Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


1, 2, 3 SEI CONTAR ATÉ 50

 

18/11/2010

Autor y Coautor(es)
Glória Maria de Oliveira
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Helen da Silva Escansette; Miriam Abduche Kaiuca; Simone Alencastre Rodrigues

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§ Identificar diferentes números naturais;

§ Nomear números naturais;

§ Reconhecer a sequencia numérica;

§ Resolver diferentes situações-problema.

Duração das atividades
4 aulas com duração de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção numérica.

Estratégias e recursos da aula

A professora inicia a aula perguntando quantos alunos estão presentes na sala.

Caso tenha faltado alguma criança, pergunta quantas faltaram; quantas meninas e quantos meninos estão presentes, tendo quantidade desproporcional problematiza perguntando quantos a mais ou quantos a menos.   

Após esse momento inicial, propõe uma atividade de sequencia. Cada criança receberá alguns numerais, a quantidade varia conforme o número de alunos presentes em classe.

Trabalharemos com um universo de 20 crianças, portanto cada criança terá em mãos 3 cartelas, com 3 numerais diferentes.    

A professora faz uma grande linha reta no chão da sala e combina que eles montarão a sequencia numérica, até 50. Pergunta quem iniciará a trilha. As crianças deverão responder que é a criança que tem em mãos o número 1, e assim sucessivamente até chegar ao número 50. Como estamos  trabalhado com  20 crianças, 10 crianças devem receber numerais acima de 50, por exemplo, esses não entrarão no percurso, visto que o nosso caminho é até 50.

2ª Atividade

A professora explora o quadro abaixo, esse é composto de um tabuleiro com os 50 numerais. Segue modelo abaixo:

  1

 2

 3

 4

  5

  6

 7

 8

 9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

 Explora oralmente o quadro com as crianças fazendo perguntas tais como:

  • Qual o numeral que se encontra entre o 23 e o 25?
  • Qual o numeral que se encontra entre o 17 e o 19?
  • Qual o numeral que está em cima do 40 no quadro acima?
  • Qual o numeral que está embaixo do 35 no quadro acima?
  • Qual o numeral que está em cima do 20 no quadro acima?
  • Qual o numeral que está embaixo do 29 no quadro acima?
  • Qual o numeral que se encontra entre o 31 e o 33?
  • Qual o numeral que se encontra entre o 2 e o 4?
  • Qual o numeral que se encontra entre o 46 e o 48?

Nesse momento os alunos fazem comparações e a professora acompanha as hipóteses apresentadas, tanto na sequencia numérica de um a um, como também, no entendimento de contagem de 10 em 10 como está previsto nas perguntas elaboradas pela professora.

São inúmeras explorações que a professora pode realizar com esse quadro, até mesmo fazendo com eles a montagem, como na sugestão anterior, cada criança recebe uma quantidade de fichas e vai montando até completar a sequência até o número 50.

3ª Atividade

Cada criança recebe uma folha com o quadro apresentado a seguir e deverá preenche-lo:

Nome: _________________________________________ Data:

1 – Observe o quadro abaixo e faça o que se pede:

  •  Pinte de preto o primeiro e o último  numeral do quadro abaixo.
  •  Pinte de verde claro o dia de seu aniversário.
  •  Pinte de rosa o dia do aniversário da sua professora.
  •  Pinte de laranja os numerais que estão entre o 32  e o 36.
  •  Pinte de vermelho os  numerais que são maiores que 16 e menores 19.
  •  Pinte de azul claro os  numerais que são maiores que 21 e menores 25.

 1

 2

 3

 4

 5

 6

 7

 8

 9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

4ª Atividade:

A professora combina com a classe um dia para eles levarem para a escola, quem tiver, os jogos de trilhas e determina um tempo para eles vivenciarem nos grupos de sala esses jogos.

Em outro dia, a  professora divide a turma em grupos e distribui algumas trilhas, publicadas na Revista Ciência Hoje das Crianças e deixa eles jogarem.

REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS - JULHO/2010 - Edição 214

REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA CRIANÇAS - ABRIL/2005 - Edição 156

REVISTA CIÊNCIA HOJE das CRIANÇAS - Maio/2009 - Edição 201

REVISTA CIÊNCIA HOJE das CRIANÇAS - Janeiro/fevereiro/2009 - Edição 198

5ª Atividade:

Após as vivências com o jogo de trilha em sala, a professora propõe que os alunos elaborem algumas trilhas, escolhendo algum tema, de outra área, que já tenha sido estudado por eles.

Recursos Complementares

REVISTA CIÊNCIA HOJE  das CRIANÇAS

edições:

Abril/2005 - Edição 156

 Janeiro/fevereiro/2009 - Edição 198

 Maio/2009 - Edição 201

Julho/2010 - Edição 214

Avaliação

A professora observa em todas as atividades a participação dos alunos, assim como o conhecimento que eles demonstram.

Verificar se os alunos identificam os numerais e se  realizam a sequencia numérica com autonomia.

Avaliar a capacidade de resolver situações problemas nas brincadeiras e nos jogos.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/4 - 25%
  • Quatro estrelas 3/4 - 75%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Margareth Xavier, Ipê Amarelo , Minas Gerais - dijo:
    mxmargarethxavier@gmail.com

    02/11/2014

    Quatro estrelas

    Ótima a ideia de montar as cartelas e o quadro sequencial no chão. Obrigada, Glória!


  • Helena, EMEF.Eneas de Carvalho , São Paulo - dijo:
    mariasul@uol.com.br

    08/02/2012

    Quatro estrelas

    professora da EJa -alfabetização. Obrigada por nos proporcionar estas atividades .Nos ajuda muito. CONTINUE


  • JOANA, COLEGIO AVILA , Minas Gerais - dijo:
    JOANADARC@YAHOO.COM.BR

    15/12/2011

    Cinco estrelas

    MUTO BOM AGRADEÇO POR NOS AJUDAR COM ESTE SIT


  • emanuel andrade de souza, CENTRO DE EDUCACAO PARA JOVENS E ADULTOS PROFESSOR FELIPE GUERRA , Rio Grande do Norte - dijo:
    lauenem@gmail.com

    03/01/2011

    Quatro estrelas

    muito bom


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.