Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


FÁBULAS DIVERSAS: correlacionando informações

 

06/10/2010

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como apreciação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ler e interpretar fábulas diversas, reconhecendo suas especificidades.

Participar de uma discussão sobre as fábulas lidas, comparando-as e analisando-as.

Elencar características e semelhanças entre fábulas.

Dramatizar uma fábula a partir da leitura e compreensão da mesma.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos já tenham trabalhado com o gênero fábulas e que reconheçam o que é a moral da história.

Estratégias e recursos da aula

1. Solicitar aos alunos que façam uma pesquisa em casa e tragam para sala de aula uma fábula escrita. Ao solicitar a pesquisa, o professor poderá dar algumas sugestões.

2. Dividir a turma em grupos de acordo com a fábula que pesquisaram, ou a partir de uma seleção prévia feita com o material trazido pelos alunos.

Grupo 1: O corvo e a raposa

Grupo 2: A cigarra e a raposa

Grupo 3: O lobo e o cordeiro

Grupo 4: A raposa e as uvas

Grupo 5: A lebre e a tartaruga

3. Registar no quadro o nome de cada fábula pesquisada com sua respectiva moral.

4. A partir da leitura oral das fábulas pesquisadas, realizar uma discussão, comparando-as e analisando-as.

PROFESSOR: Seria interessante preparar um roteiro para auxiliar os alunos durante a discussão.

MODELO DE ROTEIRO

a) Nas fábulas pesquisadas e apresentadas, quais as semelhanças que existem entre elas?

b) Quais as diferenças que vocês encontraram?

c) Quais são as características principais das personagens das fábulas apresentadas?

d) Qual a moral que vocês acharam mais adequada à história? Por quê?

e) Expliquem, com as suas palavras, o que vocês entenderam de cada moral.

5. A seguir, selecionar algumas fábulas para trabalhar a leitura e a interpretação.

O livro a seguir, de Ruth Rocha, possui uma variedade de fábulas conhecidas.

 Fonte da imagem: livrariasolucao.com.br  

Texto 1: A raposa e as uvas

Fonte:  interfacesculturais.blogspot.com  

    Certa raposa esfaimada encontrou uma parreira carregadinha de lindos cachos maduros, coisa de fazer vir água à boca. Mas tão altos que nem pulando.

    O matreiro bicho torceu o focinho.

    - Estão verdes - murmurou. - Uvas verdes, só para cachorro.

    E foi-se.

    Nisto deu o vento e uma folha caiu.

    A raposa ouvindo o barulhinho voltou depressa e pôs-se a farejar. . .

    Moral: Quem desdenha quer comprar.

a) Afinal, a raposa queria ou não as uvas?

b) De acordo com o texto, qual é o significado da palavra enfaimada?

c) Qual é o sentido da moral "Quem desdenha quer comprar"?

d) Dê a sua opinião: O que você achou da atitude da raposa?

Texto 2: A lebre e a tartaruga

Fonte: blogs.abril.com.br  

       Um dia uma tartaruga começou a contar vantagem dizendo que corria muito depressa, que a lebre era muito mole, e enquanto falava, a tartaruga ria e ria da lebre. Mas a lebre ficou mesmo impressionada foi quando a tartaruga resolveu apostar uma corrida com ela.

      "Deve ser só de brincadeira!", pensou a lebre.

      A raposa era o juiz e recebia as apostas. A corrida começou, e na mesma hora, claro, a lebre passou à frente da tartaruga. O dia estava quente, por isso lá pelo meio do caminho a lebre teve a ideia de brincar um pouco. Depois de brincar, resolveu tirar uma soneca à sombra fresquinha de uma árvore.

     "Se por acaso a tartaruga me passar, é só correr um pouco e fico na frente de novo", pensou.

      A lebre achava que não ia perder aquela corrida de jeito nenhum. Enquanto isso, lá vinha a tartaruga com seu jeitão, arrastando os pés, sempre na mesma velocidade, sem descansar nem uma vez, só pensando na chegada. Ora, a lebre dormiu tanto que esqueceu de prestar atenção na tartaruga. Quando ela acordou, cadê a tartaruga? Bem que a lebre se levantou e saiu zunindo, mas nem adiantava! De longe ela viu a tartaruga esperando por ela na linha de chegada.

Moral: Não devemos menosprezar a capacidade dos outros.

a) Quais são as personagens da fábula que você leu?

b) Escreva uma característica para cada uma das personagens.

c) Por que a lebre achava que não ia perder a corrida?

d) Copie do texto a parte que está de acordo com a ilustração a seguir.

Fonte: contosecausos24x7.blogspot.com  

e) Explique, com as suas palavras, a moral dessa fábula.

Texto 3: O corvo e a raposa

Fonte: blogs.abril.com.br  

http://escolovar.org/fabula_corvo.raposa_entrada.htm 

         No alto de uma árvore, um corvo segurava no bico um pedaço de carne. Uma raposa, atraída pelo cheiro, aproxima-se e lhe dirige a palavra:

        - Ei! Bom dia, senhor corvo! Como o senhor está lindo! Como é bela a sua plumagem! Se o seu canto for tão bonito quanto ela, sinceramente, o senhor é a fênix dos convidados destas florestas.

         E para mostrar sua "melodiosa" voz, ele abre o grande bico e deixa cair a presa.

        A raposa se apodera da carne e diz ao corvo:

        - Meu bom senhor, aprenda que todo adulador vive à custa de quem o escuta. Esta lição vale, sem dúvida, pela carne que agora comerei.

        O corvo, envergonhado e aborrecido, jurou, embora um pouco tarde, que nunca mais se deixaria levar por elogios.

Moral: Desconfie dos aduladores. Esses sempre se aproveitam da situação para tirar vantagem sobre você.

a) Que animais são personagens dessa fábula?

b) Quais elogios a raposa fez ao corvo?

c) Por que você acha que o corvo ficou envergonhado?

d) O que você entende pela palavra "adulador"?

Professor: As fábulas apresentadas servem como exemplo, mas existem muitas outras que poderão ser utilizadas neste trabalho.

6. Após a leitura e interpretação das fábulas, o professor dividirá a turma em pequenos grupos de três alunos. (narrador e duas personagens)

7. Apresentar, aos alunos, uma caixa contendo papéis com nomes de fábulas.

8. Pedir que cada grupo retire um nome.

* A dupla deverá pesquisar, com o auxílio da professora, a fábula sorteada para posterior ensaio e dramatização.

9. Os grupos deverão ensaiar a fábula para apresentarem aos seus colegas e ao professor.

10. Agendar com os alunos um dia para a realização da apresentação.

a) Nas aulas de artes, os alunos poderão confeccionar simples fantasias de papel colorido, caracterizando as personagens.

b) A apresentação poderá acontecer num palco improvisado.

c) A apresentação poderá ser chamada de FÁBULAS FABULOSAS.

Recursos Complementares
Avaliação

Após a realização das atividades propostas, o professor deverá avaliar se o aluno:

Leu e interpretou fábulas diversas, reconhecendo suas especificidades.

Participou de uma discussão sobre as fábulas lidas, comparando-as e analisando-as.

Elencou características e semelhanças entre fábulas.

Dramatizou uma fábula a partir da leitura e compreensão da mesma.

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 4 calificaciones

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Rosimeire Piedade, SECRETARIA DE EDUCAÇÂO_SEMED_COORDENAÇÂO ESCOLAS RURAIS , Tocantins - dijo:
    roesimeireferreirapiedade@gmail.com

    22/03/2013

    Cinco estrelas

    amei,vcs estão de parabéns!!!


  • Fátima Fagundes Fraire, Colégio Estadual Fernando de Azevedo , Paraná - dijo:
    fagundesfraire@uol.com

    05/11/2012

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula , muito criativa no sentido de melhorar a leitura e a oralidade dos alunos, trabalhando com o lúdico.


  • silvania a. bizutti, EMEB"Profª Aglassi Elinda Fernandes Rodrigues" , São Paulo - dijo:
    silvaniabizutti@gmail.com

    15/03/2011

    Quatro estrelas

    Gostei muito da sugestão, principalmente do recurso dos desenhos animados. Poderia ser complementado com mais atividades de gramática, cruzadinhas, mas mesmo assim estão de parabéns. Sucesso


  • SILVIA C. LIMA, EM. LUCIENE MATOS FERREIRA , Espírito Santo - dijo:
    cristine.br@hotmail.com

    10/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante, pois estimula a criatividade e a expressão das crianças, além de promover a interação e a generosidade.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.