16/02/2011
Aléxia Pádua Franco
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Fundamental Inicial | História | Ritmos de tempo |
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
- Compreender as maneiras utilizadas pelos homens de representar a passagem do tempo.
- Entender como calculamos século, década, ano inicial e final de um determinado século.
- Entender como calculamos há quanto tempo que um acontecimento ocorreu.
- Compreender porque utilizamos a expressão antes de Cristo e depois de Cristo.
- Compreender que a contagem do tempo é fundamental para o estudo da História.
- Localizar e interpretar, em um texto historiográfico, jornalístico ou documento de época, estas medidas de tempo.
O encaminhamento desta aula torna-se mais dinâmico se os alunos tiverem noções básicas de como ocorre a passagem de tempo para os homens. É interessante trabalhar as atividades sugeridas na aula: " As diferentes maneiras dos homens controlarem o tempo: tempo da natureza, tempo do relógio" (http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24019).
Atividade 1 - Descobrindo as diferentes maneiras de representar a passagem do tempo.
Solicite aos alunos que exponham quais são as unidades de tempo que os homens utilizam para representar a passagem do tempo.
Instigue os alunos a pensar como isto acontece em seu cotidiano, levantando questões como:
- como marcamos a hora do recreio?
- como marcamos nossa data de nascimento e nossa data de aniversário?
Atenção professor! Os alunos costumam misturar a data de nascimento com a de aniverário. Diferencie com o aluno que uma só acontece uma vez, a outra todo ano.
Vá anotando no quadro as respostas dos alunos. Caso eles não consigam levantar algum exemplo de ano, década, século ou milênio, complete, com exemplos seus, no quadro. Após completar os exemplos, peça para que eles anotem no caderno as respostas.
Observação: os alunos podem citar como exemplos , hora, dias, semanas, mês. Todas essas respostas estão corretas, mas enfatize que, nesta aula, vamos aprofundar nosso estudo no milênio, século, década, ano, porque são as medidas de tempo mais usada nos textos de História.
Para que o aluno tenha uma referência dessa contagem do tempo, propomos uma dinâmica com bexigas. A dinâmica acontecerá da seguinte forma:
- Em bexigas, colocar papéis com exemplos de uma década, um século, um ano, um milênio. Estes exemplos devem ser bem relacionados com a vivência dos alunos. Por exemplo:
1- Quase todos os alunos do 5º ano têm uma década de vida.
2- Vivemos no século XXI.
3- Vivemos no terceiro milênio.
4- A professora nasceu em 14/01/1980.
5- assim por diante, até completar a metade do número de alunos existentes na turma.
- Em outros balões colocar os pares destas afirmações acima.
1- Milênio é igual a 1000 anos.
2- Século é igual a 100 anos.
3- Década é igual a 10 anos.
4- A data possui dia, mês e ano.
5- assim por diante, até completar o número de afirmações colocadas nos balões anteriores.
Jogue as bexigas para cima e peça para os alunos estourarem, lerem um por um e irem procurando seu par, como jogo da memória. Depois registre estas frases no caderno e faça um registro final que sintetize o significado de cada uma destas medidas de tempo.
Possibilidade de registro:
Professor, destaque com os alunos porque estas medidas de tempo são tão importantes para o estudo da História, exemplificando que os historiadores para escreverem a História utilizam muito estas medidas (milênio, século, década, ano). Por exemplo, ao invés de falarmos que estamos no 2010, poderíamos falar que estamos no século XXI.
Atividade 2 - Calculando medidas de tempo
O objetivo desta atividade é ensinar o aluno a identificar o século a que um determinado ano pertence e o ano que o século inicia e termina. Para isso é útil ensinarmos para os alunos algumas "regrinhas" para se encontrar o ano inicial, ano final e o século.
Atenção professor! Nesta atividade utilize as "regrinhas" que vamos disponibilizar abaixo. Porém, construa com o aluno as bases do conhecimento dessas "regrinhas". Entregue uma tabela com os séculos I a XXI e seus anos inicias e finais. Peça para os alunos observarem o que tem de comum nos anos iniciais (todos terminam em 01, e começam com um algarismo menor do que o do algarismo do século) e nos anos finais (todos terminam em 00 e começam com o mesmo algarismo do século). Em seguida, inicie o contato com as "regrinhas", de forma que o aluno participe o tempo todo da sua construção, a partir das semelhanças observadas na tabela.
Cabe destacar que damos maior ênfase ao século porque é a medida de tempo que mais aparece nos textos de História, mas o raciocínio para décadas e milênio é semelhante.
A) Como fazemos para descobrir a que século pertence um ano?
Regra 1: Se o ano termina em 00, basta cortar os dois zeros e tem-se o século que você quer saber. Depois, basta escrever o número em algarismo romano.
Exemplo: 1500 (corta 00) = século XV
Regra 2: Se ano não termina em 00, cortam-se os dois últimos algarismos do ano, soma-se 1 ao número que resta e tem-se, assim, o século que você quer saber. Basta finalmente, escrevê-lo em algarismo romano.
Exemplo: 1822 (corta 22) = 18+1= 19 = século XIX
B) Como fazemos para saber quais anos fazem parte de um século?
Regra 3 - ano inicial de um século: Para descobrir o ano inicial subtraímos uma unidade do século e acrescentamos os algarismo 01 na frente do resultado da subtração.
Exemplo: século XIX = 19- 1= 18 (acrescenta 01) = 1801. O ano inicial do século XIX é 1801.
Regra 4 - ano final de um século: Para descobrir o ano final acrescentamos 00 ao número do século.
Exemplo: século XIX = 19 (acrescenta 00) = 1900. O ano final do século XIX é 1900.
C) Como descobrimos há quanto tempo um acontecimento ocorreu?
Atenção, professor! Para os alunos compreenderem estas regras é importante informar que o calendário que seguimos é o calendário Cristão que tem com referência o ano do nascimento de Jesus Cristo, Ano 1. Por isso quando nos referimos aos acontecimentos anteriores ao nascimento de Jesus usamos a expressão antes de Cristo (a.C). Os anos que se seguem ao nascimento de Cristo (d.C) depois de Cristo. Esta é a maneira mais convencional de marcar os acontecimentos no mundo.
Regra 1 - Se o acontecimento foi vivido depois de Cristo (d.C.), devemos diminuir o ano em que o fato aconteceu do ano em que estamos.
Exemplo: Se o homem inventou o computador em 1946 depois de Cristo, então quanto tempo tem que ele inventou o computador?
2010 - 1946 = 64 anos.
O homem inventou o computador há 64 anos.
Atenção, professor! Antes de apresentar a regra, faça uma linha do tempo no quadro, registrando o ano atual e o ano em que o acontecimento ocorreu. Depois, instigue o aluno a desenvolver o raciocínio que os faça concluir porque usar o ano corrente para descobrir a resposta, porque fazer operação de subtração. Depois construa a regra com os alunos e peça para eles a registrarem no caderno.
Regra 2 - Se o acontecimento foi vivido antes de Cristo (a.C.) devemos somar o ano em que o fato aconteceu com o ano em que estamos.
Exemplo: Se o homem inventou a escrita no ano 3600 antes de Cristo, então quanto tempo tem que ele fez esta descoberta?
3600 + 2010 = 5610 O homem inventou a escrita a 5610 anos.
Atenção, professor! Antes de apresentar a regra, faça uma linha do tempo no quadro, registrando o ano atual e o ano em que o acontecimento ocorreu. Depois, instigue o aluno a desenvolver o raciocínio que os faça concluir porque usar o ano corrente para descobrir a resposta, porque fazer operação de adição. Depois construa a regra com os alunos e peça para eles a registrarem no caderno.
Proposta de atividade interdisciplinar: Todas a atividade 2 requer conhecimentos matemáticos (algarismo romano, ordem crescente e decrescente dos números, operações de adição e subtração, interpretação de problemas). Assim, esta é uma excelente oportunidade de integrar o estudo de História com o de Matemática.
Atenção, professor! Faça essa atividade de maneira que chame a atenção do aluno para a importância de se conhecer as regras para facilitar o entendimento de textos de História, de jornal, revista que explicam sobre um acontecimento, localizando-o no tempo através das palavras século, década.
Atividade 3- Sintetizando o conhecimento sobre as maneiras de medir o tempo
- Entregue para os alunos um texto de história ou de jornal que usa século para localizar um acontecimento.
- Leia o texto com os alunos e identifique qual o acontecimento nele registrado.
- Em seguida, indague os alunos:
. Em que século este acontecimento ocorreu?
. Então entre que anos ele aconteceu?
. Como podemos descobrir isso rapidamente?
. Esse acontecimento é antes ou depois de Cristo?
. Como faço para descobrir há quanto tempo ele ocorreu?
Importante! Para que o aluno se sinta mais estimulado, procure trabalhar com documentos, textos históricos ou jornalísticos que abordem à região em que os alunos moram. Assim, ao ler o texto, o aluno, além de localizar as medidas de tempo que estudamos: milênio, século, década, ano final, ano inicial, mês, se o acontecimento ocorreu antes ou depois de Cristo, poderá também conhecer e refletir sobre a História de sua região.
Atividade 4 - Representando as medidas de tempo.
Peça para os alunos fazerem um desenho, representando milênio, século, década, ano, mês, dia. Não vale fazer um calendário, eles devem usar a imaginação para tentar representar essas medidas de tempo.
Possibilidade de trabalho interdisciplinar: trabalhe com o professor de Educação Artística nessa atividade.
Para enriquecer a aula utilize o vídeo disponível no site da TV Escola: http://tvescola.mec.gov.br/index.php?option=com_zoo&view=item&item_id=1105
Sinopse do vídeo: Episódio da série "Viajantes da História", na qual um casal jovem é capaz de voltar a qualquer época da história, ajudando dois adolescentes a entenderem a origem e a evolução de certos costumes, fatos e fenômenos da sociedade contemporânea. Neste episódio, os “Viajantes da História” voltam à Antigüidade Clássica para mostrar como eram os mestres e discípulos no passado e de que forma a educação evoluiu até chegar ao que é em nossos dias.
A avaliação da aprendizagem dos alunos deve ser feita através das atividades que eles desenvolverão individual ou coletivamente em cada uma das etapas da aula. Através destas atividades, o professor deve diagnosticar se os alunos conseguem compreender como os homens representam a passagem de tempo, entender a importância, para o trabalho do historiador e ´para a leitura de textos históricos, saber calcular século, ano inicial, ano final de um determinado século, calcular há quanto tempo um acontecimento ocorreu, compreender a utilização das expressões antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.), localizar, em um texto histórico, as medidas de tempo que estudamos nesta etapa da aula.
Quatro estrelas 67 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
14/04/2015
Quatro estrelasGostei muito ele é bem espessifico ajudou bastante nas minhas aulas mas mesmo assim não tirou todas as minhas duvidas irei passar este site para todas as minhas colegas de trabalho
28/03/2015
Quatro estrelasMuito boa a proposta. Parabéns!
27/03/2015
Quatro estrelasMuito bom......
24/03/2015
Cinco estrelasMuito bom trabalho! Parabenizo à professora. Vou utilizar suas ideias.
21/03/2015
Quatro estrelasMuito bem elaborada a situação didatica utilizada para a atividade proposta .Pode servir de exemplo para se copiar ,acrescentando e adaptando algumas coisas a nossa realidade. Angela.
21/03/2015
Quatro estrelasmuito bom!!!!
21/03/2015
Quatro estrelasmuito bom!!!!
18/03/2015
Cinco estrelasSou supervisora e gosto de pesquisar sites educacionais sobre aulas para indicar aos professores.Achei interessante o assunto da aula a contagem do tempo.os passos da são claros, o que facilita a compreensão dos alunos de séries iniciais.A dinâmica da dinâmica da bexiga é bem motivadora e possibilita a integração de alunos e professores.Valeu!
18/03/2015
Cinco estrelasPerfeito, Ana! Plano de aula dando de 1000 a 0 em muita tese de mestrado... Precisamos de mais educadoas(es) assim. Parabéns!!!
12/03/2015
Cinco estrelasMuito bom o plano de aula, completo com várias etapas para desenvolvimento dos alunos.
12/03/2015
Quatro estrelasMuito bom o conteúdo e a didática adotada. Parabéns.
09/03/2015
Cinco estrelasExcelente essa elaboração de plano de aula, é envolvente e desperta a curiosidade e a criatividade. Parabéns!
06/03/2015
Quatro estrelasmuito bom
06/03/2015
Cinco estrelasExtremamente interessante, com questões bem pontuais para aprendizagem.
04/03/2015
Cinco estrelasmuitas gracias!
04/03/2015
Quatro estrelasBoa iniciativa! Trabalhar com o conceito de tempo é sempre um desafio para o professor de história
03/03/2015
Cinco estrelasexcelente!!!! vou adequar a realidade onde trabalho.
20/02/2015
Cinco estrelasExcelente, tenha uma semana abençoada.
19/02/2015
Cinco estrelasExcelente! Muita gente tem dúvidas sobre esse assunto! Veja mais em: http://geografianewtonalmeida.blogspot.com.br/2013/03/datacao-contagem-dos-seculos-exercicios.html
29/01/2015
Cinco estrelasmuito bom, ajudou a melhorar meu entendimento
10/09/2014
Cinco estrelasAdorei,tirei a minha dúvida .Muito boa a explicação.
08/08/2014
Quatro estrelasmuito interessante, gostei muito, pois tinha e esquecido um pouco como conta os mesmos.
22/04/2014
Cinco estrelasmuito bom.
30/01/2014
Cinco estrelasMuuuito obrigada, me ajudou bastante com a minha pesquisa de história
08/10/2013
Uma estrelanão obtive o resultado que esperava
05/07/2013
Cinco estrelasexcelente explicação
16/06/2013
Cinco estrelasFácil compreensão.
28/05/2013
Cinco estrelasParabéns, obrigada, foi ótimo os exemplos e todos os contexto. Tinha pesquisado em livros mais ainda não tinha encontrado nessa metodologia. Ajudou-me bastante. Abraço, saudações.
09/04/2013
Quatro estrelasMuito boa, para mim foi de ótimo esclarecimento
03/04/2013
Cinco estrelasótima aula ,obrigado..
02/04/2013
Cinco estrelasmuito bom
26/03/2013
Quatro estrelase bem explicativa so algumas que nao da pra entedermos direito mas a nota e 10
24/03/2013
Quatro estrelasnossa valeu de montâo,meu prof: esplicou mais eu havia me esquecido.ótimoooooo bjao..
24/02/2013
Cinco estrelasmuito bom
08/02/2013
Quatro estrelasADOREI A EXPLICAÇÃO DA AULA. PERFEITA. PARABÉNS!
06/02/2013
Cinco estrelasAdorei ensinou muito bem
01/02/2013
Cinco estrelasExcelente ><
04/12/2012
Cinco estrelasBom! Eu não lembrava como fazer este calculo(calculo do século) e essas informações me ajudaram a recordar, gostei!
30/08/2012
Duas estrelasBoa aula, mas gostaria de fazer uma observação com relação a data de nascimento de Jesus. Quando Jesus apresentou-se para batizar a Bíblia diz em Lucas 3:23 que ele tinha 30 anos, esse evento ocorreu no 15° ano do reinado de Tibério César, um imperador romano , e a história confirma que Tibério começou a reinar no ano 14 EC. Portanto se Jesus tinha 30 anos de idade no ano calendar 29 ele não nasceu no ano 01 como muitos pensam. Obrigado
27/07/2012
Cinco estrelasmuito bom adorei bem explicado!!!!
26/04/2012
Cinco estrelasMe ajudou muito amei o site espero que tenha essa site com vários assuntos assim seria um dos meus sites prediletos s2.Obrigado, Fique consciente que ajudou
18/04/2012
Três estrelaseu achei boa mas podia explicar melhor
18/03/2012
Cinco estrelasMuito boa a sequencia didática. Parabéns!
16/03/2012
Cinco estrelasAchei excelente, tanto a sugestão de atividade, como as regrinhas para entender a contagem dos anos, séculos e etc. Bem prático e sem complicação.
13/03/2012
Cinco estrelasGostei demais, foi muito proveitodo essa aula para nos professorres de História é sempre bom apredermos mais na criatividade de aulas. Parabéns!!!
08/03/2012
Quatro estrelasmuito boa!!!!!!!!!!!!!!!!!111
04/03/2012
Cinco estrelasExcelente
25/02/2012
Quatro estrelasfoi muito bem explicada, consegui fazer o dever que o professor me passou e eu não entendi, muito obrigada pela explicação.
25/02/2012
Quatro estrelasmuito bom!!!!!!!!
17/02/2012
Cinco estrelasMeus parabéns,essa aula foi muito bem elaborada gostei muito indicarei ao meus familiares e amigos,pois sei que muitos pessoas tem dificuldades quanto se trata da passagem de tempo na historia. Conhecimento partilhado é abençoado. Abaixo a cabeça e me faço solícito e receptivo a tudo o que puder aprender, me omito aos aplausos do sucesso, agradeço à todos que o compartilham comigo. RUBENS COSTA.
16/02/2012
Cinco estrelasMuitos bom, coisas simples que com o tempo acabamos esquecendo...
16/02/2012
Cinco estrelasÓtima aula, tirou muitas dúvidas minhas.
14/02/2012
Quatro estrelasAdorei a aula. Está facil de ser entendida. Apliquei-a nos alunos de 6° ano.
13/02/2012
Cinco estrelasAdorei a explicação, aprendi muito muito mesmo...show
09/02/2012
Cinco estrelasGostei muito desse conteúdo e da forma como foi explicado, dessa forma é mais fácil entender, pois consegui ajudar meu sobrinho fazer uma tarefa.
05/02/2012
Cinco estrelasachei esse site muito bom muito obrigado me ajudou muito
26/01/2012
Cinco estrelasadorei me ajudou bastante , é realmemte os exemplos foi muito claro para podermos entendermos . muito obrigada ! e tenha sempre ex: assim ,bem claro .
29/12/2011
Cinco estrelasMuito prático.
24/11/2011
Cinco estrelasMINHA MÃE E PROFESSORA ELA UTILIZA MUITO ESSE PORTAL DO PROFESSOR POR ISSO ELE TAMBEM ELE ME AJUDA MUITO NOS MEUS TRABALHOS DE ESCOLA POR ISSO ELE SE TORNA MUITO UTIL PARA MIM E PARA MINHA MÃE
13/10/2011
Quatro estrelasbao noite muito bom (parabéns) obbrigado.
12/09/2011
Cinco estrelasNOTA 10
26/04/2011
Quatro estrelaseu adorei é legal d+ me ajudou muito mas acho que teria que ter mais coisas
09/04/2011
Cinco estrelasMuito interessante a forma como voce abordou este assunto. Me ajudou muito.
30/03/2011
Uma estrelaminha opinião é que melhorem as dicas por exemplo:a de milênio, décadas e séculos
28/03/2011
Quatro estrelasMuito bom, amei a aula, vou usá-la com meus alunos. Parabéns Aléxia!
06/03/2011
Cinco estrelasMUiiito boom , encontrei tudo pra estuda na minha prova !!
20/02/2011
Cinco estrelasADOREI ESTA METODOLOGIA DE COMO TRABALHAR DÉCADAS, SÉCULOS E MILÉNIOS. PARABÉNS