Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Artes Visuais: fotografia

 

04/01/2011

Autor y Coautor(es)
Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Reconhecer a fotografia como um registro da memória pessoal e coletiva.

Compreender o processo da produção de fotos.

Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fotografia.

Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 -  Exposição fotográfica

 Envie um bilhete aos pais solicitando fotografias antigas, em preto e branco, coloridas, slides, etc. Ao receber as fotos organize uma roda, peça para as crianças  apresentarem, apreciarem e expressarem sua opinião sobre o que mais chamou sua atenção nas fotos. Em seguida, questione:

  • As fotos que vocês trouxeram são todas iguais?
  • Em que são diferentes?   
  • O que é fotografia?  
  • O que é necessário para tirar uma fotografia?
  • Como será que as pessoas revelavam as fotos?  

Professor procure levar algumas fotos antigas tipo anos 20,40 ,50 , 80 para a sala de aula. Exponha também as fotos em apresentação de slides. Convide outras turmas para visitar a exposição. Após a apreciação das fotos,  registre as observações que os alunos fizeram.  Cole ao lado das fotos as observações das crianças e faça uma exposição.

Texto sobre a história da fotografia.

http://wwwca.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/historia_fotografia/historia_da_fotografia02.shtml?primeiro=1 

http://wwwca.kodak.com/BR/pt/consumer/fotografia_digital_classica/para_uma_boa_foto/historia_fotografia/historia_da_fotografia.shtml?primeiro=1 

 Atividade 2 –Ampliando saberes

Professor selecione um DVD sobre a história da fotografia, organize imagens que mostrem com eram as primeiras máquinas fotográficas, o processo de revelação de filmes. Converse com as crianças sobre o que aprenderam e organize um texto coletivo sobre a história da fotografia. Depois encaminhe as crianças para desenharem um modelo de máquina antiga e outro modelo atual.

Sugestão de vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=NZ8anIpn4PY 

Atividade 3 – Entrevistando um fotógrafo  

Professor convide um fotógrafo para ser entrevistado pelas crianças, organize com elas um roteiro  e combine quais as crianças que irão  fazer as perguntas. Oriente a turma nas questões, por exemplo: Quais as técnicas que o fotógrafo usa? Qual é a técnica que se faz para uma pessoa baixa aparecer mais alta na foto? Com se faz para a foto aparecer colorida? O que é fotoshop?

DICA:

Se possível programe com a turma uma visita em um estúdio fotográfico. Durante a visita as crianças podem observar uma câmara escura, máquina de revelação digital. Após a visita as crianças fazem o registro com desenhos e escrita de um texto.

Atividade 4 – Brincando de ser fotógrafo

Organize com as crianças um momento para elas fotografarem. Solicite que tragam uma máquina fotográfica de casa. Organize um passeio pela escola para as crianças fotografarem o que elas acharem de interessante, que consideram como sendo uma imagem que devemos guardar de lembrança.  Depois revele as fotos e organize uma exposição na escola. As crianças irão escrever sobre o essa experiência.

Revelação de fotos em preto e branco:

http://spcensi.no.sapo.pt/pb.html 

Texto para o professor

A câmera artesanal “Pinhole”

Para fazer a câmera artesanal o processo é simples. Pode ser feita com latas ou caixas e para ambas o processo é praticamente o mesmo.

O primeiro passo é transformar a caixa e/ou a lata em uma câmera escura. Isso por ser feito com papel cartão preto, spray ou mesmo pintando com tinta preto-fosco. É importante também ter uma tampa que vede bem o interior da caixa. A pintura (ou o forro com o papel cartão) deve ser feita em toda a caixa, inclusive na tampa, sendo que esta deve ficar totalmente vedada contra a luz. 

 O segundo passo é fazer um pequeno buraco em uma das laterais da caixa. O furo deve ser feito com uma agulha no menor tamanho possível. Aqui é importante destacar que em alguns casos, quando se utiliza lata, por exemplo, o material é mais duro e impossível de furar com a agulha. Nesses casos, deve-se fazer um buraco maior (com prego ou furadeira) na lata e, sobre ele, colar um pequeno pedaço de papel alumínio e neste fazer o furinho com a agulha. O tamanho do furo irá interferir na definição focal e nitidez da imagem, por isso, quanto menor mais adequado.

 Após, deve-se verificar se não há nenhum ponto, além daquele feito pela agulha, por onde a luminosidade possa chegar. Caso houver, deve ser vedado, pois toda entrada de luz deve ocorrer somente pelo furo feito pela agulha. Esse furo deve ser vedado com papel cartão (com possibilidade de abrir) ou mesmo com fita isolante preta. Essa vedação deve ser fácil de abrir e manusear, pois servirá como dispositivo de controle da entrada da luz na câmera.

A câmera já está pronta! (mas sempre pode ser aperfeiçoada, basta você notar algo que poderia funcionar melhor e adaptar em sua câmera pinhole). As câmeras convencionais também servem como pinhole.

 Para fotografar pode-se utilizar filmes negativos ou mesmo o papel fotográfico. Nesse caso, dentro de uma sala totalmente escura coloca-se o material (papel ou filme) dentro da lata ou caixa exatamente na superfície oposta ao furo, pois a imagem será projetada ali. Se for papel deve-se colar com um pequeno pedaço de fita adesiva para que não solte enquanto você caminha até o objeto fotografado. Fecha-se bem a caixa. O formato e o tamanho das imagens depende muito do estilo que sua câmera artesanal tem, mas você pode variar na construção do material.

A revelação do material obtido é a mesma dos procedimentos fotográficos convencionais (de revelação manual). É importante lembrar que o primeiro material revelado (o papel, por exemplo) será o negativo e que a projeção de luz sobre este e sua revelação trará o positivo.

Texto disponível no site: http://fotoescritadaluz.blogspot.com/2007/03/cmera-artesanal-pinhole.html 

Recursos Complementares
Avaliação

Observar se o aluno é capaz de :

 Reconhecer a fotografia como um registro da memória pessoal e coletiva.

Compreender o processo da produção de fotos.

Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 6 calificaciones

  • Cinco estrelas 6/6 - 100%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 0/6 - 0%
  • Duas estrelas 0/6 - 0%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Danielle, Colégio Estadual Maria Leny Vieira Ferreira Silva , Rio de Janeiro - dijo:
    danielleaparecidapecly@yahoo.com.br

    30/01/2016

    Cinco estrelas

    Muito boa a aula. Gostaria de receber mais sugestões e atividades de artes. Sou professora de artes do 8º ano e não encontro atividades para me auxiliarem na disciplina. Att, Aguardo retorno de vocês! Danielle


  • Ivone Coelho, Colégio Estadual Dr. Dorival , Goiás - dijo:
    asp-sma@hotmail.com.br

    23/08/2015

    Cinco estrelas

    Muito bom!


  • Lia, cch , Paraná - dijo:
    liade_almeida@hotmail.com

    14/04/2015

    Cinco estrelas

    Muito criativo. Gostei! Obrigada por compartilhar.


  • Anny Mary Lewis, EE.Benjamin Constant , Rio de Janeiro - dijo:
    annymary46@gmail.com

    23/08/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula.


  • Paulo Cesar Cordoeiro Perrut, CENA , Rio de Janeiro - dijo:
    paulocperrut@hotmail.com

    06/02/2014

    Cinco estrelas

    Adorei...


  • LILIAM KATIUSCIA KAVAMURA DA SILVA, CEJA - Profº. Alfredo Marien , Mato Grosso - dijo:
    butterfly_liliam@hotmail.com

    09/12/2012

    Cinco estrelas

    Escolhi esse plano de aula pois,consigo trabalhar vários temas com os alunos do Ensino fundamental.Na aula sobre fotografia e a utilização de imagens, especialmente as fotográficas, é cada vez mais presente no cotidiano. Mas será que paramos para realmente olhar as imagens que nos cercam?Neste plano de aula, os alunos conhecem mais profundamente a linguagem fotográfica e sua história, além de possibilitar o trabalho com novas mídias; por exemplo, a câmara do telefone celular.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.