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Estratégias de Sobrevivência de Presas

 

21/09/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Conhecer algumas estratégias de defesa contra predadores de alguns animais.

§  Caracterizar o que são presas e predadores.

§  Relacionar adaptações de presas/fuga e predadores/caça.

§  Relacionar essas estratégias com a sobrevivência dessas espécies.

§  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer conceitos de mimetismo, camuflagem, bem como ter noções de adaptação.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Defesas animais   

Todo animal precisa alimentar-se de algo; no caso dos predadores, esse algo corresponde a outros animais. Mecanismos de defesa são muito importantes para toda a vida animal. Os animais precisam comer para sobreviver. Com os predadores sempre à procura de uma refeição, as presas devem sempre evitar serem comidas. Qualquer adaptação da presa adiciona as chances de sobrevivência para a espécie. Algumas adaptações são mecanismos de defesa que podem dar à presa uma vantagem contra os inimigos. Os predadores utilizam sentidos e recursos de ataque bem desenvolvidos, como uma visão aguçada, grande velocidade e longas garras ou presas. Mas isso não significa que os animais perseguidos se rendam docilmente: eles se defendem de diferentes maneiras. Muitos escapam voando, correndo ou escondendo-se em tocas. Outros fazem exatamente o oposto: permanecem absolutamente imóveis confundindo-se com seu entorno.

Existem várias maneiras de animais evitarem ser predados. Algumas das mais eficazes defesas contra os predadores são a camuflagem e o mimetismo. Por exemplo, as cores de determinados animais das regiões árticas se modificam de modo a combinar com a paisagem circundante nas diferentes estações. Branca no inverno e marrom no verão, essa camuflagem torna difícil identificar o animal em seu meio. Outra maneira é muito direta e vem naturalmente. Imagine que você é um coelho e nota uma raposa se preparando para atacar. Qual seria sua reação inicial? Certo, você iria sair correndo. Os animais podem usar a velocidade como um meio muito eficaz de escapar dos predadores. Lembre-se, você não pode comer o que você não pode pegar!

Outros tipos de mecanismos de defesa podem ser físicos ou químicos. Algumas características físicas dos animais fazem com que se tornem uma refeição muito indesejável. Porcos espinhos, por exemplo, tornam-se muito perigosos para os predadores com seus espinhos extremamente afiados. Os predadores demoram um tempo, por exemplo, tentando chegar a uma tartaruga através da sua carapaça protetora.

Características químicas podem ser muito eficazes. Nós todos sabemos os perigos de assustar um gambá! As substâncias químicas liberadas resultam em um aroma desagradável que o atacante nunca esquecerá. O sapo-dardo também usa produtos químicos (venenos segregados da sua pele) para deter os predadores. Todos os animais que comem estas pequenas rãs são susceptíveis de ficar muito doentes ou morrer.   

Relação predador-presa

Resumindo, a relação predador-presa é importante para manter o equilíbrio entre as diferentes espécies animais. Adaptações que são benéficas para a presa, tais como defesas químicas e físicas, certificam que a espécie sobreviva. Ao mesmo tempo, os predadores devem ser submetidos a determinadas mudanças adaptativas para encontrarem e capturarem presas mais facilmente.

Sem predadores, algumas espécies de presas iriam conduzir outras espécies à extinção através da concorrência. Sem presa, não haveria predadores. Assim, essa relação é vital para a existência de vida como a conhecemos.   

Adaptado de: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://biology.about.com/od/ecology/a/defensemechan.htm (consultado em 15/09/10, às 21h28min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio de atividade lúdica de demonstração de várias estratégias de defesa de presas, discussões acerca do assunto, além de textos e vídeos para análise.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo através de incentivo às discussões entre os alunos, desenvolvimento de atividade lúdica de demonstração de estratégias de defesa de presas, além de entrega de textos sobre o assunto para interpretação e exibição de vídeos para sistematização do conhecimento.   

Atividade Inicial: Sensibilizando quanto às estratégias de defesa de presas             

Professor, num primeiro momento da aula, exiba para a turma um pequeno trecho do filme “Procurando Nemo”, presente no link a seguir (http://www.youtube.com/watch?v=qQltMcu4928&feature=related – consultado em 15/09/10, às 21h42min). Este trecho mostra um cardume e suas estratégias de defesa. Depois que os alunos virem o vídeo, pergunte à turma: Qual a importância de os peixes se unirem em cardumes?             

Deixe que os alunos pensem a respeito e peça que cada um anote no caderno suas opiniões sobre isso.   

Atividade Lúdica: Simulando estratégias de defesa             

Depois de os alunos assistirem o vídeo de sensibilização, proponha à turma algumas atividades para simulação de estratégias de defesa. Para tanto, você deverá providenciar alguns materiais listados abaixo, em cada atividade, com as devidas explicações de como proceder em cada uma delas:   

Estratégia 1 – Vivo morto   

Materiais necessários:

- Alguns jilós

- Pedaços de pão de forma

- 2 Pratos

- Fita crepe

- Caneta   

Modo de fazer:

Marque os pratos com números (1 e 2). Faça uma pasta com o jiló (batendo no liquidificador, por exemplo), de forma que os alunos não percebam de qual alimento se trata ao visualizarem. Coloque uma fatia de pão em cada prato. Passe a pasta de jiló em um dos pães, deixando o outro sem nada. Peça que os alunos cheirem o alimento, dizendo qual deles lhes parece mais atrativo. Cada aluno deverá anotar no caderno as observações sobre esta atividade.   

Estratégia 2 – A União faz a força   

Leve a turma para o pátio e peça que um grupo de 6 alunos (que representarão presas) fiquem juntos. Outro aluno deverá representar um predador, e ficará a princípio afastado do grupo. Agora peça que o aluno predador corra em direção as presas, que deverão correr cada uma para uma direção quando o predador se aproximar. Marque um tempo curto para esta atividade (cerca de 1 minuto), para não haver confusão.

Depois repita a mesma atividade com outros grupos de alunos, de forma que todos participem.

Agora repita a demonstração, alterando o número de presas para apenas uma. Pergunte à turma em que momento são maiores as chances de uma presa sobreviver: sozinha ou em grupo?

Deixe que eles pensem sobre o assunto e escrevam no caderno suas opiniões.   

Estratégia 3 – Deixando para trás   

Materiais necessários:

- Pedaços de TNT colorido

- Fita crepe   

TNT branco 

Retirado de: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=121994383_3645.jpg&v=E (consultado em 15/09/10, às 22h13min).  

Modo de fazer:

Corte o TNT em tiras para se assemelhar a uma cauda. Em algumas tiras (pode ser a metade delas), faça um corte no meio e una as duas partes com fita crepe, de forma que possa ser arrancada com facilidade. Divida a turma em um grupo de presas (maioria) e outro de predadores (minoria). As presas receberão as caudas de TNT, algumas com fita crepe e outras inteiras. As caudas deverão ser presas ao corpo dos alunos, com a ajuda da fita crepe ou mesmo encaixadas na calça.

Faça uma simulação de caça com os dois grupos, marque um tempo, cerca de 1 a 2 minutos, e peça que os predadores vão atrás de suas presas. Os predadores deverão capturá-las, segurando a cauda. Aquelas presas em que a cauda foi cortada (as metades estão unidas com fita crepe), quando capturadas pelo predador, poderão escapar, arrancando uma das metades da cauda e deixando para trás. Já aquelas presas que estão com as caudas inteiriças, quando capturadas pelo predador, não poderão escapar.

Depois da realização desta atividade, pergunte aos alunos: Qual a vantagem de se deixar a cauda para trás?   

Estratégia 4 – Mudando de cor   

Materiais necessários:

- 2 Cartolinas brancas

- 2 Cartolinas verdes

- Tesoura

- Fita adesiva   

Modo de fazer:

Recorte o contorno de um animal qualquer em uma das cartolinas verdes, e outro em uma das cartolinas brancas. Fixe a outra cartolina branca e verde no quadro. Primeiramente, coloque o animal verde sobre a cartolina verde e peça que os alunos anotem o que estão observando. Depois pegue esse mesmo animal verde e coloque-o sobre a cartolina branca, e novamente os alunos deverão anotar. Agora pegue o animal branco e coloque-o sobre a cartolina branca, e depois sobre a verde, e também peça aos alunos para anotarem.   

Discutindo o assunto             

Professor, após a realização das quatro atividades lúdicas, inicie com os alunos uma discussão sobre a importância de cada estratégia utilizada pelas presas para tentar sobreviver. Peça que os alunos contem o que escreveram no caderno sobre cada atividade, incentivando-os a comentem as opiniões uns dos outros.             

Ao falarem sobre o vídeo inicial, observe se os alunos percebem a importância dos cardumes: os peixes se unem para desorientar o predador, pois na água a visão fica prejudicada, e assim o predador, ao ver um cardume, não sabe se é um animal maior que ele, se deve ou não atacar. Mas se ele decidir atacar, o cardume realiza diversas manobras que deixam o caçador desorientado, sem saber qual indivíduo atacar. Isso aumenta as chances de sobrevivência dos indivíduos. É o que os alunos simularam na segunda atividade.   

Cardume

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_adJ3li0PgNg/Sw52YI50MSI/AAAAAAAAALI/bjyAZRlNB-8/s1600/cardume_atum.jpg (consultado em 19/09/10, às 18h34min).    

Comente também que outros animais, como gambás e serpentes, podem fingir de mortos e liberar odores de putrefação quando são ameaçados, e isso faz com que seu predador ache que o animal esteja morto e desista de atacá-lo. É a mesma tática usada pelos personagens gambás do filme “A Era do Gelo 2”. Esta estratégia foi demonstrada na atividade um.

Gambás do filme “A Era do Gelo 2”

Retirado de: http://2.bp.blogspot.com/_HfAuZudtS4o/Snd3DEvotqI/AAAAAAAACos/Y20TUSg01_U/s320/ERA02.jpg (consultado em 19/09/10, às 18h35min).    

Agora pergunte sobre a estratégia da cauda que fica para trás: o que os alunos pensam sobre isso? Deixe que eles se manifestem e discutam entre eles. Explique que quando animais como os lagartos deixam uma parte da sua cauda para trás, eles evitam que o predador os ataque, pois o mesmo fica distraído com a cauda que foi deixada e não vai atrás do animal. Com isso, a presa tem tempo para fugir, e depois a cauda poderá ser regenerada. Isso acontece, por exemplo, com as lagartixas.   

Autotomia em lagartixa

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_MGzHVkFwOeQ/RmWefMLp5JI/AAAAAAAAAII/i-ioJT2N24k/s400/rabocurto.jpg (consultado em 19/09/10, às 18h36min).    

Mas e quanto aos cartazes? Por que ficou mais fácil enxergar o animal verde na cartolina branca? Será que isso acontece na natureza? Deixe que os alunos dêem suas opiniões. Reflita com eles sobre isso, deixando claro que alguns animais mudam a cor de sua pelagem conforme as estações mudam, e isso faz com que eles se camuflem no ambiente e sejam localizados com mais dificuldade. Peça que os alunos dêem exemplos cotidianos desta estratégia. É possível que se lembrem de casos comuns, como o urso polar, o camaleão, dentre outros.   

Urso Polar

Retirado de: http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/24/1944urso_polar.jpg (consultado em 19/09/10, às 18h37min).   

Concluindo o assunto: Jogo da Ação e Reação             

Professor, após as discussões sobre as atividades e compreensão dos alunos sobre as estratégias usadas pelas presas para escaparem dos predadores, proponha à turma que façam uma pequena pesquisa sobre exemplos de estratégias de sobrevivência de presas, e como os predadores podem lidar com isso para não ficarem sem alimento. Você poderá levar os alunos para a sala de informática ou biblioteca para fazerem esta pesquisa, ou mesmo pedir que pesquisem em casa.             

Depois de pesquisarem, os alunos agora deverão ser capazes de relacionar as adaptações das presas para fugir e as adaptações dos predadores para conseguir capturá-las. Para tanto, sugira um jogo lúdico, em que a turma deverá ser dividida em dois grupos: um de presas e outro de predadores. O grupo das presas deverá escolher um animal que seja presa de outro, e explicar qual a adaptação deste animal para fuga de seu predador. Em contrapartida, o grupo dos predadores deverá indicar um predador para a presa escolhida, explicando qual a estratégia deste predador para conseguir capturar a presa.

Exemplo: o grupo de presas escolhe a Gazela africana, falando sobre sua audição aguçada, que consegue ouvir o predador que fizer barulho. Em seguida, o grupo dos predadores sugere o leão como predador da gazela, explicando sobre sua camuflagem e rastejar pelo chão sem fazer barulho até chegar à presa.

Outros exemplos:

- Macacos: comunicação de aviso. Onça: camuflagem e capacidade de subir em árvores.

- Pássaros de ilhas: Vôo. Serpentes: veneno de ação rápida para evitar o vôo.             

Deixe que os grupos retruquem um ao outro, até que algum não consiga mais falar nenhuma estratégia, e vencerá então o grupo que mais estratégias citar.             

Através deste jogo, seus alunos poderão sistematizar o que aprenderam durante as atividades de simulação de estratégias, raciocinando sobre as respostas dos predadores a cada adaptação das presas. Explique que esta relação predador-presa é muito importante para manter o equilíbrio dos ecossistemas, para que nenhuma espécie sobressaia sobre outra e desequilibre todas as relações.   

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões sobre o jogo da ação e reação, entregue para os alunos um texto que discorre sobre as adaptações das presas para sobrevivência. Peça que cada aluno leia com atenção o texto, grifando as ideias principais.             

Abaixo segue sugestão de texto:   

Adaptação das Presas   

Assim como os predadores têm suas estratégias e adaptações para a caça, as presas têm suas adaptações para fugir da predação. Dependendo da relação entre predador e presa, esta pode tentar se esconder, escapar ou lutar. Dependendo do lugar onde a presa vive não há locais para se esconder, como em um campo, e então ela precisa detectar seu predador antecipadamente e dispor de uma rápida movimentação.

Como as plantas não dispõem de estruturas para se locomover, suas defesas são espinhos e substâncias químicas.

Já outros animais dispõem de locais seguros para se esconderem e regulam seu comportamento para isso. Porém, isso pode ser prejudicial para sua reprodução e alimentação.

Animais, que não têm onde se esconder precisam adotar medidas protetoras, como corrida ou armas químicas. Vários insetos borrifam líquidos nocivos nos predadores. Outros possuem gosto muito ruim e chegam a ser impalatáveis (com gosto intolerável), provocando o vômito do predador quando mastigados. Alguns se protegem com estruturas corporais como espinhos e cascos, como é caso do porco-espinho e tatu, respectivamente. Normalmente o combate físico é evitado, mas as presas que combatem normalmente são evitadas. Os organismos indefesos adotam as estratégias citadas acima.

Para evitar a detecção dos predadores, algumas presas adotam aparências camufladas e de repouso. Isso é uma vantagem para aumento da seleção natural: os mais bem camuflados conseguem sobreviver e deixar descendentes. Os que não conseguem se esconder são descobertos e comidos.

A coloração críptica é uma estratégia dos animais comíveis ou palatáveis. Nela o animal combina sua cor com a do ambiente onde vive, assemelhando-se a galhos, folhas, troncos, pedras, etc. O comportamento desses animais deve condizer com o objeto com que se assemelha para não ser descoberto.

Animais com coloração mais fortes e notáveis possuem sabor ruim. Algumas combinações de cores indicam que a presa é nociva, podendo conter substâncias tóxicas, como é o caso da cobra coral que possui as cores vermelho, preto e branco. Isso se chama coloração de advertência ou aposematismo. Essa coloração de aviso é muito útil também para os predadores, que após “experimentarem” a presa, passam a evitá-la.

Alguns animais sem defesas químicas e palatáveis podem imitar a coloração de animais que possuem essas características. Essa imitação é chamada de mimetismo batesiano.

Quando organismos impalatáveis compartilham o mesmo padrão de coloração de advertência chama-se mimetismo mülleriano.   

Adaptado de: http://www.infoescola.com/evolucao/adaptacao-das-presas/ (consultado em 15/09/10, às 23h03min).    

Atividade tecnológica:             

Professor, após os alunos lerem o texto, apresente para a turma alguns vídeos que mostram estratégias de sobrevivência de presas. Peça que assistam atenciosamente, anotando as ideias principais.             

Depois, peça-lhes que se reúnam em duplas e cada dupla faça um texto, contando o que aprendeu na aula de hoje, dando exemplos de estratégias citadas no texto e nos vídeos.             

Exponha no mural da sala os textos confeccionados pelos alunos, divulgando seus conhecimentos. Proponha que todos leiam os textos dos colegas, e discutam depois sobre as ideias de cada um.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Owl Butterflies Display, close-up at the 2010 LANHM Insect Fair 720p HD - http://www.youtube.com/watch?v=dYAVkHbMCpk (consultado em 15/09/10, às 23h15min).    

Animal se finge de morto e escapa do predador - http://www.youtube.com/watch?v=Ufgfjw0c2yw (consultado em 15/09/10, às 23h16min).    

Presa VS Predador - http://www.youtube.com/watch?v=K2C7rMct5PA&feature=related (consultado em 15/09/10, às 23h17min).    

O peixe que finge de morto para atacar, África selvagem parte 6. - http://www.youtube.com/watch?v=an7juK-7DU8 (consultado em 15/09/10, às 23h18min).    

Lagartixas e autotomia (Geckos and autotomy) - http://www.youtube.com/watch?v=-7bbB3u7aTc (consultado em 15/09/10, às 23h19min).    

Peixe Palhaço - http://www.youtube.com/watch?v=RC3_S2QKLpI (consultado em 15/09/10, às 23h20min).    

Bumble Bee Mimic Beetle - http://www.youtube.com/watch?v=th3wl6OWZ2o&feature=related (consultado em 15/09/10, às 23h21min).    

Poison Dart Frogs - http://www.youtube.com/watch?v=Ar57xFsHebc&feature=related (consultado em 15/09/10, às 23h22min).    

A Presa do Predador - Foca e Urso Polar. - http://www.youtube.com/watch?v=Qi0Ug7Aug3M (consultado em 15/09/10, às 23h23min).    

A Presa do Predador_ A Nova Geração - http://www.youtube.com/watch?v=3-bpoeAgAmc&feature=related (consultado em 15/09/10, às 23h24min).    

A Presa do Predador - Abelhas japonesas - http://www.youtube.com/watch?v=Gv6F7RHLIKU (consultado em 15/09/10, às 23h25min).    

Quem escuta o rabo encurta - http://www.youtube.com/watch?v=TQKori2jwEY&feature=fvsr (consultado em 15/09/10, às 23h26min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo segue um recurso complementar, que poderá ser usado na aula de hoje, caso seja necessário:  

http://www.portaleducacao.com.br/farmacia/artigos/1487/adaptacoes-diversas-de-predador-e-presa (consultado em 15/09/10, às 23h27min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Peça que os alunos respondam as seguintes questões:

1)    Por que alguns animais imitam seu ambiente?

2)    Por que as pererecas mudam de cor?

3)    Por que alguns animais inofensivos imitam outros animais perigosos?

4)    Por que as rãs são coloridas?

5)    Por que as gazelas africanas saltam?

6)    Por que a cascavel faz barulho?

7)    Qual a afinidade dos ocelos (manchas arredondadas semelhantes a olhos, em alguma parte do corpo)?

8)    Como o peixe-palhaço se protege? Se necessário, oriente os alunos a pesquisarem sobre as perguntas.

Através deste pequeno questionário, você poderá avaliar se seus alunos conseguiram atingir os objetivos desta aula.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

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Opiniones

  • Aline, Fundamental I , São Paulo - dijo:
    aline_marialva@hotmail.com

    10/10/2013

    Cinco estrelas

    Gostei bastante, ajudou bastante para poder pensar em trabalhar com minhas crianças....


Sem classificação.
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