Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Dança de salão (forró II)

 

21/02/2011

Autor y Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de danças de salão temos a continuação das aulas de forró. Para isso, selecionamos como objetivos: aprender os ritmos de danças a dois e sua importância na sociabilidade humana; aprender e vivenciar os movimentos mais elementares de dança, avançando no que já foi aprendido na aula I; aprender giros da dama e do cavalheiro, troca de lugares, deslocamento no salão, etc; criar estratégias de superação dos limites do próprio corpo, trabalhando o respeito pelas diferenças.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min./total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Aulas de danças de salão (forró I)

Estratégias e recursos da aula

Espaço: sala de aula, sala de dança.

Materiais: aparelho de som, cd com músicas de forró.

Atividade 1: Relembrando (30')

Essa é uma aula conectada com a primeira, de mesmo nome, publicada no Portal do Professor, por isso, relembre com os alunos os passos, conceitos e movimentos trabalhados na aula anterior.

Atividade 2: Giros da dama (20')

Para esse movimento, o cavalheiro deve conduzir a dama, a partir do passo básico, para o passo que a dama abre uma perna para trás. No momento em que o cavalheiro "abrir" a dama, peça para que a vire a mesma, fazendo a abertura também para o outro lado. Esse é o passo em que a dama se separa do cavalheiro, ficando em contato somente com as mãos, e ficando frente a frente com o parceiro.

Atividade 3: Peão (20')

Dançando juntos, partindo do "dois pra lá, dois pra cá" o cavalheiro conduz a dama a fazer um giro mais acentuado para a direita dele, sem separar seus corpos, sempre contando três tempos. Troque os pares em períodos regulares para que os alunos tenham contato com todos os colegas.

forró colorido

Fig 1 - Baile de forró (fonte: http://4.bp.blogspot.com/_NyvzmU57TkU/TBHBBaJjhfI/AAAAAAAADuE/tfNb9XK4nS0/s400/forro.jpg) (acesso em 12/01/2011)

Atividade 4: Trocas de lugares (20')

A partir do passo com abertura de ambos os participantes, os dançarinos devem executar a troca de lugares, um passando para o lugar do outro, sem soltar as mãos, sendo que ora os braços passam por cima, ora passam por baixo. Observe o vídeo que o ajudará a entender como é o passo:

 

Atividade 5: Bailinho (10')

Agora, deixe que as crianças dancem livremente pela sala e faça uma dinâmica de troca de pares de tempos em tempos. Ao final de uma aula de danças é importante que os alunos pratiquem de forma mais descontraída o que aprenderam em aula.

Recursos Complementares
Avaliação

Avalie as crianças quanto a participação, envolvimento, capacidade de entendimento e respeito às habilidades dos outros, etc. Ao longo da aula, observe aquelas que possuem maiores dificuldades, que são mais inibidas e dê incentivos individuais para que não sejam reforçadas essas dificuldades. Para aqueles que têm maior facilidade, o professor pode estabelecer parcerias pedindo-os que ajudem outros colegas. Avalie também a própria aula em relação às estratégias pedagógicas escolhidas. Os próprios alunos dão dicas sobre a adequação dessas ao grupo.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Fabíola Lima, E.M.Nagen Jorge Saad , Mato Grosso do Sul - dijo:
    biola_lima@hotmail.com

    24/09/2011

    Cinco estrelas

    Muito bom a dança além de desenvolver coordenação motora, postura e ritmo. Também desenvole a afetividade o respeito e a confiação entre os alunos, e a autoconfiança e autoestima de cada um deles.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.