05/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
1º MOMENTO:
O professor dará início a aula na roda de conversa, falando a respeito da sinalização das músicas para que as pessoas surdas possam sentir-se parte do universo musical, compreendendo o que cada música traz em seu texto. Em seguida, o professor poderá apresentar músicas sinalizadas de forma escrita, como as que apresentamos abaixo.
Fonte:
2º MOMENTO:
Sugerimos que o professor faça uma seleção de vídeos com músicas sinalizadas, para que as crianças possam visualizar as configurações de mãos e como estar articulando os sinais no momento de cantar a música.
Neste momento as crianças irão apreciar os vídeos e, em seguida, fazer um breve relato deste momento. No relato, o professor poderá solicitar que as crianças falem o que acharam dos vídeos; o que chamou mais a atenção deles e por quê; ao assistir os vídeos, foi possível aprender algum sinal novo, diferente.
Trazemos algumas sugestões de vídeos:
3º MOMENTO:
O professor poderá encerrar esta proposta de atividade propondo a sinalização de uma música do cotidiano da turma. Desse modo, selecionará juntamente com as crianças uma música que faça parte do cotidiano da roda de música e juntos, selecionarão quais as palavras mais 'importantes' da música. Quando sinalizamos músicas, não se atribui sinais para todas as palavras, porque em LIBRAS a organização do sentido é um tanto diferenciada. Após selecionar as palavras, professor e crianças irão pesquisar os sinais referentes a estas palavras. Assim, será necessário ter um dicionário de libras na sala, ou cópia de livros que tragam vocabulário em sinais.A terceira etapa deste momento constitui-se no cantar a música com os sinais.
É importante ressaltar que uma atividade como esta não acontece de forma linear, é preciso que consideremos o tempo de aprendizagem das crianças e que sejam propostos outros momentos de construção como este.
Nesse sentido, vamos exemplificar a sinalização de uma música com as crianças, destacando as palavras que devemos substituir por sinais.
VI A NOITE UMA ESTRELINHA
LÁ NO CÉU PISCANDO, PISCANDO
MAMÃE DISSE QUE ELA PISCA
PISCA, ME CHAMANDO
QUANDO EU CRESCER E PAPAI
ME COMPRAR UM AVIÃO
EU VOU TE BUSCAR ESTRELINHA
NA PALMA DA MINHA MÃO |
Sugerimos o acesso a duas aulas do Portal do Professor sobre LIBRAS:
Sugerimos o acesso aos links abaixo relacionados como forma de enriquecer o material da sua aula.
http://www.ines.gov.br/libras/index.htm
O professor deverá observar se as crianças são capazes de:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
05/11/2014
Cinco estrelasMinha opinião sobre a aula, excelente, Tive a oportunidade de vivenciá-la em um curso de aperfeiçoamento. E agora, vou usá-la em uma dinâmica em um curso de libras que estou participando.
29/10/2012
Três estrelasSou ouvinte, estudo Libras para poder me comunicar com minhas amigas surdas e outros que ainda irei conhecer,e adoro essa lingua maravilhosa.