Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Música – Introdução ao repertório de música popular brasileira – MPB: “Maria, Maria” de Milton Nascimento

 

22/11/2010

Autor y Coautor(es)
Leonardo Stefano Masquio
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o conceito de música popular brasileira – MPB.
  • Conhecer o compositor Milton Nascimento e a canção “Maria, Maria”.
  • Cantar a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas.
  • Criar um perfil da personagem Maria hoje em dia e criar uma composição com esta temática.
Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecimento musical informal
Estratégias e recursos da aula

mpb - http://4.bp.blogspot.com/_A8f63OH7znU/TA5IKY9KbXI/AAAAAAAAAEM/dZ5R9hT-DY4/s1600/mpb-banner.jpg                  

         Caro professor(a), nesta série de aulas propomos estratégias para trabalhar um repertório de música popular brasileira. Buscamos nesta abordagem, a integração com a pesquisa histórica, literária, teatral e a vivência dos conteúdos técnicos musicais através da sensibilização e criação.        

         Acreditamos que a abordagem do tema é relevante, por se tratar de um patrimônio imaterial brasileiro, com o qual crianças e jovens devem ser estimulados a travar contato, ampliando suas referências culturais. Ao considerarmos o contato da criança de hoje com um repertório já tradicional de música popular brasileira é importante observar a necessidade de estabelecermos um diálogo com o universo cultural do grupo e sons da contemporaneidade que compõem seu imaginário musical.         

         Para a preparação prévia do professor, sugerimos como fontes de pesquisa os links 1, 2, 3, 4 e 5 em Recursos Complementares.

Atividade 1

Milton Nascimento - http://cantacantos.zip.net/images/Milton_Nascimento.jpg   

Gravação Milton Nascimento - http://www.4shared.com/audio/_e3BPdr1/Milton_Nascimento_-_Maria_Mari.htm?aff=7637829

         Professor(a), inicie a aula ensinando aos alunos as células rítmicas de um trecho da música Maria, Maria, de Milton Nascimento. O trecho em questão se refere a parte final cantada após a narrativa da história: "A-hei, A-hei, A-ha-hei, A-hei, A-ha-hei, A-he-A-he-e-hei, la-lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá".

         Execute o trecho, inicialmente com palmas. Se achar conveniente e motivador, divida a turma em dois ou três grupos e proponha que cada grupo tente executar as células rítmicas com exatidão.

         Proponha agora a seguinte instrumentação corporal para a o trecho em questão:

Sequência 1:

1º Movimento - M.E + M.D (mão esquerda e direita simultâneamente nas pernas)  -  Ah

2º Movimento 2 - Palma - Hei

Sequência 2 (duas vezes):

1º Movimento - M.E , M.D, M.E, M.D (mão esquerda e direita alternadamente nas pernas) - A-he, A-ha

1º Movimento - Palma - Hei

Sequência 3:

1º Movimento - M.E , M.D, M.E, M.D (mão esquerda e direita alternadamente nas pernas) - A-he, A-he

2º Movimento - Palma - E  

3º Movimento - M.E + M.D (mão esquerda e direita simultâneamente nas pernas) - Hei

Sequência 4 (oito vezes):

Movimento - Palma, M.E, M.D - la-lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá, lalalá

         Em seguida, acrescente o texto  com a melodia cantada ao acompanhamento de percussão corporal já treinado.

         Por último, acompanhado por um instrumento harmônico, cante as partes da música com a letra completa, enquanto os alunos cantam e executam a percussão corporal do trecho ensaiado. Aos poucos, ensine as partes da letra. Proponha um contraste cantando suave as partes com texto e mais forte e agitado as partes com a percussão corporal.

         Letra e cifra da música para acompanhamento, vide link 6 em Recursos Complementares.

Atividade 2

         Realize com os alunos, uma audição comparativa de duas versões da canção completa Maria-Maria, de Milton Nascimento.

         Gravação Milton Nascimento - http://www.4shared.com/audio/_e3BPdr1/Milton_Nascimento_-_Maria_Mari.htm?aff=7637829  

         Vídeo Elis Regina - http://www.youtube.com/watch?v=ECuq93sB6qM  

         

         Apresente fotos dos compositores e da intérprete Elis Regina, cuja versão de "Maria, Maria" foi consagrada ao longo do tempo:

Milton Nascimento - http://www.choperiarchimedes.com.br/dicas/imagens/miltonnascimento.jpg 

Fernando Brant - http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:qV4kk1W7r3Z2AM:http://www.beakauffmann.com/foto/fernando-brant.jpg&t=1 

Elis Regina - http://geraldofreire.uol.com.br/elis_regina3.jpg 

         Realize com os alunos uma atenta audição da faixa de audio e do vídeo:

  1. Que instrumentos podem ser percebidos em cada versão?
  2. Quais diferenças são perceptíveis entre as versões?
  3. Que aspectos musicais ou não musicais podem contribuir para que nos identifiquemos mais com uma ou outra interpretação?
  4. É possível afirmar que esta música pertence a algum estilo musical específico? Discuta.
  5. De que outra forma esta música poderia ser gravada em uma terceira versão? Que modificações os alunos sugerem?

Atividade 3 - Criação

Composição VIII - Kandinsky - http://3.bp.blogspot.com/_fiwAaPg6i4M/SE5luKxyzOI/AAAAAAAAAmE/z4ygMsnfkYE/s400/kandinsky-composi%C3%A7%C3%A3o+VIII+-+Cubismo.jpg 

         Inspirado na personagem Maria, peça aos alunos para se dividirem e grupos de 3 ou 4 integrantes e criarem uma composição musical, cujo texto da letra descreva o cotidiano da personagem Maria, nos dias de hoje. Perguntas para estimular a criação:

  1. O tipo de dificuldade enfrentada pela mulher na letra original da música ainda existe?
  2. Como está hoje em dia o posicionamento social da mulher?
  3. Se pudesse descrever as características da personagem para uma nova canção, como seria?
  4. Qual o gênero da composição a ser criada?
  5. Que palavras se relacionam à história que será contada na música?

         Ao final, peça aos alunos para apresentarem suas composições e contribuírem com os trabalhos por meio de comentários críticos.

        

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, observe se os alunos atingiram os objetivos propostos. Avalie:

  • Conheceram mais sobre conceito de música popular brasileira?
  • Conheceram o compositor Milton Nascimento e a canção “Maria, Maria”?
  • Cantaram a música de várias maneiras, através de jogos e brincadeiras, desenvolvendo habilidades rítmicas e melódicas?
  • Criaram um perfil da personagem Maria hoje em dia e uma composição com esta temática?
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • lais, Rússia - dijo:
    laisfg@bol.com.br

    26/04/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns, além de ser uma aula muito criativa e dinãmica , resgata a cultura brasileira que hoje anda tão perdida em nossos jovens.


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.