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Elementos químicos

 

01/11/2010

Autor y Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Médio Química Propriedades das substâncias e dos materiais
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Identificar composição química dos seres vivos;
  2. Identificar elementos químicos;
  3. Reconhecer os conceitos básicos de elementos químicos.
Duração das atividades
De 3 a 5 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Modelo atômico de Dalton, substâncias e materiais, número de massa, número atômico e número de nêutrons, construção de gráficos.

Estratégias e recursos da aula

Inicie a aula levantando os conhecimentos prévios. Desenvolvê-la pode possibilitar ao professor replanejar a aula. Assim, o professor pode observar a participação e interações entre os alunos e fazer apontamentos no livro enquanto desenvolvem a atividade.

Objetivo da atividade: Identificar elementos químicos apresentados na tabela periódica e a as propriedades dos elementos químicos.

Onde: Laboratório de informática.

Estratégia de encaminhamento: Em equipes formadas por três pessoas. A equipe deve escolher um elemento específico, visualizar suas propriedades, tais como: número atômico, massa atômica, eletronegatividade e a distribuição dos elétrons.

Apresentação dos resultados: Anotar as informações no caderno.Cada equipe apresenta à turma as informações coletadas. 

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=19269 Acesso em: 18/10/2010. 

Tabela periódica 

  • Que cuidados são necessários em relação a alguns elementos químicos?
  • Qual o elemento químico mais abundante da crosta terrestre?

No laboratório de informática, explique aos alunos que todos os elementos químicos têm a sua história. Muitas vezes, os seus nomes têm origem em características específicas que os cientistas da época identificaram, ou estão associados às condições em que os mesmos foram descobertos. A maioria dos nomes deriva de palavras gregas.

Explique também os cuidados necessários em relação a alguns elementos químicos. Pode-se destacar a presença dos elementos químicos na nicotina, medicamentos, tintas, conservantes de madeira, vapores exalados de solventes, produtos de limpeza líquidos e adesivos. Discorra que o elemento químico mais abundante da crosta terrestre é o oxigênio.

Enfatize que também estão presentes no corpo humano cuja composição é de aproximadamente 7 x 10 27 átomos dispostos em uma estrutura física muito aperiódica. Apesar de 41 elementos químicos na constituição do nosso corpo são comumente encontrados no corpo da construção, compreende 99% de seus átomos. Totalmente 87% dos átomos do corpo humano são apenas de 4 elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio e azoto. 87% são de hidrogênio ou oxigênio.

O professor pode utilizar os textos abaixo para ampliar as explicações. Sugerimos que seja impressa uma cópia de cada texto. Na sala de aula, o professor pode propor que cada aluno leia um parágrafo. Após efetuarem a leitura, o professor pode explicar e questionar os alunos no sentido de possibilitar interajam entre si. 

Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/pergunta_287930.shtml Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=9&id=470 Acesso em: 18/10/2010.

Ao finalizar a explicação oriente os alunos a que desenvolvam a atividade abaixo para se apropriarem de novos saberes.

Atividade 1

Objetivo da atividade: Exercitar conhecimentos sobre os elementos químicos. 

Onde: Laboratório de informática.

Estratégia de encaminhamento: Os alunos devem acessar navegar, desenvolver a simulação, observar as especificidades presentes em cada produto/objeto, relatar de que maneira cada elemento está envolvido em tudo que nos cerca bem como, saber com quais devemos ter cuidado e por que.

Apresentação dos resultados:

Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/12263/Web/labvirtq/simulacoes/tempUpLoad/sim_qui_naminhacasatemelementosquimicos.htm  Acesso em: 18/10/2010.

Na minha casa tem elementos químicos 

Atividade 2

Objetivo da atividade: Relacionar através das características estruturais de cada elemento o seu posicionamento na tabela periódica; analisar as relações de energias de repulsão e atração interligadas a quantidades.

Onde: Laboratório de informática.

Como: Os alunos se organizam em equipes compostas por cinco pessoas.

Apresentação dos resultados: A partir das resposta os alunos elaboram síntese no caderno. As sinteses devem ser utilizada no desenvolvimento da atividade 3

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18000 Acesso em: 18/10/2010.

Abundância 

Atividade 3

O professor é importante que já tenha trabalhado antecipadamente as pistas e dicas da grelha, pensando que nem sempre essas dicar serão tão familiares aos alunos.Se já tiver as trabalhado anteriormente a cruzadinha esta pode ser trabalhada como exercício de fixação.

Professor informar aos alunos que a cruzada está em português/portugal.

Objetivo da atividade: Tem como objetivo levar o aluno a identificar os elementos químicos.

Onde: A atividade deve ser desenvolvida no laboratório de informática.

Como: Os alunos devem se organizar em forma de duplas. Acessar as palavras, escolher um dos números da grelha e clicar sobre ele. Irá surgir as pistas para a palavra correspondente. Escrevê-la no retângulo (em letras maiúsculas e com acentos) e clicar em "Responder" para que surja a resposta na grelha. Ao utilizar a opção “Ajuda” serão adicionadas letras da palavra no retângulo, todavia, se acumulará menos pontos. Para saber a pontuação basta clicar em "Pontuação". Enquanto um aluno responde o outro anota as respostas no caderno.

Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogosqui/crosswords/elementos_origem_nomes.htm Acesso em: 18/10/2010.

Apresentação dos resultados: A partir das resposta os alunos elaboram síntese no caderno. As sinteses devem ser utilizada no desenvolvimento da atividade 3.

Atividade 4

Para que os estudantes atuem como pesquisadores sugerimos que o professor construa uma Webquest cujo objetivo é levar o aluno à identificar composição química dos seres vivos, identificar elementos químicos e reconhecer os conceitos básicos de elementos químicos. Webquest: é uma metodologia de pesquisa orientada da Web, em que quase todos os recursos utilizados são provenientes da mesma. Obs: A webquest deve ser criada anteriormente a aula. Para contribuir na sua produção, disponibilizamos os sites abaixo e outros em recursos complementares.

Disponível em: http://elementosquimicos.zip.net/ Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=9&id=470 Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1996/conteudo_115402.shtml Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://hanemannn.blogspot.com/2010/06/elementos-quimicos-do-corpo-humanoe.html Acesso em: 18/10/2010.

Disponíbilizamos um exemplo de Wequest:

Link: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=5216&id_pagina=1 Acesso em: 18/10/2010.

Para criar tua Webquest clique no link: http://livre.escolabr.com/ferramentas/wq/index.php. Acesso em: 18/10/2010.  

Objetivo da atividade: Desenvolver esta atividade pode possibilitar ao aluno identificar composição química dos seres vivos.

Onde: Laboratório de informática

Como: Organize os alunos em equipes compostas por cinco pessoas. Solicite que acessem a Webquest, efetuem a leitura dos textos disponíveis no links indicados discutem sobre questões como: quantos elementos químicos existem na natureza, que elementos químicos são perigosos, como alguns elementos entram em nosso corpo, de que forma atuam e como agem os elementos químicos em nosso organismo, etc. e respondem no recurso. Informe que pesquisem também em livros e na Internet.

Apresentação dos resultados: Cada equipe deve efetuar anotações no caderno.

Atividade 5

Utilizar jogos para o Ensino da Química se torna significativo por efetivar a apropriação dos conhecimentos da ciência, consolidar e valorizar as capacidades individuais dos alunos. Proponha aos estudantes ampliar os estudos a partir da Quiz indicada abaixo.

Objetivo da atividade: Desenvolver esta atividades lúdica tem como objetivo identificar e reconhecer os conceitos básicos de elementos químicos.

Onde: No laboratório de informática.

Como: Organize os alunos em duplas e peça que ocupem os computadores. Acessar a Quiz "Elementos para Símbolos Químicos" escolher a opção desejada, responder depois clicar em "Pontuação e Mostrar Resposta (s)". Após na parte inferior da página clicar em "Tente outra seleção" para obter a nova seleção de perguntas.

Apresentação dos resultados: A medida que respondem devem anotar os resultados corretos no caderno.

Disponível em: http://br.syvum.com/cgi/online/fillin.cgi/materia/quimica/periodic1a.tdf?0 Acesso em: 18/10/2010.

Saiba mais

Sugerimos o site abaixo para que os alunos saibam sobre a "Fábrica de elementos químicos".

Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/fabrica-elementos-quimicos-441393.shtml Acesso em: 18/10/2010.

O lúdico revela a preocupação, a necessidade de tornar atrativo o estudo da disciplina e ainda consiste em forma alternativa para se abordar os conceitos científicos. Estes recursos podem facilitar a compreensão e garantir a aquisição do conhecimento pelo aluno. Para verificar que conhecimentos já possuem sobre os elementos químicos da tabela periódica no laboratório de informática

Objetivo da atividade: Adivinhar qual é o elemento químico fazendo pares por meio de um jogo da memória com os elementos químicos da tabela periódica.

Onde: Organize-os no laboratório de informática de forma que ocupem os computadores disponíveis.

Onde: Laboratório de informática.

Estratégia de encaminhamento: Para jogar o aluno deve acessar o "Jogo da descoberta dos pares" escolher um elemento, tentar descobrir seu par gêmeo, se for errado, o falso par é escondido e há uma penalização em três segundos. Se encontrar o par correto o jogador pode avançar e escolher outro elemento.  

Apresentação dos resultados: Na sala de aula o professor deve indagar as duplas de forma a saber que dificuldades tiveram e que questões não conseguiram responder.

Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/11502/pares.swf?sequence=3   Acesso em: 18/10/2010.   

Catarse

Professor acompanhe o desenvolvimento da atividade de forma a detectar se há alunos que deixaram de apropriar algum conteúdo em caso afirmativo o(s) aluno(s) devem ser orientados a retornar as atividades.

Objetivo da atividade: Adivinhar qual é o elemento químico relacionado com cada pergunta dada pelo software. Este jogo fornece perguntas sobre os elementos químicos da tabela periódica para que em seguida o usuário possa adivinhar o elemento de que se trata.

Onde: Laboratório de informática.

Estratégia de encaminhamento: Os alunos devem ser organizados em forma de duplas para que possam desenvolver a atividade e interagir entre si. Peça aos alunos que ocupem os computadores disponíveis e acessem o site. 

Dispónível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11504  Acesso em: 18/10/2010. 

Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/jogos/elementos1/index.html Acesso em: 18/10/2010.

Apresentação dos resultados: Na sala de aula o professor deve indagar as duplas de forma a saber que dificuldades tiveram e que questões não conseguiram responder.

Possíveis prática interdisciplinares

Ciências: Nesta disciplina pode-se a a presença dos elementos químicos em produtos como bebida alcólica, refrigerantes, chip, etc. disponíveis nos supemercados.

Biologia: Tratar da questão do funcionamento do organismo humano após a ingestão de alimentos e produtos acondicionados em latas de alumínio, alimentos cozidos em panelas de ferro, etc.

Matemática: Pode-se utilizar as informações disponíveis nos textos para desenvolver cálculos matemáticos com as unidades de medidas e grandezas.

Língua Portuguesa: A interpretação e produção de textos podem ser exploradas a partir dos textos apresentados para leitura, reflexão e apropriação de novos saberes.

Recursos Complementares

Texto

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/atual1.pdf Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/ Acesso em: 18/10/2010.   

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc05/atual.pdf Acesso em: 18/10/2010.  

Disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/elementos-quimicos.htm Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://educacao.uol.com.br/quimica/ult1707u10.jhtm Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc04/elemento.pdf Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc31_1/06-RSA-5907.pdf Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://www.cdcc.usp.br/quimica/voce.html Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://www.qmc.ufsc.br/qmcweb/artigos/historia_descoberta.htm Acesso em: 18/10/2010.

Disponível em: http://www.ptable.com/ Acesso em: 18/10/2010.

Avaliação

Consideramos que a avaliação deve ser formativa, diagnóstica e processual. Sugerimos alguns critérios que podem auxiliar na análise e desenvolvimento das atividades.

  • participação coerente nas reflexões da discussão inicial;
  • realização das atividades (recursos sugeridos) no laboratório de informática;
  • desenvolvimento/socialização das atividades 1, 2 e 3.
  • produção e pertinência das respostas dadas às questões presentes atividades;
  • participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento do contexto geral da aula.
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