Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Competição entre os seres vivos

 

21/09/2010

Autor y Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§   Identificar relações entre os seres vivos que se caracterizam como competição.

§  Caracterizar o que é a competição.

§  Relacionar essas relações com a sobrevivência dessas espécies.

§  Identificar fatores que levam espécies a competirem entre si.

§  Reconhecer competições interespecíficas e intra-específicas.

§  Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer conceitos de população, comunidade, nicho, habitat, desenvolvimento de plantas e fotossíntese, além de reconhecerem a seleção natural.

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor   

Competição   

O conceito biológico de competição é o uso ou a defesa de um recurso por um indivíduo e que reduz a disponibilidade desse mesmo recurso para outro indivíduo. Esse recurso pode ser um alimento, um território, fêmea ou macho, etc.

Em ecologia, a competição é um fator regulador de população. A competição afeta diretamente o bem-estar dos indivíduos envolvidos. Quanto mais densa for uma população, maior será a competição entre os organismos, e isso faz com que os recursos diminuam, afetando a reprodução e natalidade dos indivíduos.

A competição pode se dá através de combates físicos, como é o caso de muitos leões que brigam pelas fêmeas e pelo seu alimento. Cães que brigam para defender seu território, fêmeas que brigam para defender as crias, etc.

Além de combates físicos, a competição pode se dá de outras formas, pois as plantas não têm como lutar por sua água ou luz.

Quando um animal é muito ativo, este leva vantagem ao competir por alimento com um animal mais lento.

Existem dois tipos de competição:

Competição intra-específica

É a competição por recursos entre indivíduos de uma mesma espécie. Esses recursos podem ser água, alimento, luz, parceiros de reprodução, etc. Esse tipo de competição ocorre em quase todas as espécies.

Em certas regiões do deserto podemos observar regiões onde há vegetação em que as plantas ficam distantes umas das outras. Isso é um tipo de competição pelo suprimento de água.

Esse tipo de competição está diretamente relacionado com a seleção natural, pois a competição entre indivíduos de uma mesma espécie por um determinado recurso favorece o mais aptos, que, por sua vez, deixam mais descendentes, e a proporção de seus genes aumenta em uma população ao longo do tempo.

Competição interespecífica

Esse tipo de competição ocorre quando dois nichos se sobrepõem, ou seja, duas espécies de uma mesma comunidade disputam por recursos, como por exemplo, gado e capivara, ambos se alimentam de capim.

Quanto maior o número de espécies em uma comunidade, maior é a competição entre elas. A competição interespecífica pode levar a uma diminuição no número de indivíduos de uma espécie e até levá-la à extinção. Pode também fazer com que uma das espécies migre daquela comunidade em busca de novos recursos. Esse tipo de competição determina quais espécies podem coexistir em um habitat.

Adaptado de: http://www.infoescola.com/ecologia/competicao/ (consultado em 13/09/10, às 14h15min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de atividade prática de compreensão da competição, além de textos e vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, atividade prática de compreensão da competição entre os seres vivos, além de textos e vídeos sobre o assunto para sistematização dos conhecimentos.   

Atividade Inicial: uma prática para compreender a competição entre os seres vivos

Professor, num primeiro momento da aula, proponha para a turma uma atividade de competição entre eles. Para tanto, você precisará dos seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- 10 Maçãs

- 5 pêras

- 2 Kiwis

- 2 bananas

- Mais algumas frutas (suficiente para todos os alunos)   

Modo de fazer:

Coloque as frutas espalhadas sobre a mesa (o número de frutas na mesa deve ser inferior ao número de alunos na turma. Guarde as outras frutas que restarem). Peça à turma que conte quantas frutas tem na mesa. Explique que as frutas são para eles. Pergunte se tem frutas para todos da turma. Logo os alunos perceberão que não há frutas para todos. Como farão então? Para resolver a questão, explique que eles deverão competir para consegui-las. Na competição todos devem ficar no fundo da sala (se for o caso leve a turma para o pátio da escola), e quando o sinal for dado eles deverão correr até a mesa e cada um pegar uma fruta.

Lance a seguinte questão: Quem conseguiu pegar as frutas: os mais rápidos, os mais espertos? Por que tiveram que competir pelas frutas? Na natureza isso acontece?

Depois deste momento, entregue para os outros alunos que não conseguiram pegar frutas alguma outra fruta que havia sido guardada anteriormente (isto para não causar nenhuma situação de mal estar entre os alunos).   

Atividade prática: competição entre os vegetais             

Professor, depois da atividade com as frutas e compreensão sobre a competição por alimento, realize junto à turma uma nova atividade prática, desta vez para demonstrar a competição que acontece entre os vegetais. Para tanto, você precisará dos seguintes materiais:   

Materiais necessários:

- Guarda chuvas ou sombrinhas

- Copos com água

- Giz   

Modo de fazer:

Leve a turma para o pátio e faça um círculo pequeno no chão (usando o giz), que deverá ser de tamanho suficiente para um grupo de alunos (um terço da turma). Divida a turma em três grupos, sendo que o grupo 1 deverá ser o maior, o grupo 2 deverá ter  um número médio de alunos, e o grupo 3 deverá ter um número menor de alunos.

Peça que o grupo 1 fique dentro do círculo no chão, de pé, e os grupos 2 e 3 deverão ficar próximos do grupo 1, ao redor destes, sentados no chão. Coloque próximo aos alunos alguns copos com água.

Explique para a turma que eles representarão as sementes das árvores que irão crescer. Os alunos dentro do círculo são as árvores que crescem rápido e atingem grandes alturas (grupo 1); os alunos do grupo 2 são árvores que crescem lentamente e também atingem grandes alturas; e o último grupo representa os arbustos, plantas pequenas (grupo 3). Os copos de água representam os recursos disponíveis em cada área. Como o grupo 1 cresce mais rápido, eles consomem os recursos (água) com maior velocidade. Este grupo de plantas também faz sombra sobre os outros grupos, pois cresce rápido e fica grande: alguns alunos do grupo 1 deverão abrir as sombrinhas, fazendo sombra nas plantas do grupo 2 e 3.             

Relembre com a turma que os vegetais precisam da luz do Sol para sobreviver, pois realizam a fotossíntese.   

Momento de Discussão: a competição entre os seres vivos

Professor, após a realização das duas atividades práticas com a turma, volte com eles para a sala de aula e disponha-os em semicírculo, para que haja discussões entre eles sobre o que concluíram.

Discuta com os alunos sobre o que ocorreu com a distribuição das frutas na sala. Alguns alunos não conseguiram nenhuma fruta. Se fosse em um ambiente natural, o que poderia acontecer, ao longo do tempo, com esses animais que não conseguem alimento? Deixe que os alunos se manifestem, incentive-os a falar sobre espécies que conhecem que competem com outras por alimento. Comente que as espécies precisam encontrar formas de conseguir alimento na natureza, sendo o mais rápido ou o mais esperto. Peça para a turma citar algumas dessas formas em que os animais podem conseguir alimento.  

Proponha as seguintes questões para discussão: A competição pode ocorrer apenas para conseguir alimento? Somente animais competem? Sonde se os alunos conhecem casos de competição por outros recursos, como fêmeas ou machos, abrigo, proteção. Caso os alunos não conheçam outros casos, cite exemplos comuns, que eles possam identificar (como leões que disputam fêmeas na savana africana, cães que brigam para acasalar com alguma fêmea no cio, dentre outros exemplos.

Fale sobre a segunda atividade prática realizada, propondo mais questões a serem discutidas: No caso do segundo momento, o que estávamos representando? As plantas também podem competir? Como? Pelo quê elas competem? Deixe novamente que os alunos participem da discussão, que falem entre eles o que perceberam na segunda atividade. No caso das plantas que ficaram na sombra (grupos 2 e 3), qual delas não conseguiria sobreviver e por quê? O que pode fazer as outras plantas continuarem vivas mesmo sem receber muita luz do sol? Qual grupo conseguirá ter maior número de representantes vivos?

Instigue os alunos a perceberem que as plantas maiores precisam de mais recursos que as plantas menores, por isso as herbáceas (grupo 3) provavelmente conseguiriam sobreviver, mesmo sem muita luz do Sol. Já as árvores de grande porte que demoram mais a crescer, teriam dificuldades de se manterem vivas, pois precisam de mais recursos, e as plantas do grupo 1 estariam acabando com estes recursos (água e luz).             

E então, qual a melhor solução para o grupo 2? Será que ele tem chance contra o grupo 1? Comente com a turma que quando um recurso está limitado os seres vivos tendem a competir por ele para se manter vivos ou eles podem buscar outros recursos. Um exemplo são os pássaros Tentilhões das Ilhas Galápagos: acredita-se que todas as atuais espécies eram apenas uma e que devido à competição, alguns indivíduos começaram a explorar outros recursos e com o passar do tempo tornaram especializados em explorá-los, isso reduziu a competição e contribuiu para a sobrevivência desses pássaros. Mostre para a turma a figura com os Tentilhões, para que percebam as adaptações destas aves para exploração de novos nichos:

Retirado de: http://biologiafacil.files.wordpress.com/2009/05/tentilhoes.jpg?w=400&h=339 (consultado em 13/09/10, às 15h19min).  

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões em torno das competições visualizadas pelos alunos nas atividades práticas, entregue a cada um o texto sobre competição, que ajudará na definição deste conceito ecológico. Peça que cada aluno faça uma leitura atenciosa, releia o texto junto com a turma e faça uma interpretação do mesmo, pedindo que os alunos se manifestem quanto aos aspectos mais importantes.             

Depois deste momento, oriente cada aluno a escrever uma carta a algum colega de sala, contando o que é a competição, quais os tipos de competição existem entre os seres vivos, como ela pode afetar os ecossistemas, dentre outros aspectos. Depois, cada aluno deverá entregar a carta ao colega a quem escreveu, o qual poderá posteriormente responder a carta recebida. Desta forma, os alunos terão a chance de mostrar aos colegas seus conhecimentos sobre o assunto, trocando informações e construindo novas ideias.             

Abaixo seguem sugestões de textos:

A COMPETIÇÃO NA NATUREZA  

Competição é o uso ou defesa de um recurso por um indivíduo que reduz a disponibilidade daquele recurso para os outros indivíduos. No seu sentido mais amplo a competição se refere à interação de dois organismos que estão à procura da mesma coisa, como por exemplo, alimento, território ou luminosidade. Além disso, a competição é um fator regulador da densidade populacional.

Num ecossistema, sempre se encontram casos de indivíduos de populações de diferentes espécies que vivem numa mesma região e necessitam do mesmo fator. Ocorre uma verdadeira disputa, que se torna especialmente importante se esse fator não existir em quantidade satisfatória para todos.

A competição acontece quando duas ou mais espécies exploram os mesmos recursos e quando estes recursos são pouco abundantes. Por exemplo, duas espécies de pássaros, que vivem no mesmo ambiente e que se alimentam dos mesmos insetos.

Ela é um dos mais importantes mecanismos, em que as atividades de um indivíduo, acabam afetando o bem estar dos outros, sem levar em conta, se estes indivíduos são da mesma espécie ou de espécies diferentes.

A competição entre indivíduos da mesma espécie está muito relacionada com as mudanças evolutivas, pois é este tipo de competição que regula o tamanho da população, fazendo com que os indivíduos que têm fatores genéticos mais eficientes na maneira de explorar recursos, em uma mesma espécie, possam produzir mais descendentes. Quanto mais superlotada uma população, mais forte é a competição entre os indivíduos. Um exemplo de competição intra-específica é a que ocorre com beija-flores da mesma espécie que se atacam.

A competição entre duas espécies diferentes é causadora de prejuízo para ambos os competidores, uma vez que cada espécie ajuda no controle das outras espécies, o que pode acarretar na eliminação da alguma delas.

As conseqüências da vida social não são sempre benéficas. A existência de competição é inevitável na vida dos indivíduos. Nem sempre os recursos são suficientes, e mesmo que sejam abundantes, poderá ocorrer competição em torno dos recursos de melhor qualidade.

Adaptado de: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:Jgv6IxH0Ix4J:www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_35/doc/Atualidades_Mariana.doc+competi%C3%A7%C3%A3o+cdcc&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br (consultado em 13/09/10, às 15h35min).     

Outra sugestão de texto: http://campus.fortunecity.com/yale/757/comunida.htm (consultado em 13/09/10, às 15h36min).    

Ferramentas tecnológicas: Atividades visuais             

Professor, após a leitura e interpretação dos textos, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto. Exiba-os uma ou mais vezes e peça que os alunos anotem no caderno as observações que fizeram. Depois, discuta com a turma sobre os vídeos, explicando cada um e sondando se os alunos conseguiram compreender a competição entre os seres vivos.             

Abaixo seguem sugestões de vídeos:   

Competição de sapinho - http://www.youtube.com/watch?v=Jp0kGfcWvO4 (consultado em 13/09/10, às 15h45min).    

BRIGA POR UMA TETA - http://www.youtube.com/watch?v=PVKM3t1gd1w (consultado em 13/09/10, às 15h46min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que poderão ser usados na aula caso sinta necessidade:            

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.globalchange.umich.edu/globalchange1/current/lectures/competition/competition.html (consultado em 13/09/10, às 15h51min).    

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.saburchill.com/ans02/chapters/chap019.html (consultado em 13/09/10, às 15h52min).    

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://biology.clc.uc.edu/courses/bio303/intraspecific.htm (consultado em 13/09/10, às 15h53min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.             

Entregue para os alunos as seguintes questões a serem respondidas em sala ou em casa, de acordo com o perfil da turma. Estas questões poderão ser pesquisadas pelos alunos para responderem corretamente, de acordo com os conhecimentos construídos durante a aula. Avalie se os seus alunos conseguiram atingir os objetivos da aula através das respostas às questões:   

- O que acontece quando dois indivíduos, populações ou espécies são sustentadas pelo mesmo recurso? 

- Quais são as conseqüências da competição para a distribuição  e abundância das espécies com necessidades semelhantes? 

- Há alguma relação entre a concorrência por um recurso compartilhado e a evolução por seleção natural?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • gabi, bibi , Minas Gerais - dijo:
    gabinatashe@hotmail.com

    25/04/2012

    Quatro estrelas

    eu adorei,mas precisa ter exemplos


  • RAFAELA, RAFAELA , Rio Grande do Sul - dijo:
    rafaelagmrs61@gmail.com

    17/07/2011

    Cinco estrelas

    EU ACHEI EXELENTE TUDO ISTO É MARAVILHOSO EU GOSTEI MUITO!!!!!!!!


  • José Carlos Neto de Oliveira, Complexo Educacional Municipal Lourival Souto , Bahia - dijo:
    oliveiraneto2003@ig.com.br

    11/04/2011

    Cinco estrelas

    Adorei a dinãmica proposta nas aulas, pena que só consegui encontrá-las agora, justamente após ter aplicado o assunto para as turmas do 6º ano. Mesmo assim, achei muito interessante e gostaria de a partir de agora, poder contar com várias outras dinâmicas para que eu possa melhorar minhas aulas. Para´béns pelas ideias


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.