de germinação é demorado e o sr. Louis ficou muito inquieto enqunto esperava. Um passarinho acompanhou o processo e ficou feliz quando surgiu a primeira flor, então  presentiou a sua namorada.

Depois, o/a professor/a pedirá às crianças para desenhar uma parte da história.   

2º Momento: O/a professor/a deverá combinar com as crianças de levarem para sala várias frutas. Todos deverão sentar na roda, as frutas ficarão no centro dentro de uma bandeja e as crianças poderão explorá-la enquanto o/a professor questiona:  

 QUAL O NOME DESSA FRUTA?

SUA COR? QUAL É A FORMA?

É ASPERA OU LISA?

 GRANDE O PEQUENA?

Depois o/a professor/a deverá abrir as frutas e questionar:

A MELANCIA TEM CAROÇO OU SEMENTE?

O ABACATE TEM CAROÇO OU SEMENTE?

A LARANJA TEM CAROÇO OU SEMENTE?

O MAMÃO TEM CAROÇO OU SEMENTE?

A PESSEGO  TEM CAROÇO OU SEMENTE?

 QUAL A DIFERENÇA ENTRE CAROÇO E SEMENTE?

http://www.medplan.com.br/materias/9/9050.html 

 http://www.blogdoclaret.com/index.php/plastico-de-caroco-de-manga/ 

 O/a professor/a deverá deixar que as crianças degustem as frutas e façam seus comentários.

É DOCE? AZEDA?  

 Obs: Se possível registrar os comentários das crianças e fixá-los no mural junto ao restante da pesquisa.

 Atividade 4: UMA FRUTEIRA DE MOSAÍCOS

1º Momento: O/a professor/a deverá propor uma atividade artística de recorte e colagem, na qual as crianças utilizaram sementes. Primeiramente o/a professor/a deverá selecionar juntamente com as crianças caroços e sementes, depois, as crianças deverão desenhar no papel A4 peso 40 as frutas cortadas, em seguida deverão colorir com lápis de cor, giz de cera, tinta guache, recorte de revistas ou papel colorido. Depois, com a cola em vários recipientes deverão colar as sementes nos desenhos das frutas. Durante a produção, o/a professor deverá falar um pouco sobre as proporções em relação ao tamanho da fruta, sua cor, semente/caroço. As crianças terão total liberdade em escolher as frutas e as cores que desejarem utilizar na sua obra de arte,

2º Momento: O/a professor/a deverá circular entre as crianças enquanto realizam a tarefa se necessário chamar a atenção de alguma criança fazendo questionamentos: O que está faltando na sua fruta? Qual a cor da sua fruta? Qual semente que você vai colar? Quando as crianças concluírem suas obras o professor/a deverá fazer com elas uma moldura e expor o trabalho no mural da escola.   

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliação: Avaliar se as crianças:

  • Identificaram os diferentes tipos de plantios: mudas, caroços ou sementes;
  • Identificaram as partes de uma árvore;
  • Identificaram as partes do fruto;
  • Compararam e diferenciar as sementes e os caroços;
  • Plantaram mudas de árvores;
  • Semearam um canteiro;
  • Germinaram um caroço;
  • Elaboraram e criaram uma árvore com mosaicos, percebendo as singularidades da árvore (tamanho, forma, cores)   
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • celia jorge, Portugal - dijo:
    celimae@iol.pt

    13/09/2013

    Cinco estrelas

    uma ótima maneira de ocupar os tempos livres dos meus netos, assim a brincar também vão aprendendo obrigada


  • cristiane alves de oliveira, EMEI Francisco Bueno Monteiro , Minas Gerais - dijo:
    CRISTIANEAOB@YAHOO.COM.BR

    09/12/2010

    Cinco estrelas

    Achei ótima a sugestão de plano de aula, trabalhou a pesquisa , experimentação , as sensações do paladar.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.