06/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual |
Expressar sua opinião sobre o tema, utilizando argumentos convincentes.
Apontar algumas causas, consequências e soluções para o problema: acúmulo de lixo.
Identificar a reciclagem como a transformação do lixo em luxo.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Atividade 1
Espalhe pela sala de aula jornais e papéis amassados, embalagens, latas e garrafas vazias de refrigerantes e de produtos de limpeza.
Explore esses materiais e possibilite as crianças expressarem oralmente suas observações sobre o cenário construído. As crianças irão perceber que o cenário é constituído de materiais que se tornaram lixo.
Registre no blocão as hipóteses dos alunos sobre o que é lixo.
Prepare num cantinho da sala uma lata de lixo e deixe dentro dela o livro “O menino que quase morreu afogado no lixo” de Ruth Rocha.
Retire o livro da lata de lixo e convide a turma para ouvir a história.
Sinopse: Ronaldinho era um garoto comum, mas com uma característica muito forte: não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora... Um dia, os pais de Ronaldinho foram viajar e o menino ficou sozinho em casa. Como ele não gostava de arrumação, de limpeza, de jogar lixo fora, a sujeira foi acumulando, acumulando e... Você nem pode imaginar o que aconteceu...
Após a contação, explore a história com as crianças:
- Como era o menino da história?
- Você pensa como ele?
- Onde você joga o seu lixo?
- Você sabe o que acontece com o lixo da sua casa?
Promova um diálogo sobre a produção de lixo na casa de cada um dos alunos. É importante possibilitar a participação de todos neste momento.
Atividade 2
Divida a turma em grupos e apresente o texto:
O que é lixo?
Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas ou gerado pela natureza em aglomerações urbanas. É definido como aquilo que ninguém quer.
Porém, precisamos reciclar este conceito, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. Grande parte dos materiais que vão para o lixo podem (e deveriam) ser reciclados.
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. Visando uma melhoria da qualidade de vida atual e para que haja condições ambientais favoráveis à vida das futuras gerações, faz-se necessário o desenvolvimento de uma consciência ambientalista.
Fonte: http://www.compam.com.br/oquelixo.htm
Faça um levantamento das novas informações obtidas sobre o que é lixo e confronte com as hipóteses anotadas no blocão da atividade 1.
Depois, destaque a frase contida no texto sugerido:
“A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta” e apresente o vídeo:
Se Liga Nessa - Cascão X Enchente - Lugar de Lixo é no Lixo
http://www.youtube.com/watch?v=Ijav3fJan7A
É importante que a turma perceba que uma das causas das enchentes se refere ao destino incorreto do lixo: jogado nos bueiros e nas ruas.
Para destacar melhor essa ideia, sugiro que o professor também apresente os vídeos:
Enchentes: de quem é a culpa?
http://www.youtube.com/watch?v=agOrJLref6c&feature=fvw
Lixo provoca alagamentos nas ruas
http://www.youtube.com/watch?v=upCCVlG8b1w&feature=related
Converse com a turma sobre os impactos causados pelo lixo no meio ambiente e o que podemos fazer para amenizar esse problema.
As crianças poderão observar que a partir de atitudes simples, como não jogar lixo nas ruas, podemos contribuir para evitar tragédias como as que observamos nos vídeos.
Atividade 3
Organize grupos de 4 ou 5 alunos e sugira um passeio pela escola para observar o tipo de lixo mais encontrado pelos alunos.
Entregue uma folha de papel, uma prancheta e um lápis para cada um.
Explique para a turma que o desafio é descobrir e registrar os tipos de lixo encontrados no interior da escola.
Depois do trabalho concluído, os grupos deverão fazer uma apresentação para a turma dos seus registros.
Faça um levantamento sobre os lixos encontrados pela escola e colete os que estavam no chão. Aproveite para conscientizar a turma sobre a importância de um ambiente limpo para a nossa saúde.
Depois, construa um gráfico com os dados da coleta do lixo encontrado.
Atividade 4
Proponha um desafio para a turma:
- Será que é possível separar os lixos encontrados em grupos?
Distribua caixas de papelão e separe com a turma esses materiais.
No Laboratório de Informática, apresente o site:
http://www.criancaecologica.sp.gov.br/
Após a visita ao site em Lixo e Reciclagem, as crianças perceberão que cada grupo de lixo tem uma classificação.
Coloque com a turma as etiquetas em cada caixa com a respectiva cor de sua classificação:
PAPEL (azul) VIDRO (verde) METAL (amarelo) PLÁSTICO (vermelho)
Utilize jogos sobre a coleta seletiva e deixe as crianças explorarem e brincarem.
http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/jogoReciclagem.php
http://campeche.inf.furb.br/sisga/jogos/cores.html
Atividade 5
Apresente o recurso animação/simulação onde o aluno aprenderá brincando quanto tempo os materiais demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados no lixo correto.
Link do Recurso no Site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf
Fonte: Imagem do recurso
Divida a turma em grupos e proponha um levantamento de possíveis soluções sobre o que fazer com o lixo.
Registre as soluções apresentadas por cada grupo no blocão.
Explore também com as crianças o vídeo:
O lixo nosso de cada dia
http://www.youtube.com/watch?v=5Owhv11bwPE&feature=related
Inicie com a turma um diálogo sobre a importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar o lixo (3Rs).
http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/saudecoletiva/regrados3rs.htm
Atividade 6
Organize uma visita a uma empresa de reciclagem. O professor deverá pedir autorização aos pais para a aula de campo com as crianças. Providencie o transporte e agende a visita.
Antes de sair para a aula de campo, elabore um roteiro com as crianças:
- De que forma a população é informada sobre como selecionar o lixo?
- Como estes materiais são selecionados?
- Quem compra estes materiais?
- Que material é mais procurado/reciclado?
- O que é feito com o material que não é vendido/reciclado?
Converse com as crianças sobre as atitudes na visita e os objetivos da aula.
As crianças deverão levar uma folha de papel, prancheta e lápis para realizarem o registro das suas descobertas. O professor também deverá anotar curiosidades e descobertas significativas, podendo fotografar e filmar.
Após a visita, faça uma avaliação sobre o que observaram, como se sentiram, o que aprenderam e o que acharam interessante.
Faça o registro das descobertas em duplas e, depois, peça que apresentem para a turma.
Atividade 7
Retome os conhecimentos adquiridos na aula de campo com os alunos e proponha uma oficina de reciclagem de papel.
Faça um levantamento do material que vão precisar para a oficina:
- liquidificador
- papel picado
- esponja
- tela e moldura
- bacia
- balde com água
- tecido para costura - três do mesmo tamanho
- cabide e prendedores de roupa
O professor deverá organizar o local da atividade com antecedência, separando todo o material que vai ser utilizado.
Apresente o vídeo para explicar passo a passo o processo de reciclagem:
Como fazer papel reciclado
http://www.youtube.com/watch?v=5Y5wbOCu34s
Utilize a folha de papel reciclado para fazer um folder com as informações descobertas sobre o lixo e suas possíveis soluções.
Atividade 8
O luxo do lixo!
Apresente o artista Vik Muniz utilizando fotos e textos para destacar as características das suas obras.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vik_Muniz
Autorretrato - Vik Muniz
Fonte:
http://bethccruz.blogspot.com/2009/04/as-obras-de-vik-muniz.html
Analise suas obras e explore os materiais do lixo utilizados por ele para a construção da sua arte.
Fonte:
http://artemais.wordpress.com/
http://donadidi.blogspot.com/2009/02/vik-muniz-no-mam.html
Divida a turma em grupos e proponha a criação de obras de arte utilizando o lixo coletado na atividade 3 e também trazidos pelos alunos. Deixe que as crianças realizem a atividade com criatividade e autonomia.
Depois, organize uma exposição com as obras de arte feitas pelas crianças. Convide as outras turmas para visitar a exposição e distribua neste momento o folder, feito na atividade 7, para explicar o significado da exposição e as descobertas e possíveis soluções encontradas sobre o lixo.
http://campeche.inf.furb.br/sisga/educacao/ensino/reciclagem.php
Livro: O menino que quase morreu afogado no lixo - Ruth Rocha - Editora Quinteto Editorial
O professor poderá avaliar os seus alunos em todos os momentos das atividades, priorizando a aprendizagem e observando possíveis dúvidas e dificuldades apresentadas por eles.
Avalie se as crianças selecionam e classificam as embalagens para a reciclagem, conhecem e produzem um destino para o lixo coletado, organizam um panfleto informativo (folder) com coesão e coerência, produzem papel reciclado, vivenciam uma aula de campo numa fábrica de reciclagem, constróem gráfico com o lixo coletado, confeccionam obras de arte utilizando lixo.
É importante perceber se os objetivos elencados foram alcançados pela turma e avaliar se necessita de mais atividades ou mesmo retornar algumas já realizadas para efetivar o desenvolvimento dos alunos na temática "lixo".
Quatro estrelas 4 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
17/05/2015
Cinco estrelasApresentação muito significativa para uma aplicação em sala de aula.
26/10/2014
Cinco estrelasvou trabalhar esse livro com minha turma,e achei as ideias fantasticas, cada turma pode adaptar a sua realidade. Gostaria de uma sugestão para apresentação artistica.
21/11/2012
Quatro estrelasótimo, me identifiquei muito, pois é na linha do projeto que estou trabalhando.
07/12/2010
Cinco estrelasOi Sandra, Seu planejamento está muito bem elaborado e bem estruturado. Pode ser aplicado em qualquer escola com as devidas adaptações a realidade de cada um Parabéns pelo belíssimo trabalho!!! Abs, Simone