Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Vamos conversar sobre o sistema solar?

 

12/01/2011

Autor y Coautor(es)
Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer que o nosso planeta não está isolado e faz parte do sistema solar.

Identificar as principais características dos planetas que compõem este sistema e a importância do Sol para a vida na Terra. 

Explicar os motivos que levaram Plutão a ser considerado um planeta-anão em 2006.   

Duração das atividades
150 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula é indicada para alunos e alunas a partir do 5º ano do Ensino Fundamental, em função de informações necessárias para desenvolver a atividade.

Estratégias e recursos da aula

Que tal elaborar com as crianças um roteiro de trabalho para essa aula?

Diga-lhes qual é o assunto que será tratado e peça a ajuda delas para elaborar o roteiro. Socialize a sua intenção inicial e pergunte se há mais alguma sugestão para enriquecer a aula. 

1-      Organize as crianças em grupo e promova uma leitura do texto: Curiosidades Planetárias, da Revista Ciência Hoje para Crianças.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/165  

2-      Após a leitura, peça a cada grupo que retire as principais informações do texto para socializá-las posteriormente.

3-      Leve para aula imagens do sistema solar para enriquecer a discussão (você também pode sugerir que elas te ajudem a encontrar imagens interessantes sobre o assunto).

4-      Pergunte às crianças as principais curiosidades a respeito de cada planeta e faça uma lista com essas informações.

5-      Aproveite que as crianças estão organizadas em grupos e construa maquetes sobre o sistema solar, utilizando material como massinha de modelar, por exemplo, destacando as principais características de cada planeta e do Sol.

6-       Ressalte os motivos que levaram Plutão a ser considerado um planeta-anão em 2006. O próprio texto explica os motivos disso ter acontecido.

7-       Explore as diferenças entre Plutão e os demais planetas do Sistema Solar para que as crianças entendam um pouco melhor o porquê não considerá-lo mais um planeta.

8-       Você também pode encontrar no site Youtube ótimas sugestões de vídeos para enriquecer a aula:

 O Sistema Solar

http://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA 

Plutão é um planeta?

http://www.youtube.com/watch?v=kSOvsYHFKdc 

Não deixe de ressaltar a importância do Sol para a existência da vida no planeta Terra e que o sistema solar está localizado na Via Láctea, assim como o fato que existem inúmeras galáxias no universo que o homem ainda não descobriu.

Que tal criar um Quiz (perguntas e respostas) sobre as informações aprendidas? As crianças poderão respondê-lo em duplas. Será uma ótima oportunidade para tirar as dúvidas sobre o assunto. Não esqueça de ajudá-las a calcular a pontuação obtida nas respostas corretas.

Uma outra sugestão de atividade seria criar um bingo com as principais características de cada planeta que compõe o Sistema Solar. Para fazê-lo, você pode entregar uma folha de papel ofício com a seguinte organização:

1- Mercúrio       3- Terra         5- Júpiter          7- Urano

2- Vênus           4- Marte         6- Saturno        8- Netuno

Oriente as crianças a colocar um planeta em cada retângulo. Sorteie um número, que será correspondente a uma frase que descreverá um planeta específico. Leve-as a perceber qual é o planeta antes de dar a resposta definitiva. Será uma maneira prazerosa de fixar as informações aprendidas sobre o assunto.    

Recursos Complementares

No site indicado abaixo, você encontra um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/sistema-solar-seus-componentes-511471.shtml 

Avaliação

 Há aqui, pelo menos, três momentos que precisam ser avaliados:

1° As crianças demonstram estar interessadas pelo assunto?

2º  As informações que as crianças possuem sobre o assunto foram ampliadas?

3° Como foi a organização do trabalho em grupo (participação, interesse, solução de conflitos, entre outros aspectos)?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/3 - 33,33%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 1/3 - 33,33%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Maria Josenaide , Escola Irmã Judith Ferreira Leite , Pernambuco - dijo:
    mjosenaide@hotmail.com

    29/10/2014

    Três estrelas

    Ótima aula.


  • Rosane, EM Gerardo Mário Tornatore , São Paulo - dijo:
    rosane_minchin@hotmail.com

    08/03/2012

    Quatro estrelas

    Adorei as atividades e as sugestões de vídeo, pois, estes recursos e tipo atividade ajuda a despertar o interesse da criançada já que assim não precisamos ficar presos em livros didáticos. Acredito que terei ótimos resultados. Obrigada por compartilhar


  • aniaci, horacio , Bahia - dijo:
    anydow@yahoo.com.br

    30/03/2011

    Cinco estrelas

    muito boa,


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.