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O diabetes e suas implicações

 

16/12/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Matemática Números e operações
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Nutrição
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os diferentes tipos de açúcares;
  • Reconhecer os benefícios do uso do açúcar do capim na cura do diabetes;
  • Conceituar o diabetes e identificar seus diferentes tipos;
Duração das atividades
De três a cinco aulas de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer os conteúdos enzimas e lipídios.

Estratégias e recursos da aula

Na sala de aula, organize os alunos em equipes compostas por cinco pessoas. Proponha que a partir dos conhecimentos prévios, elaborem um esquema sobre o diabetes, suas implicações apontando o que gostariam de saber, seus desejos, curiosidades, dúvidas, etc. Após criarem os esquemas podem representá-los em cartolinas (solicitadas na aula anterior). Para construir o esquema há um tutorial disponível em: http://www.minerva.uevora.pt/bib-es-campo-maior/docs/fazer_esquemas.pdf Acesso em: 22. nov. 2010.

 

Na atualidade fala-se muito nos meios de comunicação que as crianças não estão se alimentando corretamente. Consequentemente estão ficando obesas e, há quem esteja adquirindo o diabetes. A questão é: O que é o diabetes?  Na sequência, o professor pode explicar aos alunos que há dois tipos do diabetes:

Diabetes mellitus tipo 1: Caracterizado pela dependência da insulina que deve ser injetado.

Diabetes mellitus tipo 2: Surge como consequência de uma produção insuficiente de insulina ou resistência do organismo à sua ação. Se desenvolve ao longo da vida madura, e está geralmente associada à obesidade, sedentarismo, dislipidemia e hipertensão arterial.

Atividade 1 - Laboratório de informática

Professor sugerimos que salve o arquivo "Diabetes" no pendrive. Utilize a sala de aula ou sala de vídeo, organize os alunos em em três equipes. Para prosseguir, solicite aos alunos que ouçam o áudio "Diabetes" que trata do açúcar do capim (Betaglucano) e façam o relato no caderno, utilizar o tutorial disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/f/Microsoft+Word+-+TUTORIAL+PARA+CRIAR+UM+PBWORKS.pdf (acessado dia 18/10/2010) e criar páginas PBWorks, documento PDF. Desta maneira podem ir construindo o livro de química da turma.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=26249  Acesso em: 18/10/2010   

Diabetes 

Na sequência, os alunos devem efetuar a leitura dos textos indicados e responder: O que é diabetes? Quais os tipos de diabetes? Quais as outras formas de diabetes?

Equipe 1:

Equipe 2:

Equipe 3:

Após pesquisarem nos sites, o professor pode explicar à turma que os compostos orgânicos são constituídos fundamentalmente por átomos de carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), sobre a diabetes e a química do açúcar. Em seguida os alunos devem desenvolver as atividades elencadas abaixo.     

Atividade 2 

Professor, organize os alunos em equipes compostas por seis pessoas. Proponha que desenvolvam o experimento cujo objetivo e verificar a presença de açúcares.  Os alunos devem efetuar a leitura do texto indicado. Ao realizar o experimento, devem observar como reagem os compostos e fazer anotações no caderno de forma a construir o relato.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16217 Acesso em: 18/10/2010

Coisas Doces 

Material necessário para realizar o experimento: 4 tubos de ensaio, 1 passa de uva, 1ml de sumo natural, 1 ml de sumo comercial  e Licor de Fehling (reagente de cor azul, reagente indicador de glicose). Os alunos devem socializar os resultados apresentando em sala de aula os retórios elaborados ao realizarem o experimento. Desta maneira, ao interagir podem analisar como ocorreu e se desenvolveu cada reação.   

Atividade 3

Os alunos devem identificar o mecanismo de atuação da insulina no fígado, no músculo e no tecido adiposo. Ao realizar a simulação, devem responder o que é, de onde vem, através de que a insulina está ligada ao diabetes, o que é hormônio insulina, sua produção, forma de transporte e mecanismo de atuação no fígado, no músculo e no tecido adiposo e anotar os resultados no caderno e criar os slides. Para socializar os registros, os alunos devem criar slides utilizando o Impress. Para saber como usar o Impress disponibilizamos o link do tutorial em: http://www.broffice.org/broo/?q=produto/impress Acesso em: 18/10/2010.

Para visualizar a simulação, é necessário instalar o Flash Player disponível em: http://get.adobe.com/br/flashplayer/ Acesso em: 18/10/2010

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10663 Acesso em: 18/10/2010

Insulina 

Atividade 4

Os alunos devem pesquisar sobre compostos orgânicos (Glicídios, Glicose e Frutose). A atividade deve ser desenvolvida no laboratório de informática e os alunos serem organizados em três grupos. Os alunos devem ocupar os computadores disponíveis, acessar o link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/mapasconceituais/ e criar os mapas conceituais (ver exemplo abaixo).

Disponível em: http://diabetes1.pbworks.com/Mapa-Conceitual Acesso em: 18/10/2010

Para realizar a pesquisa os grupos devem acessar os sites indicados.

Grupo A: Identificar de 5 a 10 termos relacionados aos (Glicídios, Glicose e Frutose) e apontar os compostos orgânicos e suas relações com o diabetes.

Áudio Disponível em: http://dspace.c3sl.ufpr.br:8080/dspace/handle/1884/4188  Acesso em: 18/10/2010 

Disponível em: http://www.adiabc.com.br  Acesso em: 18/10/2010 

Disponível em: http://www.fundaciondiabetes.org/diabetesinfantil/la_diabetes/tipos_diabetes.htm Acesso em: 18/10/2010     

Grupo B: Pesquisar as fórmulas estruturais e principais classes e suas relações com o diabetes.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/compostos-organicos.jhtm Acesso em: 18/10/2010

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=CFSCR8oDmKk  Acesso em: 18/10/2010  

Disponível em: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=455 Acesso em: 18/10/2010    

Cyber Diet: Disponível em: http://cyberdiet.terra.com.br/alimentos-diet-e-light-qual-a-diferenca-2-1-1-33.html  Acesso em: 18/10/2010  

Grupo C: Identificar as principais classes e atividades físicas e suas relações com o diabetes. 

Disponível em: http://www.corpore.org.br/cws_exibeconteudogeral_596.asp Acesso em: 18/10/2010;  

Artigo "Atividade Física e Diabetes Mellitus": Disponível em: http://www.cdof.com.br/fisio6.htm  Acesso em: 18/10/2010    

Atividade Física, Diabetes e Obesidade: Disponível em: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=73  Acesso em: 18/10/2010 - 

Disponível em: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3856&ReturnCatID=1764 Acesso em: 18/10/2010   

Para socializar os resultados. os alunos podem divulgar os links dos mapas para a comunidade escolar conhecer as produções. 

Catarse

Professor, sugerimos que os alunos sejam organizados nas equipes indicadas para que realizem a atividade de modo a revelar os conhecimentos apropriados nesta aula.

Equipe 1: conceito e sintomas do diabetes - Equipe 2: medidas de prevenção e controle - Equipe 3: alimentação - Equipe 4: atividade física e Equipe 5: medicamentos.

Após concluírem a atividae, podem acessar o tutorial que está disponível em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 18/10/2010, para saber como criar o Jornal Mural. Finalizada a produção, os alunos devem disponibilizar o jornal no mural da escola para que a comunidade escolar tenha conhecimento das informações.   

Possíveis relações interdisciplinares

Ciências: Pode-se trabalhar esse tema relacionado aos tratamentos feitos com dieta balanceada. Sobretudo, o consumo de alimentos saturados de sal e ou açucar.

Biologia: O professor pode trabalhar o tema associado aos tipos de sangue.

Educação Física: Pode-se trabalhar os benefícios para o diabetes oportunizados pelos exercícios e atividades físicas.

Matemática: Pode-se trabalhar as unidades de medidas por meio de planilhas calculando o números de pessoas diabéticas por regiões, estado, etc. ou a quantidade diária necessária de alimentos ao organismo humano. 

Mais aulas

Sites que tratam dos benefícios do diabetes por meio da atividade física

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1511 Acesso em: 18/10/2010 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22123 Acesso em: 18/10/2010 

Os alunos podem organizar passeios e caminhadas para sensibilizar a comunidade sobre como prevenir e conviver com o diabetes.

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Ot3b1aM7ZCU&feature=related Acesso em: 18/10/2010    

Disponível em: http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/rbtcc/v10n1/v10n1a04.pdf Acesso em: 18/10/2010 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coisas Doces Experimento prático
Recursos Complementares

Artigo que trata do Açúcar de capim-favorito (Rhynchelytrum repens) que pode combater diabetes.

Disponível em: http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A31capimfavorito.htm Acesso em: 18/10/2010  

Site que trata da química do açúcar

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/diabetes.jhtm Acesso em: 18/10/2010 

SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Química. São Paulo: Ática, 2ª ed.1999.

Livro Didático de Química produzido pelos professores da Rede Pública do Estado do Paraná. Link: http://www.quimica.seed.pr.gov.br/arquivos/File/seed_quim_e_book.pdf Acesso em: 18/10/2010. 

Avaliação

A avaliação deve ser formativa, diagnóstica e processual. Sugerimos alguns critérios que podem contribuir no processo.

  • Criatividade do aluno;
  • Pertinência do conteúdo apresentado;
  • Envolvimento dos integrantes do grupo durante a preparação;
  • Apresentação dos trabalhos;
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
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Opiniones

  • Maria Eduarda, -DIABETES E MAIS SAUDE Madre Diamantina , Bahia - dijo:
    deuspai_79@hotmail.com.br

    09/10/2014

    Cinco estrelas

    foi muito boa a aula eu estava presisando para um trabalho de escola e ganhei um a+ muito obr eu vo endica esse saite para meus amigos obr obr mesmo beijos ate a prosima ♥♥♥♥♥♥mi ajudo muito mesmo♥♥♥♥♥♥


  • sonia, IEA , São Paulo - dijo:
    smk@yahoo.com.br

    17/05/2013

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborado, com conteúdo pertinente e de referências bem conceituadas.


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