10/01/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Os alunos precisam conhecer alguns elementos que compõem uma narrativa.
Uma breve definição dos contos e seus diferentes tipos:
Os contos, assim como as lendas, os mitos e as fábulas são tipos de narrativas originárias desde as mais antigas civilizações. Esses povos, através das histórias que contavam, passavam ensinamentos e preservavam sua cultura. Graças à tradição oral e, mais tarde, ao texto impresso, a arte de contar histórias foi passada de geração a geração, constituindo, até os dias de hoje, importantes fontes de informações para entendermos a história das civilizações. Dentro deste contexto é importante perceber o trabalho dos compiladores desse gênero literário que, até então, se mantinha no ideário popular, como: Homero com sua Odisséia (poeta grego – séc. VIII a.C.; Charles Perrault (França – séc. XVIII); os irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm – Alemanha - séc. XVIII) e tantos outros, pois, esses escritos, além de preservar a memória histórica de um povo, emocionam, por lidar com o imaginário, divertem, criam suspense, mostram verdades e revelam sentimentos e valores de uma época.
Em cada país, surgiram novas modalidades de contos, regidos de acordo com a época e os movimentos artísticos que este momento histórico-cultural provocou e adquiriram forma literária e estética. Assim, leem-se hoje, contos de amor, de humor, contos fantásticos, de mistério e terror, contos realistas, psicológicos, sombrios, todos com estilos próprios daqueles que os escreveram.
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ATIVIDADE 1
Divida a turma em quatro grupos. Para cada grupo, entregue um dos textos a seguir:
Texto 1
A Bela Adormecida Charles Perrault
Na festa do batismo da tão desejada princesa, foram convidadas 12 fadas e como madrinhas desta ofereceram-lhe como presentes a beleza, o talento musical, a inteligência, entre outros valores apreciados.
No entanto, uma velha fada que foi negligeciada, porque o rei apenas tinha doze pratos de ouro, interrompeu o evento e lançou-lhe como vingança um feitiço cujo resultado seria, ao picar o dedo num fuso, a morte quando a princesa atingisse a idade adulta. Porém restava o presente da 12ª fada. Assim sendo, esta suavizou a morte, transformando o maldição da princesa para cem anos de sono profundo, até que seja despertada pelo primeiro beijo oriundo de um amor verdadeiro.
O rei proibiu imediatamente qualquer tipo de fiação em todo o reino, mas em vão. Quando a princesa contava 15 anos, descobriu uma sala escondida num torreão do castelo onde encontrou uma velha a fiar. Curiosa com o fuso pediu-lhe para a deixar fiar, picando-se nesse mesmo instante. Sentiu então o grande sono que lhe foi destinado e, ao adormecer, todas as criaturas presentes no castelo adormeceram juntamente, sob o novo feitiço da 12ª fada que tinha voltado entretanto. Com o tempo, cresceu uma floresta de urzes em torno do castelo adormecido, isolando-o do mundo exterior e dando uma morte fatal e dolorosa nos espinhos a quem tentasse entrar. Assim muitos príncipes morreram em busca da tal Bela Adormecida cuja beleza era tão falada.
Após cem anos decorridos, um príncipe corajoso enfrentou a floresta de espinhos, mesmo sabendo da morte de outros tantos, e consegiu entrar no castelo. Quando encontrou o quarto onde a princesa dormia, estremeceu de tal maneira ao ver a sua beleza, que caiu de joelhos diante o seu leito. Ele beijou-a e ela acordou finalmente. Então todos no castelo acordaram e continuaram onde haviam parado à cem anos atrás. O conto termina aqui, na boda do príncipe, com a famosa frase e viveram felizes até ao fim dos seus dias. |
Texto 2
A roupa nova do imperador Hans Christian Andersen
Um alfaiate pobre, de terras distantes, diz a um determinado rei que poderia fazer uma roupa muito bonita e cara, mas que apenas as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O rei, muito vaidoso, gostou da proposta e pediu ao alfaiate que fizesse uma roupa dessas para ele.
O alfaiate recebeu vários baús cheios de riquezas, rolos de linha de ouro, seda e outros materiais raros e exóticos, exigidos por ele para a confecção das roupas. Ele guardou todos os tesouros e ficou em seu tear, fingindo tecer fios invisíveis, que todas as pessoas alegavam ver, para não parecerem estúpidas.
Até que um dia, o rei se cansou de esperar, e ele e seus ministros quiseram ver o progresso do alfaiate. Quando o falso tecelão mostrou a mesa de trabalho vazia, o rei exclamou: "Que lindas vestes! Você fez um trabalho magnífico!", embora não visse nada além de uma simples mesa, pois dizer que nada via seria admitir na frente de seus súditos que não tinha a capacidade necessária para ser rei. Os nobres ao redor soltaram falsos suspiros de admiração pelo trabalho, nenhum deles querendo que achassem que era incompetente ou incapaz. O alfaiate garantiu que as roupas logo estariam completas, e o rei resolveu marcar uma grande parada na cidade para que ele exibisse as vestes especiais. A única pessoa a desmascarar a farsa foi uma criança, que gritou: -O rei está nu! O grito é absorvido por todos. O Imperador se encolhe, suspeitando a afirmação é verdadeira, mas se mantém-se orgulhosamente e continua a procissão. |
Texto 3
O menino e o padre
Conto regional do Nordeste (autor desconhecido)
Um padre andava pelo sertão, e como estava com muita sede, aproximou-se duma cabana e chamou por alguém de dentro. Veio então lhe atender um menino muito mirrado.
- Bom dia meu filho, você não tem por aí uma aguinha aqui pro padre?
- Água tem não senhor, aqui só tem um pote cheio de garapa de açúcar! Se o senhor quiser... - disse o menino.
- Serve, vá buscar. - pediu-lhe o padre.
E o menino trouxe a garapa dentro de uma cabaça. O padre bebeu bastante e o menino ofereceu mais. Meio desconfiado, mas como estava com muita sede o padre aceitou. Depois de beber, o padre curioso perguntou ao menino:
- Me diga uma coisa, sua mãe não vai brigar com você por causa dessa garapa?
- Briga não senhor. Ela não quer mais essa garapa, porque tinha uma barata morta dentro do pote.
Surpreso e revoltado, o padre atira a cabaça no chão e esta se quebra em mil pedaços. E furioso ele exclama:
-Moleque danado, por que não me avisou antes?
O menino olhou desesperado para o padre, e então disse em tom de lamento:
- Agora sim eu vou levar uma surra das grandes; o senhor acaba de quebrar a cabacinha de vovó fazer xixi dentro! |
Texto 4
O Assalto Carlos Drumond de Andrade
A casa luxuosa no Leblon é guardada por um molosso de feia catadura, que dorme de olhos abertos, ou talvez nem durma, de tão vigilante. Por isso, a família vive tranqüila, e nunca se teve notícia de assalto a residência tão protegida.
Até a semana passada. Na noite de quinta-feira, um homem conseguiu abrir o pesado portão de ferro e penetrar no jardim. Ia fazer o mesmo com a porta da casa, quando o cachorro, que muito de astúcia o deixara chegar até lá, para acender-lhe o clarão de esperança e depois arrancar-lhe toda ilusão, avançou contra ele, abocanhando-lhe a perna esquerda. O ladrão quis sacar do revólver, mas não teve tempo para isto. Caindo ao chão, sob as patas do inimigo, suplicou-lhe com os olhos que o deixasse viver, e com a boca prometeu que nunca mais tentaria assaltar aquela casa. Falou em voz baixa, para não despertar os moradores, temendo que se agravasse a situação. O animal pareceu compreender a súplica do ladrão, e deixou-o sair em estado deplorável.
No jardim ficou um pedaço da calça. No dia seguinte, a empregada não entendeu bem por que uma voz. Pelo telefone, disse que era da Saúde Pública e indagou se o cão era vacinado. Nesse momento o cão estava junto da doméstica, e abanou o rabo, afirmativamente. |
Peça que os alunos leiam o texto silenciosamente e que depois o discutam com os colegas do grupo. Certifique-se de que os alunos compreenderam a história. Podem ser feitas perguntas factuais para ver se o texto foi entendido. Em seguida, peça que os cada grupo conte a história que leram para o restante da sala. Eles não deverão ler, mas relatar a narrativa para a turma.
Após terem relatado a história para os colegas, pergunte se eles percebem semelhanças entre os textos. Leve os alunos a perceberem algumas características comuns, como por exemplo: todos os textos estão contando uma história; têm personagens e narrador; espaço e tempo; estão organizados em parágrafos; são relativamente curtos; possuem início, meio e fim. Ajude-os também a perceber diferenças entre os textos: a temática não é igual, alguns usam de recursos mágicos (texto 1), outros têm uma história engraçada (texto 3) ou uma história mais próxima do real (texto4).
Pergunte para os alunos se eles têm alguma idéia sobre qual é o nome de textos como o que eles acabaram de ler. Em função da experiência com alguns desses gêneros, os alunos poderão dizer que esses textos são contos. Com base nas diferenças e semelhanças percebidas pelos alunos, construam coletivamente uma definição de contos. Nessa definição, deixem claro que o conto é uma narrativa (conta uma história) com personagens diversos, de temática variada e que, em geral, é curta se comparada a outros textos narrativos (como romances e novelas).
ATIVIDADE 2
Apresente para os alunos as seguintes classificações de contos:
Contos de fadas: narrativa curta na qual o herói ou heroína tem de enfrentar grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal. Caracteristicamente envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_de_fadas)
Contos maravilhosos: lidam com uma temática social: o herói (ou anti-herói), que é uma pessoa de origem humilde ou que passa por grandes privações, triunfa ao conquistar riqueza e poder. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Contos_maravilhosos)
Contos populares: Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. É testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Têm por característica o humorismo e as situações imprevistas, morais e/ou materiais. (Fonte: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro82/apresentacao.asp)
Contos modernos: É um tipo de narrativa não muito longa (história curta de fatos fictícios) em que o narrador se detém num momento especial, ou seja, a ação se concentra em um único ponto de interesse um conflito maior vivido pelos personagens. Normalmente, contam histórias voltadas para o cotidiano (Fonte: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-cenap/publicacoes/caderno%20de%20Apoio%20a%20pratica%20pedagogica%20contos%20classicos%20mitologicos%20e%20modernos.pdf)
A partir das definições acima, peça que os alunos classifiquem os textos lidos na aula anterior e que justifiquem suas respostas. Pergunte se eles conhecem outros contos que se encaixam nas classificações estabelecidas acima. Explique que há outros tipos de contos e outras classificações (contos etiológicos, contos africanos, contos de terror, contos de humor etc.).
ATIVIDADE 3
Peça que um aluno leia o primeiro parágrafo dos textos trabalhados. Pergunte para eles: do que trata o primeiro parágrafo de todos os quatro textos? Espera-se que os alunos percebam que no primeiro parágrafo, ocorre a apresentação dos personagens e do ambiente em que se dá a história. Peça que eles falem das características dos personagens e do espaço em que se passa a narrativa de cada um dos textos. Explique que, em geral, nos diferentes tipos de conto o primeiro parágrafo nos apresenta ao cenário e aos personagens.
Pergunte aos alunos: depois que os personagens são apresentados, o que acontece no conto? Os alunos devem ser levados a perceber que uma situação problemática é apresentada no texto. Essa situação será responsável pelo desenrolar da história. Peça que eles identifiquem qual o conflito que se estabelece no primeiro conto.
Após a apresentação do problema e o desenrolar da história, existe, em geral, um clímax, ou seja, o ponto máximo de tensão da história, quando o conflito chega a seu máximo. A partir desse clímax, a história caminha para o desfecho. Explore esses elementos nos diferentes textos, para que os alunos possam se familiarizar com a estrutura presente no conto (apresentação dos personagens, conflito, desenvolvimento da história, clímax e desfecho). Esses elementos serão importantes para a atividade de produção.
ATIVIDADE 4
Agora que os alunos já compreenderam a estrutura do conto, promova uma atividade de reescrita em sala de aula. A reescrita consiste em recontar por escrito uma história já conhecida, com suas palavras, enriquecendo-a ou suprimindo alguns detalhes, conforme o interesse e o objetivo dos autores. Essa atividade pode ser realizada coletivamente, em grupos menores ou individualmente. O professor pode propor a reescrita do texto “A Bela Adormecida” ou “A roupa nova do rei” que provavelmente são mais conhecidos pelos alunos. Explique que a reescrita não consiste em copiar o texto, mas em usar a mesma história, contando-a com suas palavras, acrescentando ou retirando elementos, colocando diálogos, descrevendo melhor os cenários, sem mudar a essência do que é narrado. Durante o processo de reescrita, o professor deve auxiliar os alunos a seguirem a seqüência estudada anteriormente. Estimule os alunos a revisarem os textos, verificando a coerência e a correção gramatical e ortográfica.
Após a produção, os alunos devem ler os seus contos em sala. Os colegas avaliam para ver se o conto seguiu a sequência previamente estabelecida.
Para saber mais sobre contos e seu trabalho em sala de aula, sugere-se a leitura dos textos presentes nos sites:
O professor pode avaliar a compreensão de textos por parte dos alunos com base no realizado na primeira atividade. Pode também avaliar a participação e o envolvimento dos estudantes em todos os momentos. A última atividade constitui-se em um momento interessante para avaliar se os alunos compreenderam a estrutura que compõem um conto.
Quatro estrelas 12 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
06/08/2015
Cinco estrelasAmei, é tudo que eu estava precisando para a prática de leitura para a minha turminha sempre é bom ter mais forma de ensinar e incentivar a leitura em sala de aula
08/03/2015
Quatro estrelaseu adorei, fiz com os alunos do 8 ano e aula foi otima
10/02/2015
Quatro estrelasMuito bom! Obrigada.
28/11/2014
Cinco estrelasMuito Boom Me Ajudou Muito :)
14/09/2014
Cinco estrelasparabéns. estava procurando os usos de linguagens em um projeto de intervenção para o estágio educação infantil. izabela hendrix. e contemplei textos complexos para enriquecer o meu projeto.
06/02/2014
Cinco estrelasBom como eu sou uma aluna foi mais um aprendizado para mim, ainda bem que a história que eu mais gosto está aqui ''BELA ADORMECIDA"
11/09/2013
Cinco estrelasGostei muito. Estou fazendo um curso que finaliza com um projeto de intervenção em relação a maneira de se trabalhar a produção escrita com ênfase na revisão e reescrita de textos no gênero contos com alunos do 8 ano do ensino fundamental. Por isso peço aos organizadores deste site que me respondam por favor: 1) Posso fazer uso dos textos na íntegra em meu caderno? 2) Vocês pode enviar-me uma autorização para que eu use com tranquilidade?
16/01/2013
Cinco estrelasmuito válida sua aula...
30/10/2012
Cinco estrelasGostei, muito pois dá um norte para o trabalho do professor.
25/05/2012
Quatro estrelasadorei esse modelo de aula!!!!!
09/02/2012
Cinco estrelasgostei mais poderian encinar mais e colocar mais contos grandes e com mais estruturas e opiniã.mas vcs estão de parabéns
10/01/2011
Quatro estrelasAtividade, bem elaborada visando aquisição de conhecimento sobre contos e a necessidade de mudar as "histórinhas de contos de fadas" e contos não é só isso!