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Distribuição Eletrônica

 

05/12/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Biologia Origem e evolução da vida
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar os símbolos e a posição dos elementos químicos na tabela periódica;
  • Reconhecer as características e como reagem os elementos químicos;
  • Pesquisar as contribuições de Linus Pauling para a Química;
Duração das atividades
3 a 5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter conhecimentos sobre massa atômica, prótons, elétrons e neutrôns.

Estratégias e recursos da aula

Para esta aula os alunos devem trazer os seguintes produtos: uma cesta contendo algumas frutas (laranja, maçã, limão, etc).

Professor, (por questão de segurança) sugerimos que providencie pedaços de metais (alumínio, ferro, cobre, etc.); cartolinas, cola, imagens de frutas e produtos alumínio, ferro, cobre, etc.

Inicie esta aula questionando os alunos que conhecimentos possuem sobre a distribuição eletrônica dos elementos presentes na tabela periódica. Na sequência apresentamos a estratégia abaixo a qual propomos que seja desenvolvida com a turma. 

Objetivo da atividade: Identificar (utilizando cartolinas) que elementos químicos estão presentes nos objetos e produtos.

Onde: Esta estratégia pode ser desenvolvida na sala de aula.

Como: Organize os alunos em equipes formadas por cinco pessoas. Os alunos devem escrever os símbolos dos elementos químicos na cartolina e colar nos objetos e produtos.

Como: Questione-os onde são encontrados e estão presentes no dia a dia de cada um elementos químicos como o Na, Ca, H, Fe, entre outros. Oriente para que discutam que elementos químicos podem ser encontrados nas frutas e nos metais. É importante esclarecer que nos metais se pode observar propriedades como o estado físico, brilho e dureza.

Apresentação dos resultados: Concluídas as ações os alunos devem explicar os resultados encontrados ao mesmo tempo, o professor intervém quando necessário para sanar dúvidas.

Fonte: http://www.flickr.com/photos/culturaenegocios3/3837658862/ 

Como se organizam e se distribuem os elementos na tabela períódica?

Explique que a tabela periódica tem uma contribuição fundamental na Química sobretudo por possibilitar conhecer os mecanismos que regem esta distribuição. Discorra ainda que particularmente, o conceito de níveis e subníveis de energia, ponto de partida para estudos mais avançados como os princípios da mecânica quântica.

Atividade 1

Proponha a turma desenvolver a pesquisa abaixo. Tal ação pode contribuir para que ampliem os estudos relativos as propriedades periódicas dos elementos e sobre como os elétrons se distribuem ao redor dos átomos e ainda identificar os símbolos e a posição dos elementos químicos na tabela periódica.

Onde: No laboratório de informática

Como: Organize os alunos de maneira que formem quatro equipes compostas por cinco pessoas cada uma e ocupem os computadores disponíveis. Solicite que acessem os sites indicados abaixo e consultem. Também podem utilizar os livros para complementar a pesquisa e responder no caderno questões abaixo. O professor pode ampliar a lista de questões e de fontes para a pesquisa. 

Equipe 1: Quando e porque surgiu a tabela periódica? Para que serve a tabela periódica?

Equipe 2: Quantos elementos constituem a tabela periódica atual? Como se distribuem e que nomes recebem os períodos na tabela periódica?

Equipe 3: Por que a tabela periódica tem esse nome? A tabela atual tem como base aquela criada por qual cientista químico?

Equipe 4: Como se caracterizam as famílias na tabela periódica? Como podem ser classificados os elementos da tabela periódica?

Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/tabela1.html ;

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u10.jhtm ;

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u42.jhtm. ;

Após concluírem a pesquisa, oriente os alunos para que continuem organizados nas mesmas equipes. Solicite que acessem a Tabela periódica abaixo. Cada aluno escolhe um dos elementos disponíveis na tabela, visualiza suas propriedades (número atômico, massa atômica, eletronegatividade e a distribuição dos elétrons) e anota as informações no caderno. O professor deve ficar atento para que todos os elementos da tabela sejam pesquisados. Pode-se solicitar às equipes que pesquisem por ordem de grupo. Exemplo: Grupo 1: Metais Grupo 2: Não Metais Grupo 3: Semi Metais Grupo 4: Gases Nobres.

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10196/tabelaperiodica.swf?sequence=1 

Tabela periódica 

Apresentação dos resultados: Após finalizarem a pesquisa os alunos elaboram slides utilizando o Impress (software livre e gratuito para KOffice "conjunto de aplicativos integrados para escritório"). Para auxiliar indicamos o link do tutorial que está disponivel em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress 

Os alunos concluem a atividade apresentando os resultados à turma no seminário organizado pelo professor. O professor acompanha a apresentação e faz intervenções caso seja necessário para dirrimir dúvidas, corrigir equívocos e interpretações inadequadas. 

Atividade 2

Esta atividade tem como objetivo possibilitar ao aluno observar a distribuição eletrônica de cada elemento através do diagrama de Linus Pauling. Deve ser desenvolvida no laboratório de informática. Os alunos devem se organizar e ocupar os computadores disponíveis. Inicialmente devem acessar os sites

acessar, navegar e manusear o recurso de forma a observar como está organizada a distribuição eletrônica de cada elemento no diagrama em especial as camadas e o números de spins.

Os alunos podem utilizar o quadro negro para explicitar que conhecimentos apropriaram ao desenvolver a atividade no recurso. Por fim, o professor pode utilizar o quadro negro para explicar o conteúdo, corrigir eventuais erros e dirrimir dúvidas. Para fixar a aprendizagem o professor pode elaborar alguns exercícios ou indicar aqueles constante dos livros, solicitar que se organizem em duplas na sala de aula ou na biblioteca para resolvê-los. Posteriormente os alunos devem efetar a correção no quadro.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18004  

Distribuição eletrônica 

Atividade 3

Objetivo da atividade: Desenvolver esta atividade parte na sala de aula e parte no laboratório de informática deve proporcionar ao aluno reconhecer as características dos elementos químicos presentes na natureza e como esses elementos podem interagir entre eles.

Onde: As atividades podem ser desenvolvidas de acordo com a realidade do estabelecimento. Na sala de aula ou no laboratório de informática.

Como: Distribuir os alunos em quatro grandes equipes e atribuir os grupos de elementos químicos para as equipes abaixo.

Equipe 1 = Grupo 1: Metais

Equipe 2 = Grupo 2: Não Metais

Equipe 3 = Grupo 3: Semi Metais

Equipe 4 = Grupo 4: Gases Nobres

Obs: Se o estabelecimento não dispuser de computadores suficientes, o professor pode acessar previamente as tabelas disponíveis em: http://www.clickvestibular.com/download.php?file=445614 (A tabela disponível neste arquivo é executável logo, o professor tem que copiar o arquivo antecipadamente para a máquina (baixar em cada computador)

e http://www.tabela.oxigenio.com/index.htm , pesquisar os dados relativos aos elementos químicos, construir a tabela abaixo, imprimir e entregar aos alunos, quando tiverem concluído a pesquisa na sala de aula. 

Descobridor

Funções correspondentes no corpo humano

Utilização prática na indústria

Se estiverem desenvolvendo a atividade na sala de aula o professor pode solicitar à cada grupo que utilize a tabela períodica disponível em livros didáticos para que realizem a pesquisa. Fazer anotações no caderno. Finalizada a pesquisa, os alunos efetuam a correção utilizando a tabela impressa e entregue pelo professor.  

Se estiverem utilizando o laboratório de informática os alunos devem acessar as tabelsa disponíveis em: http://www.clickvestibular.com/download.php?file=445614 e http://www.tabela.oxigenio.com/index.htm , pesquisar os elementos relativo ao seu grupo e fazer anotações no caderno. Após realizarem as pesquisas os alunos devem efetuar a correção.

Atividade 4 

Esta atividade tem como objetivo levar o aluno a conhecer a vida e obra de Linus Pauling e suas contribuições acerca da distribuição eletrônica dos elementos químicos. Deve ser realizada na biblioteca ou no laboratório de informática. Esta atividade deve ser desenvolvida em equipes compostas por quatro pessoas. Deve-se utilizar os livros da biblioteca e também os sites indicados para pesquisar as questões abaixo:

Equipe 1 

  • Quem foi Linus Pauling?
  • Em que data nasceu e morreu?
  • Qual a sua nacionalidade, formação acadêmica, área de pesquisas?
  • Que pesquisas realizou?
  • Que grande feito levou Linus Pauling a se destacar em relação ao uso militar da energia nuclear?

Equipe 2

  • Quais os estudos que desenvolveu ao longo da vida?
  • Que obra escreveu, do que tratava e em que ano?
  • Que prêmios recebeum em 1954 e 1962?
  • De quais manifestações participou ativamente?

Equipe 3

  • Por que teve negado o passaporte para viajar à Inglaterra?
  • Que método e para que finalidade criou em 1960 na Universidade de Stanford?
  • Que trabalho publicou que pode impedir a duplicação do vírus HIV? 

Link para pesquisa: http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u622.jhtm 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pauling.jpg  

Após finalizar a atividade os alunos devem criar um blog e disponibilizar os resultados de todas as atividades realizadas nesta aula. Blog: É um espaço gratuito, interativo, online, para dialogar com seus colegas, com a comunidade, onde o autor pode inserir textos, imagens, vídeos, áudios, etc.

Para criar o blog pode-se acessar o link: https://www.blogger.com/start 

Atividade complementar

Adivinhas sobre a Tabela Periódica - Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/adivinhas/index.html   

Jogo dos Elementos I - Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/elementos1/index.html   

Jogo dos Elementos II - Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/elementos2/index.html   

Jogo da descoberta dos pares - Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/pares/index.html  

 

Ciências: Graças a seus experimentos pôde teorizar que as anemias tinham origem em variações de aminoácidos localizados em algumas regiões específicas da molécula de hemoglobina.

Biologia: O professor pode trabalhar a estrutura da hemoglobina, o pigmento vermelho das células do sangue e ainda como esta consegue efetuar a troca de oxigênio e carbono.

Catarse

O professor pode organizar os alunos em equipes compostas por cinco pessoas para que desenvolvam a atividade colaborativa abaixo. Cada equipe deve ser responsável por criar a apresentação utilizando o Google Docs e inserir informações sobre a distribuição eletrônica dos elementos químicos, tipos de classificação períódica dos elementos químicos e sobre Linus Pauling.

Link para elaborar a apresentação do Google Docs: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR 

Os alunos podem elaborar palestras para informar a comunidade escolar sobre a presença dos elementos químicos nos alimentos e os fatores de risco do uso inadequado dos medicamentos.

Recursos Complementares

Sitio

Para pesquisar sobre o átomo os alunos podem acessar o link http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u15.jhtm .

No link a seguir está disponível uma tabela periódica interativa na qual os alunos podem exercitar a distribuição eletrônica.

Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/quimica/tabela_apres.html 

No site a seguir os alunos podem pesquisar sobre Prêmio Nobel.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/atualidades/ult1685u313.jhtm 

Vídeo de tabelas periódicas.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4SQfQlIrueQ 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gNojfgbw7mQ&feature=related 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D_h_yX_066M&feature=related 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15215 

No site do Portal da Educação do Estado do Paraná (Portal Dia-a-dia Educação) o aluno encontra diferentes tipos de tabelas periódicas.

Disponível em: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=30    

Disponível em: http://www.tabela.oxigenio.com/index.htm  

Neste site os alunos encontram diversos jogos relativos ao tema da aula.

Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/ 

Avaliação

A avaliação é um processo que deve ocorrer de forma que seja possível observar os avanços obtidos pelos alunos ao longo do desenvolvimento da aula. Desta maneira, entendemos que ela deva ser formativa, diagnóstica e processual. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar no que tange a ter alcançado os objetivos da aula.

  • Participação no desenvolvimento das atividades. Respondeu? Raciocínio adequado? Interagiu?
  • Participação no desenvolvimento do contexto geral da aula.
  • Na atividade do laboratório? Participou? Produziu?
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