Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “A banda” de Chico Buarque

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como produto histórico-cultural
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB.
  • Conhecer o compositor Chico Buarque e a canção “A Banda”: história, contexto, instrumentação e estilo.
  • Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas.
  • Desenvolver uma composição a partir do seguinte questionamento: “Se a banda passasse hoje, o que você faria?”.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg         

        Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.

        Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical. 

        Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.

Atividade 1 - A canção 'A Banda'

         Professor, inicie a aula tocando em algum instrumento de sua escolha, a melodia do refrão de ´A Banda´ de Chico Buarque, provocando os alunos a uma primeira percepção. Recomendamos a utilização da flauta doce, pela possibilidade de deslocamento pelo espaço.

 Partitura completa de "A Banda", de Chico Buarque transcrita pelo autor desta aula.

         Após tocar uma ou duas vezes, pergunte:

  1. Alguém conhece esta música?
  2. Poderiam assoviar esta melodia? Quem não souber assoviar pode cantar com alguma sílaba 'nãnãnã' ou 'turururu'.

         Toque novamente a melodia do refrão, acompanhado pelo 'coro' de assobios e vozes. Brinque com a melodia. Proponha agora que os alunos utilizem palmas e executem a seguinte célula rítmica, junto com a melodia da canção:

        

         Acrescente, a seguir, os assovios e vozes novamente. Como variação, proponha agora que executem com palmas apenas a última articulação da célula rítmica, enquanto a melodia é tocada e cantada.

         Após ter 'brincado' com a melodia algumas vezes, diga o início da letra da música como se estivesse contando uma história. Olhe para os alunos, observe suas reações. Dê um intervalo de tempo entre as frases para que captem bem o significado do texto:

         "Estava à toa na vida

         O meu amor me chamou

         Pra ver a banda passar

         Cantando coisas de amor

         A minha gente sofrida

         Despediu-se da dor

         Pra ver a banda passar

         Cantando coisas de amor"

         Repita algumas vezes o trecho e deixe lacunas para que os alunos completem. Observe se conseguem de fato imaginar a história, a situação de estar à toa na vida. Pode-se substituir o termo 'meu amor', pelo nome dos alunos, chamando para ver a banda passar. Pergunte se já ouviram a expressão 'esperando ver a banda passar'. O que quer dizer quando dizemos isso no dia-a-dia? Cante agora a melodia inicial com o texto e observe se os alunos conseguem cantar as alturas com a rítmica correta e articulando bem as palavras.

         Experimente cantar novamente empregando expressões diferentes:

  1. Triste
  2. Alegre
  3. Com sono
  4. Agitado
  5. Interrogativo
  6. Como cantor de ópera

         Quando os alunos já estiverem bem familiarizados com o trecho, siga com a música, contando a história que o restante da letra revela.

         

         Letra completa: A Banda (Chico Buarque)

         Estava à toa na vida

         O meu amor me chamou

         Pra ver a banda passar

         Cantando coisas de amor

         A minha gente sofrida

         Despediu-se da dor

         Pra ver a banda passar

         Cantando coisas de amor

  

         O homem sério que contava dinheiro parou

         O faroleiro que contava vantagem parou

         A namorada que contava as estrelas

         Parou para ver, ouvir e dar passagem

         A moça triste que vivia calada sorriu

         A rosa triste que vivia fechada se abriu

         E a meninada toda se assanhou

         Pra ver a banda passar

         Cantando coisas de amor

         Estava à toa na vida

         O meu amor me chamou

         Pra ver a banda passar

         Cantando coisas de amor

         A minha gente sofrida

         Despediu-se da dor

         Pra ver a banda passar

         Cantando coisas de amor

         O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

         Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou

         A moça feia debruçou na janela

         Pensando que a banda tocava pra ela

         A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu

         A lua cheia que vivia escondida surgiu

         Minha cidade toda se enfeitou

         Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

         

         Mas para meu desencanto

         O que era doce acabou

         Tudo tomou seu lugar

         Depois que a banda passou

         E cada qual no seu canto

         Em cada canto uma dor

         Depois da banda passar

        Cantando coisas de amor

        Depois da banda passar

        Cantando coisas de amor...

         Utilize, de preferência, algum instrumento harmônico para acompanhamento. O ritmo que está na gravação original é de marchinha. Procure segui-lo para que depois os alunos possam tentar identificar o gênero. Sempre que a música retorna para o refrão, peça aos alunos para cantarem.

        

Atividade 2 - MPB e o compositor

         Pergunte aos alunos sobre o significado da sigla MPB. Problematize:

  1. O que é uma música popular?
  2. É possível afirmar que apenas um tipo de música é popular no Brasil?
  3. A MPB pode englobar músicas de estilos diferentes? Quais? Quantos?

         O objetivo destes questionamentos não é encerrar uma definição absoluta para estas perguntas, mas estimular que os alunos participem da discussão sobre as limitações que uma sigla ou gênero guarda, no que se refere à categorização. A ideia de MPB pode tanto caracterizar uma infinidade de gêneros e músicas 'populares' desde os primórdios da produção musical no Brasil, quanto um grupo de músicas e compositores específicos do período pós-bossa-nova e dos festivais, e ainda, a totalidade de grupos e compositores de músicas atuais produzidas em língua portuguesa.

         Em seguida à discussão, apresente aos alunos o seguinte vídeo do II Festival de Música Popular Brasileira - TV Record, 1966 - http://www.youtube.com/watch?v=wFPPawLq_5Q&feature=related 

         Peça para os alunos relatarem o que estão vendo, semelhanças e diferenças com os shows de música de hoje. Ouça com os alunos a gravação original de "A Banda": http://www.4shared.com/audio/f5JbpvKq/Chico_Buarque_-_A_banda.html  

         Apresente o nome do compositor aos alunos e pergunte sobre os instrumentos ouvidos na gravação. Peça a eles que descrevam ao máximo o que estão ouvindo e tentem imitar os sons da banda de música.

         Se possível, como curiosidade, mostre aos alunos uma foto mais recente do compositor:

Chico Buarque de Holanda - http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/c/h/chico_buarque.jpg          

Atividade 3  - E a banda hoje?

Chico Buarque e MPB4 - http://ilhotarockfestival.files.wordpress.com/2010/08/lembrancas-de-uma-noite-em-67-chico-buarque-e-mpb4c.jpg 

         Professor(a), mencione brevemente a ideia de uma banda como um elemento transformador do mundo em nossa volta. Demonstre a mudança de atitude nas personagens da história no momento da passagem da banda. Com as turmas de maior idade, converse sobre o fato de ser uma época em que a liberdade de expressão estava limitada em nosso país: era o período da ditadura militar. Não era possível protestar contra algo livremente e de forma clara. A mensagem deveria ser codificada de forma sutil através de duplos sentidos nas letras. Será que a banda e os personagens da letra poderiam representar alguma mensagem para o país? Discuta com os alunos das turmas com idade mais avançada.

         Professor(a), agora proponha aos alunos que se organizem em grupos de 3 ou 4 integrantes.

         Lance o desafio de desenvolver uma composição a partir dos seguintes questionamentos:

         - “Se a banda passasse hoje, o que você faria?"

         - "O que seria a 'banda' nos dias de hoje?”

         - "O que, atualmente, a passagem da 'banda' poderia transformar em nosso país'?

         Aprofunde as questões ou não, de acordo com a faixa etária dos grupos. Nas turmas de menor idade, brinque com a ideia das personagens da música, com o movimento corporal. O que é possível fazer quando a banda passa? E peça que construam a composição a partir dísso. Recomenda-se pensar primeiro em algumas palavras, frases e em seguida ritmar e melodizar o texto de acordo com as referências musicais compartilhadas pelos grupos em sua vivência musical informal. Enfatize que não vale 'plagiar' uma melodia que já existe. Se necessário, demonstre a diferença entre compor uma melodia e letra original e uma paródia.

         Ao final, peça aos que alunos que apresentem seus trabalhos e avaliem em conjunto as produções dos colegas.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  1. Conheceram o significado da sigla MPB?
  2. Vivenciaram por meio de uma atividade prática a canção "A Banda" do compositor Chico Buarque?
  3. Cantaram a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas?
  4. Desenvolveram uma composição a partir do questionamento proposto?
  5. Houve curiosidade e entusiasmo pela aula? Demonstraram interesse e motivação ao longo das atividades?
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • silvane Alves da Silva, Escola João Paulo II , Tocantins - dijo:
    sil_agape@hotmail.com

    17/06/2013

    Cinco estrelas

    Achei a aula excelente. Muita criatividade, dinâmica... Vou utilizá-la em minha sala de aula.


  • Ana Nair Fleury Valle de Brito, UAB.UnB polo Anápolis , Goiás - dijo:
    ana.nair@hotmail.com

    22/08/2011

    Cinco estrelas

    Uma excelente aula musical! Um tema abrangente de informação histórica, literária, teatral e musical. Uma canção linda, estilo popular,gênero marchinha.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.