Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


PROBLEMAS MATEMÁTICOS: COMO CONSTRUÍ-LOS

 

21/10/2010

Autor y Coautor(es)
ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão: 

  • Conhecer o que são situações problemas;
  • Trabalhar a interpretação dos textos de situações problemas;
  • Construir coletivamente e individualmente situações problemas.
Duração das atividades
3 momentos de aproximadamente 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações, como também ter noções de adição e subtração. Percebemos também que é necessário que os alunos já tenham vivenciado situações de resoluções de problemas.

Estratégias e recursos da aula

Sugerimos três estratégias que o professor poderá proporcionar para que os alunos construam problemas matemáticos.

1ª Estratégia – Utilizando imagens 

O professor apresenta imagens para as crianças e sugere que em grupo elaborem perguntas acerca delas, que gerem um problema a ser solucionado.

 Trazemos algumas gravuras possíveis de serem trabalhadas.

Imagem retirada do site: http://luizricardomorfinado.blogspot.com/2008_10_01_archive.html    

Imagem retirada do site: http://desenhoparapintar.net/parabens-meu-amor  

Imagem retirada do site: http://criancaseversos.blogspot.com/2009/04/criancas.html  

Após os grupos escreverem as perguntas para as situações ou figuras apresentadas nas imagens o professor  traz para a discussão coletiva no grande grupo, para que cada um apresente e o restante da turma pense na solução.    

2ª Estratégia – Apresentação de uma situação problema 

O professor apresenta um problema matemático e depois pede que os alunos em duplas criem uma nova perguntar para ele.

Ex.: Um menino, no dia das crianças, ganhou quatro bolinhas de gude de seu pai e  6 bolinhas de gude da sua mãe. Com quantas bolinhas o menino ficou?

3ª Estratégia - Dicas 

O professor lança para a turma a idéia de que seja formulado pelas crianças pequenos textos a partir de dados fornecidos pelo professor, ou até mesmo a partir de uma resposta.

Ex.: Gato, quatro patas, três gatos. Qual é o problema?

A partir desses elementos o professor sugere a construção de um problema como: Um gato tem quatro patas, quantas patas tem 3 gatos?     

Observações:

É importante que o professor proporcione sempre a oportunidade da reflexão, para que os alunos possam compreender a estrutura do texto de um problema e quais elementos precisam existir para que essas perguntas tornem-se problemas.  

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças:  

  • Participaram das atividades propostas pelo professor;
  • Construíram individualmente e coletivamente as situações problemas.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 3 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/3 - 66,67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33,33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • Arlete Morais Lazzaretti, CEIM Maria Lunedo , Santa Catarina - dijo:
    arletemoraislazzaretti@gmail.com

    25/07/2013

    Quatro estrelas

    Como eu gosto muito das aulas de matematica, procuro trabalhar de maneira bem simples, enfatizando o ludico e o concreto. Gostei muito dessa aula; pois a mesma incentiva muito os alunos a gostarem da matematica.


  • Dayse de Fatima Alves da Paixao, EMEIF FREI AGOSTINHO FERNANDES , Ceará - dijo:
    idajero@gmail.com

    20/05/2012

    Cinco estrelas

    Geralmente as pessoas não gostam de matemática e eu gosto. Como professora, procuro trabalhar a disciplina de maneira simples, lúdica e prática para que as crianças sintam a beleza e utilidade da matemática em nossas vidas. Gostei muito dessa aula porque mostra que a matemática é ensinada explorando o português, imagens, raciocínio, individualidade, socialização, análise e síntese, culminando com a criatividade que geram nos alunos segurança, iniciativa e gosto pela matemática.


  • conceição barros, Escola Municipal Professor Herly Parente , Rio Grande do Norte - dijo:
    mariceicinha@hotmail.com

    24/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante sua aula. O trabalho com imagens e construção de problemas, incentivando os alunos neste processo está excelente. Sugiro também jogos com resolução e construção de problemas para ampliar os conhecimentos.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.