21/10/2010
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Diálogo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
1º MOMENTO:
O professor dará início a aula apresentando imagens/vídeos em que as crianças podem visualizar os sinais em LIBRAS no que se refere às cores. Após apresentar as imagens, sugerimos que o professor promova um momento em que as crianças possam experimentar articular as mãos para executar os sinais das cores. Podem, por exemplo, fazer o sinal da cor preferida. É importante, que este material seja afixado em um mural para posterior consulta das crianças.
Fonte: http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRLbA_uof1Z_MEvKVBLLoTzyEcLgwgpMbRwX8nBTgObwf0xygs&t=1&usg=__irZZ9tpBPG1tJLHVQkG7AyxzhMU=
Fonte: http://lulibras.files.wordpress.com/2010/08/cores_principais_2.jpg
Fonte: NEI/UFRN
Sugerimos que o professor, se possível, apresente vídeos. Como exemplo, apresentamos os seguintes endereços:
2º MOMENTO:
O professor dará continuidade a aula, solicitando que as crianças experimentem articular as mãos executando os sinais referentes as cores. É importante que o professor possa promover uma dinâmica de grupo, na qual sorteia-se uma cor e a criança da vez realiza o sinal correspondente.
Uma outra atividade que poderá ser realizada, é uma brincadeira " Na casa certa! ". Para tanto, o professor fará alguns círculos grandes pelo corredor/ pátio da escola com giz e definirá juntamente com as crianças uma cor para cada círculo e na hora do comando - exibição do sinal da cor em um cartaz, as crianças deverão se dirigir para o círculo com a cor correspondente.
3º MOMENTO:
Esta aula poderá ser finalizada com a proposição de atividades escritas, como as que sugerimos logo abaixo. Nessas atividades, as crianças poderão sistematizar o que aprenderam nesta proposta de aula.
Fonte: NEI/UFRN
Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_DQwL36aINq0/S1eAR0QDMEI/AAAAAAAAKz8/ft2w1LXf1qo/s400/Figura+7.jpg
Sugerimos duas aulas do Portal do Professor como forma do professor pensar diversas maneiras de organização de aula usando a Língua Brasileira de Sinais:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=14885
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1017
Sugerimos a visita links que seguem como forma de melhor organização do trabalho em sala de aula.
http://www.ines.gov.br/libras/index.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_brasileira_de_sinais
Sugerimos, também, o acesso aos seguintes links de vídeos para visualizar os sinais das cores e estruturar melhor esta proposta de aula.
http://www.youtube.com/watch?v=-XxCA9jMhls
http://www.youtube.com/watch?v=Nxj7GTyO68c&feature=related
Ao final da aula, as crianças deverão ser capazes de:
Quatro estrelas 2 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
10/11/2012
Quatro estrelasbastante interessante, gostei pois também pode ser usado pelos professores de educação física.
24/11/2011
Cinco estrelaseu estou tomando um curso em libras e estou facinada,pois tenho em minha sala duas crianças surdas,e foi muito dificil para mim entao resolvir tomar um curso é maravilhoso