19/10/2010
Eliana Dias
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Aula 01 (50 minutos)
Relato de experiência vivida – é a apresentação oral ou escrita, de experiências humanas vivenciadas que podem ser do tempo presente ou do tempo da memória (passado): diários, testemunhos, autobiografia, etc.
Atividade
I -Para apresentar o tema a ser estudado nessa aula – relato de experiência vivida -, o professor deverá reproduzir para os alunos cópia da tirinha da Mafalda, apresentada abaixo.
Disponível em:
http://www.portalibahia.com.br/blogs/brincantes/?m=200911&paged=2
II- O professor deverá solicitar que os alunos respondam as questões abaixo sobre a tirinha:
1.Observe a pergunta de Mafalda a Suzanita, no primeiro quadrinho.
a. Esse tipo de pergunta relaciona-se a experiências vividas? Justifiqu
b. A resposta de Suzanita mostra que ela entendeu o teor da pergunta da Mafalda? Por quê?
c. O que sugerem as supostas lembranças de Suzanita?
d. Por que Mafalda apresenta uma expressão de desapontamento? Explique.
2. Compare a natureza da pergunta de Mafalda e a resposta de Suzanita.
O que elas sugerem em relação a visão de vida de cada uma delas?
3. Você se lembra de como foi o início de sua vida escolar?
a. Tente se lembrar dos professores, dos colegas, dos primeiros livros, de algum acontecimento marcante dessa época
b. Há muita diferença em relação ao seu jeito de ser hoje em relação ao seu jeito de ser naquela época?
c. Junte-se a um colega e conte a ele como foi esse período de sua vida.
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I- o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para assistirem aos vídeos sobre a vida de Monteiro Lobato.
II – O professor deverá pedir aos alunos para ficarem atentos aos fatos da vida do autor, porque esses dados contribuirão para a compreensão da leitura do texto autobiográfico do autor.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=95cKeHNUtyI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=udpwPqlY_BQ&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=FpyRWuIAon8&feature=related
Entrevista com Monteiro Lobato:
http://www.youtube.com/watch?v=KD9LdEbvp1I&feature=related
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia do texto da autobiografia de Monteiro Lobato. Eles deverão fazer a leitura silenciosa do texto com muita atenção.
Disponível em:
http://historianovest.blogspot.com/2009_09_01_archive.html
Texto autobiográfico de Monteiro Lobato
Nasci José Renato Monteiro Lobato, em Taubaté-SP, aos 18 de abril de 1882. Falei tarde e aos 5 anos de idade ouvi, pela primeira vez, um célebre ditado... Concordei. Aos 9 anos resolvi mudar meu nome para José Bento Monteiro Lobato desejando usar uma bengala de meu pai, gravada com as iniciais J.B.M.L.
Fui Juca, com as minhas irmãs Judite e Esther, fazendo bichos de chuchu com palitos nas pernas. Por isso, cada um de meus personagens; Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde representa um pouco do que fui e um pouco do que não pude ser.
Aos 14 anos escrevi, para o jornal "O Guarani", minha primeira crônica.
Sempre amei a leitura. Li Carlos Magno e os 12 pares de França, o Robinson Crusoé e todo o Júlio Verne. Formei-me em Direito em 1904, pela Universidade de São Paulo. Queria ter cursado Belas Artes ou até Engenharia, mas meu avô, Visconde de Tremembé, amigo de Dom Pedro II, queria ter na família um bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais.
Em maio de 1907 fui nomeado promotor em Areias - SP, casando-me no ano seguinte com Maria Pureza da Natividade, com quem tive o Edgar, o Guilherme, a Marta e a Rute.
Vivi no interior, nas pequenas cidades, sempre escrevendo para jornais e revistas.
Em 1911 morreu o meu avô, Visconde de Tremembé, e dele herdei a fazenda Buquira, passando de promotor a fazendeiro. Na fazenda escrevi o Jeca Tatu, símbolo nacional.
Comprei a "Revista do Brasil" e comecei, então, a editar meus livros para adultos. "Urupês" iniciou a fila em 1918. Surgia a primeira editora nacional "Monteiro Lobato & Cia", neste mesmo ano. Antes de mim, os livros do Brasil eram impressos em Portugal.
Quiseram me levar para a Academia Brasileira de Letras. Recusei. Não quis transigir com a praxe de lá - implorar votos.
Tive muitos convites para cargos oficiais de grande importância. Recusei a todos. Getúlio Vargas (presidente do Brasil na ocasião) convocou-me para ser o Ministro da Propaganda. Respondi que a melhor propaganda para o Brasil, no exterior, era a "Liberdade do Povo", a constitucionalização do país.
Minha fama de propagandista decorria da minha absoluta convicção pessoal. O caso do petróleo, por exemplo, e do ferro. Éramos ricos em energia hidráulica e minérios e não somente café e açúcar. Durante 10 anos, gritei essas verdades. Fui sabotado e incompreendido.
Dediquei-me à Literatura Infantil já em 1921. E, retomei a ela, anos depois, desgostoso dos adultos. Com "Narizinho Arrebitado", lancei o "Sítio do Picapau Amarelo". O sítio é um reino de liberdade e encantamento. Muitos já o classificaram de República.
Eu mesmo, por intermédio de um personagem, o Rei Carol, da Romênia, no livro A Reforma da Natureza, disse ser o Sítio uma República. Não; República não é, e sim um reino. Um reino cuja rainha é a D. Benta. Uma rainha democrática, que reina pouco. Uma rainha que permite liberdade absoluta aos seus súditos. Súditos que também governam. Um deles, Emília, é voluntariosa, teimosa, renitente e não renuncia os seus desejos e projetos. Narizinho e Pedrinho são as crianças de ontem, de hoje e amanhã, abertas a tudo, querendo ser felizes, confrontando suas experiências com o que os mais velhos dizem, mas sempre acreditando no futuro.
Disponível em:
Disponível em:
http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=171&id_pagina=1
Mas eu precisava de instrumentos idôneos para que o trânsito do mundo real para o fantástico fosse possível, pois, como ir à Grécia? Como ir à Lua? Como alcançar os anéis de Saturno? Bem, a lógica das coisas impunha a existência desse instrumento. Primeiro surgiu o "O Pó de Pirlimpimpim" que transportaria para todo e sempre, os personagens de um lugar para outro, vencendo o "ESPAÇO". O "FAZ-DE-CONTA", pó número 2, venceria a barreira do "TEMPO", suprindo as impossibilidades de acontecimentos. Finalmente pensei no "SUPER-PÓ", inventado pelo Visconde de Sabugosa, em o Minotauro, que transportaria, num átimo, para qualquer lugar indeterminado, desde que desejado.
Como disse a Emília: "é um absurdo terminar a vida assim, analfabeto!". Eu poderia ter escrito muito mais, perdi muito tempo escrevendo para gente grande. Precisava ter aprendido mais...
Hoje aos 4 de julho de 1948, vítima de um colapso, na cidade de São Paulo parto para outra dimensão.
Mas o que tinha de essencial, meu espírito jovem, minha coragem, está vivo no coração de cada criança. Viverá para sempre, enquanto estiver presente a palavra inconfundível de "Emília".
Monteiro Lobato
Disponível em:
http://www.cocfranca.com.br/biografia.htm
II- na sequência, o professor deverá fazer a leitura oral do texto e os alunos em grupo deverão responder às questões propostas abaixo.
1. Em seu caderno, anote as informações mais importante que o texto apresenta sobre cada um dos assuntos citados abaixo.
a. Nascimento (local e ano)
b. Obras lidas na infância
c. Antepassados (avô)
d. Obras literárias
2. Porque o autor decide mudar de nome, aos nove anos de idade?
3.a. O texto autobiográfico de Monteiro Lobato é marcada por objetividade e a convicção de quem sempre soube o que queria da vida.
b. O relato dos fatos no texto autobiográfico aparece frequentemente pontuado de lembranças, de um colorido emocional, que não é mostrado em outros tipos de textos. Predomina a subjetividade.
c. Um texto autobiográfico é uma história/relato de vida em que autor — aquele que diz eu — é simultaneamente produtor textual e personagem. Predominam as marcas lingüísticas de primeira pessoa e verbos nos tempos do pretérito.
Transcreva passagens do texto que comprovem as afirmações acima essa afirmação.
4. Interprete a seguinte passagem do texto:
“ Fui Juca, com as minhas irmãs Judite e Esther, fazendo bichos de chuchu com palitos nas pernas. Por isso, cada um de meus personagens; Pedrinho, Narizinho, Emília e Visconde representa um pouco do que fui e um pouco do que não pude ser.”
Aula 04 ( 50 minutos)
Atividade
Produção de texto
O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção textual:
Assim como Monteiro Lobato, todos nós temos experiências vividas para contar.
Escreva um texto autobiográfico (narrador de primeira pessoa) para contar como foi a sua experiência de aprender a ler e a escrever:
a. Quais dificuldades e alegrias você viveu? Quem foram as pessoas que o marcaram positiva ou negativamente nessa fase?
b. O que você pensa, hoje, em relação à leitura e à escrita?
O texto do aluno deverá ser lido em sala de aula para ser apreciado pelos colegas e professor e, depois exposto no mural da sala de aula, se o aluno autorizar.
Para enriquecer o estudo do gênero discursivo - relato de experiências vividas - o professor poderá exibir para os alunos os vídeos seguintes:
a. Memória e experiência de vida 001
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=5FHO02XInN8
b. Monteiro lobato: influência a outras gerações de escritores
http://www.youtube.com/watch?v=irnAK-cXev8
Os alunos serão avaliados coletivamente durante a realização das atividades de interpretação e análise do texto autobiográfico de Monteiro Lobato e, individualmente, por meio da produção de um texto autobiográfico.
Cinco estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/04/2015
Cinco estrelasAdorei! :) me ajudou muita em minha pesquisa!
06/10/2014
Cinco estrelasótimo, adorei ! obrigada
10/10/2013
Cinco estrelasotimoooooooooooo
08/05/2012
Cinco estrelasparabens muito proveitoso eus textos
18/04/2012
Cinco estrelasAdoro todos os exemplos de aula que encontro aqui.
06/04/2012
Cinco estrelasachei legal e super interessante.
19/10/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula e irei aproveitá-la, pois estou trabalhando com a turma do nono ano o gênero relato de experiências.