Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


ESCRAVIDÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS NO BRASIL

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organizações e lutas de grupos sociais e étnicos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Refletir sobre as condições de vida que impulsionaram as lutas pela liberdade; 
  • Identificar os principais movimentos sociais no Brasil para libertação da escravatura.   
  • Reconhecer os principais lideres da resistência à escravidão
Duração das atividades
2 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Compreender a relação de trabalho escravo;

Saber o que é etinia.

Estratégias e recursos da aula

  

Professor, inicie essa aula se organizando para trazer alguns elementos de reflexões para seus alunos, leia  o texto “Escravidão  no Brasil”, referência: Biblioteca virtual do governo do estado de São Paulo. Disponível em:  

http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/pdf/temasdiversos-escravidaonobrasil.pdf 

A partir dessa referencia você se prepara e organize algumas questões pra seus alunos irem procurando a resposta durante o processo de ensino-aprendizagem, tais como:

  • Quando a escravidão iniciou no Brasil?
  •  O que acontecia com os índios brasileiros que eram submetidos ao trabalho forçado?
  • No Brasil em certa época histórica diziam que os índios eram inapropriados ao trabalho. Isso é verdade?
  • Onde os colonizadores foram buscar mão-de-obra escrava? Como os escravos africanos chegavam ao  Brasil?
  • Quis as condições que os africanos eram submetidos na colônia?
  • Com o tempo os africanos começaram a fugir e formar quilombos, em lugares distantes e de difíceis  acesso. Qual o Quilombo que teve maior destaque na história dos escravos no Brasil?

Atividade 1 –  Refletir as questões propostas

1º momento - Professor,  assista com os alunos os vídeos do youtube:  “Documentário: Essas Águas que nos Trazem”  e a escravidão no Brasil. oriente e os seus alunos a refletir as questões no momento que estiverem assistindo ao vídeo.     

http://www.youtube.com/watch?v=5KghjJ5pxgk&feature=related   

http://www.youtube.com/watch?v=93vowTCRXag&feature=related   

2º momento -  Agora é a vez de você e seus alunos recontarem oralmente o que assistiram, a dar uma interpretação própria, mas com base nas questões orientadoras.   em uma grande roda, você convida a turma para relembrar o que assistiram, você inicia e os alunos continuam, fazendo turnos de linguagem e alternância de vozes.

3º momento – assista com seus alunos,  o vídeo, recurso do MEC: “Dos grilhões ao quilombo”. Quando terminar veja se os alunos conseguiram observar as seguintes questões:    

Dos grilhões ao quilombo 

  •  Quais os  castigos que recebiam os escravos?
  • Por que os senhores diminuíram os castigos?
  • Para onde os negros fugiam?
  • Onde ficava Palmares?
  • Como era o nome do rei do palmares?
  • Como Ganga Zumba morreu?
  • Quem substituiu Ganga Zumba?

Professor possibilite que seus alunos reconstruam essa história oralmente e em seguida, os organizem em duplas para que façam uma narração.    

 Atividade 3 – Ouvir música, refletir e criar um espetáculo musical.     

1º momento -  Professor, traga a musica de Gabriel o  Pensador. Ensine os alunos a ouvir, a ler e a cantar.  

 http://www.youtube.com/watch?v=EQ5M39sJKhg      

2º momento – Você e seus alunos criam um espetáculo de canto e dança, quando eles souberem cantar a música, é momento de planejar como dançar, planejar maquiagem e roupa e compartilhar com outras crianças e pais da escola.      

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dos grilhões ao quilombo Vídeo
Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar durante o processo de aprendizagem e no final das aulas se os alunos conseguiram:

  • Refletir sobre as condições de vida que impulsionaram as lutas pela liberdade;  
  • Identificar os principais movimentos sociais no Brasil para libertação da escravatura.    
  • Reconhecer os principais lideres da resistência à escravidão
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.