Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


A lua, satélite da terra

 

07/10/2010

Autor y Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar características de um satélite.
  • Compreender a explicação da existência da Lua na mitologia.
  • Entender o ciclo/movimentos que dão origem aos dias e noites aqui na terra.  
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula as crianças devem estar estudando os planetas, satélites e mitologia.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento:

O professor deve começar esta aula perguntando as crianças se existem e se elas conhecem a(s) diferença(s) entre satélites e planetas. Nesse primeiro momento, o professor escuta as crianças e registra suas hipóteses. Depois pede para elas nomearem alguns planetas conhecidos e registra também. Em seguida, o professor pergunta por que as crianças não nomearam a lua como planeta, ou se nomearam, fazer outros questionamentos. Se as crianças não conseguirem identificar as características de um satélite, o professor deverá oferecer uma referência bibliográfica para que elas leiam e tirem suas conclusões. Em seguida, o professor propõe uma roda de discussão e elege um escriba para fazer os registros durante a discussão. Tais registros serão retomados em momentos posteriores.

Sites sobre satélites:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&channel=s&defl=pt&q=define:Sat%C3%A9lite+&sa=X&ei= C_aVTLfaHoP58Abkr7WnDA&ved=0CBgQkAE 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lite_natural 

2º Momento:

O professor deve sugerir às crianças uma pesquisa na internet para buscar na mitologia greco-romana, os nomes e mitos das deusas que representam a lua. As crianças fazem suas pesquisas, imprimem o texto e levam para o grupo. O professor deve organizar uma roda de leitura em que as crianças vão socializar seus textos. Em seguida colocam-nos no mural da sala.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Selene 

http://vanessatuleski.com.br/v2/aprenda-sobre-astrologia/mitologia-dez-planetas/o-mito-da-lua/ 

Silene,  deusa que representa a Lua na mitologia romana. Disponível em:

http://api.ning.com/files/WfatWxJnLw4*8-D*His8Ro*SkM6MlM3n*3l46cPsPjFsf0jepQzZvV0lNt4TDV2OaxByX*yF-gcceVBDZg4vozFlKVbAt73m /selene4931.jpg 

Luna ou Lua, deusa Lua na mitologia grega.

http://3.bp.blogspot.com/_D06OS4WHRCQ/SaR73_u9LcI/AAAAAAAABHA/2H_ZkZbdEro/s400/hechicera-de-luna.jpg 

3º Momento:

O professor deve levar para sala de aula um planetário móvel, perguntar o que as crianças vêem nele, se elas conhecem esse objeto e se sabem para que serve. Em seguida o professor deve  fazer um experimento para que as crianças percebam a importância da lua para a sucessão dos dias e noites aqui na terra. Pode ainda explicar as fases da lua, através de seus movimentos na órbita da terra e da incidência da luz do sol sobre ela. Com o uso desse aparelho torna-se mais fácil esta compreensão por parte das crianças.

Planetário móvel. Fonte: arquivos da autora

4º Momento:

O professor deve convidar um professor de física para vir a escola fazer uma palestra para as crianças e solicitar, caso ele tenha um telescópio, que o leve para sala. Depois da palestra com as crianças, o gupo deve esperar que a lua apareça no céu (se possível fazer esta aula no dia em que a lua esteja cheia, porque nasce mais cedo e porque permite uma visão da mesma por inteiro). O físico aponta o telescópio para ela e as crianças a observam. Sabemos que além da lua, podemos ver outros planetas no nosso céu, como Vênus, Marte, Mercúrio. Assim, as crianças podem tembém localizá-los e observá-los com o telescópio.Na aula seguinte, a tarefa das crianças é escrever um texto e representar com desenho o que observaram no céu através do telescópio, especialmente a lua e suas enormes crateras, que vistas da terra, mais parece um grande pedaço de queijo.

Crianças observando o céu sob a orientação do professor de física.

Fonte: Arquivos da autora.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor pode avaliar com esta aula se as crianças conseguiram identificar características de um satélite, compreender a explicação da existência da Lua na mitologia, entender o ciclo/movimentos que dão origem aos dias e noites aqui na terra, bem como representar o lua a partir das observações feitas com auxílio do telescópio

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.