Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Gramática: palavras homônimas e parônimas

 

27/10/2010

Autor y Coautor(es)
Daniela Braga de Paula
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • diferenciar palavras homônimas de parônimas;
  • utilizar e reconhecer palavras homônimas e parônimas em textos;
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • consulta ao dicionário
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte tirinha da turma da Mônica:

Disponível em http://3.bp.blogspot.com/_3V9Dg6--hEw/TH8Cf9bqnxI/AAAAAAAAAPc/JO7WYa8En5Q/s1600/tira.de.jpg   

Em seguida, o professor deverá organizá-los em duplas para a realização das atividades seguintes.

Professor, os alunos precisarão estar com dicionário para a realização das atividades seguintes.

  1. O que a personagem Mônica queria saber?
  2. Verifique em seu dicionário o significado da palavra "acento" e escreva-o.
  3. De acordo com a resposta dada pelo Cascão à Mônica, ele compreendeu o que ela perguntava? Justifique.
  4. Cascão interpretou que Mônica estava perguntando se ônibus tinha ASSENTO. Justifique essa afirmativa procurando o significado de "assento" em seu dicionário.   

Após algum tempo, o professor deverá mostrar aos alunos (no quadro de giz ou projeção) o seguinte texto:

"Acento" e "Assento" são palavras de significados diferentes, porém têm a mesma pronúncia. Essas palavras são chamadas homônimas.

O professor solicitará aos alunos que procurem no dicionário o significado das seguintes palavras:

sela/cela - seção/sessão - apreçar/apressar - cassar/caçar

Em duplas, os alunos escreverão o significado (no caderno) das palavras, farão um desenho representativo dela e escreverão uma frase com cada uma das palavras. O professor ainda poderá solicitar aos alunos que pesquisem (na Internet ou Gramática) mais exemplos de palavras homônimas.

ATIVIDADE 2

O professor apresentará aos alunos a seguinte imagem:

http://realityisoutthere.blogspot.com/2007_12_01_archive.html

Ele solicitará a um aluno que leia a notícia em voz alta. Em seguida ele solicitará a outro aluno que procure no dicionário o significado de "cumprimento" (palavra em destaque). Depois que o aluno ler, o professor poderá colocar no quadro a definição:

cumprimento cum.pri.men.to sm (cumprir+mento2)

1 Ação ou efeito de cumprir. 2 Ação de cumprimentar; saudação. 3 Formalidade de deferência de umas pessoas para com outras; cerimônia. sm pl Termo de civilidade empregado para uma pessoa se recomendar a outra; palavras ou modos cerimoniosos. C. rasgados: cortesias exageradas, hiperbólicas.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=cumprimento 

O professor deverá perguntar aos alunos se, de acordo com o significado, a palavra "cumprimento" faz sentido no texto. Provavelmente alguns alunos responderão que a palavra não é adequada. O professor então pedirá a eles que procurem no dicionário o significado da palavra "comprimento". Um dos alunos poderá ler o significado. Em seguida, o professor deverá mostrar o significado a todos:

comprimento com.pri.men.to sm (lat complementu)

1 Extensão de um objeto de uma a outra extremidade, do princípio ao fim. 2 Extensão de qualquer objeto de um lado ao outro na direção em que a distância é maior. 3 Altura (falando de objeto que pode ser posto a prumo). 4 Extensão medida de um ponto a outro; distância. 5 Grandeza, tamanho.

http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/index.php?lingua=portugues-portugues&palavra=comprimento 

Depois disso, o professor perguntará aos alunos qual das palavras se encaixa melhor ao contexto da notícia. Ele então mostrará o seguinte texto aos alunos.

As palavras "comprimento" e "cumprimento" são parecidas na forma de escrever e falar, mas tem significados diferentes. São chamadas de parônimas.

ATIVIDADE 3

 O professor organizará a turma em pequenos grupos. Cada grupo receberá uma lista de pares de palavras parônimas com seu siginificado. O professor deixará que eles estudem a lista durante algum tempo. Depois promoverá um jogo entre os grupos. O jogo funcionará assim:

  1. O professor sorteará um significado de uma das palavras que estavam na lista estudada pelos alunos;
  2. o professor fará a leitura do significado;
  3. o grupo tentará escrever a palavra correspondente ao significado lido em um pedaço de papel
  4. cada pedaço de papel deverá ter o nome/número do grupo
  5. o professor fala a resposta certa e verifica quais grupos acertaram;
  6. Marca ponto o grupo que escrever a palavra corretamente.

Lista de palavras parônimas:

Retificar - alterar, modificar

Ratificar - confirmar

Emergir - vir à tona

Imergir - mergulhar

coser - costurar

cozer - cozinhar

mandato - período de ação política

mandado - ordem

tráfego - comércio, trânsito

tráfico - comércio

infração - desrespeito

inflação - inflar

infração - desrespeito

inflação - inflar

cumprimento - cumprir, cumprimentar

comprimento - medida, tamanho

Se o professor julgar necessário poderá variar o jogo solicitando aos alunos que apliquem a palavra em uma frase.

Recursos Complementares

http://www.linguacomtexto.com/download/vocabulario_homonimas.htm O professor poderá levar os alunos ao laboratório de informática para que façam essas atividades. 

Avaliação

Os alunos serão avaliados de acordo com a participação nas atividades. O professor deverá osbervar se os alunos apresentam habilidade ao consultar o dicionário e se compreendem o significado das palavras. A lista de atividades sugerida nos Recursos Complementares poderá ajudar na fixação do conteúdo caso o professor verifique que os alunos apresentam dificuldade na execução das atividades propostas.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 17 calificaciones

  • Cinco estrelas 13/17 - 76,47%
  • Quatro estrelas 3/17 - 17,65%
  • Três estrelas 1/17 - 5,88%
  • Duas estrelas 0/17 - 0%
  • Uma estrela 0/17 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Eliana Campos, Escola Darwin , Espírito Santo - dijo:
    eliana.cvieira@hotmail.com

    14/02/2016

    Cinco estrelas

    Gostei muito .Parabéns!


  • Paulo Henrique Passos de Castro, EEFM Dra. Aldaci Barbosa , Ceará - dijo:
    ph.passus@gmail.com

    16/03/2015

    Cinco estrelas

    Em um conteúdo como esse, em que a grande maioria das questões é feita sem qualquer tipo de contextualização, apenas com frases soltas e itens criados do nada, encontrar questões e atividades como as expostas aqui é realmente muito bom. Parabéns, Daniela e Eliana. E obrigado pela disponibilização.


  • Rozelina Costa e Silva Lima, Escola Estadual Professor Apoenan de A. Teixeira , Tocantins - dijo:
    linacesilva2002@yahoo.com.br

    30/11/2014

    Cinco estrelas

    Oi Daniela! Achei sua aula aqui por acaso, procurando atividades para trabalhar esse conteúdo. Quero parabenizá-la, pois apesar das atividades serem simples, acredito que se bem trabalhadas farão com que os alunos fixem melhor o conteúdo. Gostei muito, muito mesmo! Vou usá-las.


  • VALMIR MONTEIRO, E. M. E. F. TRIUNFO , Pará - dijo:
    VALMIRMONTEIRO@R7.COM

    03/09/2013

    Quatro estrelas

    BASTANTE ESCLARECEDORAS AS ATIVIDADES E DENTRO DOS PARÂMETROS ATUAIS QUE PREVEEM A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES MINISTRADAS. COM CERTEZA AS UTILIZAREI.


  • maria cristina do nascimento silva, C.E.Dr. Galdino do Valle Filho , Rio de Janeiro - dijo:
    cristinox3@gmail.com

    16/06/2013

    Cinco estrelas

    Adorei a explicação e principalmente as atividades vou utilizá-las amanhã. Valeu!


  • Odreedson Teixeira, EMEF Profª. Adélia Figueira , Pará - dijo:
    odreedson@hotmail.com

    24/03/2013

    Quatro estrelas

    Interessantíssimas as atividades propostas para se trabalhar com esse tema. Parabéns! Sou professor do ensino fundamental e gosto de pesquisar na INTERNET sobre os assuntos a serem trabalhados nas minhas aulas, de forma a envolver os alunos.


  • beatriz, escola torquato de castro , Pernambuco - dijo:
    beatriz-a-vieira@hotmail.com

    21/10/2012

    Cinco estrelas

    aprendi bastante:obrigado.


  • silvia, escola josé maria , Rio Grande do Sul - dijo:
    professorasilvialeticia@hotmail.com

    21/09/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito dos exercícios.


  • jullyanna ferreira da silva , Outros Países - dijo:
    julianaferreira@hotmail.com

    13/09/2012

    Cinco estrelas

    No meu modo de pensar as aulas foranm excelentes porquye eu pode aprender mais e ter certesa das coisas que eu não sabia e passei a saber me ajudou muito i pude ter mais conhecimento com o que escreveram;


  • Prof Patrícia Zuse, J.J. de Andrade , Rio Grande do Sul - dijo:
    patyzuse@hotmail.com

    06/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom, vou fazer com meus alunos!!!!


  • GUILHERME, posto gibon , Rio Grande do Sul - dijo:
    gui_fila@hotmail.com

    30/05/2012

    Cinco estrelas

    muito boa


  • MIRIAN, Cei Ceu jaguaré , São Paulo - dijo:
    miriancristinaneri@hotmail.com

    27/05/2012

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Trabalho com educação infantil neste momento e a aula me ajudou muitoa ajudar meu filho para as provas de seu 7° ano. Agradeço muito. Site ja está entre meus favoritos. Obrigada. Mirian


  • coco, yuyu , Santa Catarina - dijo:
    guilhermecampagnollo@hotmail.com

    03/05/2012

    Cinco estrelas

    achei legal a aula


  • Alessandra de Oliveira Velano da Silva, Colégio Canello Marques , São Paulo - dijo:
    levelano@yahoo.com.br

    08/11/2011

    Cinco estrelas

    Muito boa aula.


  • Silvana M Schilive, Colégio Estadual de Guaraí , Paraná - dijo:
    silschilive@hotmail.com

    09/10/2011

    Cinco estrelas

    Ótimo! Sempre bom trabalhar com jogo.


  • daniel, cristã evangélica , Maranhão - dijo:
    daniel_boy@hotamil.com

    27/03/2011

    Três estrelas

    a aula tem todos os componentes mais importantes de aula pqra que o aluno aprenda om clareza o que esta sendo encinado pelo professor,qulquer professor pode usar esses métodos qe se darão bem nas suas proximas aulas.


  • kelly cristina paes, emef professor julio ridolfo , São Paulo - dijo:
    kellyeshu@ig.com.br

    10/02/2011

    Quatro estrelas

    adorei sua aula usarei com minha sala. obrigada.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.