Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Jogos teatrais

 

21/10/2010

Autor y Coautor(es)
ANALICE CORDEIRO DOS SANTOS VICTOR
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS, ÂNGELA MARIA CAVALCANTI

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de seis anos de idade poderão com esta aula:

  • Participar de jogos de dramatizações combinados coletivamente.
  • Vivenciar os jogos teatrais através da improvisação, utilizando os procedimentos: onde, quem e o quê.
  • Vivenciar diferentes tipos de papéis.
  • Identificar alguns dos elementos teatrais (cenário, figurino, texto, iluminação, sonoplastia, platéia, ator).
  • Elaborar protocolo (registro das atividades teatrais realizadas: desenho e/ou textos).
  • Participar da avaliação dos jogos teatrais.
Duração das atividades
As atividades propostas a seguir serão desenvolvidas durante quinze dias em aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam já ter presenciado discussões iniciais sobre o modo de vida das sociedades primitiva.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1 – Iniciando a brincadeira

1° momento – Na aula de Educação Física o professor propõe à turma vivenciar uma caçada primitiva. Antes de iniciar a brincadeira ele solicita às crianças que pensem nas ações e elementos necessários para tornar a brincadeira possível: armas, um animal para ser caçado, uma fogueira,  caverna, movimentos de catar pau e folha para fazer o fogo. O professor questiona como o grupo pode brincar usando apenas o corpo, pois não possuem os elementos citados. É importante que as crianças demonstrem os movimentos que pensaram para representar os elementos da brincadeira. As respostas das crianças devem ser registradas pelo professor.

 2° momento – O professor possibilita as crianças escolherem o personagem que desejam ser, propondo as seguintes questões: onde o seu personagem está, quem é o seu personagem e o quê ele faz. Após sua finalização,  realiza um momento de avaliação deixando as crianças expressarem o que mais gostaram e o que não foi legal. É importante que crianças e professores apresentem sugestões para melhorar os aspectos que acharam negativos.

 3° momento - Depois da realização da brincadeira, o professor propõe à turma a produção de um texto coletivo transformando a brincadeira em uma história. Concluído o texto as crianças fazem desenhos para ilustrá-lo.

ATIVIDADE 2 – Lendo imagens para enriquecer a brincadeira

1° momento – O professor organiza as crianças em uma roda e apresenta algumas imagens relacionadas a uma caçada primitiva.

CAÇADA PRIMITIVA

Fonte: www.google.com.br

Para ajudar as crianças na leitura das imagens o professor pode propor algumas questões:

- Quem são essas pessoas?

- O que elas estão fazendo?

- Onde elas estão?

- Como elas estão vestidas?

- Que objetos elas estão usando?

Durante essa conversa o professor vai retomando com a turma o que já foi estudado sobre a vida nas sociedades primitivas (alimentação, moradia, vestuário, trabalho, etc.)  

SUGESTÃO DE LIVROS SOBRE O MODO DE VIDA NAS SOCIEDADESS PRIMITIVAS   

Autor: Maria Rius, Gloria E Oriol Verges

Editora: Scipione

Sinopse - A vida e os hábitos dos seres humanos no período compreendido entre a pré-história e o surgimento da civilização egípcia são relatados aqui de uma maneira clara e objetiva. O processo de utilização do fogo, a descoberta da roda e o fim do nomadismo são alguns dos temas abordados.

Fonte: www.google.com.br 

Enciclopédia Visual - Povos Primitivos de Vários

Editor: Verbo

Sinopse - A Enciclopédia Visual é uma coleção concebida em moldes originais, de inesperado vigor gráfico e com valiosa informação sobre o mundo que nos rodeia. A variedade de assuntos transforma estes livros numa enciclopédia temática complementar dos estudos.

Fonte: www.google.com.br 

 2° momento – Concluído o momento de leitura das imagens, o professor prossegue a aula propondo a reelaboração do texto, que servirá de roteiro para orientar as crianças na brincadeira.

ATIVIDADE 3 – Pensando o figurino e adereços da brincadeira

1° momento – A partir da observação das gravuras o professor define com as crianças o figurino de cada personagem. As decisões podem ser registradas em um quadro como no exemplo abaixo:

Personagem

Figurino

Caçadores

Saia

Mulheres

Vestido

Animais

Máscaras

Adereços e cenário

Armas feitas de pau, pedra e cordão.

Caverna feita de papel de embrulho

 

Floresta - plantas desenhadas e pintadas em papelão e alguns jarros da escola.

2° momento – O professor organiza as crianças em pequenos grupos para confeccionar o figurino e acessórios da brincadeira. Para esta atividade deve ser providenciado molde das máscaras dos animais, pedras, pedaços de pau, tesoura, agulha, linha de costura, cola, cartolina.

3° momento – Concluído o momento de confecção, o professor solicita às crianças que registrem por meio do desenho e escrita como ficou o seu figurino e acessórios.

ATIVIDADE 4 – Das cavernas dos livros às cavernas da nossa sala

1° momento – O professor inicia a aula construindo na sala, com a ajuda das crianças, uma caverna usando papel embrulho.

 2° momento – Concluída a confecção da caverna, o professor coloca a disposição das crianças o figurino e acessórios ajudando-as a se vestirem.

3° momento – A partir da leitura do texto produzido pelas crianças o professor inicia a brincadeira.

4° momento - Após a brincadeira o professor propõe um momento de avaliação.

Recursos Complementares

www.google.com.br Neste site o professor pode encontrar as imagens das atividades 2.

Textos para fundamentar a prática do professor.  

  www.revistafenix.pro.br/     Ao acessar o endereço o professor clica no link APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS  para ter acesso ao artigo de autoria de Ingrid Dormien Koudela. No link O JOGO, A VARINHA DE CONDÃO PARA A GRANDE MÁGICA: O TEATRO. UMA EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS, o professor terá acesso ao artigo de autoria de  Mariana Tagliari

http://revistaescola.abril.com.br  Clicar no link Tudo sobre educação e, em seguida, no link educação infantil, depois clicar em  tudo sobre pré-escola. Neste link o professor clica em prática pedagógica e acessa a reportagem  teatro e imginação na pré-escola.   

Avaliação

A avaliação poderá ser em função:

  • Da participação dos alunos ao longo das aulas;
  • Dos registros escritos e desenhos das crianças acerca dos conteúdos trabalhados.
  • Do envolvimento das crianças na composição do cenário, dos personagens e suas ações, confecção do figurino;
  • Da organização do pensamento e fala das crianças durante os momentos de avaliação das vivencias
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.