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A temática “Amor” em composições líricas

 

19/10/2010

Autor y Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o modo como foi tratada a temática “Amor” nas composições líricas.
  • Correlacionar a temática com a construção do eu-lírico.
  • Identificar e refletir sobre alguns recursos formais e expressivos que constituem as composições poéticas.
  • Criar uma composição lírica cujo tema seja “Amor”.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Poema e poesia.
  • Eu-lírico.
  • Teoria literária básica.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • debate;
  • discussão coletiva;
  • apresentação oral.

Recursos:

  • data-show;
  • recurso do portal (áudio);
  • folhas xerocopiadas.

Atividade 1

O professor entrará na sala questionando:

"Para que serve a poesia?"

A partir desse questionamento, iniciará uma discussão sobre a finalidade da poesia. Para tanto, utilizará o recurso abaixo "A arte de entoar versos", no qual o poeta César Borges traz Paulo Leminsk para polemizar a função da poesia.

A arte de entoar versos: parte 5 [Categorias Literárias] 

Depois da escuta, o professor provocará oralmente os alunos por meio de questionamentos tais como: (xerocar aos alunos para que eles possam se orientar  na discussão)

1) Como vocês entendem a resposta de Paulo Leminsk ao dizer que "Graças a Deus, [a poesia não serve] para nada"?

2) Além disso, vocês concordam com a afirmação de que "Nem só de pão vive o homem"?

3) E o fato de a poesia ser alimento para alma. Qual o sentido dessa afirmação?

4) Como é possível a partir da poesia a compreensão de nós mesmos e dos outros?

5) Você considera a função da poesia como uma função pragmática ou não? Comente.

Atividade 2

Tendo iniciado a discussão sobre a poesia e suas repercussões, o professor abordará uma das temáticas mais inspiradoras para a poesia: o amor. Para tanto, levará para a sala as imagens abaixo (impressas) que servirão de motivação inicial para a introdução dos alunos à abordagem lírica por meio do amor.

http://1.bp.blogspot.com/_9M_Z2pbw6o4/S60IfQOYBVI/AAAAAAAAABY/5TaSZ17c6b8/s1600/amor.jpg

http://www.imotion.com.br/imagens/data/media/75/9100amor.jpg 

http://4.bp.blogspot.com/_4McAvnbX064/TC_FGLpCbJI/AAAAAAAAC64/nV9-ZgdRP78/s1600/o_amor.jpg

http://2.bp.blogspot.com/_4McAvnbX064/TC_FiSjB_PI/AAAAAAAAC7A/2A5H6WUc0mc/s1600/sv-amor-e-musica-lee-s.jpg

http://4.bp.blogspot.com/_n0IKoCMqoyI/TElzeVenXBI/AAAAAAAAIeg/mVYUsLkDvfw/s400/amor-7577.jpg

http://nequidnimis.files.wordpress.com/2009/08/pai-amor-e-a-fidelidade.jpg 

Na sequência, os alunos serão divididos em grupos que receceberão cada um uma imagem e terão de refletir sobre o que as ilustrações neles suscitam: ódio, desejo, romantismo, paixão, saudade etc. Depois de elaborarem uma pequena reflexão, deverão oralmente socializá-la com os colegas. Neste momento, todos da sala podem intervir com apontamentos e considerações sobre a fala do outro.

Para enriquecer a discussão, o professor pedirá a atenção dos alunos para a escuta da música de Marisa Monte, "Tema de amor" disponível em:

http://letras.terra.com.br/marisa-monte/1216084/ 

  • Professor, a música abrirá as atividades que buscarão relacionar o modo de tratar o tema com a construção do eu-lírico. No caso da canção, o amor é envolvente e o eu lírico mostra-se como parte desse envolvente entusiasmo que por ora nele se instalou diante da figura do amor.

Atividade 3

O professor deverá dividir os alunos em grupos. Cada grupo receberá um poema para interpretar o amor e o eu lírico que nasce dessa relação com o tema. Depois de analisados os poemas, o professor abrirá a discussão para toda sala, possibilitando várias leituras ou vários olhares sobre uma mesma produção:

A)

Olhos nos olhos   

Quando você me deixou, meu bem

me disse pra ser feliz e passar bem.

Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci,

mas depois, como era de costume, obedeci.

Quando você me quiser rever,

já vai me encontrar refeita, pode crer Olhos nos olhos,

quero ver o que você faz

ao sentir que sem você eu passo bem demais.   

E que venho até remoçando

me pego cantando, sem mais nem por que,

E tantas águas rolaram,

quantos homens me amaram,

bem mais e melhor que você.

Quando talvez precisar de mim

Ce sabe que a casa é sempre sua, venha sim

Olhos nos olhos,

quero ver o que você diz,

quero ver como suporta me ver tão feliz...

Chico Buarque

http://letras.terra.com.br/chico-buarque/65962/ 

Questões interpretativas que ajudarão os alunos a construirem sentidos para e sobre a temática, assim como para a relação da temática e da constituição do eu-lírico:

1) O primeiro verso do poema evidencia a situação na qual se encontra o eu-lírico. Qual situação é essa?   

2) O eu-lírico é representado por um homem ou uma mulher? Justifique sua resposta retirando fragmentos do texto.   

3) Conforme a norma culta da língua portuguesa, é incorreto iniciar uma frase por meio de um pronome oblíquo átono – me. Como você explica o emprego, pelo autor, de uma construção sintática no poema que não é aceitável pela linguagem padrão?   

4) Qual o sentido para a expressão “Quis morrer de ciúme”?   

5) Qual a causa dessa expressão - “Quis morrer de ciúme” - vivida pelo eu-lírico?   

6) Existem no poema dois momentos distintos que são: I) um no qual o eu-lírico se encontra desesperado pelo abandono do ser amado e II) outro em que o eu-lírico se sente recuperado. Indique no texto esse dois momentos.   

7) O que podemos afirmar quanto à relação amorosa que o eu-lírico estabelecia com a pessoa amada nesse poema a partir dos versos “mas depois, como era de costume, / obedeci”?   

8) A partir da constatação do gênero do eu-lírico (feminino/masculino), relate as implicações sociais e ideológicas advindas dos versos “mas depois, como era de costume, / obedeci”.   

9) O pronome “você” utilizado nos versos 1, 7 e 10 se dirige ao leitor do poema? Se não, a quem se refere?

10) Pelo trecho “Olhos nos olhos, / quero ver o que você faz / ao sentir que sem você / eu passo bem demais.”, o eu-lírico se coloca em uma posição diferenciada em relação à pessoa amada. Qual é essa posição?   

11) O que significa a expressão “Olhos nos olhos”? Qual a relação dessa expressão com todo o poema?   

12) Por que o eu-lírico afirma que “E que venho até remoçando”?   

13) Dê uma interpretação para os versos “me pego cantando, / sem mais nem por que”.   

14) Há um verso do poema que contém uma expressão que foge à norma culta da língua. Identifique-o e tente dar uma razão a esse uso coloquial da linguagem.   

15) Qual o sentido do verso “E tantas águas rolaram” para a situação descrita pelo eu-lírico   

16) Há um momento em que o eu-lírico faz uma comparação acerca de outros amores/amantes que teve. Identifique tal passagem no texto e constate se essa comparação foi positiva ou negativa e por quê?   

17) Qual o sentido da expressão “a casa é sempre sua”?   

18) Atualmente, a situação amorosa evidenciada pelo poema é mais vivenciada por uma mulher ou por um homem? Por quê? (Remeta-se à cultura difundida no país quanto a essa questão e depois reflita se essa condição é exclusiva do Brasil).  

B)

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer.   

É um não querer mais que bem querer;

É um solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder.   

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata a lealdade.   

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor?   

Luís Vaz de Camões

http://www.suapesquisa.com/biografias/amor_e_fogo.htm 

Questões interpretativas que ajudarão os alunos a construir sentidos para e sobre a temática, assim como para a relação da temática e da constituição do eu-lírico:

1) Quantas definições Camões, nesse poema, fornece para AMOR? Quais são elas?   

2) Essas concepções da amor podem ser acatadas universalmente para a definição de tal sentimento?   

3) Você concorda com alguma dessas definições? Qual (is) e por quê?   

4) Há nesse poema palavras que expressam idéias opostas? Identifique-as e explique como elas contribuem para o sentido do texto.   

5) O eu-lírico desse soneto se refere a alguém específico?   

6) Qual o sujeito dos versos de número 2 a 11?   

7) Há muitos versos, ao longo do poema, iniciados de maneira idêntica. Será que essa construção tem alguma significação para o soneto?   

8) A palavra “fogo” empregada no primeiro verso pode ser entendida a partir da linguagem que constitui o dicionário ou pela linguagem que admite sentidos diversos?   

9) No primeiro verso, o poeta coloca que o “Amor é fogo que arde sem se ver”. Explique o porquê.   

10) Interprete o verso “É um solitário andar por entre a gente”.

11) O orgulho, sentimento natural ao ser humano, é tratado, em um dos versos, pelo autor, de forma contrária ao que se espera. Indique essa ocorrência e explique o porquê dessa maneira diferenciada para tratar tal sentimento.   

12) Quantas estrofes existem no poema? E quantos versos?   

13) Ao longo do poema, há palavras que coincidem sonoramente, indicando as rimas. Quais seriam essas palavras? Qual a contribuição delas para o soneto?   

14) Depois de respondidas as questões interpretativas relate: do que se trata o poema?   

15) Como o poeta desse soneto entende o amor? Retire passagens do texto para justificar sua resposta.

C)

Soneto da fidelidade                                                     

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.   

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.   

E assim,quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama   

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.   

Vinícius de Moraes

http://www.releituras.com/viniciusm_fidelidade.asp 

Questões interpretativas que ajudarão os alunos a construir sentidos para e sobre a temática, assim como para a relação da temática e da constituição do eu-lírico:

1) Sendo o verso cada linha do poema, quantos versos há no “Soneto da Fidelidade”?   

2) Considerando a estrofe como o conjunto de versos, quantas existem nesse poema?   

3) Quantos versos existem em cada estrofe?   

4) Nesse consagrado poema, qual o sentimento evidenciado?   

5) Quem o expressa? Essa pessoa é homem ou mulher? Justifique sua resposta por meio de passagens do poema.  

6) A quem esse sentimento se dirige?   

7) A quem ou ao que se refere as expressões destacadas “Quero vivê-lo”; “E em seu louvor”; “Ao seu pesar ou ao seu contentamento”.   

8) A partir dos versos “De tudo, ao meu amor serei atento / Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto”, podemos perceber a maneira como o eu-lírico trata o seu amor. Comente de que forma essa relação é percebida ?   

9) No verso “Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto”, existe a repetição da conjunção aditiva “e”. Qual a contribuição dessa repetição para o entendimento desse verso?   

10) “Dele se encante mais meu pensamento”. Este verso inicia-se por um pronome possessivo. A quem se refere esse pronome?

11) Dê uma interpretação para o verso “Quero vivê-lo em cada vão momento”.   

12) A palavra “canto” no verso “E em seu louvor hei de espalhar meu canto” admite outro significado que não seja aquele contido no dicionário? Se sim, qual seria?   

13) Nos versos “E rir meu riso e derramar meu pranto / Ao seu pesar ou seu contentamento” existem palavras com sentidos opostos. Quais são elas? Explique o significado de cada uma.   

14) Construa sentidos para a 3ª estrofe de modo a estabelecer uma relação entre morte, solidão e amor.   

15) Por que o amor não é considerado para o eu-lírico imortal?   

16) O que representa uma chama? Como podemos associar essa palavra ao amor para compreendermos o verso “que não seja imortal, posto que é chama”?   

17) O que você entende por “Mas que seja infinito enquanto dure”?   

18) Qual a razão da expressão “que tive” encontrar-se entre parênteses?   

19) Após a leitura e compreensão do poema, faça uma relação de sentido entre o título e o conteúdo.   

20) Podemos afirmar que nesse poema predomina a expressão dos sentimentos e das emoções individuais? Retire trechos que comprovem sua resposta.   

21) Ao longo do poema, há palavras que coincidem sonoramente, indicando as rimas. Quais seriam essas palavras? Qual a contribuição delas para o soneto?   

22) O poeta trata do amor nesse poema sob qual perspectiva?   

23) Relacionando o conteúdo do poema com a realidade atual, você acha que é possível alguém ser tão fiel a outrem como nos coloca o poeta? Por quê?

D)

Paixão   

Amo tua voz e tua cor

E teu jeito de fazer amor

Revirando os olhos e o tapete

Suspirando em falsete

Coisas que eu nem sei contar

Ser feliz é tudo que se quer

Ah! Esse maldito fecho éclair

De repente a gente rasga a roupa

E uma febre muito louca

Faz o corpo arrepiar   

Depois do terceiro e quarto copo

Tudo que vier eu topo

Tudo que vier vem bem

Quando bebo perco o juízo

Não me resposabilizo

Nem por mim nem por ninguém   

Não quero ficar na tua vida

Como uma paixão mal resolvida

Dessas que a gente tem ciúme

E se encharca de perfume

Faz que tenta se matar

Vou ficar até o fim do dia

Decorando tua geografia

E essa aventura em carne e osso

Deixa marcas no pescoço

Faz a gente levitar   

Tens um não sei quê de paraíso

E o corpo mais preciso

Que o mais lindo dos mortais

Tens uma beleza infinita

E a boca mais bonita

Que a minha já tocou

Kledir Ramil

http://letras.terra.com.br/kledir-ramil/46862/ 

Questões interpretativas que ajudarão os alunos a construir sentidos para e sobre a temática, assim como para a relação da temática e da constituição do eu-lírico:

1) Qual o sujeito do predicado “Amo a tua voz e a tua cor”?   

2) Os pronomes “tua” e “teu” se referem a quem?   

3) “Revirando os olhos e o tapete / Suspirando em falsete” se refere a qual momento?   

4) O que é que o autor não sabe contar quando relata no verso “Coisas que eu nem sei contar”?   

3) Explique o porquê do adjetivo “maldito” junto com a expressão “fecho éclair”, no verso sete?   

4) Há no 7º verso uma exclamação – “Ah!”. Qual é a significação dela para o momento descrito pelo autor nesse verso?   

5) A palavra “febre”, descrita no 9º verso admite o significado encontrado no dicionário? Se não, qual sentido ela adquire?   

6) Por que o eu-lírico  afirma que “Depois do terceiro ou quarto copo / Tudo que vier eu topo”?   

7) O que significa perder o juízo -  expressão encontrada no 14º verso?   

8) O que seria uma paixão mal resolvida (vide verso 18)?   

9) Qual a relação que podemos estabelecer entre “encharcar de perfume” e “morrer de ciúmes”, expressões contidas nos versos 19 e 20?   

10) A palavra “geografia” apresentada pelo 23º verso possui qual significação?   

11) A expressão “essa aventura” elicitada no 24º verso refere-se a quê?   

12) Qual o sentido do verso “Faz a gente levitar”?   

13) A palavra “mortais” refere-se a quem?   

14) Eu posso afirmar que ter uma beleza infinita, como nos coloca o poeta no 30º verso, significa ser belo até a velhice, posto que este é o último estágio humano antes da morte?   

15) A partir da leitura do poema tente estabelecer uma relação de sentido entre o título e o conteúdo literário.   

16) Como a temática amorosa é trabalhada nesse poema pelo poeta?

Atividade 4

PRODUÇÃO

Depois de trabalhada a temática AMOR e a relação do eu lírico com ela, chegou o momento de os alunos serem criativos e, ao mesmo tempo, sensíveis para escreverem composições líricas sobre o AMOR a partir de sua própria perspectiva. O resultado deve ser exposto em um mural da escola e/ou postado no blog da turma.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
A arte de entoar versos: parte 5 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados pela participação ao longo das atividades propostas, especialmente nas discussões sobre a temática amorosa e a construção do eu lírico, bem como na produção de um poema cuja temática seja o amor. É importante que os alunos consigam produzir sentidos sobre os poemas que leem e vislumbrem modos diversos de tratar o amor.

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  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
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