21/10/2010
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ÂNGELA MARIA CAVALCANTI
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o modo de vida das sociedades primitiva.
ATIVIDADE 1 – Iniciando a brincadeira
1° momento – Na aula de Educação Física o professor propõe à turma vivenciar uma caçada primitiva. Antes de iniciar a brincadeira ele solicita às crianças que pensem nas ações e elementos necessários para tornar a brincadeira possível: armas, um animal para ser caçado, uma fogueira, caverna, movimentos de catar pau e folha para fazer o fogo. O professor questiona como o grupo pode brincar usando apenas o corpo, pois não possuem os elementos citados. É importante que as crianças demonstrem os movimentos que pensaram para representar os elementos da brincadeira. As respostas das crianças devem ser registradas pelo professor.
2° momento – O professor possibilita as crianças escolherem o personagem que desejam ser, propondo as seguintes questões: onde o seu personagem está, quem é o seu personagem e o quê ele faz. Após sua finalização, realiza um momento de avaliação deixando as crianças expressarem o que mais gostaram e o que não foi legal. É importante que crianças e professores apresentem sugestões para melhorar os aspectos que acharam negativos.
3° momento - Depois da realização da brincadeira, o professor propõe à turma a produção de um texto coletivo transformando a brincadeira em uma história. Concluído o texto as crianças fazem desenhos para ilustrá-lo.
ATIVIDADE 2 – Lendo imagens para enriquecer a brincadeira
1° momento – O professor organiza as crianças em uma roda e apresenta algumas imagens relacionadas a uma caçada primitiva.
CAÇADA PRIMITIVA
Fonte: www.google.com.br
Para ajudar as crianças na leitura das imagens o professor pode propor algumas questões:
- Quem são essas pessoas?
- O que elas estão fazendo?
- Onde elas estão?
- Como elas estão vestidas?
- Que objetos elas estão usando?
Durante essa conversa o professor vai retomando com a turma o que já foi estudado sobre a vida nas sociedades primitivas (alimentação, moradia, vestuário, trabalho, etc.)
SUGESTÃO DE LIVROS SOBRE O MODO DE VIDA NAS SOCIEDADESS PRIMITIVAS
Autor: Maria Rius, Gloria E Oriol Verges Editora: Scipione Sinopse - A vida e os hábitos dos seres humanos no período compreendido entre a pré-história e o surgimento da civilização egípcia são relatados aqui de uma maneira clara e objetiva. O processo de utilização do fogo, a descoberta da roda e o fim do nomadismo são alguns dos temas abordados. |
Fonte: www.google.com.br
Enciclopédia Visual - Povos Primitivos de Vários Editor: Verbo Sinopse - A Enciclopédia Visual é uma coleção concebida em moldes originais, de inesperado vigor gráfico e com valiosa informação sobre o mundo que nos rodeia. A variedade de assuntos transforma estes livros numa enciclopédia temática complementar dos estudos. |
Fonte: www.google.com.br
2° momento – Concluído o momento de leitura das imagens, o professor prossegue a aula propondo a reelaboração do texto, que servirá de roteiro para orientar as crianças na brincadeira.
ATIVIDADE 3 – Pensando o figurino e adereços da brincadeira
1° momento – A partir da observação das gravuras o professor define com as crianças o figurino de cada personagem. As decisões podem ser registradas em um quadro como no exemplo abaixo:
Personagem |
Figurino |
Caçadores |
Saia |
Mulheres |
Vestido |
Animais |
Máscaras |
Adereços e cenário |
Armas feitas de pau, pedra e cordão.
Caverna feita de papel de embrulho
Floresta - plantas desenhadas e pintadas em papelão e alguns jarros da escola.
|
2° momento – O professor organiza as crianças em pequenos grupos para confeccionar o figurino e acessórios da brincadeira. Para esta atividade deve ser providenciado molde das máscaras dos animais, pedras, pedaços de pau, tesoura, agulha, linha de costura, cola, cartolina.
3° momento – Concluído o momento de confecção, o professor solicita às crianças que registrem por meio do desenho e escrita como ficou o seu figurino e acessórios.
ATIVIDADE 4 – Das cavernas dos livros às cavernas da nossa sala
1° momento – O professor inicia a aula construindo na sala, com a ajuda das crianças, uma caverna usando papel embrulho.
2° momento – Concluída a confecção da caverna, o professor coloca a disposição das crianças o figurino e acessórios ajudando-as a se vestirem.
3° momento – A partir da leitura do texto produzido pelas crianças o professor inicia a brincadeira.
4° momento - Após a brincadeira o professor propõe um momento de avaliação.
www.google.com.br Neste site o professor pode encontrar as imagens das atividades 2.
Textos para fundamentar a prática do professor.
www.revistafenix.pro.br/ Ao acessar o endereço o professor clica no link APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS para ter acesso ao artigo de autoria de Ingrid Dormien Koudela. No link O JOGO, A VARINHA DE CONDÃO PARA A GRANDE MÁGICA: O TEATRO. UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS, o professor terá acesso ao artigo de autoria de Mariana Tagliari
http://revistaescola.abril.com.br Clicar no link Tudo sobre educação e, em seguida, no link educação infantil, depois clicar em tudo sobre pré-escola. Neste link o professor clica em prática pedagógica e acessa a reportagem teatro e imginação na pré-escola.
A avaliação poderá ser em função:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!