Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


QUE TAMANHO MEU CORPO TÊM?

 

19/06/2009

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Solange Kátia E. Soares, Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:

  • Familiarizar-se com a noção de medida de comprimento tomando como referência sua altura;
  • Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre o seu corpo e o corpo dos seus pares.
Duração das atividades
2
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor já deverá ter trabalhado, com o grupo de alunos, as características físicas externas do corpo humano(as suas partes, as quantidades de membros, etc.), conforme apresentado nas aulas anteriores.

Estratégias e recursos da aula

Já tendo trabalhado com os seus alunos  as características físicas do corpo humano(as suas diferenças e semelhanças), partindo do corpo da própria criança,  o professor poderá assim, introduzir a noção de medida de comprimento tomando como referência a altura das crianças.

1º MOMENTO – O professor deverá reunir o grupo de alunos e abrir uma discussão sobre as diferenças e semelhanças entre os corpos das crianças (cor de cabelo, cor dos olhos, tipo de cabelo, os diferentes tamanhos das crianças, etc.) Depois desta conversa, enfatiza as diferenças existentes entre elas, sugere registrar o tamanho de cada uma delas.

2º MOMENTO – O professor pode mostrar que existe um instrumento que geralmente os adultos utilizam para medir as coisas e/ou as pessoas apresentando para as crianças uma fita métrica. Contudo, o professor explica que pode-se medir as coisas e/ou as pessoas com diversos materiais dentre eles o barbante.  Ele explicará que registrará o tamanho de cada criança com um esse material e ao final do barbante colocará uma foto de cada uma, para que assim elas identifiquem a sua altura com mais facilidade.

O professor chama uma criança de cada vez, encosta em um quadro previamente montado com cartolina escura (para que os barbantes se destaquem), corta o barbante da altura da criança, fixa no painel e depois cola a foto da criança em cima do barbante.

3º MOMENTO – Com o quadro pronto o professor tem condições de junto com seus alunos, realizar comparações:

  • Qual a criança menor?
  • Qual a maior?
  • O menino menor?
  • Quem é maior quê?

MATERIAL UTILIZADO:

  • Barbante;
  • tesoura;
  • durex
  • 2 cartolinas de cor escura
  • xerox de fotografias das crianças tipo 3x4
Recursos Complementares

Avaliação

O professor deverá observar ao final desta aula se o seu aluno:

  1. Nomeou as partes do corpo;
  2. Construiu noções de medida de comprimento tendo como referência sua altura.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 15 calificaciones

  • Cinco estrelas 10/15 - 66,67%
  • Quatro estrelas 4/15 - 26,67%
  • Três estrelas 1/15 - 6,67%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Marisangela Silva de Oliveira, EMEIF. Antonio Schiavinati , São Paulo - dijo:
    plumynha@gmail.com

    03/04/2016

    Cinco estrelas

    Aula muito lúdica e produtiva.


  • ELIANE, CMEI PE. JOÃO PERESTRELLO , Rio Grande do Norte - dijo:
    eliane_camara2014@hotmail.com

    23/04/2015

    Cinco estrelas

    EXCELENTE TRABALHO !!!!!


  • vania mota, cmei condominio rio branco , Goiás - dijo:
    vania.volmendes@gmail.com

    28/09/2013

    Quatro estrelas

    gostei muito


  • Carlota Pereira Gonçalves, pac Sta Terezinha , São Paulo - dijo:
    karlotapg@hotmail.com

    20/05/2013

    Cinco estrelas

    Amei a idéia e ja irei usar com minha turminha!


  • Julia cristina , nao , Paraná - dijo:
    julia.crisoliveira@hotmail.com

    21/12/2011

    Cinco estrelas

    Adorei muito.bem elabora. Parabéns!


  • ronaldo, semec , Pará - dijo:
    lhelhe77@hotmail.com

    05/04/2011

    Quatro estrelas

    essa aula é um exemplo muito claro de como relacionar teoria e prática dentro de uma aula.Parabéns!


  • Leda Prado, REYNALDO MASSI C E E FUND MED PROF , Paraná - dijo:
    ledaprado@seed.pr.gov.br

    14/10/2010

    Cinco estrelas

    Olá Adele!!! Muito interessante sua aula, pois os alunos se prendem mais com aulas práticas como esta, gostei das comparações onde é possível explorar mais itens no quadro, como quem tem o mesmo tamanho, acrescentar o nome dos alunos a foto e idade e muito mais. Enfim parabéns por sua aula.


  • Santa Roseli Leal wesz, Escola de Educaçao Básica Apolinário Porto Alegre , Rio Grande do Sul - dijo:
    roseli.wesz@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Muito boa a aula, adorei, lembro meu filho quando pequeno vivia se medindo, e marcando em uma porta, deixando as diferenças com as datas e quando fomos nos mudar, senti pena de perder as marcas feitas durante tanto tempo, os alunos vão adorar, comparar o tamano uns com os outros, muito criativa essa aula. Depois com as fotos há várias formas para explorar. Parabéns! Rose.


  • neuza beltrame, escola pequeno príncipe , Paraná - dijo:
    nnbeltrame@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito interessante achei muito bom


  • SILVANA LOPES, ESCOLA MUNICIPAL PROF DANILO SANCINETTI , São Paulo - dijo:
    lopesfatima.silva@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente. Vou utilizar essa aula com meus alunos.


  • talita keleen, ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS , Pernambuco - dijo:
    talita-keleen@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente esta atividade!!!1


  • JUANITA ALVAREZ TRASHORRAS, Secretaria Municipal de Educação de RIO DE JANEIRO , Rio de Janeiro - dijo:
    j.trashorras@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    GOSTEI


  • andreza de castro silva, Escola municipal Três Carneiros , Pernambuco - dijo:
    deideza@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    a aula foi muito boa, porém, acredito que deveria ocorrer mais explorações.Como o eu tamanho em relação a objetos ou a espaços do cotidiano ou mesmo o tipo de roupa que cabe em mim e etc.


  • Dominique Sena, Núcleo Educacional Infantil - NEI , Rio Grande do Norte - dijo:
    dominiquesena@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem sistematizado e elaborado o trabalho. Alguns professores ainda resistem em trabalhar com os conceitos matemáticos, mas tendo toda fundamentação e objetivos coerentes, é possível realizar atividades lindas e prazerosas. Adele ficou lindo, maravilhoso e parabéns pela riqueza dos conteúdos.


  • ivete de oliveira negro, TRENZINHO ALEGRE EDUCACAO MUNICIPAL INFANTIL , São Paulo - dijo:
    ivetenegro@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    EXCELENTE


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.