Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Cantando com as mãos: sinalizando músicas do nosso cotidiano

 

05/10/2010

Autor y Coautor(es)
EDNA MARIA DA SILVA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Permitir uma maior interação entre as crianças ‘surdas’/implantadas e as crianças ouvintes;
  • garantir uma inclusão de todas as crianças;
  • ampliar o vocabulário escrito e sinalizado em LIBRAS.
Duração das atividades
3 momentos de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • É muito importante que o professor domine um pouco do vocabulário em LIBRAS para conseguir sinalizar as músicas que fazem uso no cotidiano da sala de aula.
Estratégias e recursos da aula

1º MOMENTO:

O professor dará início a aula na roda de conversa, falando a respeito da sinalização das músicas para que as pessoas surdas possam sentir-se parte do universo musical, compreendendo o que cada música traz em seu texto. Em seguida, o professor poderá apresentar músicas sinalizadas de forma escrita, como as que apresentamos abaixo.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_WJu5cKPIFC4/S7ETjkXWnsI/AAAAAAAABX0/9g0JB7bPa30/s1600/COELHINHO+DA+PASCOA.jpg  

 

Fonte:

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTTeb-KphAY08p6QzdXAZQm_kGcgoSLex0MJBIGAb1CaN1J43U&t=1&usg=__uI-MFwwDHXrzuc1JyMV57MjSAGo= 

2º MOMENTO:

Sugerimos que o professor faça uma seleção de vídeos com músicas sinalizadas, para que as crianças possam visualizar as configurações de mãos e como estar articulando os sinais no momento de cantar a música.

Neste momento as crianças irão apreciar os vídeos e, em seguida, fazer um breve relato deste momento. No relato, o professor poderá solicitar que as crianças falem o que acharam dos vídeos; o que chamou mais a atenção deles e por quê; ao assistir os vídeos, foi possível aprender algum sinal novo, diferente.

Trazemos algumas sugestões de vídeos:

3º MOMENTO:

O professor poderá encerrar esta proposta de atividade propondo a sinalização de uma música do cotidiano da turma. Desse modo, selecionará juntamente com as crianças uma música que faça parte do cotidiano da roda de música e juntos, selecionarão quais as palavras mais 'importantes' da música. Quando sinalizamos músicas, não se atribui sinais para todas as palavras, porque em LIBRAS a organização do sentido é um tanto diferenciada. Após selecionar as palavras, professor e crianças irão pesquisar os sinais referentes a estas palavras. Assim, será necessário ter um dicionário de libras na sala, ou cópia de livros que tragam vocabulário em sinais.A terceira etapa deste momento constitui-se no cantar a música com os sinais.

É importante ressaltar que uma atividade como esta não acontece de forma linear, é preciso que consideremos o tempo de aprendizagem das crianças e que sejam propostos outros momentos de construção como este.

Nesse sentido, vamos exemplificar a sinalização de uma música com as crianças, destacando as palavras que devemos substituir por sinais.

VI A NOITE UMA ESTRELINHA

LÁ NO CÉU PISCANDO, PISCANDO

MAMÃE DISSE QUE ELA PISCA

PISCA, ME CHAMANDO

QUANDO EU CRESCER E PAPAI

ME COMPRAR UM AVIÃO

EU VOU TE BUSCAR ESTRELINHA

NA PALMA DA MINHA MÃO

Recursos Complementares

Sugerimos o acesso a duas aulas do Portal do Professor sobre LIBRAS:

Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados como forma de enriquecer o material da sua aula.

http://www.libras.org.br/ 

http://www.dicionariolibras.com.br/website/index.asp?novoserver1&start=1&endereco_site=www.dicionariolibras.com.br&par=&email=  

http://www.ines.gov.br/libras/index.htm 

Avaliação

O professor deverá observar se as crianças são capazes de:

  • Interagir com todas as crianças grupo -  ‘surdas’/implantadas ou ouvintes;
  • reconhecer um vocabulário (escrito e sinalizado em LIBRAS) mais ampliado .
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 1/2 - 50%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Dione Lopes de Barros, CIEI Bem-me-Quer , Pernambuco - dijo:
    dionedjair@gmail.com

    05/11/2014

    Cinco estrelas

    Minha opinião sobre a aula, excelente, Tive a oportunidade de vivenciá-la em um curso de aperfeiçoamento. E agora, vou usá-la em uma dinâmica em um curso de libras que estou participando.


  • Graça Araujo, CAS - Centro de Apoio as pessoas Surdas , Maranhão - dijo:
    graca.araujo@bol.com.br

    29/10/2012

    Três estrelas

    Sou ouvinte, estudo Libras para poder me comunicar com minhas amigas surdas e outros que ainda irei conhecer,e adoro essa lingua maravilhosa.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.